Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
JSE

Recomendação de MB/Processador/fonte + - R$800

Recommended Posts

Boa tarde!

Caros colegas, estou estudando algumas configurações para montar meu micro. Gostaria de algumas dicas/sugestões para o seguinte:

- Utilização do PC: Jogos no estilo Crysis, Call of duty modern warfare, need for speedy... Quanto aos programas, utilizarei alguns que creio serem leves ( AUTOCAD, MATLAB, SolidWorks... ;

- VGA - Pretendo comprar uma XFX 512MB GeForce 9600 GTX DDR3 a R$ 285,51. Para a utilização informada, gostaria de saber se esta VGA será uma boa e se com custo próximo a R$ 300,00 eu teria outra opção que poderia suportar jogos pesados durante uns 2 ou 3 anos (não sou de colocar tudo no máximo, só não quero que fique lento);

- MEMÓRIA - Se ao invés de memórias DDR2 800 MHz eu colocar DDR3 1066, 1333 OU 1600 MHz, terei um rendimento bem marior? caso positivo, alguma sugestão para 2GB com até R$ 180,00?;

- Enfim, gostaria de sugestões de MB, processador e fonte (tendo em vista a VGA informada e suporte para memória DDR3). De preferência socket AM3/AM3+ da AMD, pois lí muitos comentários onde diz que a AMD ainda poderá lançar outros processadores para este socket, diferente do socket do C2D, e plataforma para i7 nem pensar, muito caro... Faixa de R$ 800,00.

Bom, é isso aí.

Agradeço desde já!!!

Abraços !!!

Editado por JSE

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Utilização do PC: Jogos no estilo Crysis, Call of duty modern warfare, need for speedy... Quanto aos programas, utilizarei alguns que creio serem leves ( AUTOCAD, MATLAB, SolidWorks... ;

Com uma 9600GTX nunca rodará Crysis bem. E Autocad e companhia são programas bem pesados!

- VGA - Pretendo comprar uma XFX 512MB GeForce 9600 GTX DDR3 a R$ 285,51. Para a utilização informada, gostaria de saber se esta VGA será uma boa e se com custo próximo a R$ 300,00 eu teria outra opção que poderia suportar jogos pesados durante uns 2 ou 3 anos (não sou de colocar tudo no máximo, só não quero que fique lento);

A 9600GTX é uma invenção da XFX, e é de desempenho inferior a uma 9600GT. Além do mais está cara. E você não rodará bem Crysis com uma 9600GT. O ideal seria uma HD4770, ao menos. HD4770 custa em média 350 reais, se não me engano.

- MEMÓRIA - Se ao invés de memórias DDR2 800 MHz eu colocar DDR3 1066, 1333 OU 1600 MHz, terei um rendimento bem marior? caso positivo, alguma sugestão para 2GB com até R$ 180,00?;

Ao contrário. DDR3 1066 MHz não compensa, e a de 1333MHz é geralmente como DDR2 800MHz. O ideal é pegar uma de latência menor. E só 2GB? O ideal seri 2x 2GB.

- Enfim, gostaria de sugestões de MB, processador e fonte (tendo em vista a VGA informada e suporte para memória DDR3). De preferência socket AM3/AM3+ da AMD, pois lí muitos comentários onde diz que a AMD ainda poderá lançar outros processadores para este socket, diferente do socket do C2D, e plataforma para i7 nem pensar, muito caro... Faixa de R$ 800,00.

O soquete 1156 (i3/i5/i7 de entrada) da Intel compensaria, porque Intel se dá melhor no Autocad e companhia. Eu iria de i5 750 + uma placa mãe de entrada.

E A FONTE? QUAL USARÁ?

Compartilhar este post

Link para o post

Caro Alakazan,

Ainda não sei qual fonte, gostaria de receber indicações do conjunto ( placa mãe, processador e fonte ) além das sugestões que já me passou sobre VGA e memória.

Poderia me indicar uma MB legal para o i5 ?

Será que consigo comprar MB, i5, 4GB DDR2 800, fonte (???) e HD 4770 por até uns R$ 1600?

Valeu

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Primeiro, suponho que você estuda alguma engenharia. Talvez elétrica pelo CAD e Matlab. Se sim, provavelmente apenas o Autocad 2D. Trabalho com CAD e a empresa em que trabalho me deu um Sempron LE 1250 (no qual fiz um leve over de 10% heheheh) e a VGA é uma Geforce 7050 onboard, com 2GB de RAM (tem um cara q eles contrataram para a parte de informática e ele quem encomendou esta carrocinha que uso, daí vocês imaginam o nível do cara). Olha, o meu antigo Athlon X2 3800+ com uma GF7300 off não era mais rápido que este. Nem um Core 2 Duo E4500 com uma GF7200. Meu PC atual é um X3 720BE e este sim roda legal. Basta o PC ter uns 2GB de RAM e já fica aceitável (menos quando você copia um desenho maior).

Para Matlab intel é pouco mais rápido no mesmo clock. As 2 últimas versões do Matlab já trabalham melhor com os AMD K10. Mas em qualquer caso um dual core de 2,6GHz já me parece suficiente, a menos que vá fazer uma rede neural, aí um quad core seria essencial (mas fugiria do seu orçamento).

Se é de ser um PC de baixo custo para CAD o melhor seria um Core i3 com a GMA onboard mesmo.

Como queres montar um multi-função, faço 2 configurações baratas:

INTEL:

Pentium Dual Core E5300 R$ 190,00

Placa-mãe G31 ou superior que pode ser encontrada por R$ 150 +- (abaixo 2 sugestões bem em conta)

http://www.megamamute.com.br/prod/1322/53/0/placa-mãe-G41-M7-BIOSTAR.aspx

http://www.megamamute.com.br/ch/prod/941/53/0/placa-mãe-Intel-LGA775-G31T-M9-ECS.aspx

Esta primeira placa-mãe tem um vídeo on razoável (não é essas coisas para jogos, mas meu irmão jogava CoD4 aceitavelmente no note dele) se a grana não der pra comprar a VGA.

Memória RAM 2GB no mínimo (recomendo 4GB mas depende do seu orçamento)

HD de 500GB pode ser encontrado por menos de R$ 150,00

Grav DVD R$ 80,00

AMD

Athlon II X2 240 R$ 150,00

Placa-mãe: Se for de vídeo offboard tem as Asus M2N68-AM que é o modelo do PC que uso no trabalho e pode ser encontrada por menos de R$ 170,00. Ainda acha modelos mais baratas com Geforce 6100 onboard que só devem ser consideradas se for pra ter uma placa de vídeo off (os demais PCs da empresa são Sempron LE1150 com essas Geforce 6100 e todos rodam CAD 2D tranquilo tb, mas nada mt rápido).

Se for pra recomendar uma placa mais atual, prefira uma ECS A785GM-M5 que tem um chipset de última geração e não custa mais que uns R$ 220,00.

Memmória, HD e grav DVD são iguais aos da Intel.

Quanto à placa de vídeo, serve para qualquer dos sistemas acima. Podes optar por uma Geforce 9800GT ou Radeon 4770. Eu preferiria a Radeon, mas a (pouca) experiência com CAD que tenho me faz ter a impressão que as Geforce parece que se dão melhor com a Autodesk (e ainda tem a vantagem do CUDA para alguns aplicativos de 3D se for precisar, se não for é indiferente). A 4770 é melhor em jogos. Se o dinheiro não der, a 4670 ou a Geforce 9600GT já dão pro gasto. Mas nao espere grande ganhos no CAD ou Matlab com uma VGA dessas (da minha 8200 ON para a 9800GT off não houve diferença no meu PC de casa).

Por último mas não menos importante, a fonte mais barata que acho aceitável é a C3Tech DSA5060 que não é grandes coisas, mas para uma configuração dessas aguenta o tranco.

PS: Se der pra comprar um Core i3, melhor ainda. Mas ele custa mais de R$ 300,00 (praticamente o preço do Kit E5200+MB ou X2 240+MB) fora a placa-mãe que custa por volta de R$ 400,00, então sai bem mais caro. Mas é beeem mais rápido que qualquer das 2 configurações que listei pra ti.

Compartilhar este post

Link para o post

ATI HD 4770 - 360 reais - http://www.e-armazem.com.br/loja/product_info.php?cPath=215_297&products_id=4524

Core i5 750 - 522 reais http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=I5-750-266G

2x 2GB DDR3 1333MHz - 166 reais x2 - http://www.dhcp.com.br/product_info.php?cPath=13_116&products_id=2469

Placa mãe MSI P55-CD53 - 379 reais - http://www.smartdata.com.br/Produtos.asp?ProdutoID=6442

Total: 1600 reais

Falta a fonte, com 150 reais você pega uma 3RSystem 450 Watts.

Passou, mas ficaria ótimo.

O que pode fazer para baratear, seria diminuir para 2GB de RAM e pegar a HD4770 mais pra frente. Aí sairia 1100 reais +/-.

Compartilhar este post

Link para o post

Caro Adunlucas,

Sim, faço Engenharia Mecatrônica. Poxa, te dar um Sempron é complicado hein... apesar que aqui no trabalho eu tenho um pentium D com 1GB de memória.. rs Só que raramente utilizo AutoCad no trabalho pois meu setor é compras.

Valeu pelas dicas, pesquisei uns preços e acho que o i3 talvez caiba no orçamento.

Agora uma dúvida: A fonte C3Tech DSA5060 aguentaria uma configuração com i3 2.93GHz e HD 4770?

Valeu

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Caro Alakazan,

Obrigado.

Na sua opinião, o i5 vai demorar muito para baixar de preço?

Achei boa a sugestão do Adunlucas em comprar um i3... e ví que o i3 é mais caro que as outras configurações mas não tão mais caro, agora o i5 já tem uma boa diferença... Imagino ser bem melhor que o i3, mas ví que é bem mais caro...

Uma configuração com i5 e HD 4770 me daria tranquilidade durante uns 2 anos e meio ou 3 anos jogando alguns jogos atuais e rodando programas relativamente pesados?

Valeu

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

O i5 já está num preço razoável, não crio que baixará logo.

i5 750 é quad core, mas os outros i5 e os i3 são dual core, cuidado!

Um i5 + HD4770 te segurariam uns 2 anos ao menos, creio eu.

Compartilhar este post

Link para o post
O i5 já está num preço razoável, não crio que baixará logo.

i5 750 é quad core, mas os outros i5 e os i3 são dual core, cuidado!

Um i5 + HD4770 te segurariam uns 2 anos ao menos, creio eu.

Valeu Alakazan, muito obrigado.

Abraços

Jessé.

Compartilhar este post

Link para o post
Valeu Alakazan, muito obrigado.

Abraços

Jessé.

e ele se referiu ao i5 750!

muita atenção nisso.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim a DSA-5060V aguenta sim o Core i3 com a 4770.

Olha, como os Core 2 Duo E6300 do lab onde eu trabalhava não tinham nenhum problemas com simulações mais sérias de controle (tinha um dos caras que rodava rede neural simples neles) acho que o Core i3 é suficiente para o Cad e o Matlab de hoje. Mas se você puder optar por um i5 quad core (não pega os Core i5 dual core, se for pra pegar um desses melhor pegar um Phenom II X4 ou mesmo um Core i3) é mais garantido pros programas futuros. Mesmo que a VGA não seja tão boa.

Salvo engano os Core i5 que começam em 7, tipo o i5 750 (não lembro de nenhum outro i5 quad core, salvo o 750S, mas por via das dúvidas) são os quad core.

Qualquer dúvida pode perguntar.

Compartilhar este post

Link para o post
e ele se referiu ao i5 750!

muita atenção nisso.

Caro Jorno1994,

você diz para ter cuidado devido ao core do i5? Há diferença muito grande entre os i3 e até mesmo entre os outros i5?

Valeu

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Caro Jorno1994,

você diz para ter cuidado devido ao core do i5? Há diferença muito grande entre os i3 e até mesmo entre os outros i5?

Valeu

Abraços

Só o i5 750 é quad core.

Compartilhar este post

Link para o post

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais