Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Mike Lewis

overclock em Intel C2Q Q9400 + Gigabyte EP45-UD3L

Recommended Posts

Aqui na seção existem vários tópicos afixados informando sobre os riscos e cuidados na hora de um over, basta ler.

Agora, você realmente precisa fazer overclock? Você já tem todos as peças necessárias para um bom over, de acordo com sua assinatura, mas realmente há necessidade disso?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então Mike, tua configuração permite fazer um bom overclock, quanto a isso você não precisa se preocupar. Mas recomendo fazê-lo apenas quando sentires necessidade disso, para evitar os riscos que existem (com o hardware atual esses riscos são bem baixos, por termos placas mãe e fontes de melhores qualidades no mercado, em relação a alguns anos atrás) e também para evitar gasto desnecessário de energia, pois o consumo da CPU sobe com o over.

Quanto à redução da vida útil da CPU, isso não é verdade para um overclock bem feito, respeitando os limites do equipamento. E mesmo que reduzisse a vida útil do mesmo, isso só seria perceptível após vários e vários anos, porém você certamente não estará mais usando esse processador daqui uns 8 ou 10 anos, concorda?

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, tenho a mesma mobo que a sua. Pega o CD de instalação dela e instala o Easy Tune 6, la ja tem pré-definido 3 overclocks, para 3.2 ghz, para 3.4ghz, e para 3.6 ghz se não me engano.

Eu fiz isto com meu Q8400, setei a 3.6ghz pelo easy tune, super estável, ficou fera!

Testa e fala o resultado.

Compartilhar este post

Link para o post

é o seu cooler que não deve estar aguentando.

Aqui o meu ta em 3.6, não irei subir mais agora pois não tenho VGA para tanto.

Mas você pode deixar em 3.2ghz, se ficar estável.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá!

Amigo, já baixou as latencias e a frequencia da memória para ver se estabiliza o overclock?

abraço!

Compartilhar este post

Link para o post
Já baixei as memórias para: 800MHz/5-5-5-18/1.8v; 800MHz/6-6-6-20/2.0v; 800MHz/6-7-7-24/1.8v; e várias outras combinações com o FSB a 400~450 e CPU a 3.2~3.6GHz. Só dá certo mesmo alterando o FSB ATÉ 400 e a CPU a 3.2GHz. Não mexi nas voltagens, deixei tudo em AUTO no setup. Também deixei o Easy Tune 6 "fazer tudo" e dá "pau" quando aperto os dois últimos botões amarelo (3.4GHz) e vermelho (3.6GHz), quando reinicia a máquina.

Mas quando deixo a CPU/FSB a 3.2GHz/400MHz, já dá bons resultados nos jogos. Já é o suficiente. Quando faço isso, abro as duas tampas do gabinete e coloco um ventilador "Arno" ao lado do gabinete. Mantém tudo (CPU/SYSTEM) abaixo dos 36ºC.

As temperaturas quando estou jogando fica: CPU - 34~37 ºC, SYSTEM 47~49ºC, isso tudo funcionando conforme o padrão (CPU 2.66GHz, MOBO 333FSB e DDR2 1066MHz/7-7-7-20/2.1v -configuração manual - ela não fica estável MESMO a 1066MHz/5-5-5-15/AUTO, por isso não a deixo em AUTO no setup). Está normal as temperaturas?

Ok.

Como você disse você nao mexeu nas voltagens certo?

então um dos fatores principais para o overclock e a tensão do processador.

Coloque em 1.35v o vcore e baixe para 667mhz(se possivel) a frequencia da memória e teste depois.

Quanto as temperaturas elas estão bem normais pode ficar tranquilo.

abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais