Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Notebook Acer Aspire 5532-5146 (buscando upgrades)


Kamaitachi

Posts recomendados

Acabei de comprar um notebook Acer Aspire 5532-5146 (consegui numa barganha =P). Ele está novo, na caixa, e me chamou a atenção em razão da tela (16:9), teclado numérico e da placa de video (ATi HD 3200).

Só tem dois probleminhas: o processador é fraquinho, fraquinho, é um Athlon 64 TF-20 (single core), e tem só 2GB de RAM. Já quero colocar a mão na massa e fazer alguns upgrades via eBay, por isso, gostaria de saber qual o processador mais adequado para troca (eu estava pensando em um Turion X2 TL-60, ou, se possível, um Turion X2 Ultra ZM-86, porém, não entendo nada de compatilidade entre processadores da AMD - aceito sugestões). Seria possível um Intel Core 2 Duo? Se possível, o 7200 é recomendado?

Outra coisa: que tipo de memória é compatível com esse modelo, e ele vem com um pente de 2GB, ou dois pentes de 1GB? Pretendo subir a memória pra 4GB.

Seguem as especificações para ajudar:

Processador: AMD Athlon TF-20

Barramento: 667 MHz

Cache: 512 KB L2

Placa mãe: AMD M690V Chipset

Memória: 2 GB

HD: 160 GB

Tela: 15.6" HD 1366x768 pixel resolution, high-brightness (220-nit)

Rede: 10/100 Base T

Wireless: Intel® Wireless WiFi Link 5100 (dual-band quad-mode 802.11a/b/g/Draft-N) Wi-Fi CERTIFIED network connection, featuring MIMO technology, supporting Acer SignalUp with Nplify3 wireless technology

Som: On-board

Vídeo: ATI Radeon HD 3200 Graphics

Se alguém puder me ajudar com essas dúvidas, agradecerei veementemente. Abraços! ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aparentemente o melhor processador no momento pra mim seria o Turion 64 X2 TL-64. Aí vem novas dúvidas: sair de um TF-20 pra um TL-64 traria problemas de aquecimento, ou esse processador já tem nova tecnologia para evitar isso e a base / cooler do antigo dão conta?

Segundo: o fato de encontrar outros notebooks com esse processador e o mesmo chipset garantem a compatibilidade no meu caso (me chame de paranóico, mas já perdi grana assim). Só queria uma confirmação para poder começar a trabalhar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, como dica eu sugiro que você procure o processador mais rápido para o socket dele e que possua a menor TDP possível!

Porque os processadores da AMD esquentam um bocado. E é bem provável que você terá problemas com as temperaturas.

Aí que está: que processador seria este? Sei quais são compatíveis com o chipset, mas os da AMD. Eu gostaria de saber quais da Intel (de preferência da família Core 2 Duo) eu poderia usar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu vi esse Acer aqui em Porto Alegre no BIG Sertório por R$ 1.499,00. Mas acho que dá pra tirar por uns 1.100,00 chorando...

Vou direto ao fato. Se o seu notebook tem a ATI Radeon HD 3200, ele deve ter o chipset RS780M. Se ele tem esse chipset, o notebook deve aceitar os Turion X2 e os Turion X2 Ultra. Sobre o aquecimento, é verdade, eles aquecem bastante. Mas se você quer desempenho vai fundo.

Sugiro que você veja como é feita a dissipação do calor nesse modelo e se possível compre umas pasta térmica de alta-qualidade pra melhorar a temperatura do processador novo. Minha sugestão de processador é o Turion X2 Rm-75 (2.2GHz - 1MB cache L2).

Esquece os Core 2 Duo. Não são compatíveis com a plataforma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu vi esse Acer aqui em Porto Alegre no BIG Sertório por R$ 1.499,00. Mas acho que dá pra tirar por uns 1.100,00 chorando...

Vou direto ao fato. Se o seu notebook tem a ATI Radeon HD 3200, ele deve ter o chipset RS780M. Se ele tem esse chipset, o notebook deve aceitar os Turion X2 e os Turion X2 Ultra. Sobre o aquecimento, é verdade, eles aquecem bastante. Mas se você quer desempenho vai fundo.

Sugiro que você veja como é feita a dissipação do calor nesse modelo e se possível compre umas pasta térmica de alta-qualidade pra melhorar a temperatura do processador novo. Minha sugestão de processador é o Turion X2 Rm-75 (2.2GHz - 1MB cache L2).

Esquece os Core 2 Duo. Não são compatíveis com a plataforma.

Paguei 1099 no meu =P O Chipset é AMD M690v, mesmo nessa placa mãe o RM-75 é compatível pelo que me parece. Minha dúvida é: precisa atualizar BIOS, ou é só trocar o processador com os cuidados necessários de temperatura e ser feliz?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho exatamente essa dúvida por conta disso: http://en.wikipedia.org/wiki/AMD_690_chipset_series

Segundo esse site, minha placa, em tese, deveria suportar CPUs da Intel Dual Core e Core 2 Duo.

mesmo que o chipset suporte, o soquete para a conexão do processador que está soldado na sua placa-mãe não vai suportar os core2, pois eles tem soquetes diferentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho exatamente essa dúvida por conta disso: http://en.wikipedia.org/wiki/AMD_690_chipset_series

Segundo esse site, minha placa, em tese, deveria suportar CPUs da Intel Dual Core e Core 2 Duo.

Tipo, só que os sockets são diferentes, não adianta que não encaixa...

Se fosse assim, meu philco phn 15008, que tem um chipset que suporta até memórias DDR3 1333mhz, teria que dar pra por... porém a mobo tem socket só pra DDR2 (**** burrice, na boa D:), e nem tente forçar, vai ferrar tudo :x

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso aí com certeza é erro de edição. Plataforma AMD não é compatível com processador Intel. Impossível.

Além do chipset, o processador deve ser reconhecido pelo BIOS e ter a mesma pinagem. O TF-20 é soquete S1g1, podendo ser apenas substituído por processadores S1g1. Segundo o site da AMD existem CPUs Turion X2 com essa pinagem, mas não encontrei quais.

Outro problema que já foi citado é a dissipação de calor, por ser o TF-20 um processador com baixa TDP é possível que sua solução de resfriamento não seja suficiente para um mais gastão. Quais temperaturas você têm observado?

EDIT - os processadores de maior capacidade compatíveis com esse soquete são os Turion TL-6x, sendo este o mais rápido. Só falta verificar se o BIOS dá suporte a dual-core.

Eu tenho exatamente essa dúvida por conta disso: http://en.wikipedia.org/wiki/AMD_690_chipset_series

Segundo esse site, minha placa, em tese, deveria suportar CPUs da Intel Dual Core e Core 2 Duo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já encontrei configurações que usavam a AMD m690v com Turion X2 TL-64... seria essa uma opção mais segura?

Sobre o Core 2 Duo, beleza, dúvida respondida.

Ao que me consta, esses RM-72 / RM-75 usam socket S1G2. Eu precisaria de uma luz aqui porque estou realmente confuso. Precisava saber qual processador pode ser usado para upgrade e que eu possa fazê-lo sem ter de partir pra atualização de BIOS e tudo mais.

Sobre o socket S1, encontrei as seguintes opções suportadas pela AMD m690v chipset:

TL-60 series (60, 62, 64, 66, 68)

opera em 32 e 64 bits

Frequencia (MHz) 2000

System Bus Speed (MHz) 1600

tensão 35 W

L2 Cache 1024

Socket S1

Virtualização nao

ZM-86

opera em 32 e 64 bits

Frequencia (MHz) 2400

System Bus Speed (MHz) 3600

tensão 35 W

L2 Cache 2000

Socket S1

Virtualização sim

RM-72

opera em 32 e 64 bits

Frequencia (MHz) 2100

System Bus Speed (MHz) 3600

Votagem 35 W

L2 Cache 1000

Socket S1

Virtualização sim

RM-75

opera em 32 e 64 bits

Frequencia (MHz) 2200

System Bus Speed (MHz) 3600

tensão 35 W

L2 Cache S 1000

Socket S1

Virtualização sim

No momento minha primeira opção seria o TL-68, mas só encontrei à venda no eBay por 200 dolares (o que o deixa salgado). Achei já o TL-64 por 300 reais, o que o torna minha primeira opção no momento. Vale o investimento?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não conheço esse modelo, já abriu para ver quantos slots ele tem? Rode o CPU-Z, na aba SPD você terá informações sobre o número de slots e o(s) módulo(s) de memória. Poste aqui os screenshots se puder.

Já estou fechando a compra do TL-64 mesmo, é o mais acessível pra mim no momento - agora só falta comprar a ram extra, só que não sei ainda se vou precisar de um ou dois pentes de 2GB. Não consigo encontrar a informação em lugar nenhum.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje recebi o pente de 2Gb e o TL64. Semana que vem levarei na assistência para os upgrades, e logo depois posto as impressões.

Qntos gigaherts é esse processador?

Especificação?

Qntos núcleos é?

Onde comprou? (link)

Amigo, quanto pagou no processador e na memoria?

Tenho um identico ao seu e já quero fazer um UP nele.

Com esse UP já roda Need for Speed Shift rsrssr

Uma pergunta, como faço para ele utilizar a memoria compartilhada para video?

Obrigado,

Vinicius Vedovatto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qntos gigaherts é esse processador?

Especificação?

Qntos núcleos é?

Onde comprou? (link)

Amigo, quanto pagou no processador e na memoria?

Tenho um identico ao seu e já quero fazer um UP nele.

Com esse UP já roda Need for Speed Shift rsrssr

Uma pergunta, como faço para ele utilizar a memoria compartilhada para video?

Obrigado,

Vinicius Vedovatto

É um AMD Turion 64 X2, tem 2.2 GHz, 1MB de cache, e dois núcleos (segundo alguns tópicos de fóruns do site da AMD, ele equivale a um core 2 duo 7250). Comprei no Mercado Livre mesmo, paguei 249 reais mais ou menos em 10 vezes no cartão de crédito.

Para esse notebook, são compatíveis todos os processadores com socket S1 da família TL (TL-50 até o TL-68), bem como os RM-72 e RM-75. O TL-64 é uma opção fácil de encontrar e relativamente barata.

Para a troca, vão usar a pasta térmica Arctic Silver 5, pra ver se ajuda com o tranco do aquecimento, já que o Athlon trabalava com TDP de 15W, e esse trabalha com 35W. Também estou trocando o Windows 7 Starter por um Home Premium, para poder usar algumas ferramentas de desempenho melhores que as default que vem na máquina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal tem certeza que o RM-74 funciona nesse soquete... Pelo o que eu sei eles são S1g2... esses aí são S1g1...

Aí que está: em vários fóruns eu vi a mesma informação, a de que esses processadores seriam compatíveis e que seriam os top de linha para o meu chipset. O problema é que não encontrei confirmação da informação em lugar nenhum, razão pela qual optei pelo TL-64.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caros amigos, to com o mesmo dilema, quero trocar a cpu do notebook para aproveitar melhor uns joguinhos, mas não sei qual colocar.

To de olho num turion 64 x2 de 2Ghz, tudo bate, só uma coisa que não: o Socket. O do turion é Socket S1, e o do TF-20 é S1(s1g1).

E ae, é compativel ou não?

O notebook é um acer aspire 5532 com 4 GB de ram, HD3200, chipset da mainboard 780G e da placa grafica o já citado RS780M.

Outra parada, os turion dual core funcionam com 31 watts, enquanto do tf-20 a 15W. Preciso trocar a fonte também, no caso?

Abraços a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kamaitachi, e ai o Note ficou bom?

Como fez com a paradinha dos watts?

Quanto a formatar o note e instalar outro Sistema Operacional não vou fazer no meu tão cedo, aprendi que nos notes vem com o sistema em uma partição oculta, ai quando quiser formatalo é so reiniciar e apretar alt+F10 que ele entra em um modo da Acer que deixa seu note como na 1º vez que você ligou ele. O processo leva uns 30 minutos e já instala todos os drivers e tal.

Formatando e instalando outro sistema essa "partição oculta" some.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...