Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ampliando espaço disponível no Positivo Mobile


andre_moura

Posts recomendados

Esta é minha primeira postagem.

Tenho um Positivo MOBO com tela 7" e 2 GB de memória. Estou tendo que usá-lo pois meu desktop, também Positivo queimou a placa mãe e está numa demorada manutenção.

Da última vez que mandei formatar este MOBO (já fiz isso três vezes), consegui melhorar o espaço livre dele com mais ou menos 530 MB mantendo o BrOffice e retirando o Acrobat Reader, colocando no lugar o FOXIT, muito bom, por sinal. Cheguei a usar o Abiword e funcionou bem, mas como preciso de vez em quando de uma planilha e um editor de apresentações mantive o Br Office.

Apesar dele ser um computador que não foi previsto ser usado com antivirus (?!?!?!), eu até conseguia usar um Avast com um CCleaner.

Meu maior problema está ocorrendo agora. Ao passar uma semana sem conseguir atualizar o Avast, com frequentes avisos por falta de espaço, resolvi tentar colocar pela segunda vez o Microsoft Essentials. Como da primeira vez o programa não rodou, não atualizou e pior, ao desinstalá-lo, o programa me comeu cerca de 350 MB de espaço em disco e eu agora só tenho cerca de 170MB de espaço, fato que vem limitando minha pouca capacidade de trabalho com uso muito difícil da internet e do BrOffice. Fecha frequentemente e já me fez perder trabalhos importantes.

Tentei retirar o máximo de arquivos que eu pude no desinstalador e na raça, em arquivos que eu sabia que poderiam ser retirados e consegui instalar um Avira com muitas limitações, pois volta e meia ele dá avisos de erros,substituindo o CCleaner pelo Advanced System Care, que melhorou um pouco a velocidade da máquina. Cheguei num limite e não tenho como liberar mais memória sem ferrar este netbook de vez

Perguntas:

Tenho como aumentar meu espaço em "disco" dos atuais 174 MB para os anteriores 530 MB mantendo a configuração atual ?

Se não tiver como, tem como eu reformatar a máquina a partir de alguma fonte da WEB ? Perdi o Disco de Recuperação.

OBRIGADO

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O sistema adotado é o Windows XP. Ele tem 512 de memória RAM. Todos os arquivos que eu uso estão num pendrive e na máquina só ficam mesmo os programas. Ontem mesmo eu tentei usar um programa que roda do pendrive, mas o programa "espelhou" na memória e travou a instalação..Quando eu exclui do pendrive ele liberou 181 MB na memória.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sugiro uma instalação limpa do XP (e neste caso você precisará de uma imagem do WIndows, pode ser qualquer uma, já que tem a chave), ou talvez de alguma distro de Linux, mas não conheço alguma que seja tão leve.

Outras ideias: em Painel de Controle > Sistema > Conf. Avançadas, deixar na opção "melhor desempenho"; ajustar o arquivo de paginação (aqui está o seu verdadeiro problema, acredito eu, já que por default o Windows reserva o espaço em disco equivalente à RAM), mas também não dá para diminuí-lo muito, ou terá problema sempre que os programas carregados excederem os 512 MB; desabilitar serviços inicializados com o windows que você não usa (Executar > msconfig e Executar > services.msc); desabilitar restauração do sistema.

Esse Essentials que você tentou instalar é o Live ou Security?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mesmo assim, não sei como eles tem coragem de fazer um hd com 2 gb, e o xp deve ser uma versão muuuuito enxuta, no pc que eu to que não tem nada instalado quase o xp ocupa 5 gb, o melhor jeito e mais viavel se quiser ter bastante espaço é um hd externo,preso do jeito que eu falei ou solto mesmo, é só não esquecer de ligar ele antes de ligar o pc, um sd ajudaria mas se for pra usar como pc diario mesmo um sd de 8 gb eu acho pouco

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma dúvida: com um HD externo seria possível manter programas como o BrOffice, anti-virus, PDF Reder, completamente fora da memória do MOBO ? Ontem tentei usar um programa Portable APPs que roda do pendrive ( Kingston Data TRvaeller 4GB) e o programa "espelhou" a memória no meu "HD" de apenas 2 gb e travou a instalação.

Outra questão: Seria possível trocar o "HD" de 2 GB por uma de 8 ou 16 ? Pela configuração, eu vi que era um SSD 2 GB Fixed Hard Disk Media. Um bom técnico pode realizar esta operação ? A máquina não está na garantia e sinceramente não vale o que eu paguei por ela...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nesse caso na hora de instalar o programa, você colocaria pra selecionar o hd e não o c:/ arquivos de progr...... ai ficaria no hd os programas e deixaria a memoria do mobo só pro sistema operacional e memoria virtual

esse programas pra tornar portatil servem pra quando você quer usar em varios pcs sem instalar o programa nesses pcs, no se ucaso não prescissa(sem contar que a maioria que eu testei funcionou com no maximo um programa e olha la)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Melhorei muito o desempenho da máquina ao retirar o Br Oficce, substituindo-o pelo Abiword, que é a única ferramenta que eu realmente necessito.

As demais funções de economia de espaço já estavam ativadas e o que me deu mais qualidade de uso foi a retirada do Br Office..

Não acho o programa ruim, mas é muito pesado para o MOBO...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...