Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC desligando sozinho (problema na fonte?)


Weirdolk

Posts recomendados

Meu pc está desligando sozinho. E não estava fazendo nada de especial, apenas com o navegador aberto, nada de jogos ou programas mais pesados rodando (estava apenas com o navegador e o messenger abertos). Ele simplesmente desligou e reiniciou sozinho. Da última vez que isso aconteceu, foram 2 vezes seguidas (ele desligou, ligou, desligou e ligou, tudo em seguida).

Pouco dias antes, havia acontecido algo semelhante depois que fiz uns testes para testar um hd com o seatools pelo boot (hd que realmente estava com problema. Já troquei por um novo). Quando fui reiniciar o computador, ele simplesmente não ligava mais. Quando fui tentar ligar ele, percebi que ele não havia desligado totalmente, os coolers ainda estavam funcionando, ele simplesmente não queria desligar, e nem ligar, ele ficava travado nesse estado "intermediário", só consegui desligar ele tirando o cabo de força.

Lembrando que já verifiquei as temperaturas, e aparentemente está tudo normal. Testei as memórias com o memtest86+ e está tudo normal tb.

O que pode estar acontecendo? Minhas suspeitas estão na fonte, mas queria uma segunda opinião a respeito.

Minhas configurações são:

Intel Core 2 Duo E8400

Placa mãe ASUS P5K SE

OCZ 4GB Dual Channel DDR2 800Mhz Performance Platinum Edition

HD Seagate Barracuda 7200.12 1TB

Geforce 9800GTX

Fonte OCZ StealthXStream 600W

Windows 7 Ultimate

Não sei se faz diferença, mas eu raramente desligo o computador. No máximo, reinicio de vez em quando para limpar a memória RAM.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tentou atualizar a BIOS? Ou fez isso recentemente?

Sempre faço isso quando há problemas para ligar/desligar e as peças aparentemente estão OK. Dando certo a atualização e o problema continuar pelo menos sabe que a BIOS não é.

Só espere estar numa hora estável para fazer.

Chegou a trocar o HD de cabo da fonte e cabo SATA? Teste isso tbém, pode ser algum conector torto dando curto devido a troca que você fez anterior. FOra isso inspecione por algum ponto de contato entre placa mãe e gabine ou cabos não utilizados que estão caídos sobre a placa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já aconteceu o mesmo comigo nessa minha configuração.. "/

eu descobrir que era a Placa mãe..

as vezes eu fazia a desmagnetização ( retirava todos os cabos e pen-driver's e segurava o botão Power por 1 mim ) e pegava por um tempo

as vezes dava um CLEAR na CMOS, e pegava por um dia..

ai eu fui testando as peças em outro PC e acabei descobrindo que era problema da placa mãe, e troquei por uma nova =D, daí pra frente só alegria!

Tente fazer isso que eu fiz, caso não funcione veja se possivel testar os componentes e vê se realmente é a placa mãe, se for troque (se estiver na garantia ), porque esses sintomas a maioria das vezes o causador é a placa mão ou a fonte.. TESTE SE POSSIVEL TODOS COMPONENTES!

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu usei os mesmos cabos do HD antigo quando troquei por esse novo de agora.

Nunca atualizei a BIOS, aliás, nunca mexi em nada da BIOS. Tenho esse computador a quase 2 anos e só agora estou tendo problemas com ele. A única coisa de hardware que troquei durante esse tempo foi o HD, pois o mesmo estava apresentando problemas, e os coolers do gabinete.

O gabinete do meu computador possui um visor que indica as temperaturas, o funcionamento do componentes, etc. Uma coisa curiosa que eu percebi quando dava o problema dele não desligar nem ligar é que o visor apagava, mas dava pra perceber que ele ficava "piscando", bem fraco, como se estivesse tentando ligar, mas não conseguisse.

Quando o computador desligou sozinho da última vez, cheguei a pensar que fosse problema no estabilizador, mas havia outros componentes ligados a ele que não apresentaram qualquer alteração quando o pc desligou, então descartei a possibilidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nem sempre o problema pode estar apenas em hardware.

Já tentou verificar algum programa instalado, algum virús, algo do tipo ?

Bom mesmo é ter equipamentos pra testar, vai fazendo as trocas até encontrar o defeito.

Mas primeiramente da uma olhadinha no pc mesmo, algum software , algo que possa estar causando o reiniciamento do pc em questão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nem sempre o problema pode estar apenas em hardware.

Já tentou verificar algum programa instalado, algum virús, algo do tipo ?

Bom mesmo é ter equipamentos pra testar, vai fazendo as trocas até encontrar o defeito.

Mas primeiramente da uma olhadinha no pc mesmo, algum software , algo que possa estar causando o reiniciamento do pc em questão.

Bom, eu formatei meu computador recentemente, então acho meio difícil serem programas... Não tem quase nada instalado aqui.

De qualquer forma estou tentando monitorar tudo: temperaturas, memória, programas, barulhos estranhos, desempenho... Por enquanto não aconteceu mais.

Acho que vou chamar um técnico para fazer estes testes para mim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro amigo:

Trabalhe por um tempo com a CPU aberta. Pode ser problema de refrigeração. Eu peguei um aqui na oficina assim. Fechado ele desligava aleatoriamente. Aberto ficava estável.

Caso seja isso, você deverá colocar mais um cooler em sua CPU.

O problema também pode ser na chave lig/desl. Como ela trabalha com pulso, pode estar com mau contato.

Se não for refrigeração, experimente trocar a chave.

Até mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...