Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Power Saver - funciona mesmo ou é lenda?


jadinhas

Posts recomendados

ao faller e ao edsonfg:

Olá amigos quero dizer que entendo bolhufas desta questão, mas o que entendi é que a partir de não sei quando, as companhias de energia elétrica passarão ou pederão vir a cobrar a energia reativa a nível residencial, Aí pelo que entendi, o foco da discussão é se nós consumidores vale a pena instalar um aparelho desses para eliminar ou pagar menos energia reativa. É sabido que no brasil não se paga este tipo de energia por enquanto, mas que nos Países da Europa e EUA, parece que sim. Ora, se isso for verdade me parece simples, é só descobrir de qualquer conhecido nestes países para ver como esses consumidores se comportam, ou seja se compensa a instalação desses aparelhos ou não?

Espero ter colaborado de alguma forma, caso contrário me desculpem, mas ficarei atento acompanhando o tópico.

abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigos,

Antes que o debate esquente além da conta, gostaria de lembrar que apesar de estarmos acompanhando de perto e deixando as postagens acontecerem, vale lembrar que ao postarem opiniões pessoais ou simplesmente "Mensagens com conteúdo especulativo devem ser devidamente sinalizadas como tal." Isto evita maiores desencontros......

Atentemos também para que a interpretação do que é escrito não tenha seu sentido " deslocado", evitando assim, o "toma lá da cá".

Outro ponto:

Se o tal aparelho ajuda a economizar R$ 0,000001, é uma coisa.....agora, se compensa isso, é outro papo!

Quando foram mostradas imagens dos medidores, várias foram as argumentações. Se são digitais, mecânicos, são de outro país, etc....devemos manter o foco do debate centrado na questão: funciona ou é lenda?.....pois bem, lenda não é, já que existe. Funciona? Sim, funciona......agora, compensa de alguma forma? Isso é que devemos debater com sabedoria, compreensão, bom senso e demais qualidades do ser humano!

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra acabar com essa bobagem de funciona e não funciona....

Fiz alguns testes básicos que qualquer um pode fazer desde que não seja um avarento em gastar 100 pila. Não quero críticas, fiz isso ano passado nas férias, quem quiser testar que compre o seu.

Comprei o seguinte aparelho:

Marca: powersaver

Fabricante: shanzem

Aplicação: 15 kv

Tensão 127-240v 50/60 hz

Para testá-lo instalei o aparelho em três diferentes unidades consumidoras a minha e de dois vizinhos. Sendo duas com relógio medidor eletrônico e uma com medidor eletromecânico:

No caso do relógio mecânico cronometrei o número de voltas do relógio medidor analógico deu com e sem o aparelho. No caso do medidor eletrônico cronometrei o número de marcações que o LED deu, com e sem o aparelho.

Afim de não comprometer a medição as geladeiras ficaram abertas e os aparelhos de ar condicionado com janelas abertas para evitar os desligamentos automáticos durante as medições.

1 primeiro teste:

Unidade consumidora com medidor eletrônico da marca ELO classe B

fabricante: ELO sistemas eletrônicos S.A.

Na unidade estavam ligadas continuamente durante o teste:tv Samsung lcd 42p, ar-condicionado 10.000 btus Consul, Geladeira duplex com freezar 260 w.

1 resultado:

Sem powersaver na tomada medidor marcou: 50 pulsos em 72 segundos;

Com powersaver na tomada medidor marcou: 50 pulsos em 144 segundos;

o teste foi refeito 3 vezes para confirmação variação foi de 2 segundos.

2 segundo teste:

Unidade consumidora com medidor eletromecânico da marca SIEMENS classe B

fabricante: SIEMENS S.A.

Na unidade estavam ligadas continuamente durante o teste:tv tubo cce 29p, ar-condicionado 10.000 btus gree, ventilador arno 40w Geladeira 180 w.

2 resultado:

Sem powersaver na tomada medidor marcou: 16 voltas em 63 segundos;

Com powersaver na tomada medidor marcou: 16 voltas em 64 segundos;

o teste foi refeito 3 vezes para confirmação variou 3 segundos.

3 terceiro teste:

Unidade consumidora com medidor eletrônico da marca NANSEN Spectrum k 2008 trifásico classe B.

fabricante: NANSEN

Na unidade estavam ligadas continuamente durante o teste:seis freezers antigos com aproximadamente 120w cada, oito lâmpadas fluorescentes 40w e um ventilador arno 40 w

e uma tv philco 14p.

3 resultado:

Sem powersaver na tomada medidor marcou: 140 pulsos em 60 segundos;

Com powersaver na tomada medidor marcou: 110 pulsos em 60 segundos;

o teste foi refeito 3 vezes para confirmação variação foi de 2 pulsos.

Síntese:

No medidor ELO eletrônico: redução no consumo em 25%

No medidor SIEMENS eletromecânico: redução no consumo em menos de 1%

No medidor SPECTRUM K eletrônico: redução no consumo em exatos 30%

"Editado pela moderaçãio....." Foi um teste simples com cuidados básicos. O que não consigo entender é o fato de alguém se quer ter testado o aparelho e afirmar com tamanha convicção que algo funciona ou não... Isso é no mínimo estranho e obviamente duvidoso.

Fiz esse singelo teste, para certificar-me em particular e descobri que com medidor

eletromecânico ele de fato não funcionou. Por este motivo eu apenas recomendaria para unidades consumidoras com medidores eletrônicos.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ao faller e ao edsonfg:

Olá amigos quero dizer que entendo bolhufas desta questão, mas o que entendi é que a partir de não sei quando, as companhias de energia elétrica passarão ou pederão vir a cobrar a energia reativa a nível residencial, Aí pelo que entendi, o foco da discussão é se nós consumidores vale a pena instalar um aparelho desses para eliminar ou pagar menos energia reativa. É sabido que no brasil não se paga este tipo de energia por enquanto, mas que nos Países da Europa e EUA, parece que sim. Ora, se isso for verdade me parece simples, é só descobrir de qualquer conhecido nestes países para ver como esses consumidores se comportam, ou seja se compensa a instalação desses aparelhos ou não?

Espero ter colaborado de alguma forma, caso contrário me desculpem, mas ficarei atento acompanhando o tópico.

abraços!

Como a europa de comporta:

É proibida a venda de fontes sem PFC (se eu não me engano)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Faller, deixa ver se entendi.

Você abriu o "maldito" powersaver e identificou seis capacitores

sem cálculo algum é isso?

ou você está inventando isso?

Não abri, pois não o tenho, nem inventei. Estou acreditando no que foi postado, aqui nesse mesmo tópico, pelo Gabriel Torres afirmando tratar-se, o produto, de banco capacitivo.. O meia dúzia foi por minha conta, o que absolutamente em nada muda, pois com associação de capacitores quer 2 ou 10 se pode conseguir exato mesmo valor que se queira.

Mas não me respondeste ainda como faço para calcular o valor de capacitância a colocar para compensar os motores de minha casa. E como devo fazer na prática para esses capacitores entrarem em ação a medida em que a energia reativa vá aparecendo, uma vez que a demanda reativa é totalmente inconstante por aqui...

Espero essa ajuda sentado...

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estais dizendo que o banco de capacitores com circuito automático em um consumidor com consumo reativo excedente "nunca" se pagará... por favor, em tudo há dimensionamento !

Faça a gentileza de pesquisar no google sobre "banco de capacitores" consulte as empresas e atualize-se antes de postar mensagens pra defender o Faller.

Abraços !

Nunca se pagará em uma RESIDÊNCIA!! Por favor... você está querendo comparar uma indústria com uma residência!!

Não posto mensagens para defender nem faller nem ninguém neste tópico!! Estou defendendo a MINHA OPINIÃO!!

O que não consigo entender é o fato de alguém se quer ter testado o aparelho e afirmar com tamanha convicção que algo funciona ou não... Isso é no mínimo estranho e obviamente duvidoso.

Você quer saber por que não acredito neste aparelho sem nem ao menos tê-lo testado? Simples!!

Perdi a conta de quantas vezes calculei bancos capacitivos em sistemas industriais nas cadeiras do ensino técnico... em inúmeras situações diferentes!! Isso está longe fazer de mim um profundo conhecedor do assunto, nem trabalhei na área, mas o que estudei está no sangue e posso afirmar com toda a certeza que isto não é algo tão simples quanto você pensa!

...Um aparelho universal capaz de corrigir o fator de potência sem nem ao menos conhecer a carga instalada... Isso não dá para aceitar!! É um insulto!!!

O faller descreveu uma situação no post #41 que você simplesmente deu de ombros, mas descreve perfeitamente o quão complexo pode ser tornar esta brincadeira!!

Apenas seis carguinhas e o tempo em que estão operando... Vamos lá, calcule o FP!! Sério mesmo, se tu te acha capaz, tente calcular! Estarei te esperando sentado!!

Off... em um post anterior você havia escrito que o consumo era 15kv, inclusive retruquei escrevendo o kv em negrito porque achei que se tratava de um erro de digitação. Mas novamente você escreveu 15kv... imagino então, que de fato está escrito, “consumo: 15kv” no teu aparelho.

Por favor me explique o que é um CONSUMO de 15000 volts????????? Ou a “Aplicação: 15000V”????

Estão brincando com as unidades!!

Imagine você perguntando "O senhor tem horas?" e o cara respondendo: "Sim! Faltam 10 metros para 8 quilômetros!!"

Faça-me o favor!! (_(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou te dar uma sugestão Leonardo: monte um tópico no fórum com o título: "Calcular capacitores pra casa do Faller usando as informações que ele deu..." e divirta-se.

Retificando considere 15 kw se quer usar isso como desculpa para não entender.

Em síntese com relação ao aparelho resumidamente você e o faller:

Nunca fizeram qualquer teste, e nunca comprovaram que sim ou que não...

Apenas não acreditam baseados no "ACHISMO" e ainda tenta sustentar argumentos desencaminhando o tema para um tal cálculo de FP da casa do fulano.

O que eu me pergunto agora é o seguinte: onde este aparelho ou tecnologia estará vos prejudicando.... será que é a vaidade? será que é dar o braço a torcer? ou será que o objetivo é manter o fórum ativo pra atrair patrocínio.... sim pois argumentar sobre algo que não conhece é no mínimo ridículo...

Abraços !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ora, se isso for verdade me parece simples, é só descobrir de qualquer conhecido nestes países para ver como esses consumidores se comportam, ou seja se compensa a instalação desses aparelhos ou não?

Conhecidos e desconhecidos nos países europeus rejeitam todo e qualquer equipamento eletrônico que tenha fator de potência abaixo de 0.90 como é o caso dessa fonte de alimentação aí na sua assinatura e desse monitor LCD Proview que uso aqui. Me parece que a própria lei lá proibe a entrada e fabricação de tais produtos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou te dar uma sugestão Leonardo: monte um tópico no fórum com o título: "Calcular capacitores pra casa do Faller usando as informações que ele deu..." e divirta-se.

Pronto... Onde estão teus argumentos?? É desta forma que pretende manter a discussão??

Retificando considere 15 kw se quer usar isso como desculpa para não entender.

Desculpa para não entender o que? Se leio claramente TENSÃO devo interpretar POTÊNCIA??!! É isto que está me dizendo?????? Isso não é desculpa nenhuma!! Só estou te mostrando um pequeno detalhe, um erro absurdo que nem um aluno do ensino médio seria capaz de cometer! Sem contar as unidades em letras minúsculas...

Em síntese com relação ao aparelho resumidamente você e o faller:

Nunca fizeram qualquer teste, e nunca comprovaram que sim ou que não...

Apenas não acreditam baseados no "ACHISMO" e ainda tenta sustentar argumentos desencaminhando o tema para um tal cálculo de FP da casa do fulano.

Achismo é o que você está usando nessas tuas conclusões tolas e sem sentido!! Estou discutindo com você usando apenas o CONHECIMENTO que adquiri estudando, observando, escutando e principalmente PENSANDO!!

Não estou desencaminhando tema algum!! Estou tentando enfiar nesta sua cabeça dura que corrigir o FP de uma casa não é peidar dormindo!!!

Sequer é capaz de desenhar um triângulo retângulo para tentar imaginar o que está acontecendo! Tente calcular ao menos uma vez! Verá que o banco capacitivo dependerá diretamente da carga instalada!

COMO PODE UM APARELHO SER CAPAZ DE CORRIGIR O FP, SE NEM AO MENOS FOI DIMENSIONADO????

Não consigo entender como você continua insistindo nisso!!! Aonde você quer chegar tentando defender algo que nem você acredita??????

O que eu me pergunto agora é o seguinte: onde este aparelho ou tecnologia estará vos prejudicando.... será que é a vaidade?

Onde está me prejudicando?? Em absolutamente nada!!

Porém, não vou ficar parado olhando você tentar disseminar esta porcaria entre os outros usuários deste fórum!!! E muito menos irei contribuir com estes vermes, comprando este aparelho farsante para comprovar algo que sei!!

Não vale a pena investir todo este dinheiro simplesmente para ter o prazer de por toda esta palhaçada que tu escreveu sob 7 palmos de terra!!

Mande-me o teu que testo sem o menor problema e acabamos com isto de uma vez por todas!!

será que é dar o braço a torcer? ou será que o objetivo é manter o fórum ativo pra atrair patrocínio.... sim pois argumentar sobre algo que não conhece é no mínimo ridículo...

Ponha-se de pé em frente ao espelho e observe bem quem está fazendo papel de ridículo pagando pau de entendido!! Nem ao menos embasamento técnico tu tem para dar continuidade a discussão!!

Tenha ao menos um pingo de humildade e admita que não sabe bulhufas do que está dizendo! Pois esta foi a única coisa que conseguiu comprovar!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Encontrei o anuncio de um produto chamado Power Saver. Segundo o anuncio esse produto otimiza a tensão da casa e chega a economizar até 35% de energia.

Alguém já testou um equipamento desses? Ele funciona?

Eu acho que ele não funciona, mas se funcionar vou comprar um pois meu micro fica ligado o dia todo e uma economia de energia seria bem vinda.

Postado Originalmente por edsonfg viewpost.gif

Comprei um Power Saver e de fato funciona. Ainda não descobri qual é o mecanismo. Testei com um multimetro de alicate comum e reduziu mais de 30% da corrente de consumo. Não sei esse outro, mas o power saver que vai na tomada de fato reduz o consumo. Creio que seja por redução de energia reativa. Nao tem nada de otimizar tensão, nem retificar frequencia. É sim o mesmo princípio de bancos de capacitores que reduzem o consumo de energia reativa. Esses equipamentos são muito difundidos nos Estados Unidos e indicados pelas distribuidoras de energia elétrica no Brasil. Até então só eram vendidos para fábricas com alto consumo e recentemente passaram a produzir dispositivos de pequeno consumo (até 15 ou 18 kw).

Olha, eu não queria me meter nessa acalorada discussão, até porque eu confesso que não sou tão entendido de energia como vocês, mas lendo os posts desde o início, não pude deixar de notar uma situação curiosa: O criador do tópico, "jadinhas" pergunta se o aparelho funciona ou não.

O edsonfg responde que comprou um e funciona, porém diz que não descobriu qual o mecanismo. E logo nas próximas linhas ele informa qual é o mecanismo (princípio de bancos de capacitores) e todo o resto como podem ver acima. Inclusive em nenhum momento afirma que só funcionaria em medidores eletrônicos. Não até ontem às 03:30hs

Power Saver de fato funciona.

Testei com um multimetro de alicate e reduziu mais de 30% da corrente de consumo. O power saver que vai na tomada de fato reduz o consumo. Creio que seja por redução de energia reativa. É o mesmo princípio de bancos de capacitores que reduzem o consumo de energia reativa. Esses equipamentos são muito difundidos nos Estados Unidos e indicados pelas distribuidoras de energia elétrica no Brasil. Até então só eram vendidos para fábricas com alto consumo e recentemente passaram a produzir dispositivos de pequeno consumo (até 15 ou 18 kw).

-

Eu recomendo SIM apenas para quem tem medidores eletrônicos, pois estes são sensíveis ao consumo reativo. NÃO recomendo para quem possui medidores analógicos com rotor.

, quando editou essa mensagem. Já pediram para ele postar fotos do aparelho, fazer algum vídeo comprovando e até agora nada. E ainda, se observarem na primeira página deste tópico, nas citações correspondentes ao edsonfg que foram colocadas nos posts pelo _rau_ e faller, verão que muita coisa foi alterada, apagada.

Então deixo aqui duas sugestões: encerrar de vez esse tópico e fazer o fórum ficar igual antigamente, em que não era possível alterar as mensagens que eram postadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, um monte de mensagens minhas também foram apagadas, inclusive algumas com vídeos.

Depois dos testes que fiz, com base em fatos reais, eu não posso recomendar o aparelho para medidores analógicos isto pois ele se mostrou ineficiente. Achei por bem inserir essa informação no tópico pra ninguém sair comprando powersaver sem saber disso.

Uma coisa é você testar e comprovar outra coisa é "achar"...

alguns de nós estão aqui buscando a verdade !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Crianças:

Acabou a confusão. Vou pedir delicadamente para que os meninos revoltosos editem seus posts, e parem com essa m.. aqui. Depois, passo para os Admins apagarem o resto desta bobagem toda de vocês aqui.

Se não tem educação para conversar, tenham ao menos bom senso de apagar as bobagens que escrevem.

Aviso único.

EDIT: GOLFCHARLIE, não te avisaram que este avatar deveria ser trocado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pessoal, é lamentável constatar a "pobreza" do ser humano quando o quesito é conviver em harmonia!

Para não postar o que não deve ser dito a respeito dessa falta de um monte de coisas, estou por minha conta e risco, fechando, DEFINITIVAMENTE, este tópico!

Lembro que aprendemos observando o comportamento dos outros e nesse caso, estaremos evitando que futuras discussões possam chegar a um nível improdutivo como o aqui visto.

É triste para um reles moderador, que também tem formação na área do debate, ver que até se tem algum conhecimento do assunto, mas muitos ficam a dever na hora da simples questão de conviver com o oposto!

Por fim e para a alegria de muitos, prazeirosamente ESTOU bloqueando este tópico e, caso, algum interessado tenha alguma coisa a acrescer e que seja algo construtivo, que entre em contato com a moderação.

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...