Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida: Placa De Video e Linha De 12v De Uma Fonte


Darklas

Posts recomendados

Boa noite, se criei algum tópico que já existia por favor me desculpem, e peço apenas que me mostrem onde está a resposta, pois me cadastrei no fórum para tirar uma dúvida que está me matando! rsrsrs... Bom, vamos lá:

A minha fonte é uma SevenTeam ST-750Z-AF. Ela tem duas linhas de 12V nas suas especificações: 12V1 = 25A e 12V2 = 35A.

Suponhamos uma placa de video que necessite de 46A na linha de 12V. Segue e minha dúvida: É 46A em UMA das linhas de 12V ou é a corrente combinada que vale? Que no caso da minha fonte seria 60A? Gostaria que me falassem como é o modo correto de analisar e o porque!

Obs: A minha placa é uma GTS 250 que requer 24A na linha de 12V, mas ela usa qual "linha" de 12V? A de 25A ou a de 35A?

Agradeço desde já a atenção, pois estou precisando mesmo entender como isso funciona, se alguém souber e puder me explicar... =D

Abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade o que vale é a corrente combinada e isso varia de fonte para fonte. A potência combinada sempre é um pouco menor que a soma das potências individuais nas linhas da fonte, mas em fontes com projeto de fabricação bom a diferença entre a potência combinada e a somada é a mínima possível, a ponto de em alguns casos você desconsiderar o fato da potência em modo combinado, principalmente em fontes que possuem um único barramento (única linha) de 12V.

Não existe uma placa de vídeo que precise de tanta corrente, no caso que você citou, 46A. Isso daria nada menos que 552W e equivale à potência consumida por duas HD4870X2 ao mesmo tempo e em full-load. Se algum dia existir uma placa capaz de consumir tanta corrente assim, certamente essa fonte ST-750Z-AF não seria suficiente e adequada para alimentá-la.

Mais uma vez, se esses 46A seriam puxados de uma única linha ou do modo combinado isso depende da fonte. Por exemplo, a 750Z-AF possui 2 linhas de 12V, sendo que uma é de 25A e outra de 35A. A linha de 25A é exclusivamente para alimentação do processador (conectores ATX12V e EPS12V) e a de 35A é para todos os outros cabos, incluindo aí os de alimentação PCI-E para placas de vídeo. Nesse caso essa fonte não seria capaz de alimentar uma placa de vídeo que consumisse os absurdos 46A porque o barramento reponsável pela alimentação das placas de vídeo possui no máximo 35A.

Particularmente eu não gosto de fontes com mais de um barramento em 12V, pois isso pode dificultar algumas coisas. Por exemplo, a 750Z-AF tem um barramento de 25A inteiramente dedicado à alimentação do processador, mas isso nos dá 300W apenas para esse componente, o que é demais. Um processador com TDP de 125W em overclock extremo raramente passará dos 200W de consumo. Neste caso teríamos aí 100W sobrando, enquanto isso poderia estar dimensionado no outro barramento, que possui 35A mas no caso de um Crossfire de placas de vídeo de grande consumo isso não seria adequadamente suficiente.

Porém, como eu já disse, não existe e certamente não existirá uma VGA que consuma tanto, então esqueça essa hipótese. Tirando aí 5A para os periféricos como HD, Unidade Ótica, etc, teríamos então 30A disponíveis para alimentar uma placa de vídeo. Isso corresponde a nada menos que 360W para placa de vídeo, o que é mais que suficiente para o consumo de placas atual.

Outra coisa, tua GTS250 não consome 24A nem aqui nem na China. O consumo dela é de no máximo 8,5A, e isso num pico de consumo. No caso ela consome da linha de 35A da tua fonte.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, obrigado por estar me ajudando, vou separar aqui algumas coisas que você escreveu e enumerar as perguntas para ficar de fácil resposta:

"Na verdade o que vale é a corrente combinada e isso varia de fonte para fonte. A potência combinada sempre é um pouco menor que a soma das potências individuais nas linhas da fonte, mas em fontes com projeto de fabricação bom a diferença entre a potência combinada e a somada é a mínima possível, a ponto de em alguns casos você desconsiderar o fato da potência em modo combinado, principalmente em fontes que possuem um único barramento (única linha) de 12V.

Não existe uma placa de vídeo que precise de tanta corrente, no caso que você citou, 46A. Isso daria nada menos que 552W e equivale à potência consumida por duas HD4870X2 ao mesmo tempo e em full-load. Se algum dia existir uma placa capaz de consumir tanta corrente assim, certamente essa fonte ST-750Z-AF não seria suficiente e adequada para alimentá-la."

1. Você disse que o que vale é a potência combina, e depois disse que a minha fonte não aguentaria se existisse uma placa com tal consumo. Se o que vale é a potência combinada, porque a minha fonte não aguentaria, sendo que a potência combinada dela é 60A?

"Mais uma vez, se esses 46A seriam puxados de uma única linha ou do modo combinado isso depende da fonte. Por exemplo, a 750Z-AF possui 2 linhas de 12V, sendo que uma é de 25A e outra de 35A. A linha de 25A é exclusivamente para alimentação do processador (conectores ATX12V e EPS12V) e a de 35A é para todos os outros cabos, incluindo aí os de alimentação PCI-E para placas de vídeo".

2. Essa linha 12V1 de 25A é EXCLUSIVA do processador? E a outra é para todos os outros componentes do PC? E como você sabe que é a linha de 12V de 25A que serve para o processador e não a de 35A?

"Outra coisa, tua GTS250 não consome 24A nem aqui nem na China. O consumo dela é de no máximo 8,5A, e isso num pico de consumo. No caso ela consome da linha de 35A da tua fonte."

3. Eu disse que ela consome 24A pois é a informação que veio na caixa dela! Então esta informação está errada? Ou é apenas uma margem de segurança?

4. Qual cálculo você fez para chegar nesse valor de 8,5A? Pois estou querendo trocar a minha placa de video, e no Mercado Livre tem uma GTX 285, por exemplo, que o homem do anuncio disse que precisa de uma corrente de 46A na linha de 12V. Dai queria saber como faço pra descobrir o consumo das placas.

Obrigado cara, e espero que entenda as dúvidas que me surgiram! :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1. Você disse que o que vale é a potência combina, e depois disse que a minha fonte não aguentaria se existisse uma placa com tal consumo. Se o que vale é a potência combinada, porque a minha fonte não aguentaria, sendo que a potência combinada dela é 60A?

Quando falamos em potência combinada estamos falando da potência total. Porém, no caso de uma placa de vídeo nessa fonte 750Z-AF, TODA a potência de 12V que essa placa de vídeo irá consumir será extraída exclusivamente do barramento 12V2 dessa fonte, que possui 35A. Isso é porque os fios de 12V (fios amarelos) que são conectados na placa de vídeo estão fisicamente soldados no barramento de 35A da fonte, lá dentro dela. Portanto, mesmo que a corrente combinada em 12V dessa fonte seja 60A, tudo o que a placa de vídeo irá consumir será extraído de apenas um dos barramentos, no caso, o que fornece no máximo 35A.

Esses 60A seria a potência total de 12V que a máquina inteira poderá consumir dessa fonte.

Mais uma vez, isso depende muito do projeto de cada fonte.

2. Essa linha 12V1 de 25A é EXCLUSIVA do processador? E a outra é para todos os outros componentes do PC? E como você sabe que é a linha de 12V de 25A que serve para o processador e não a de 35A?

Exatamente, a linha de 25A é somente para o processador (conectores ATX12V e EPS12V) e a de 35A é para todos os demais componentes.

Essa informação é obtida pelo teste da ST-750P-AF, que é internamente idêntica à 750Z-AF, diferindo apenas pelo cabeamento modular.

Veja aí: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1698/6

3. Eu disse que ela consome 24A pois é a informação que veio na caixa dela! Então esta informação está errada? Ou é apenas uma margem de segurança?

Então, essa é uma velha tática dos fabricantes de placas de vídeo se safarem de eventuais processos judiciais por casos de PCs que tiveram problemas por mal dimensionamento de fontes. Esses 24A recomendados pelo fabricante da placa de vídeo refere-se a todo o sistema e não apenas para a placa. Geralmente essas recomendações são muito exageradas, mesmo para sistemas medianos em consumo elétrico.

4. Qual cálculo você fez para chegar nesse valor de 8,5A? Pois estou querendo trocar a minha placa de video, e no Mercado Livre tem uma GTX 285, por exemplo, que o homem do anuncio disse que precisa de uma corrente de 46A na linha de 12V. Dai queria saber como faço pra descobrir o consumo das placas.

Isso você pode ver no seguinte gráfico, num teste da GTS250 que o Xbitlabs fez e você pode ver que o consumo dela e até mesmo um pouco menor que esses 8,5A de acordo com esse teste:

http://www.xbitlabs.com/articles/video/display/palit-gf250gts_6.html#sect0

De acordo com esse teste do Xbitlabs, a GTS250 consome 6,75A dos 12V em full-load. Esse consumo varia de 2,9A até 6,75A, dependendo do uso da placa.

Para a GTX285 o consumo em pico fica em 13,4A em pico de consumo.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

RooT, agradeço toda a explicação!

Apenas uma última dúvida:

Quanto consome o resto do componentes do PC, em média, para eu "descontar" da corrente da 12V2? Meu Pc é praticamente igual ao seu nesses outros componentes, mas tenho 2GB de RAM, apenas!

E outra, eu olhei la no site que você me mostrou do XbitLabs, que o consumo máximo em Watts no "Pico 3D" da GTS 250 é 80.9W. Daí você dividiu por 12V, pela fórmula da Lei de Ohm da física elétrica, Potência = Tensão x Corrente, mas no caso seria: Corrente = Potência / Tensão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sinceramente eu não sei qual o consumo de uma placa mãe na linha de 12V apenas. O consumo de uma placa mãe simples como a minha é de 40W, mas isso já é incluindo as linhas de 5V e 3,3V.

Cada HD deve consumir em torno de 6W nos 12V, assim como a unidade ótica.

Os pentes de memória não consomem nada dos 12V, portanto nesse cálculo eles podem ser excluídos.

O consumo de cada fan é de 4W no máximo.

Sim, se Potência = Tensão x Corrente, para calcuar a corrente basta passar a Tensão dividindo o segundo membro da equação, ficando então Corrente = Potência / Tensão.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Te dou algumas dicas de leitura que ajudarão a esclarecer a questão da especificação astronômica citada pelos fabricantes de placas de vídeo, e também da potência combinada das fontes em 12 Volts :

Demanda das placas de vídeo x Dimensionamento da Fonte de Alimentação

Como saber a corrente combinada das linhas de 12 Volts em uma fonte multilinhas???

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...