Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Ibraim Rebouças

Duvida sobre LED infravermelho de Mouse

Recommended Posts

Galera, gostaria de saber se esses LEDs infravermelhos exigem alguma certa frequencia para se comunicar com o Foto Transistor, por exemplo, se eu quiser um pulso continuo no FotoTransistor, é so aplicar um pulso continuo no LED Infravermelho?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

A, entendi... Então para manter o Foto transistor em estado de consução é so fazer o mesmo com o LED Infravermelho?

MAis uma duvia, qual seria o alcace medio destes LEDs de mouse?

Um LED Infravermelho de um teclado sem fio por exemplo também é o mesmo esquema?

Compartilhar este post

Link para o post

Interessante que esses fototransistores dos mouses, apesar de já ter visto alguns colegas dizerem que não, são sensíveis à luz comum, tal como um fotodiodo ou LDR.

Eu mesmo consegui fazer uma fotocélula para ligar umas lampadas ao anoitecer e funciona perfeitamente.

Para tanto, basta amplificar o sinal desse fototransistor.

Grande abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

è... eu peguei um fototransistor, e liguei a base diretamene na alimentação, para fazer um teste usei 3.3V de Fonte de PC... a fonte reconheceu isso como um curto!

`Normal, ou tenho que usar os devidos resistores na base do transistor?

Compartilhar este post

Link para o post
`Normal, ou tenho que usar os devidos resistores na base do transistor?

O fototransistor nao deixa de ser um transistor, a diferença é que sua base é polarizada pela luz, porém isso nao eleimina os resistores de coletor afim de limitar sua corrente.

abs.

Compartilhar este post

Link para o post

Vale lembrar que um dos problemas do pouco alcance, digo, da pequena distancia necessaria entre o led emissor e o receptor é que leds padrão no mercado tem um angulo muito aberto para essa finalidade. De mouse mesmo normalmente são 20° ou mais, sendo que um led de mesmo consumo com angulo de 10°, ou com lente pra fechar o angulo, teria alçance virtualmente dobrado (Na prática uns 60% maior).

Com a proliferação dos leds de alto brilho em iluminação noturna para cameras de segurança, você pode ter alcances fantásticos com eles. Vide as opções na dealextreme se te interessa alcance grande mesmo, leds/superleds IR de maior potencia.

Compartilhar este post

Link para o post

Hum... mas por exemplo quando eu não sei as caracteristicas do transistor que estou usando, como calculo os resistores...

Esses transistores fotosensiveis também tem aquele esquema de HFE?

Compartilhar este post

Link para o post

aaaaaaa! Obrigado pessoal!

Colega Leandro_Patricio, então esses transistores não tem um pino que é a base... pensei que era comum, base coletor emissor, e por exemplo, a quantidade de luz que iria passar da base para o Coletor/ emissor seria proporcional a quantidade de luz, então são 2 emissores e um coletor, a bsase, é a parte que fica exposta a luz!

Então a ligação deve ser feita no coletor, e a saida nos 2 emissores, esta que depende da quantiodade de Luz?

Compartilhar este post

Link para o post

nao tem dois emissores,mais sim coletor,base e emissor, ha foto transistores como esse de mouse q tem o pino de base , q você nao liga ,pois a base e sensivel a luz

Compartilhar este post

Link para o post

Esse do datasheet postado tem sim 2 emissores, que são os dois das pontas.

O do meio é o coletor, e a base é a parte frontal (plástico) vista no datasheet.

Já testei e funciona legal em qualquer um dos emissores. Na verdade o fato de terem 2 emissores nao significa que tem que usar os dois simultaneamente.

Use somente 1 e pronto. funciona legal.

Compartilhar este post

Link para o post

Entendi, porém eu estava testand com o multimetro, em ambiente bem iluminado, e não deu condutividade com nenhum pino... testei todas as combinações, ate apelei pra entar fazer funcionar com o infrared do controle remoto, não era o transistor pois teste varios, e nem o multimetro por que transstor comum mede normal!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais