Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Peças upgrade p/ASUS PIII


Posts recomendados

Tenho uma mobo ASUS P3V4x (Slot 1 Coppermine); Pentium III 600MHz (300MHz~800+MHz); 2GB DIMM SDRAM PC-133.

Configuração do meu micro e setup support

- 512MB atuais (tinha 640MB mas queimaram por mal encaixe depois q as tirei);

- Onboard USB Port 1.1 (2p);

- HD 80GB 7200rpm Samsung;

- CD gravador LG 52x

- CD player LG 24x

- VGA PCI 16MB;

- VGA Supports 32bit AGP4X AD (máx memo 256MB), Sideband, 1,5v;

- LAN PCI VIA VT6105 Rhine III Fast Ethernet;

- Bus current speed: 600MHz (máx speed: 800MHz);

- 16 Choices of System Frequency ranging from 66MHz up to 150MHz

- Fonte ATX Troni 300W;

Pergunta:

1. Quais placas de video 3D aceleradoras vocês me recomendam colocar em relação ao custo-benefício?

2. Até qual velocidade do processador minha mobo suporta? Aonde acho esses chips e qto ta custando?

Vi dizer q essa mobo suporta até 1,0GHz Copermine

3. Qual placa USB 2,0 boa pra se comprar? São realmente compatíveis com mobo?

4. Quais os procedimentos corretos pra setar o clock em 800MHz?

5. Devo comprar mais 3 pentes de 512MB Dimm?

6. Com todos esses prováveis upgrade, terei q comprar um cooler pra gabinete, memória e placa de vídeo?

7. Terei q comprar outra fonte mais potente e confiável? Quais marcas e potência desejada?

Enfim, ja tenho um micro novo ASUS KV8V-X SE; sock 754; AGP 8x; Sempron 2800+ (2400Ghz) com Geforce FX5200 128MB/128bit. To satisfeito com ele.

Não vou doar, vender ou desfazer desse micro antigo, ele nunca deu problema sério. Ta com a minha família há muitos anos e ainda continua sendo muito útil, então, tenho um grande apego por ele.

Só quero sugestões de configurações e peças mais apropriadas no custo-benefício pra turbiná-lo. Não é questão se vale ou não gastar com ele, isso é eu q decido. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Mais uma vez:

Se algum dos amigos - russo_YF e mattnight - não quer ajudar o rapaz, ok. Agora dizer que não dá para fazer upgrade num PIII é algo que depende mais das suas capacidades do que propriamente da disponibilidade ou possibilidade. Discordo de você, jorno. Um PC simples bem calibrado faz qualquer tarefa básica. Não carece ser um quad-core para abrir orcutes e msns da vida.

E, ademais, valor sentimental não cabe em informática? sentimento não se relaciona com materialidade. Se o cara quer manter o PIII dele, proque não ver a viabilidade, ao invés de condenar? Aqui no fórum ja condenaram MEU PC umas cinco, seis vezes.

Opinião...

. Quais placas de video 3D aceleradoras vocês me recomendam colocar em relação ao custo-benefício?

- Para você uma Geforce FX5500 serve, e você acha por 100, 120 reais.

2. Até qual velocidade do processador minha mobo suporta? Aonde acho esses chips e qto ta custando?

esta placa sua suporta até PIII800 SLot 1 ou PIII866 370 atraves de adaptador. Veja no ML, ams advirto que não vale... melhor reforçar memória e por um vídeo off.

Vi dizer q essa mobo suporta até 1,0GHz Copermine

depende. Pesquise no fórum, você encontra alguma coisa sobre, mas certo é que ela tem limitações grandes.

3. Qual placa USB 2,0 boa pra se comprar? São realmente compatíveis com mobo?

Procue uma com chip Via , mais compatível.

4. Quais os procedimentos corretos pra setar o clock em 800MHz?

Procure o manual dela na net. Sem ele é difícil. O da TUV4X ou o da P3B-F são compativeis... tenta...

5. Devo comprar mais 3 pentes de 512MB Dimm?

6. Com todos esses prováveis upgrade, terei q comprar um cooler pra gabinete, memória e placa de vídeo?

Não.

7. Terei q comprar outra fonte mais potente e confiável? Quais marcas e potência desejada?

Uma fonte simples de 200W reais resolve.

No mais, um pente de 512 Mb a mais e reinstalar um XP devem dar uma melhorada aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, não é que não tenha como fazer upgrade, mas sim que qualquer upgrade que seja feito nessa máquina não vai proporcionar nenhum ganho perceptível nos aplicativos usados atualmente, acho que se ele quer conservar a máquina, conserve como está, poque mesmo que gaste grana não irá alterar o desempenho.

A melhor coisa que pode ser feita seria colocar o PC em um gabinete com um visual legal, pretinho e tal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Cara, não é que não tenha como fazer upgrade, mas sim que qualquer upgrade que seja feito nessa máquina não vai proporcionar nenhum ganho perceptível nos aplicativos usados atualmente, acho que se ele quer conservar a máquina, conserve como está, poque mesmo que gaste grana não irá alterar o desempenho.

A melhor coisa que pode ser feita seria colocar o PC em um gabinete com um visual legal, pretinho e tal.

Vou ter de soletrar?

Diga, tricolor, não me levando a mal, mas adicionando uma FX5500 256/128 e mais 512 Mb de RAM neste PC, não haverá "nenhum ganho perceptível nos aplicativos usados atualmente" ? Você tem CERTEZA disto?

Eu sei que é mais fácil mandar comprar unm kit no ML, mas é o seguinte: você já rodou WinXP num Pentium MMX 166? eu, já. você já trabalhou com 386, 486, 586-133? eu, já. Então, talvez você não tenha ideia das qualidades destes PIII. Eu tenho CERTEZA de que um PIII 600, com 1 Gb de RAM e uma FX5500 fazem um trabalho decente. Acho que conhecimento em informática é para isso, para melhorar o que se tem... Porque claro, é muito mais difícil passar duas horas da minha noite em casa pesquisando as melhores opções pro cara que eu nem sei se vai retornar aqui. Mas eu acho que é mais fácil mandar o cara comprar um E5200, uma G41 e 2 gb de DDR2 800. Mas desde quando o divertido é o fácil? Eu me divirto.

Saudações alvinegras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou ter de soletrar?

Diga, tricolor, não me levando a mal, mas adicionando uma FX5500 256/128 e mais 512 Mb de RAM neste PC, não haverá "nenhum ganho perceptível nos aplicativos usados atualmente" ? Você tem CERTEZA disto?

Eu sei que é mais fácil mandar comprar unm kit no ML, mas é o seguinte: você já rodou WinXP num Pentium MMX 166? eu, já. você já trabalhou com 386, 486, 586-133? eu, já. Então, talvez você não tenha ideia das qualidades destes PIII. Eu tenho CERTEZA de que um PIII 600, com 1 Gb de RAM e uma FX5500 fazem um trabalho decente. Acho que conhecimento em informática é para isso, para melhorar o que se tem... Porque claro, é muito mais difícil passar duas horas da minha noite em casa pesquisando as melhores opções pro cara que eu nem sei se vai retornar aqui. Mas eu acho que é mais fácil mandar o cara comprar um E5200, uma G41 e 2 gb de DDR2 800. Mas desde quando o divertido é o fácil? Eu me divirto.

Saudações alvinegras.

Se eu não me engano tem FX5500 256MB nova na Waz por uns R$120 (eu acho, não tenho certeza pois eu estava olhando umas 5 lojas de uma vez.)

vou ver certinho em qual loja é e ja passo o link.

EDIT---------------

Achei!

http://www.umpoukodetudo.com.br/geforce-zotac-fx5500-256mb-128bits-agp.html

é na UmPoukodeTudo mas esgotou....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

SE, devo enfatizar o SE, você conseguir peças, serão usadas, BEM usadas e dificilmente terá algum acréscimo de performance perceptível
Essa máquina que você diz que é a nova já é antiga pacas, você deveria é investir em um bom PC e aposentar os dois.
Cara, não é que não tenha como fazer upgrade, mas sim que qualquer upgrade que seja feito nessa máquina não vai proporcionar nenhum ganho perceptível nos aplicativos usados atualmente, acho que se ele quer conservar a máquina, conserve como está, poque mesmo que gaste grana não irá alterar o desempenho.

A melhor coisa que pode ser feita seria colocar o PC em um gabinete com um visual legal, pretinho e tal.

Cara, qualquer up que fizer aí não surtirá efeito nenhum, o hardware é extremamente antigo, nem sei se acha componentes de 2ª, que fará de qualidade para ups.

Caro russo, como assim qualquer upgd não surtirá efeito nenhum ou nenhum ganho perceptível nos aplicativos usados atualmente?

Como disse o Claudio Velasco, você já usou diferentes máquinas de suas respectivas épocas de lançamento e fez um upgd nelas do processador/memória/vídeo/som? Se sim, e não constatou nenhum ganho de desempenho nos aplicativos recentes da época e no ganho de desempenho do micro, você foi muito azarado.

Meu PIII é antigo mas também não é da idade da pedra, né. Se fosse um da classe pré-x86 e x86-16, ele ja tava empacotado como relíquia, mas não é o caso.

Que componentes de 2ª você se refere e q não encontrarei e fará qualidade ao upgd? Se for o processador, até concordo em parte, no caso de ser difícil achar mesmo, mas de não surtir efeito algum, discordo. Mesmo se for pra melhorar o desempenho parcial do micro, qualquer upgd é válido e bem vindo.

porque, qualquer outro componente é compatível com o PIII: VGA 3D AGP, PCI USB 2.0, Memo SDRAM, HSDRAM, VCSDRAM, PCI Sata I/II, PCI Tv, PCI SDCard, PCI Sound 7.1, etc.

E sobre o outro micro, ele pode não ser atual pelo simples fato do socket vir com slot AGP ainda, apesar de ser novo, pois comprei na Info 2 do Shop Cidade e o busquei na autorizada/montadora. Aposentá-lo porque? Só porque ele não é o top usado pela NASA? Computador é ferramenta de trabalho e não brinquedo de competição de desempenho e funcionalidades.

Saiba q faço praticamente tudo nesse novo-velho micro ASUS-AMD. Rodo qualquer programa de edição de vídeo e imagem e jogos razoáveis em boa resolução (CS, Doom3, Unreal, Duke4rever, Quake4, etc.) além de AutoCad e MSProjetic sem problema algum. Ele converte vídeos e cria dvds rapidíssimo.

Até o PIII meu irmão rodava AutoCad na boa nele, e ainda jogo muito Duke3D, Blood, SW, Heretic Return Castle 3D, etc. A não ser q eu seja um desses gamemaníacos, o que não sou, eu não dou à mínima pra micro supertunado última versão.

Curioso, algumas pessoas ajudam de forma clara, outras só sabem complicar. ¬¬

valeu Claudio Velasco! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Jorno 1994, no site Kabum ta cheio de placas AGP zerada em estoque, uma delas é essa VGA Zotac 256MB/128bit GeForce FX5500 AGP por R$139,00 em 12x s/juros ou R$118,00 com 15% de desconto :).

Esta daí é a que eu indiquei lá em cima. Serve. Procure o pente de RAM e veja o preço. Mandei link de ML, nas lojas sai mais caro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou ter de soletrar?

Diga, tricolor, não me levando a mal, mas adicionando uma FX5500 256/128 e mais 512 Mb de RAM neste PC, não haverá "nenhum ganho perceptível nos aplicativos usados atualmente" ? Você tem CERTEZA disto?

Eu sei que é mais fácil mandar comprar unm kit no ML, mas é o seguinte: você já rodou WinXP num Pentium MMX 166? eu, já. você já trabalhou com 386, 486, 586-133? eu, já. Então, talvez você não tenha ideia das qualidades destes PIII. Eu tenho CERTEZA de que um PIII 600, com 1 Gb de RAM e uma FX5500 fazem um trabalho decente. Acho que conhecimento em informática é para isso, para melhorar o que se tem... Porque claro, é muito mais difícil passar duas horas da minha noite em casa pesquisando as melhores opções pro cara que eu nem sei se vai retornar aqui. Mas eu acho que é mais fácil mandar o cara comprar um E5200, uma G41 e 2 gb de DDR2 800. Mas desde quando o divertido é o fácil? Eu me divirto.

Saudações alvinegras.

Sim, eu tenho certeza.

Cara, um processador de arquitetura antiga e 600MHz de clock vai segurar tudo que você colocar aí cara, é fato. Coloca a FX5500 num processador socket 754 por exemplo, para você ver como ajuda, um PIII não tem força para aproveitar uma VGA dessas.

Colocando em um Duron 462 1.2GHz por exemplo (2x mais clock que o PIII e arquitetura mais atual), a diferença já é quase nula.

E Mandean, como vi que seu PC não é de última geração, como você mesmo afirmou, sugeri que você gastasse sua grana de uma forma que eu acho ser mais eficiente, como qualquer pessoa proposta a ajudar faria, quis apenas tentar lhe proporcionar mais desempenho, não lhe obriguei a fazer o que eu disse.

Sei que um 2800+ faz tudo o que você disse, mas não pode negar que um AM3 faça extremamente mais rápido.

Alguns componentes que você citou podem é trazer novas funções para o PC, como a placa PCTV e a placa sata por exemplo, mas não ganho de desempenho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esta daí é a que eu indiquei lá em cima. Serve. Procure o pente de RAM e veja o preço. Mandei link de ML, nas lojas sai mais caro.

OK! Vou olhar no ML, é ki não confio muito no ML pra qualquer tipo de compras, principalmente a garantia e troca, rs. Vou analisar a forma de pagamento no ML. E também no ML, às vezes o frete cobrado + o valor da mercadoria acaba ficando do mesmo valor ki da loja ou até ultrapassa.

Então, o ki for mais vantajoso, eu fecho com o vendedor ou loja.

valeu!

Russo tricolor, agradeço suas sugestões, mas se fosse pra comprar um micro robusto eu pedia a opnião de vocês sobre a melhor compra ou montagem dum micro desses, rs.

A princípio quero é só fazer um upgd satisfatório nesse PIII e comprar um bom notebook.

Mais pra frente comprarei um micro bem parrudo, não top, mas das últimas gerações e q dure no mínimo uns 5 anos (com recursos extras, Core 2 duo ou Quadcore, Pci-E, Sata II, DDR2 ou DD3, etc.), com excelente desempenho e futuros upgrades e overclock de mobo, vídeo, processador e conexões. E não sai barato um micro robusto desses, né.

Não quero pegar um micro basicão atualizado só por ser melhor no custo-beneficio e voltar à estaca zero, rs. Entende? :cry:

Mas de qualquer forma, valeu pelos posts!

Sem ressentimentos! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tranquilo cara, é que quando eu disse que o ganho seria irrisório veio um caminhão de letras do Cláudio como se eu tivesse cometido um crime, querendo me dar lição de vida e o caramba!!!!

Qual é o objetivo com esse PC, qual será o uso principal dele? E quando eu falei num gabinete eu não estava de sacanagem não, é para dar uma renovada no visual mesmo :D

Busque coisas que não sejam gargaladas pelo processador: placa de som, PCTV, USB 2.0, entre outros. Acho que trazem mais benefícios que uma VGA off, por exemplo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais pra frente comprarei um micro bem parrudo, não top, mas das últimas gerações e q dure no mínimo uns 5 anos (com recursos extras, Core 2 Duo ou Quadcore, Pci-E, Sata II, DDR2 ou DD3, etc.), com excelente desempenho e futuros upgrades e overclock de mobo, vídeo, processador e conexões. E não sai barato um micro robusto desses, né.

Até sai. Pode parecer piada, mas sai. Se você procurar bem, existem peças mais 'atuais' que não saem o olho da cara. Mas daí vai de gosto, eu prefiro gastar um pouco mais e ter mais opções do que comprar algo mais simples.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até sai. Pode parecer piada, mas sai. Se você procurar bem, existem peças mais 'atuais' que não saem o olho da cara. Mas daí vai de gosto, eu prefiro gastar um pouco mais e ter mais opções do que comprar algo mais simples.

Essa semana mesmo montei uma config para games atuais por R$ 1200,00 cada vez fica mais barato ter um PC de qualidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tranquilo cara, é que quando eu disse que o ganho seria irrisório veio um caminhão de letras do Cláudio como se eu tivesse cometido um crime, querendo me dar lição de vida e o caramba!!!!

Qual é o objetivo com esse PC, qual será o uso principal dele? E quando eu falei num gabinete eu não estava de sacanagem não, é para dar uma renovada no visual mesmo :D

Busque coisas que não sejam gargaladas pelo processador: placa de som, PCTV, USB 2.0, entre outros. Acho que trazem mais benefícios que uma VGA off, por exemplo.

Essa semana mesmo montei uma config para games atuais por R$ 1200,00 cada vez fica mais barato ter um PC de qualidade.

Mas ficar sem uma placa off não rola de jeito nenhum! Essa placa PCI 16MB é um lixo, mal suporta rodar os vídeos do YT e os de diversas extensões e codecs. Vídeos em HD nem no sonho. Por isso q uma placa 3D (desejável OFF) é de suma importância em todo micro q se preze. Até num jogo uma placa 3D faz enorme diferença nos detalhes e desempenho, muda da água pro vinho.

O absurdo é q as placas off 3D agp/4x-8x das antigas como Voodoo, Viper etc de 64MB, serem anunciadas com preços bem salgados se levar em consideração modelo obsoleto delas. Pagar 75reais + frete (15 à 25reais) e sem garantia de bom funcionamento e garantia de devolução desanima. Uma nova da GeForce de 256MB/1284bits no Kabum ta 139reais com garantia e tudo!

O jeito é olhar as melhores ofertas das GeForce FX5200 usadas no ML q tão com preço a partir de 39reais. Ae fica perfeito pro PIII. :D

porque, se eu pegar essa do Kabum ae eu passo a FX5200 128MB do AMD pro PIII e instalo a nova no AMD.

Ja o gabinete vou postergar, é o menos importante no momento :P

Qual configuração pra games por R$1200,00 você montou? :eek:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Montei assim:

Athlon II X2 240 - R$ 150,00

ECS A780GM-A - R$ 200,00

2 GB DDR2 800MHz - R$ 100,00

HD4770 - R$ 360,00

OCZ400SXS - R$ 165,00

HD 500GB - R$ 140,00

CoolerMaster ELITE 335 - R$ 120,00

Total: R$ 1235,00

Roda qualquer jogo da atualidade na qualidade gráfica máxima em 1920x1080, exceto os exageradamente pesados, mas são poucos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Montei assim:

Athlon II X2 240 - R$ 150,00

ECS A780GM-A - R$ 200,00

2 GB DDR2 800MHz - R$ 100,00

HD4770 - R$ 360,00

OCZ400SXS - R$ 165,00

HD 500GB - R$ 140,00

CoolerMaster ELITE 335 - R$ 120,00

Total: R$ 1235,00

Roda qualquer jogo da atualidade na qualidade gráfica máxima em 1920x1080.

Isso eu pago para ver.

ja tentou Crysis, Crysis Warhead, GTA IV? em DX10? ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso eu pago para ver.

ja tentou Crysis, Crysis Warhead, GTA IV? em DX10? ;)

Você escolheu a dedo logo os mais pesados e mal otimizados, assim é de mais :(. GTA IV só roda bem em X4, Crysis e Crysis Warhead rodam sim, mas não em 1920x1080, aliás, para rodar um dos dois só com um PC de R$ 3000,00 pra cima.

Existem tantos games legais, não precisa jogar justamente os 3 mais pesados da atualidade.

Outros games eu garanto que roda, basta procurar na net. Um over rázoavel também aumenta muito o desempenho do conjunto, compensa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

primeiro é sempre bom saber até quanto você está disposto a gastar. Mesmo porque, em uma situação hipotética onde você compra um PIII 800MHz por 60 reais mais 15 de frete, uma Geforce 5200 por 120 reais mais 15 de frete e mais 512 DIMM SDR por mais 70 reais mais 15 de frete... Este dinheiro seria melhor investido em um kit com uma placa-mãe AM2 nova com um Sempron 140 e 2GB DDR2, e a diferença de preço é pequena.

Eu, pessoalmente, acho que um UP na meória seguido de uma formatação seria o melhor custo x benefício pra você. Mas se achasse também um Pentium III de 800 MHz ou mais você sente bem mais a diferença. É unegável que um up de PIII 600 para PIII 800MHz é muito mais significante que de um X2 4000+ para um X2 5200+, por exemplo. O X2 4000+ já é muito mais que suficiente para o Win XP com os programas que ele roda. O PIII 600MHz ja é relativamente lento, então qualquer melhoria é bem sentida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você escolheu a dedo logo os mais pesados e mal otimizados, assim é de mais :(. GTA IV só roda bem em X4, Crysis e Crysis Warhead rodam sim, mas não em 1920x1080, aliás, para rodar um dos dois só com um PC de R$ 3000,00 pra cima.

Existem tantos games legais, não precisa jogar justamente os 3 mais pesados da atualidade.

Outros games eu garanto que roda, basta procurar na net. Um over rázoavel também aumenta muito o desempenho do conjunto, compensa.

Então sua frase está incorreta.

eu ja joguei GTA IV numa 46" 1080P com o cabo HDMI com uma 9800GTX+ (um pouco melhor do que a HD 4770) e sobrou VGA, ams faltou processador (graficos no médio, sem AA).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então sua frase está incorreta.

eu ja joguei GTA IV numa 46" 1080P com o cabo HDMI com uma 9800GTX+ (um pouco melhor do que a HD 4770) e sobrou VGA, ams faltou processador (graficos no médio, sem AA).

Pronto cara, sugestão aceita. Como disse, GTA é maluco, pede processador ao invés de VGA....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...