Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
tiagod2

Dúvida em PCI Dupla Face

Recommended Posts

Boa noite.

Quero confeccionar meu primeiro projeto feito em PCI dupla face, mas to com dúvidas na hora de ligar as 2 faces . . .

-

Aqui o layout completo do projeto:

pciduplaface0102.png

-

Aqui a primeira face do layout do projeto:

pciduplaface01.png

-

Aqui a segunda face do layout do projeto:

pciduplaface02.png

-

Onde faço essas benditas ligações???? :confused:

-

Aguardando, obrigado.

-

-

Tiago.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Que ligações?

Você quer dizer como faz para que as trilhas de uma face entre em contato com a outra?

Solde o componente nos dois lados oras! E se não tiver componente para soldar no lugar então enfie um fio de cobre e solde ele ligando as duas trilhas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você quer dizer como faz para que as trilhas de uma face entre em contato com a outra?

Não, eu quero saber qual parte da face superior eu ligo na inferior e vice versa, deu pra entender ? :huh:

-

Aguardando, obrigado.

-

-

Tiago.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Lucas já respondeu...

Solde o componente nos dois lados oras!
Na verdade, o que faz a ligação das trilhas de um lado com as trilhas existentes do outro lado da placa são os lides dos componentes mesmo... Observe que o programa que gerou os layots já plotou as ilhas (o local onde você vai soldar os componentes) dos dois lados da placa... Mesmo que em uma das faces não tenha trilha nenhuma chegando na ilha, ela está lá...

Assim, se houver a necessidade de conectar uma face na outra, deverá haver trilha chegando tanto de um lado quanto do outro da placa. Assim, basta que você coloque o componente na trilha e solde ele dos dois lados da placa.

Se houver algum ponto do circuito em que deva haver a conexão entre os dois lados da placa e não exista nenhum componente neste ponto, ainda assim deverá haver ilha tanto de um lado quanto do outro... Então, basta pegar um lide de um componente (ou mesmo um pedacinho de fio qualquer) e colocar no furo, soldar de ambos os lados e... Voilà!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se houver algum ponto do circuito em que deva haver a conexão entre os dois lados da placa

A pergunta é como eu descubro isso, e não como fazer isso, saco?

-

Aguardando, obrigado.

-

-

Tiago.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
A pergunta é como eu descubro isso, e não como fazer isso, saco?

Como descobre? Ué... Olhando.

O layout não foi gerado num programa de computador?

Então, se houver a necessidade de tal conexão, ela já está lá. Basta procurar no desenho... Mas ainda não entendi o motivo disso, dessa preocupação... Basta confeccionar a placa e soldar todas as ilhas...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então eu vi que o programa gerou 3 "pontinhos" novos no layout, obviamente imaginei que seriam essas as vias que iam fazer as ligações entre face 1 e 2. Só que eu fiquei com dúvida depois que eu gerei um outro layout dupla face no PC, não foi gerado nenhum desses "pontinhos" :wacko:

Dai agora com a sua citação:

O layout não foi gerado num programa de computador?

Então, se houver a necessidade de tal conexão, ela já está lá.

Deu a entender que nem sempre é necessário fazer ligação entre uma face e outra...

-

Mas eu pensei melhor aqui... acho que ja entendi....

Sabe.... é que nunca fiz uma PCI dupla face ^^

Isso ainda é meio confuso, mas tenho certeza que logo menos tudo vai se esclarecer, é que pretendo montar esse projeto amanhã =D

Dai qualquer problema posto aqui.

-

Por hora valeu pelas dicas!!

vocês são feras!

-

Tiago.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Azul é a de baixo, vermelho é a de cima, para fazer solda de componente deve solda-lo na trilha de cima e de baixo, nas "ilhas extras" que aparecem no circuito você deve soldar um arame que atravesse a placa para fazer um jump de "cima pra baixo",

ok?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ok :lol:

valeu

-

Alguém tem dica pra alinhar os layouts na hora de transferir?

-

Aguardando, obrigado.

-

-

Tiago.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

sim, transfira uma das faces, faça a furação, e então transfira a segunda face usando os furos como guias (prefiro esse método).

Ou então, sobreponha as duas faces num papel, faça furos guias, então você passa uma das faces para a placa, faz os furos guias na placa e então alinha a segunda face com os furos guias.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nao tinha pensado nisso, bem legal, valeu!

Mas furar antes de corroer num vai dar problema na hora da corrosao?

De entrar o produto corrosivo pela lateral do furo? Sei la...

-

Aguardando, obrigado.

-

-

Tiago.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu também tenho algumas duvidas sobre como confeccionar um plaquinha dupla face, e a minha principal duvida é a seguinte: COMO SOLDAR OS DOIS DA PLACA QUANDO FOR UM COMPONENTE QUE FICA RENTE A PLACA, SEM ESPAÇO NENHUM, COMO, POR EXEMPLO: UM CAPACITOR ELETROLITICO!?

Obrigado desde já

Ramon Basílio

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No caso dos capacitores eletrolíticos, não tem realmente muita coisa que se possa fazer além de deixá-lo um pouco afastado da superfície da placa, de forma que se possa soldar por baixo dele...

Eu sempre faço o layout de minhas placas na mão. Nunca recorri a nenhum programa de computador para isto. Assim, eu tomo o cuidado de não colocar capacitores eletrolíticos necessitando de solda em ambas as faces da placa (coloco sempre eles sendo soldados apenas pelo lado oposto da placa, nunca na mesma face onde ficam os componentes).

Quanto ao alinhamento dos desenhos na placa, a melhor maneira é a proposta pelo Lucas: utilizando a furação como guia. Em relação a dúvida do tiago - nunca tive problema algum fazendo isso (nunca houve problema relacionado a penetração do percloreto nos furos, causando falhas na placa).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ja aproveitando a oportunidade, eu falar pra vocês uma bela dica na hora de corroer a placa: ESQUEÇA AQUILO CHAMADO PERCLORETO DE FERRO. Existe um meio muito mais viavel e funcional de corroer: ACIDO MURIATICO (mais conhecido como Limpa Pedra, facilmente encontrado em casas de materias de contrução) + AGUA OXIGENADA (Tem que ser liquida, nao pode ser aquela e pastoza. pode ser com 10 volumes que dar certinho. alguns tutoriais na internet falam q precisam de agua oxigenada com volume 130, mas é beem difícil de encontrar). A proporção é 1 por 1, eu usei 100ml de acido muriatico + 100ml de agua oxigenada. Colooka num recepiente (essa mistura também é populamente conhecida como xixi do huck kkk) Depois é só colokar a plaquinha dentro de um recepiente com a mistura, mexer um pokinho o recepiente e depois no maximo, mas maximoo mesmo, estourando 10 min (percloreto demora uma 30 min+-) sua plaquinha esta corroida com perfeição.

OBS: NAO ESQUEÇA DE USAR LUVAS, UMA MASCARA também É BOM, porque ESSA MISTURA FEDE PRA CARAMBA.

Qualquer duvida é só perguntar.

FICA A DICA AI

valeu GENTEE

Ramon Basilío

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cabteixeira,

Ahhh, então beleza, valeu manim.

-

Ramonbasilio,

É desse jeito que eu pretendo corroer PCI ^_^

valeu!

-

Obrigado.

-

-

Tiago.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ramonbasilio

30min a 1h no percloreto ???

aonde isso ??

eu uso percloreto e a placa fica pronta no maximo em 15 minutos !

mas quando eu fiz o percloreto e coloquei na agua a 1 vez .....

se a placa ficou 10 minutos foi muito !

agora ta levando uns 15 porque o percloreto eu ja usei pra corroe umas 7 placas !

Vaaleu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quando o percloreto de ferro começa a demorar para corroer, é só adicionar um pouco de acido muriatico que resolve.

Aquecer o percloreto de ferro também ajuda a acelerar a corrosão.

Eu faço a corrosão com o percloreto de ferro em banho maria para manter sempre quente +- 60ºC

Renato

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Ja aproveitando a oportunidade, eu falar pra vocês uma bela dica na hora de corroer a placa: ESQUEÇA AQUILO CHAMADO PERCLORETO DE FERRO. Existe um meio muito mais viavel e funcional de corroer: ACIDO MURIATICO (mais conhecido como Limpa Pedra, facilmente encontrado em casas de materias de contrução) + AGUA OXIGENADA (Tem que ser liquida, nao pode ser aquela e pastoza. pode ser com 10 volumes que dar certinho. alguns tutoriais na internet falam q precisam de agua oxigenada com volume 130, mas é beem difícil de encontrar). A proporção é 1 por 1, eu usei 100ml de acido muriatico + 100ml de agua oxigenada. Colooka num recepiente (essa mistura também é populamente conhecida como xixi do huck kkk) Depois é só colokar a plaquinha dentro de um recepiente com a mistura, mexer um pokinho o recepiente e depois no maximo, mas maximoo mesmo, estourando 10 min (percloreto demora uma 30 min+-) sua plaquinha esta corroida com perfeição.

OBS: NAO ESQUEÇA DE USAR LUVAS, UMA MASCARA também É BOM, porque ESSA MISTURA FEDE PRA CARAMBA.

Qualquer duvida é só perguntar.

FICA A DICA AI

valeu GENTEE

Ramon Basilío

No percloreto, uma placa de 10x15 cm que eu faço costuma levar 5 a 10 minutos para ser corroída. O percloreto é mais barato que a água oxigenada + ácido muriático. E uso a mesma solução a 1 ano e meio (sim, um absurdo de tempo!)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galerinha, eu fui até a Santa Efigênia para comprar a PCI dupla face, e olha ... foi complicado encontrar PCI dulpla face de fenolite hein! ^_^

Eu achei numa lojinha lá e era a ultima ainda! Hehehe!

-

Eu transferi o layout "de cima", beleza, furei ja todos os pontos... beleza.

Mas na hora de transferir o layout "de baixo", eu percebi que tinha feito uma cagada...

Sorte que percebi antes de transferir.

Eu não sabia que o layout da parte "de baixo" da PCI tem que ser impresso invertido (mirror no Eagle), com isso só vou poder imprimir um novo layout amanhã :(

-

Mas acho que ja entendi tudo... assim que eu fizer a impressão do layput da "parte de baixo" (dessa vez invertido), eu vou dar continuidade na construção do projetinho e posto aqui dizendo se deu tudo certo e que eu ja aprendi como se faz, ou se deu zica e preciso de um help, hehehe!

-

Tiago.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Que método você usou ? Foi transferência térmica ? Se sim, o layout da face superior é que deve ser invertido, e não o da face inferior.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, transferência térmica com o ferro de passar roupas...

-

Dai ficou assim:

Esse é o layout superior:

pciduplaface01.png

Foi impresso sem inverssão.

-

Esse é o layout inferior:

pciduplaface02.png

Foi impresso sem inverssão. Todavia deve ser impresso invertido, certo?

-

-

Aguardando, obrigado.

-

-

Tiago.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim a face superior deve ser invertida. Basta usar o mirroe no eagle nahora de imprimir. Eso um detalhe ... por que voce procurou dupla face de fenolite? Use de fribra de vidro, é beeem melhor! De fibra de vidro voce encontra em quase qualquer loja.. multcomercial, dabi...

Como voce pretende alinhar as duas faces? Para mim o melhor metodo que eu encontrei foi o do envelope no qual voce deve recortar os trasnfers um pouco maior do que a propria placa e então alinhalos com um retro projetor (ou alguma luz que ajude a olhar através deles) Alinhados voce cola 3 dos quatros lados com fita crepe e coloca a plaquinha no meiodai voce poe ter certeza que eos furos estarão alinhados .. com um pequeno erro devido a espessura da placa. então na hora de passar o ferro voce devera passar em ambos os lados tomando cuidado para a placa nao andar dentro do envelope quando voce virar de lado.

Acho que é isso.

Abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×