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Linguagem BASIC


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Esta é uma ferramenta para desenvolvimento de jogos. Sei que usa uma linguagem própria, chamada de GEL Basic, que não é Basic puro, e sim um dialeto misturado com C. Já tentou buscar no Google ?

Onde q você viu essas coisas?

Poderia me passar a fonte?

Vou procurar no Google sobre a GEL Basic

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  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
  • 2 anos depois...
  • 4 anos depois...

Olá Da_ni_el  e Allangadelha
  Eu conheço o basic da época em que começou os computadores no Brasil
Eu tinha um TK 85 em 1986, porém atualmente existem outros basic que usam 
estes mesmos comandos.   Tem um Programa chamado " Blitz Basic 3D " que é
fácil de se programar com ele e que usa estes e mais alguns outros comandos  
além de ter nele um tutorial ensinando a usar estes comandos.
  Os Comandos Do Basic São os Seguintes:
Print ou Text - para escrever alguma coisa na tela 
CLS           - para limpar a tela( desmanchar tudo que estiver na tela)
Goto          - para pular pra outra linha ou label do programa
Gosub         - para ir pra uma subrotina do programa
Return        - para finalizar uma subrotina do programa
IF            - para comparar um dado com outro
EndIF         - para finalizar a comparação do dado
Then          - Usado após a comparação com IF
Input         - pede a entrada de um dado (numero ou letra)
Run           - para rodar o programa
Plot          - para desenhar um ponto na tela gráfica
Unplot        - para desmanchar um ponto na tela gráfica
For           - para fazer um Loop
Next          - para finalizar o Loop iniciado com For
To            - usado como complemento do FOR
Step          - usado junto com FOR para estabelecer o passo(de 1 em 1 ou 2 em 2)
Delay         - para fazer uma pausa no programa
Break ou Stop - para parar a execução do programa definitivamente
Let           - para atribuir valor a uma variável
Save          - para salvar o programa
List          - para listar as linhas do programa
Rem           - para fazer comentários nas linhas de programação
Code          - pega o valor numérico de uma letra
Chr$          - transforma um valor numérico em uma letra
Str$          - transforma uma letra em um valor numérico
Rnd           - atribui um valor randomico (entre 0 e 1) a uma variável
Sin           - pega o seno (em radiano) de um numero
Cos           - pega o coseno (em radiano) de um numero
Tan           - pega a tangente (em radiano) de um numero
Arcsin        - pega o arcoseno ( em radiano) de um numero
ArcCos        - pega o arcoseno ( em radiano) de um numero
Arctan        - pega o arcotangente ( em radiano) de um numero
Abs           - pega o valor absoluto de um numero (sem o sinal + ou -)
Sqr           - extrai a raiz quadrada de um numero
Ln            - pega o valor do logarítimo natural de um numero
Len           - verifica quantos caracteres tem em uma string (palavra)
Usr           - usado para rodar um prorama em linguagem de máquina(assembler)
Or            - usado na comparação (um dado "OU" outro dado)
And           - usado na comparação (um dado "E" outro dado)
Inkey$        - verifica qual tecla foi pressionada no teclado
PI            - cujo valor é 3.14159265359
Load          - para carregar um programa
Scroll        - puxa tudo que estiver na tela uma linha para cima
Dim           - É um array numérico
wait ou pause - para e espera um tecla ser pressionada

    Os comandos do antiryad gx são complicados, mas você pode ver estes comandos abrindo
a listagem de alguns programas que vem junto com o antiryad gx, na pasta workspaces, e
aí estudar estes comandos pra ver o que eles fazem.  Eu tenho aqui o antiryad gx da versão 1.9
que vem com dois programas e eles funcionam bem. com o antiryad win 32 a gente roda os programas
clicando em TooLs / GeL Execute e aí escolher qual programa rodar. 
    Aqui estão alguns comandos do GEL BASIC do Antiryad gx:
gx_winbox::printconsol(string::"qualquer coisa") - para escrever qualquer coisa na tela
gx_screen::drawbox(c,l,20,20,5,5,255,1,gx_bitmap_drawflat,128,64,128,255)- para desenhar
   um quadrado na tela.c,l é coluna e linha da tela 20,20 é o tamanho e 5,5,255,1 é cor
gx_screen::drawline(c,l,c+150,l+150,255,128,128,128,gx_bitmap_drawflat,128,128,255,64)- desenha

uma linha na tela começando na coluna c e linha l até c+150,l+150
gx_winbox::showdirectconsol() - para mostrar tudo que está na tela
gx_sound::play2d(string::"sino.wav",255,256,0,0) - para tocar o som wave que está entre aspas                                     
gx_mouse::getleftbutton(0),==,gx_button_statetriggered - para ver se o botão esquerdo do  mouse foi pressionado
gx_mouse::getrightbutton(0),!=,gx_button_statetriggered- para ver se o botão direito do  mouse foi pressionado
c=790 ---------- para atribuir o valor 790 à variável c
IF(c,>=,790) - para verificar se c é maior ou igual a 790
endif ------------ para finalizar a comparação
gx_sound::reset()- para desabilitar o som
function main ------ para estabelecer uma nova função
endfunction -------- para finalizar uma função
dim c,int ------------ para declarar a variável c
declarefunction nothing,main,nothing - para declarar uma nova função
gx_sound::init()-- para habilitar o som
Do ------------------- para iniciar um Loop
Loop ---------------- para finalizar um Loop
for(n,0,<,200,1)-- para fazer um Loop com valor estipulado aqui vai de 0 até 200 de 1 em 1
next ----------------- para finalizar o Loop com valor estipulado

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