Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Power Saver - funciona mesmo ou é lenda?


jadinhas

Posts recomendados

  • Membro VIP
Ora... De forma alguma isso contradiz o fato de que a enceradeira com fator de potencia corrigido teve consumo reduzido em quase 10% no medidor de alta precisão.

C5 sem correção

C6 com correção

http://i137.photobucket.com/albums/q227/lafaller/Resultadosgeraisparamedidoresmonofsicos.jpg

Agora, será que esse fato vai te prejudicar em algo Faller?

você trabalha com venda de fontes ?

Abraços

Esqueça esses 10% pois jamais isso dai poderá vir a ser transformado em economia para o consumidor..

Senão vejamos..

Vamos imaginar que a energia correta a ser cobrada do consumidor seja aquela derivada do medidor padrão, e com correção, no caso da enceradeira. Correto seria pagar por 255,01Wh. Lembre-se que o consumidor é equipado ou com medidores eletrônicos ou eletromecânicos e que ele, consumidor, pode se quiser colocar filtros ou corretores de FP (capacitor)..

Partindo desse princípio de que o medidor de energia do consumidor vai ser eletromecânico ou eletrônico e pode ou não haver correção analisemos o caso da enceradeira..

As medidas tomadas seriam:

Eletrônico sem correção = 258,13Wh => erro de 1,2% contra o consumidor

Eletrônico com correção = 251,25Wh => erro de 1,5% a favor do consumidor

Eletromecânico sem correção = 259,20Wh => erro de 1,6% contra o consumidor

Eletromecânico com correção = 252,0Wh => erro de 1,2% a favor do consumidor

Todos esses valores de erro estão dentro da tolerância dos medidores e absolutamente são insignificantes, sendo que o pior deles, de 1,6% contra o consumidor, nos diz que para amortizar qualquer investimento que se faça para resolver o mesmo levaria 100/1,6 = 62,5 meses, ou seja, 5 anos... Isso se a gente somente usasse enceradeiras e ligadas o dia todo na nossa casa...

Desse modo fazer um cavalo de batalha em cima da filtragem de transientes ou até mesmo da correção do fator de potência para ser beneficiado (quando do uso da enceradeira elétrica) adotando PoupaLuz ou coisas do gênero chega ser hilário..

Quanto as perguntas:

Agora, será que esse fato vai te prejudicar em algo Faller?

Não, não vai me prejudicar nem tampouco auxiliar, na verdade nem entendi muito bem a pergunta muito menos a razão da mesma..

Você trabalha com venda de fontes ?

Não.

Pelo sim pelo não, vou de Pai Arnápio...

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Administrador

Pessoal,

Devido a esta discussão, eu resolvi abrir o site do produto para verificar.

Trata-se de um circuito PFC, ou seja, um banco capacitivo para diminuir o consumo de energia reativa da rede elétrica. Explicações mais aprofundadas para vocês entenderem podem ser lidas nesse meu tutorial:

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Tudo-o-Que-voce-Precisa-Saber-Sobre-Fontes-de-Alimentacao/976/10

Em resumo:

Funciona: SIM

Vai dimuir a conta de eletricidade: SIM e NÃO. Porque as concessionárias de energia elétrica brasileiras NÃO COBRAM consumo de energia reativa para clientes residenciais, apenas para clientes industriais. Ou seja, se você é um cliente residencial, o aparelho não irá economizar na conta de luz, mesmo diminuindo o consumo de energia reativa. O aparelho só economizará na conta de luz para usuários industriais. E mesmo assim apenas se a fonte de alimentação do seu computador não já tiver circuito PFC.

E quanto ao vídeo do relógio de luz rodando mais devagar? Tais vídeos NÃO foram feitos no Brasil e possivelmente tais relógios estão levando em conta a energia reativa (de um país onde ela é cobrada). Em relógios brasileiros para clientes residenciais, não haverá alteração alguma no consumo, pois eles só medem energia ativa.

Em resumo, este aparelho é desnecessário para 99,9% dos usuários.

Abraços,

Gabriel Torres

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Informações sobre cobrança de energia reativa em usuários de classe B:

Resolução 456 ANEEL Art. 47. O faturamento de unidade consumidora do Grupo “B” será realizado com base no consumo de energia elétrica ativa, e, quando aplicável, no consumo de energia elétrica REATIVA excedente, devendo, em ambos os casos, ser observada as disposições específicas estabelecidas nesta Resolução.

III - consumo de energia elétrica e demanda de potência reativas excedentes: quando o

fator de potência da unidade consumidora, indutivo ou capacitivo, for inferior a 0,92 (noventa e dois centésimos), nos termos dos arts. 64 a 69.

XXIII - Grupo “B”: grupamento composto de unidades consumidoras com fornecimento

em tensão inferior a 2,3 kV, ou, ainda, atendidas em tensão superior a 2,3 kV e faturadas neste Grupo nos termos definidos nos arts. 79 a 81, caracterizado pela estruturação tarifária monômia e subdividido nos seguintes subgrupos:

a) Subgrupo B1 - residencial;

B) Subgrupo B1 - residencial baixa renda;

c) Subgrupo B2 - rural;

d) Subgrupo B2 - cooperativa de eletrificação rural;

e) Subgrupo B2 - serviço público de irrigação;

f) Subgrupo B3 - demais classes;

g) Subgrupo B4 - iluminação pública.

O Brasil possui 63 milhões de consumidores 90% são residenciais

(do grupo B) 7,4% já contam com os medidores eletrônicos.

FONTE: ANEEL e ABRADEE Ass. Bras. de Distribuidores de Energia Elétrica.

Matérias:

De acordo com a Aneel, a proposta de resolução colocada em audiência prevê que os novos equipamentos possam apurar a tensão do fornecimento da energia ativa e da energia REATIVA consumidas. A energia ativa produz trabalho, que é diretamente percebido pelo funcionamento de aparelhos. Já a energia reativa, apesar de não produzir trabalho, é necessária ao funcionamento de alguns equipamentos, como lâmpadas fluorescentes, motores de geladeira, ar-condicionado, computadores e transformadores. Fonte: http://www.gazetadelimeira.com.br

A troca dos medidores já começou pelo pequeno comércio, indústrias de pequeno porte, condomínios e prédios comerciais, que produzem mais energia reativa (ER) do que as residências. O modelo da conta de energia também muda com o novo medidor, com a adição de novas informações. A Eletropaulo garante que só começará a cobrar a ER depois de três meses de medições digitais. Fonte: http://buenoecostanze.adv.br

Outros estudos:

http://www.ebah.com.br/tcc-consumo-de-energia-reativa-pelo-setor-residencial-pdf-a30622.html

http://www.sabereletronica.com.br/secoes/leitura/353

http://www.prp.unicamp.br/pibic/congressos/xviiicongresso/paineis/063621.pdf

Em resumo:

Funciona: SIM

Para medidores eletrônicos e digitais, ou seja, 7,4%

dos 63 milhões de consumidores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

A dissertação é claríssima em mostrar a que medição ideal marca mais do os medidores, mostrando a desvantagem em se corrigir o erro, pois aproximariam os medidores ao medidor ideal, com prejuízo do usuário. Seria estupidez fazer isso.:wacko:

Quanto a energia cobrada na medição pelas concessionárias é obvio que é a ativa e não a aparente. Jamais instalariam equipamentos mais caros nos grandes consumidores para medição do fator de potência, dando a chance ao consumidor de pagar menos. Uma questão de física, economia e sobretudo lógica.;)

Como tem gente que não consegue entender o que lê, ou pior que isso, entendem o contrário!!!:confused:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
A dissertação é claríssima em mostrar a que medição ideal marca mais do os medidores, mostrando a desvantagem em se corrigir o erro, pois aproximariam os medidores ao medidor ideal, com prejuízo do usuário. Seria estupidez fazer isso.:wacko:

Quanto a energia cobrada na medição pelas concessionárias é obvio que é a ativa e não a aparente. Jamais instalariam equipamentos mais caros nos grandes consumidores para medição do fator de potência, dando a chance ao consumidor de pagar menos. Uma questão de física, economia e sobretudo lógica.;)

Como tem gente que não consegue entender o que lê, ou pior que isso, entendem o contrário!!!:confused:

Grato pela compreensão, colega biasetti, e pela maneira clara de expor.. Estou tentando dizer isso dai, que se efetivamente algum dispositivo viesse a corrigir seria em prejuizo do consumidor mas o pessoal não quer entender...

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grato pela compreensão, colega biasetti, e pela maneira clara de expor.. Estou tentando dizer isso dai, que se efetivamente algum dispositivo viesse a corrigir seria em prejuizo do consumidor mas o pessoal não quer entender...

Abraço...

Faller, primeiramente bom dia ( ou tarde/ noite rss). Desculpe, mas alguns termos técnicos eu não entendo , portanto não sei se consegui chegar na conclusão certa do tópico.

Estou certo em afirmar que esse power-save não presta? E , se puder me responder, o que posso fazer para ,digamos, ''otimizar'' a energia de uma casa?

Obs: faller, li seu topico sobre estabilizadores e gostei muito, até entrei em discussão com meu professor de fisica ano passado.Em todo caso, agradeço por compartilhar seu conhecimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Faller, primeiramente bom dia ( ou tarde/ noite rss). Desculpe, mas alguns termos técnicos eu não entendo , portanto não sei se consegui chegar na conclusão certa do tópico.

Estou certo em afirmar que esse power-save não presta? E , se puder me responder, o que posso fazer para ,digamos, ''otimizar'' a energia de uma casa?

Obs: faller, li seu topico sobre estabilizadores e gostei muito, até entrei em discussão com meu professor de fisica ano passado.Em todo caso, agradeço por compartilhar seu conhecimento.

No meu entendimento o tal de Power Save não ajuda em nada, muito menos nos níveis de economia prometidos..

Otimizar a energia para mim significa usá-la sem desperdício..

Se quiseres um reflexo mais rápido nessa economia, concentre-se nos elementos mais utilizados (Lãmpadas, refrigerador) ou nos que gastam mais(chuveiro elétrico por exemplo). O uso racional dos mesmos me parece a melhor solução..

Abrir a geladeira o menor número possível de vezes e deixar sua porta aberta o mínimo tempo possível, e etc e tal que todos nós sabemos mas às vezes esquecemos de praticar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Powersaver não funciona até o dia que trocam seu medidor por um eletrônico, que mede consumo reativo excedente, aí passa a pagar um tipo de "adicional" conforme previsto pela ANEEL. Então instale um powersaver que ele vai apenas corrigir o fator de potência e você vai ver a redução no seu custo que pode até ultrapassar os 30%.

-

Portanto, se colocarem um medidor eletrônico que é capaz de ler reativos, não deixe de corrigir o fator de potência, pois até as lâmpadas econômicas que utilizamos possuem um fator de potência menor que 0,45% muito longe dos 92% estabelecidos pela ANEEL.

-

Obviamente que as distribuidoras não querem que os consumidores saibam disso, fazem o menor alarde possível e trabalham contra. Há uma previsão em aumentar o faturamento das distribuidoras com a troca de medidores analógicos por eletrônicos em alguns milhões / mês, ninguém quer abrir mão desse lucro e o consumidor vai pagar mais caro se não se adequar.

-

Não é de hoje que tenho visto alguns interessados afirmando que corrigir fator de potência "não muda nada". Se não mudasse nada as indústrias não fariam correção no fator de potência desde 1994 reduzindo até 30% seus gastos com consumo reativo excedente. A cobrança de retivo excedente é SIM uma realidade em usuário residencial tendo a ANEEL fixado a meta de substituir os medidores analógicos por eletrônicos até o ano de 2012.

-

O que isso muda? o consumidor residencial passa a pagar pelo consumo reativo excedente e precisa adquirir unidades capacitivas para corrigir seu baixo fator de potência.

Pé atrás com essa insistência em dizer que corrigir fator de potência é algo inútil.

-

Portanto, com relação ao uso de Powersaver ou qualquer outro

aparelho que faça correção do fator de potência eu afirmo o seguinte:

Com o novo medidor eletrônico (de led ou digital) ----- SIM recomendo.

Com o antigo medidor analógico (de rotor): ----- NÃO recomendo.

Abraço !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Há alguns dias, passou uma reportagem falando sobre a energia reativa e que apesar da troca das lâmpadas incandescentes pelas econômicas terem trazido economia para o consumidor, isso estaria sobrecarregando o sistema com energia reativa. Então, provavelmente, não vai demorar muito para haver mudanças. Das duas uma: ou vão obrigar os fabricantes a melhorarem o fator de potência dos produtos ou vão acabar cobrando dos consumidores mesmo. Mas como sabemos que a corda sempre arrebenta do lado mais fraco, quem será que tem mais chances de ser prejudicado?!?!?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em se tratando de Brasil, a corda vai arrebentar pro lado do consumidor!

Alguém por acaso viu a reportagem em que mostrava que ao longo de vários anos a Eletrobrás cometeu um erro na tarifação dos consumidores e que o prejuízo ao consumidor foi mais de 8 bilhões de reais? Sabe o que a eletrobrás declarou sobre isso? Que não existe meios para devolver essa quantia para o consumidor!!!! Eu fiquei besta com a cara de pau com que declararam isso e ninguém mais falou no assunto! Minha contra de luz aumentou pelo menos 3 centavos o kw/h do ano passado pra cá e pra isso eles acham "meios" para cobrar do consumidor, agora pra devolver o valor em forma de descontos não podem fazer??? É f...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com o novo medidor eletrônico (de led ou digital) ----- SIM recomendo.

Com o antigo medidor analógico (de rotor): ----- NÃO recomendo.

Abraço !

Não é assim tão simples meu caro!! Se fosse, as indústrias investiriam neste troço aí em vez de investir em bancos capacitivos!

Você realmente acredita que este aparelho está dimensionado para "aniquilar" exatamente toda a potência reativa que existe na tua casa?? Ou você acha que ele mede a carga reativa indutiva e atira na rede uma carga reativa capacitiva equivalente para fechar o FP nos 0,92??

Pelo tamanho desta caixinha, os capacitores que devem existir aí dentro não devem nem fazer cócegas no circuito da tua casa! Se alterar alguma coisa, certamente será tão insignificante que a economia no final não chegará perto da fração de um centavo!

Das duas uma: ou vão obrigar os fabricantes a melhorarem o fator de potência dos produtos ou vão acabar cobrando dos consumidores mesmo.

Se isso acontecer vão obrigar os fabricantes a vender seus produtos já corrigidos! Os reatores para lâmpadas fluorescentes tubulares já são obrigados a apresentar alto FP!!

Como irão responsabilizar o consumidor, se eles nem ao menos conseguem evitar os gatos nos postes???

Consegue imaginar o tamanho do transtorno?? Tu ter um banco capacitivo na tua casa??? Terá que comprar um capacitor equivalente para cada produto!!

E como saber qual capacitor colocar?? Obrigar os consumidores a comprar os instrumentos para que eles mesmos façam as medições? Sendo que a maior parte mal sabe diferenciar potência de tensão na hora de trocar a lâmpada!!

Ou obrigar os fabricantes a discriminar na etiqueta do produto qual capacitor deve ser instalado junto ao aparelho?? Não acha que seria um transtorno ainda maior? Tendo em vista que os valores nominais declarados de potência e corrente estão longe de ser os reais na maioria dos aparelhos???

Imagine a situação de ligar um liquidificador e ao mesmo tempo ter que ligar um capacitor junto!

Fora de cogitação!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Elevar o fator de potência em uma residência pode não ser tarefa assim tão fácil, e cito algumas das razões;

1) Se estivermos tratando de cancelamento de potência reativa em função do acionamento de motores, na nossas casas, há que se considerar que esses motores não tem um perfil de uso assim tão regular como podem ter em uma indústria, por exemplo. Se você colocar capacitores para cancelar a parte reativa de um motor do liquidificador, por exemplo, que roda em um dia 3 minutos para fazer um milk-shake, estará desbalaceando a rede de forma capacitiva, no restante dos 1.437 minutos que um dia comporta. Lembre-se que desbalanceamento capacitivo pode gerar energia reativa também; Só se colocares um controlador micro programado que meça continuamente o FP e insira capacitância na rede sempre que necessitar. Seria uma solução bem barata para poupar alguns centavos no mês!!!

2) Grande parte da demanda de um consumidor residencial bem pode ser representado pelo chuveiro elétrico, aonde nada necessita ser compensado devido a sua característica resistiva;

3) Outro grande ofensor são os televisores que ainda não tenham fontes com PFC ativo. Tentar corrigir o FP deles com capacitor é completamente absurdo e de nada, absolutamente nada vai adiantar. Televisores com fontes sem PFC e lâmpadas eletrônicas podem apresentar um FP baixo (muito baixo até, da ordem de 0,5 a 0,7) em função da natureza de suas fontes e da não linearidade representada pela retificação tradicional que as mesmas usam. Corrigir esse fator de potência não é tarafa para capacitor na linha... Aliás, só vai piorar inserindo capacitor para correção;

Desse modo a escolha adequada de fontes quando isso é possível, ou a adoção de equipamentos que já incorporem PFC, a busca de iluminação com alto FP são as melhores saídas para se economizar nesses casos e não comprar esse tal de Power Save, sem nenhum sentido... Esse Power Save realmente pode representar uma grana enorme, praticamente a redenção econômica e trazer um retorno financeiro bom, para quem o vende, quem o fabrica... Isso enquanto que por ai tiverem compradores incautos e crédulos, para não usar outros adjetivos menos aprazíveis..

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O ideal é termos aparelhos com PFC ativo de fábrica, liquidificadores e ar condicionado etc... já dimensionados, o que ainda não existe.

-

Quanto ao consumo, sim uma unidade capacitiva faz toda a diferença considerando que os condicionadores de ar geram uma carga maior até que o uso de chuveiros no verão, considerando o tempo prolongado de uso em unidades residenciais e considerando que pequenos usuários comerciais são os maiores usuários de condicionadores de ar e freezers.

-

Sobre dimensionamento do aparelho, não é o tamanho que vai definir a capacidade de correção e sim o tipo de capacitor, a composição do mesmo e o circuito utilizado no aparelho. Portanto não dá para afirmar que o tamanho do aparelho pode ou não corrigir fator de potência. Fator de potência não é calculado por volume que pode ser medido em metros cúbicos para dizer se o aparelho funciona ou não pelo tamanho.

-

Pela visão do Faller a recomendação pode ser entendida da seguinte forma:

troque todos os seus aparelhos, troque suas lâmpadas, suas fontes, etc...

mas não corrija o fator de potência de sua casa.

-

Visão no mínimo lamentável...

-

Abraço !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fator de potência não é calculado por volume que pode ser medido em metros cúbicos para dizer se o aparelho funciona ou não pelo tamanho.

Fator de potência é o coseno do ângulo entre o cateto adjacente (Potência Ativa) e a hipotenusa (Potência Aparente)!!

Os capacitores são dimensionados a partir da potência em VAr!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pela visão do Faller a recomendação pode ser entendida da seguinte forma:

troque todos os seus aparelhos, troque suas lâmpadas, suas fontes, etc...

mas não corrija o fator de potência de sua casa.

-

Visão no mínimo lamentável...

Ok..

Reformulando, que é para os de menor capacidade de absorção poderem entender..

Meu pensamento acerca da uma obljetiva e eficaz racionalização de energia, de modo mais explicado, mais detalhado (para melhorar só se eu desenhar), é mais ou menos assim:

Sempre que queimar uma lâmpada, substitua a mesma por alguma solução de menor consumo energético (ai se tem lâmpadas fluorescentes, eletrônicas, led, etc) Sempre que adotar uma iluminação fluorescente, por exemplo, prefira ativá-las com reatores com alto FP. Ao trocar seu PC adote fonte com PFC ativo. Ao comprar um televisor, adote algum que já tenha o recurso do PFC ativo. Como exemplo cito meu televisor Olevia, cuja demanda é de 96VA, 95 Watts e FP=0,99. Ou seja, tem PFC ativo. Veja ai medido no Kill-a-Watt:

HDTVMonitorOleviaPFC.jpg

Meu outro televisor, da sala, o maior deles, também tem o recurso do PFC.

Agora, realmente não compenso o FP dos motores aqui de casa.

Pegue lá, caro colega edsonfg, me ajude nessa dai:

- Condicionador de ar 10.000 BTU's 220 Volts, que ligo da meia noite às 7 da manhã, no verão e que fica botando e tirando o compressor em intervalos de 5 minutos ligado por 15 desligado, e isso dai varia conforme a temperatura ambiente.

- Condicionador de ar 7.500 BTU, do quarto do meu filho, que vem aqui em casa e efetivamente o usa uns 3 dias por mês, quem sabe menos e às vezes o liga outras não..

- Liquidificador comum usado esporadicamente, uns 5 minutos por dia, uns 2 dias por semana;

- Refrigerador duplex que não ouço quando liga nem tampouco quando desliga, desse modo não consigo especificar o rate de funcionamento de seu compressor;

- Máquina de lavar roupa, 6 kg, roda umas três cargas completas por semana..

- Máquina de lavar louça, que sim funciona no mínimo uma vez por dia, mas que tem seu maior consumo na resistência do aquecedor de água, que não cria potência reativa;

Calcule, por favor, para me ajudar, o valor do capacitor para compensar a energia reativa aplicável na entrada AC da minha casa, para compensar essa miscelânea de aparelhos citados, com o carregamento ou uso que citei..

Difícil???

Impossível???

Inpraticável??

Então quem sabe devo comprar um Power Saver que com ele, mágico como é, sequer necessita fazer cálculo algum, é igual remédio de benzedeira, cura tudo, de dor de barriga a unha encravada, passando por hemorróidas, é banda larga... Ele compensa qualquer fator de potência sem sequer avaliar a potência reativa associada... Êta produtinho especial esse dai..

Nota: Vai ter algum tempo, durante um dia, diria que a maior parte dele, que nada, absolutamente nada desse consumo indutivo dai estará operando. E ai, vou ter de desligar o capacitor, ou o Power Saver ou terei de enfrentar um desvio de FP em função da característica agora predominantemente capacitiva de minha rede??? Sim pois consumo, mesmo que todos esses aparelhos dai estiverem desligados, ainda terei, e alto até..

Vou esperar sentado o cálculo da capacitância ou do valor de VAR a compensar.. Vais me ajudar nessa não vais???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Calcule, por favor, para me ajudar, o valor do capacitor para compensar a energia reativa aplicável na entrada AC da minha casa, para compensar essa miscelânea de aparelhos citados, com o carregamento ou uso que citei..

Difícil???

Impossível???

Inpraticável??

Vou esperar sentado o cálculo da capacitância ou do valor de VAR a compensar.. Vais me ajudar nessa não vais???

Tá parecendo que no seu precário entendimento em uma indústria, por exemplo, eles pagam um funcionário pra ficar calculando as unidades capacitivas, ligando e desligando as mesmas de acordo com o liga e desliga de motores.... por favor... como se não houvessem dispositivos de automação que fazem isso. Basicamente, para as mentes mais fracas existem três tipos de banco de capacitores independente do tamanho:

- fixos

- programáveis

- automáticos

Com um conhecimento básico de eletricidade saberias disto.

Quanto à substituição dos eletrodomésticos, tenha a santa paciência... um consumidor normal troca de ar-condicionado uma vez a cada 10 anos, substitui um freezer a cada 15 anos, geladeira a cada 15 anos. Então só pra te agradar eu não farei correção do fator de potência da minha casa e até substituir meus aparelhos por novos (até 15 anos) vou ficar pagando reativo excedente pra consessionária.... por favor, FALLER. Não gostar do aparelho é uma coisa, agora não apele ao delírio. A distribuidora não vai trocar o medidor "aos poucos", mas sim de uma hora pra outra o relógio é trocado e o consumidor é taxado por reativo excedente. (a sobretaxa ocorre após o terceiro mês de leitura reativa).

Sabe-se que por algum motivo você e seu vizinho Leonardo não gostam particularmente do aparelho ou da correção do fator de potência que ele faz, e se quer testaram um. Mesmo assim, sem nunca ter testado, quer afirmar, sem o mínimo de base, que ele "não funciona". Por favor, tenha o mínimo de coerência com a realidade.

Outra coisa, mesmo que não houvessem unidades capacitivas com circuito de ajuste automatizado, considerando o consumo de até 15 kv o desvio causado por um banco de capacitores "se fosse fixo" não causaria prejuízo algum, ao contrário, são benéficos pois armazenam energia para o start dos motores evitando baixas de tensão e danos provenientes de sobrecarga na rede.

Abraço !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Quanto à substituição dos eletrodomésticos, tenha a santa paciência... um consumidor normal troca de ar-condicionado uma vez a cada 10 anos, substitui um freezer a cada 15 anos, geladeira a cada 15 anos.

E aonde lestes que alguém propoz essa substituição...

Falei substituição de iluminação, de equipamentos eletrônicos nunca de refrigerador nem de condicionadores de ar, tampouco de freezer..

Outra coisa, mesmo que não houvessem unidades capacitivas com circuito de ajuste automatizado, considerando o consumo de até 15 kv o desvio causado por um banco de capacitores "se fosse fixo" não causaria prejuízo algum, ao contrário, são benéficos pois armazenam energia para o start dos motores evitando baixas de tensão e danos provenientes de sobrecarga na rede.

Esse seu raciocínio dos capacitores serve para corrente contínua e não tem o menor sentido em corrente alternada..

Contiunuo sentado esperando que me auxilies no dimensionamento do Capacitor para aquela carga e uso citados.. Quantos KVAR terei de compensar??? Ou, na falta de como calcular, ou de como controlar isso dai, terei de adquirir o "KVAR on demand", também conhecido como Power Saver, ou PoupaLuz, que automaticamente se ajusta ao seu perfil de consumo e a sua carga reativa residencial.. Ou será que ele vem com um controlador numérico incorporado para "ajustar" a contracarga reativa a aplicar??

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então sua grande "estratégia de economia" só previu a iluminação? parabéns... quem sabe você prevê desligar os leds do ar-condicionado mas em hipótese alguma corrigir o fator de potência dele..... por favor ponha o pé no chão.

Esse seu raciocínio dos capacitores serve para corrente contínua e não tem o menor sentido em corrente alternada..

Então está dizendo que uma indústria que possui banco de capacitores automatizado está equivocada ao implementar o banco ou está consumindo energia contínua... desespero tem limite...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá parecendo que no seu precário entendimento em uma indústria, por exemplo, eles pagam um funcionário pra ficar calculando as unidades capacitivas, ligando e desligando as mesmas de acordo com o liga e desliga de motores.... por favor... como se não houvessem dispositivos de automação que fazem isso. Basicamente, para as mentes mais fracas existem três tipos de banco de capacitores independente do tamanho:

- fixos

- programáveis

- automáticos

Com um conhecimento básico de eletricidade saberias disto.

Sim claro... Uma pechincha!! Um investimento desses sai quase de graça!!

Sabe quando um equipamento desses vai pagar o dinheiro investido nele?? NUNCA!!

Se tivesse um pingo de bom senso saberia disso!

Sabe-se que por algum motivo você e seu vizinho Leonardo não gostam particularmente do aparelho ou da correção do fator de potência que ele faz, e se quer testaram um. Mesmo assim, sem nunca ter testado, quer afirmar, sem o mínimo de base, que ele "não funciona". Por favor, tenha o mínimo de coerência com a realidade.

Tenho condições de testar um onde trabalho! Mande-me pelo correio, te dou meu endereço!

Dinheiro não da em árvore! Não pense que vou comprar uma tralha dessas!!

Outra coisa, mesmo que não houvessem unidades capacitivas com circuito de ajuste automatizado, considerando o consumo de até 15 kv o desvio causado por um banco de capacitores "se fosse fixo" não causaria prejuízo algum, ao contrário, são benéficos pois armazenam energia para o start dos motores evitando baixas de tensão e danos provenientes de sobrecarga na rede.

Abraço !

Benéfico? Tua acha benéfico sustentar uma carga inútil no teu circuito? Super dimensionar teus condutores afim de manter esta corrente?

Sustentar inutilmente um banco de capacitors na rede é tão ruim quanto ter uma caraga indutiva! Vai alterar o FP da mesma forma, demandará mais corrente da substação... estará trocando 6 por meia dúzia!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sabe quando um equipamento desses vai pagar o dinheiro investido nele?? NUNCA!!

Estais dizendo que o banco de capacitores com circuito automático em um consumidor com consumo reativo excedente "nunca" se pagará... por favor, em tudo há dimensionamento !

Faça a gentileza de pesquisar no google sobre "banco de capacitores" consulte as empresas e atualize-se antes de postar mensagens pra defender o Faller.

Abraços !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Então está dizendo que uma indústria que possui banco de capacitores automatizado está equivocada ao implementar o banco ou está consumindo energia contínua... desespero tem limite...

Meu amigo.. Como gostas de distorcer as informações...

Estamos falando de uso do maldito Power Saver, uma meia dúzia de capacitores atirados sem nenhum cálculo, para corrigir fator de potência de um residência...

Indiscutível a eficácia do controle de FP na indústria. Com controladores que medem e associam bancos capacitivos...

Mas usar Power Saver ou PoupaLuz para mater os KVAR's de uma residência..

Tenha paciência, um pouco de coerência e principalmente bom senso...

E por favor, venha para discussão aportando argumentos técnicos e não mais distorções de entendimento daquilo que é falado, caso contrário o bom debate vai virar acusações mútuas qonde ninguém sai ganhando..

Se der tempo vou pedir um orçamento para equipar minha casa com um controlador de potência (que meça e chaveia bancos capacitivos visando correção do FP) para que possamos ver o custo da brincadeira...

Desse modo seremos mais produtivos. Conclamo a mais alguém que quiser também buscar essa informação, que o faça a traga aqui..

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...