Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
andre_moura

Ampliando espaço disponível no Positivo Mobile

Recommended Posts

Esta é minha primeira postagem.

Tenho um Positivo MOBO com tela 7" e 2 GB de memória. Estou tendo que usá-lo pois meu desktop, também Positivo queimou a placa mãe e está numa demorada manutenção.

Da última vez que mandei formatar este MOBO (já fiz isso três vezes), consegui melhorar o espaço livre dele com mais ou menos 530 MB mantendo o BrOffice e retirando o Acrobat Reader, colocando no lugar o FOXIT, muito bom, por sinal. Cheguei a usar o Abiword e funcionou bem, mas como preciso de vez em quando de uma planilha e um editor de apresentações mantive o Br Office.

Apesar dele ser um computador que não foi previsto ser usado com antivirus (?!?!?!), eu até conseguia usar um Avast com um CCleaner.

Meu maior problema está ocorrendo agora. Ao passar uma semana sem conseguir atualizar o Avast, com frequentes avisos por falta de espaço, resolvi tentar colocar pela segunda vez o Microsoft Essentials. Como da primeira vez o programa não rodou, não atualizou e pior, ao desinstalá-lo, o programa me comeu cerca de 350 MB de espaço em disco e eu agora só tenho cerca de 170MB de espaço, fato que vem limitando minha pouca capacidade de trabalho com uso muito difícil da internet e do BrOffice. Fecha frequentemente e já me fez perder trabalhos importantes.

Tentei retirar o máximo de arquivos que eu pude no desinstalador e na raça, em arquivos que eu sabia que poderiam ser retirados e consegui instalar um Avira com muitas limitações, pois volta e meia ele dá avisos de erros,substituindo o CCleaner pelo Advanced System Care, que melhorou um pouco a velocidade da máquina. Cheguei num limite e não tenho como liberar mais memória sem ferrar este netbook de vez

Perguntas:

Tenho como aumentar meu espaço em "disco" dos atuais 174 MB para os anteriores 530 MB mantendo a configuração atual ?

Se não tiver como, tem como eu reformatar a máquina a partir de alguma fonte da WEB ? Perdi o Disco de Recuperação.

OBRIGADO

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É XP? Não dá para usar um pendrive para salvar os arquivos, deixando no "disco" somente o SO? Quanto tem de RAM?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O sistema adotado é o Windows XP. Ele tem 512 de memória RAM. Todos os arquivos que eu uso estão num pendrive e na máquina só ficam mesmo os programas. Ontem mesmo eu tentei usar um programa que roda do pendrive, mas o programa "espelhou" na memória e travou a instalação..Quando eu exclui do pendrive ele liberou 181 MB na memória.

Editado por andre_moura

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sugiro uma instalação limpa do XP (e neste caso você precisará de uma imagem do WIndows, pode ser qualquer uma, já que tem a chave), ou talvez de alguma distro de Linux, mas não conheço alguma que seja tão leve.

Outras ideias: em Painel de Controle > Sistema > Conf. Avançadas, deixar na opção "melhor desempenho"; ajustar o arquivo de paginação (aqui está o seu verdadeiro problema, acredito eu, já que por default o Windows reserva o espaço em disco equivalente à RAM), mas também não dá para diminuí-lo muito, ou terá problema sempre que os programas carregados excederem os 512 MB; desabilitar serviços inicializados com o windows que você não usa (Executar > msconfig e Executar > services.msc); desabilitar restauração do sistema.

Esse Essentials que você tentou instalar é o Live ou Security?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo porque você não compra um HD externo e deixa sempre no note? Tipo pode até prende na tampa com duplaface pra ficar menos incomodo, aí da pra instalar os programas nele

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No meu Acer com SSD de 8Gb, uso um cartão SD, onde instalo alguns, programas ( office, anti virus, etc ), faço downloads e salvo os arquivos.

No seu caso como tem pouca memória Ram, não deve desabilitar o arquivo de paginação, mas deve desabilitar a restauração do sistema.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

mesmo assim, não sei como eles tem coragem de fazer um hd com 2 gb, e o xp deve ser uma versão muuuuito enxuta, no pc que eu to que não tem nada instalado quase o xp ocupa 5 gb, o melhor jeito e mais viavel se quiser ter bastante espaço é um hd externo,preso do jeito que eu falei ou solto mesmo, é só não esquecer de ligar ele antes de ligar o pc, um sd ajudaria mas se for pra usar como pc diario mesmo um sd de 8 gb eu acho pouco

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já optei pela configuração de melhor desempenho e desativei alguns itens do Windows.. Vou tentar os caminhos indicados de configuração e verei se melhora..Acho interessante a verificação de um HD externo também.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Melhor solução é um hd externo mesmo; com uns R$ 250 talvez consiga montar um case externo de 500Gb (preços de Mercado Livre).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma dúvida: com um HD externo seria possível manter programas como o BrOffice, anti-virus, PDF Reder, completamente fora da memória do MOBO ? Ontem tentei usar um programa Portable APPs que roda do pendrive ( Kingston Data TRvaeller 4GB) e o programa "espelhou" a memória no meu "HD" de apenas 2 gb e travou a instalação.

Outra questão: Seria possível trocar o "HD" de 2 GB por uma de 8 ou 16 ? Pela configuração, eu vi que era um SSD 2 GB Fixed Hard Disk Media. Um bom técnico pode realizar esta operação ? A máquina não está na garantia e sinceramente não vale o que eu paguei por ela...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

nesse caso na hora de instalar o programa, você colocaria pra selecionar o hd e não o c:/ arquivos de progr...... ai ficaria no hd os programas e deixaria a memoria do mobo só pro sistema operacional e memoria virtual

esse programas pra tornar portatil servem pra quando você quer usar em varios pcs sem instalar o programa nesses pcs, no se ucaso não prescissa(sem contar que a maioria que eu testei funcionou com no maximo um programa e olha la)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Melhorei muito o desempenho da máquina ao retirar o Br Oficce, substituindo-o pelo Abiword, que é a única ferramenta que eu realmente necessito.

As demais funções de economia de espaço já estavam ativadas e o que me deu mais qualidade de uso foi a retirada do Br Office..

Não acho o programa ruim, mas é muito pesado para o MOBO...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×