Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Quem Rende Mais? 2 Atlhon Xp Vs. 1 Atlhon 64

jchanbr

Posts recomendados

Ola pessoal,

Mais uma vez peco ajuda de vocês.

Vou montar mais uma maquina para um cliente rodar aplicacoes 3D, edicao de som e tal. Vi as configuracoes disponiveis no orcamento do cliente.

2 Athlon XP (convertido p/ MP) 2400+ + placa-mãe dual de chipset AMD 762 + memorias ddr266

ou

1 Athlon 64 3000+ + placa-mãe VIA KT800 + memorias ddr400

A vga e hd sao padrão para as duas.

O orcamentos ficaram iguais. Que poderia render mais nesses tipos de trabalhos? :ph34r:

:blink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por CBral@27 jan 2004, 00:00

Acredito que o A64 3000+ pelo seguinte fato ele tem ss2, no caso do Athlon XP ele não trabalha em Dual so o MP mesmo.

Ola,

Como tinha citado os XPs serao convertido para MPs, so basta ligar uma ponte na L5.

Isso é um procedimento ate comum de fazer, principalmente la no exterior.

Estava querendo saber se as potencias juntas dos 2 processadores sobresaem sobre a melhor vazao da banda da memoria ou a contrario, acho que é isso... :wacko:

Link para o comentário

Postado Originalmente por rafa besouchet@27 jan 2004, 01:43

acredito q o ATHLON64 3200 ou 3400(os dois tem cache de 1Mb, o 3000+ tem so 512), seja a melhor escolha, e acredito q ele vai bater fácil-fácil os 2 athlon MP 2400+. pelo clock maior e principalmente pelo CACHE L2. falou

Sim, so que o 3200+ ou 3400+ saem mais caros, quebrando o orcamento. Lembrando que o 3000+ apesar de ter um cache de 512k, praticamente tem o mesmo benchmark do 3200+. So a diferenca de $ entre eles da para comprar 1 atlhon 2400+ e meio... :P

Link para o comentário

• Membro VIP
Postado Originalmente por edurm@27 jan 2004, 11:27

eu acho que para esse tipo de aplicacao o dual athlon xp @athlon MP 2400+ melhor, principalmente se tiver mais que 1GB de ram

Discordo...

Para aplicações 3D a cache dobrada traz melhores rendimentos, assim como ambientes multiprocessados....

Os dois MPs não dobrarão a cache de forma otimizada se comparado a um processador com esse valor total...

Processadores MPs são bons mesmo pra servidores, que não podem parar... Fora isso, acho que é regredir. Atualmente não compensa pegar AthlonsXP se não forem Bartons...

Eu pegaria um 2800+ Barton, mas se puder investir no A64, com certeza, você estará mais atualizado e apto a expandir mais com o tempo o hardware...

Link para o comentário

Postado Originalmente por Rosted+27 jan 2004, 12:47-->
edurm@27 jan 2004, 11:27

eu acho que para esse tipo de aplicacao o dual athlon xp @athlon MP 2400+ melhor, principalmente se tiver mais que 1GB de ram

Discordo...

Para aplicações 3D a cache dobrada traz melhores rendimentos, assim como ambientes multiprocessados....

Os dois MPs não dobrarão a cache de forma otimizada se comparado a um processador com esse valor total...

Processadores MPs são bons mesmo pra servidores, que não podem parar... Fora isso, acho que é regredir. Atualmente não compensa pegar AthlonsXP se não forem Bartons...

Eu pegaria um 2800+ Barton, mas se puder investir no A64, com certeza, você estará mais atualizado e apto a expandir mais com o tempo o hardware...

O ideal seria montar um dual opteron, mas os processadores estão ainda caros! <_< já a placa-mãe dual para opteron, tem opções bem em conta.

Se pegasse 2 barton 2500+ normais para conversao para MP, eles teriam que ser destravados, pois a placa-mãe de Athlon MP aceita fsb de 266 apenas. Somente MP verdadeiros tem fsb de 266mhz na velocidade de 2600+ e 2800+, so que sao estão caros quanto um A64 :unsure:

já montei duais Intel (Xeon, P3) para esse cliente e o tempo de renderizacao em dual é muito melhor. Mas esse sera o primeiro AMD que irei montar para ele. :lol:

Seria a forca bruta de 2 x 2400 (um V8 americano) X a tecnologia de um A 64 3000+ (um motor BMW da serie M).

Mais opinioes?

Link para o comentário

então ENVISTA EM UM 2500+ BARTON SEM DUVIDA ALGUMA BEM MELHOR QUE O 2400+, POR SER BARTON CACHE L2 DE 512K INTRUÇOES SSE COMPLETAS!

E MAIS voce PODE TRANSORMA-LO EM 3200+ SEM PROBLEMAS E AINDA EM DUAL!!!

OS BENEFICIOS SERIAM IMENSOS TRABALAHAR COM 2 3200+ AO MESMO TEMPO!!!

E ALEM DO MAIS O 2500+ não E MAIS CARO QUE O 2400+ ESTA EM UMA FAIXA DE 300 REAIS

não PEGUE O 2400+ E NEM O AMD64 A não SER SE TIVER MUITA GRANA!!!

Link para o comentário

• Membro VIP

Provavelmente você irá ter um desempenho consideravelmente melhor com o sistema dual.

Segundo um teste já um pouco antigo (com o 3DSMax 4.26), o ganho que o segundo processador Athlon 2000+ trazia era de 66% (fantástica otimização para sistemas duais).

Mas na época a board que o XP usava era uma VIA KT266A, que tinha desempenho nem 1% melhor que o AMD762 dos sistemas duais. Uma coisa importante é que o cache dá uma ajuda, de uns 10% pelo menos. Seria interessante se fossem processadores de 512kB.

Bem, mesmo se for os de 256kB, por estimativa (pensando na versão 4.26), o sistema dual seria uns 20-25% mais rápido.

SSE2 não é tão maravilhosa assim. Pode ter certeza que no A64 ele não é dos maiores responsáveis pelo desempenho melhor que o Athlon XP (nos testes teóricos, a FPU do A64 tem o mesmo desempenho da unidade SSE2 quando em precisão dupla).

Eu realmente ficaria na dúvida se pegaria o sistema dual, apesar do maior desempenho. O A64 está apenas começando e provavelmente irá receber otimizações (ou já recebeu) que podem fazer ele diminuir a diferença de desempenho. E em alguns aplicativos ele irá ser mais rápido que o sistema dual. Perde-se um pouco no 3DMark, mas se ganha uma plataforma que tem bastante futuro pela frente. E ainda tem o impacto de uma provável versão 64-bit, com ganhos que podem ser até expressivos.

Se é o mesmo preço, vai de A64. No momento você irá ter um sistema mais lento, mas terá possibilidade de atualização e otimizações futuras (bem, o dual você também poderia usar processadores mais rápidos, com mais cache, fazer over no barramento pra melhorar o desempenho de memória, etc..).

Acho que é isso. Pense ai.

Link para o comentário

Eu preferiria o Athlon 64, pois o ganho no desempenho do sistema dual não iria ser tão brutal, além de que a memória sofre o efeito gargalo. Se você precisar necessariamente montar um dual, então considere o Opteron 240, que está na mesma faixa de preço do AMP 2800+ Barton. Mas aí acho que estoura o seu orçamento…

PS: Se o cara vai mexer com aplicações 3D, não esqueça de pegar uma boa placa-de-vídeo, no mínimo uma Radeon 9600! Se você achar, pegue uma Radeon 9500 e transforme-a em FireGL.

Link para o comentário

LEIAM ESSA MATERIA E NESSES CARAS EU CONFIO ALEM DE SER BRASILEIROS!!

E TER O FORU MMAIS CONHECIDO DO BARSI LDE HARDWARE

TESTES DA FUTUREMARK MOSTRAM A SUPERIORIDADE DA AMD ATE JUNHO DE 2003!

OS TESTES NO CASO SAO DE POPULARIDADE VEJAM SO COMO A AMD ERA SUPERIOR E COM OS P4 HT E EE EQUIVALERAM OS DA MAD E EM ALGUNS CASOS PASSARAM!

COMO DISSE não SOU FAN DA INTEL MAS VAMO SER JUSTOS! HEHE

OLHEM SO E PEQUENA A MATERIA VALE A PENA! FORUMPCS

Link para o comentário

OK mocada, valeu pelas dicas.

Irei montar um A64 para o meu cliente, se não prestar vendo ele no ML.

Quanto ao dual, irei ver se acho uma placa-mãe mais barata e montar um para testes. 2 AXP +2400 no Paraguai sai muito barato, só o A64 3000+ de Miami da para comprar 4 deles.

Valeu! ^_^

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!