Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Profissão técnico de informática


Mr Gigabyte

Posts recomendados

Pessoal, gostaria da opinião de você sobre o mercado de técnico em informática, é eu terminei agora um curso técnico de manutenção de micro, e não tenho nenhuma experiência nessa área, como faço pra entrar no mercado de trabalho nessa área? e como monto uma assistência técnica própria ?:unsure:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo. A melhor coisa a se fazer se pretende abrir uma é investir em marketing,e quando digo isso é distribuir panfletos,informar a todos os conhecidos que você está trabalhando na área,entre outros.

no começo é complicado,principalmente se for para auto-sustento.

Atente para a Concorrência,se não houver outras Assistências ás proximidades,e for notável que se precisa de uma,é ali que você deve aparecer. evite,se possível instalar-se em "cantinhos" onde a loja vai ter pouca visibilidade,por si mesmo agt não nota,portanto peça ajuda a quem tem visão para coisa. (Uma boa pedida é,se possível Abrir nesses shoppings de bairro,mas olhando também pelo preço do aluguel para ver se vale.

Um Conselho:Especialize-se Mais,isso ajuda profundamente no seu primeiro emprego. busque trabalhar em empresas como Dell,Itautec no ramo de Assistência,pois paga-se bem em alguns casos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já tenho uma pequena experiência, sabe, já sei montar desmontar computador instalar sistemas windows e ouvi dizer que o mercado que mais precisa de técnicos é o da área de manutenção de placa mãe, comprei uma apostila do curso sobre placa mãe lí a apostila achei interessante, mas, tem que estudar muito, dominar mesmo o assunto, é isso. :unsure:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente. Olha,se você gosta do que faz,isso vira até Passatempo pra você. Placa-mãe na maioria dos casos,são 2 problemas: Algum capacitor estufado (essas peças que parecem pilhas) ou oxidação (que uma boa lavada resolve)

uma dica: Veja os artigos publicados na home da CDH ou olhando o site do GDH (Guia do Hardware) lá tem um livro on-line meio que defasado que fala quase tudo sobre hardware.é antigo,mas se analisar bem só mudou os "nomes" se aprende bem também por lá. Claro,não chega a ser um curso,mas dá para se Aprender bastante,e com a prática e o convívio você voa.

Grande abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok! aproveitando essa sua resposta sobre defeitos em placas mãe, percebi que a maioria dos problemas de placa mãe é porque não dá vídeo, esse problema de: liga a placa mãe o cooler gira, mas, não dá vídeo, tem haver com o barramento fsb que são os circuitos da placa mãe que substituem os fios , assim, tem lá o socket do processador e através desses fios vão até o slot agp chamado bus agp(fios que interligam o processador ao slot agp), é isso? :unsure:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok! aproveitando essa sua resposta sobre defeitos em placas mãe, percebi que a maioria dos problemas de placa mãe é porque não dá vídeo, esse problema de: liga a placa mãe o cooler gira, mas, não dá vídeo, tem haver com o barramento fsb que são os circuitos da placa mãe que substituem os fios , assim, tem lá o socket do processador e através desses fios vão até o slot agp chamado bus agp(fios que interligam o processador ao slot agp), é isso? :unsure:

cara, essa é da boa, onde tu compro??

quer uma dica?? placas mae quando dão problema, elas dao BIPS, sejam curtos longos e em quantidades exatas, é importante quando ligar OUVIR ATENTAMENTE esses bips, assim é identificado os problemas nas placas maes... normalmente quando não da vídeo, 90% das vezes, principalmente em pcs do milhão é MEMORIA, e normalmente as placas dao 2 bipes curtos ou 3 bipes curtos, isso pode variar de marca para marca.

Tb há placas mae high end que possuem leds que indicam os erros por código.

E cara, AGP E FSB?? Primeiramente não estude AGP, já foi abandonado, alias o PCI-Express já está na versão 2.0, faz TEMPO que o agp já saiu de linha... e outra, estudar FSB??? FSB é algo que primeiramente só havia em processadores INTEL e que agora já tb foi abandonado nos novos processadores.

Cursos de informática, só servem para ter o papel, para mostrar para aqueles tiozoes antiquados donos de empresa que quer ver o "diploma" senão não emprega, mas esquece td que te ensinaram e se atualize porque senão, infelizmente sinto te dizer, que mais que mexer em pczinho de tiazona tu não vai conseguir.

Espero que goste das dicas e que leva as críticas como construtivas e não ofensivas.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah! sim, entendi, eu fiz essa pergunta por que, já terminei o curso a uns dois anos, e eu sei que tem que acompanhar as tecnologias, se atualizar, ler muito, mas, já que você me deu toda essa explicação, eu vou tirar minha dúvida agora, quando fui numa loja de informática comprar uma memória pro meu PC, perguntei ao vendedor, acho que foi o dono mesmo que me atendeu, perguntei a ele se estava recebendo curriculo, então, disse que já tenho um curso técnico de montagem de micro, mas, sem ter nenhuma experiência nessa área, então ele me disse que precisa de pessoas que leem muito e me falou também que quando uma pessoa faz um curso técnico e depois entra num estágio, ele não contrata, sobre essa resposta que ele me deu de pessoas que leem muito, seria essas pessoas que fazem faculdade, ou foi como você disse, aquelas pessoas que se atualizam e tudo mais. :unsure:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sim, ele está certo, aqui na minha cidade é interior do RS, o que tem de gente fazendo curso tecnico e de montagem não é brincadeira e a cada 50 se forma UM que preste para fazer uma simples montagem...

as pessoas acham que trabalhar com PC qualquer um pode, mas não é bem assim, tem que GOSTAR e se atualizar sempre, profissoes em tecnologia são muito voláteis, elas andam mais rápido que qualquer outra, tem que ler mais que médico se quiser ser bom em alguma área da tecnologia, e isso ainda se focando em coisas específicas...

eu sempre digo, COMPUTADOR NAO É ELETRODOMESTICO, a maioria das pessoas não entendem isso quando tentam entrar na área de informática, não é como arrumar geladeira/fogão, é muito mais complexo que isso...

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por aqui (Norte de Minas), tá cheio de "formatador de pc", que cobram R$ 10,00 pra formatar seu pc e instalar o Windows.. Toda esquina tem um.. Sabe o que esses caras sabem de manutenção de computador? Nada.. fizeram algum cursinho e acham que já podem sair por ai "consertando" computadores..

Pra você não entrar nessa turma, faça um estágio em uma loja que dê manutenção.. Vai uma dica: se não conseguir remunerado, tenta de graça mesmo.. nem que você aguente a barra por uns 6 meses.. Eu comecei assim, fiquei na cola de um dono de loja, e por sinal, excelente técnico, até que o convenci de me dar um estágio sem remuneração. Trabalhei por 1 ano sem receber um centavo.. Mas o que aprendi lá me valeu até hoje.. isso já tem 14 anos.

Uma vez um amigo meu chamou pra dar uma olhada no computador novo que tinha acabado de chegar. Ele e um amigo dele, "formatador de pc", tiraram o pc da caixa e montaram. Ao ligar, o Windows carregava, passava alguns segundos e travava. Reiniciavam e voltava no mesmo problema. O que o cara fez? Formatou e tentou instalar o Windows. No meio da instalação travava tudo.. Ele tirou a partição, criou novamente e mais uma vez o mesmo problema.. Quando desistiu, resolveram me ligar.

Cheguei lá, ouvi toda a historia e chequei a temperatura.. Solução? R$ 10,00 pra trocar o cooler do processador ou enviar pra garantia.. Trocamos o cooler, fiz toda a instalação normalmente e o pc estava funcionando normalmente..

Como eu sabia que era problema de temperatura? Experiencia!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente o mercado hoje está muito concorrido, especialmente porque a área de Manutenção em Informatica é uma das que possui mais gente sem qualificação ou cursos trabalhando. É muito comum vermos tecnicos em eletronica, telefonia, professores, enegenheiros e um monte de outros profissionais de outras áreas atuando em Informática, em um mercado que "deveria" ser dos "tecnicos em informatica". Em contrapartida o fato do sujeito não ter uma formação técnica não que dizer que ele não seja qualificado, da mesma forma que o curso não garante que o sujeito vai ser um bom técnico. Conheço profissionais que não tem curso algum e fazem otimos trabalhos.

Resumindo, o que determina seu sucesso nesse mercado é basicamente sua a competência, sua capacidade de realizar um trabalho sério, de qualidade e que atenda as necessecidades dos clientes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara quer uma dica, olha o mercado hoje esta saturado de lojas e muitas delas estão sobre carregadas de serviços. Eu te indico a preocurar emprego em uma loja, quanto mais conhecida e de boa reputação melhor sera, fique durante um tempo trabalhando nela e absorva o maximo de conhecimento e faça o maximo de cursos de especialização possiveis, após um tempo você tera muito mais conhecimento, varios conhecidos que trabalham na área, dinheiro e ja sera conhecido pelos clientes que você atendeu. A partir dai você monta a sua própria loja, agora nunca de as costas para as aotras lojas pois elas não precisam ser apenas concorrentes mas sera intereçante telas como parceiras, pois semtre tera alguem que conheça mais sobre problemas com fontes, placas, notebooks e que poderá te ajudar e se você recomendar ao seu cliente este cara mais tarde ele vai te ajudar seja fornecendo equipamentos ou te repassando clientes.

Bem é isso, não entre com uma loja de cara assim pois normalmente elas não duram muito e forme alianças pois elas serão muito positivas para o seu negócio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o mercado de digitadores, não adiante ter um curso de digitação por exemplo com o diploma na mão e pensar que vai conseguir emprego rápido, quem já tem experiência fica na frete, consegue emprego rápido, mas quem não tem experiência que é o meu caso, vou ter estudar mais um pouco fazer um concurso público, passar e deixar os meus certificados guardados, é complicado nê. :unsure:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Basicamente, você tem que ser bom no que faz, como em todas as outras profissões.

Como falaram, tem que estar atualizado sempre, acompanhar as novidades do mercado, como funcionam as tecnologias, esse é o teu diferencial.

Porque formatar pc de tia, primo é fácil, mas também não dá dinheiro. Caso você pense que mereça algo a mais, tem que estudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se tem uma vaga, por exemplo, de digitador, o dono da empresa vai querer logo o candidato que tem experiência, não é isso? e se o candidato que tem o curso de digitação completo e não tem nenhuma experiência, vai ter que estudar muito pra competir com o que tem experiência? :unsure:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não entendi tua colocação em relação ao digitador...

MAS acho que tu quis dizer que as empresas preferem mais quem tem experiencia?? isso??

se for a resposta é SIM.

Como eu disse lá em cima, hoje em os cursos não servem para nada, porque qualquer um faz e qualquer um passa, mas no fim não sabem nada, quando a situação sai do básico não conseguem resolver... então OBVIAMENTE usa-se a experiencia como base para contratação, afinal, comerciantes só contratam quando realmente precisam e quando eles precisam eles precisam para ONTEM, eles não vão ter tempo de ficar testando se o cara sabe mesmo ou não, eles querem os problemas resolvidos e querem ganhar dinheiro...

É assim que funciona nosso Brasil... num lugar chamado primeiro mundo, funciona um pouco diferente, mas não vale a explicação...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

beleza, cara entendi agora, então se uma pessoa tem um curso de digitação de manutenção de micro e outros mesmo com o certificado na mão, não é garantia de que vai preencher a vaga no mercado de trabalho, nê. O que vale mesmo é a experiência como você disse, se um cara sabe digitar bem sem olhar para o teclado, e não sabe fazer a manutenção do mesmo tá fora do mercado de trabalho? :unsure:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

exato.

experiência é muito importante no mundo da informática.

as vezes o cara faz curso ou até faculdade, mas nunca passou pasta termica por exemplo, só instalou cooler box que vem com aquela pasta adesiva pronta, dia que precisar trocar o cara não sabe, um exemplo simples, que da pra aprender em casa...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...