Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Sr.Lanhellas

Dúvida sobre medir corrente

Recommended Posts

Porque para medir Corrente (A) com um Amperimetro devemos por este em série ?

Para o amperímetro medir determinada corrente a mesma precisa passar totalmente pelo seu interior, correto? Colocando-o em série a corrente total da malha ou circuito em questão irá "atravessar" o amperímetro fazendo-se assim possível a medição.

se colocarmos em paralelo com o circuito irá queimar o mesmo.

Sim, pois como o amperímetro possui uma resistência muito baixa, ao colocarmos em paralelo é o mesmo que fechar um curto no ponto de medição.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

a resistencia serve para "segurar" a corrente ?

por conta de a resistencia do amperimetro ser muito baixa, quando uma corrente passar queimará ! certo ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante

Sim, se a resistencia tem um valor conhecido, digamos 0,001 ohm, ao medirmos a diferença de tensão nessa resistencia, temos o valor da corrente circulando.

Coloca um resistor, digamos de 500 ohms, entre um led e a fonte 12V, aí liga o voltimetro em paralelo a esse resistor (Meça como se o resistor fosse uma pilha). Você terá no voltimetro a tensão que ele está transformando em calor. Digamos que lerá 9V. Sabendo que é resistor de 500 ohms, divida 9V por 500 ohms e chegará no consumo do led, ou seja, 18mA.

Os multimetros tem uma peça que atua como resistor e fusivel ao mesmo tempo, se circular mais do que o multimetro diz suportar, ele propositalmente queima.

(Porque pra medida ir de 1 a 10A, a sensibilidade do medidor deve ser grande, pra medir valores como 0,01V, já que a resistencia do amperimetro deve ser baixa pra aguentar tamanha corrente)

Se colocar o amperimetro típico de 10A (Multimetro barato) em paralelo a uma pilha pequena, ele apontará circulação de uns 2 ou 3A, mas não queimará porque esses 3 ou 4W são dissipados tranquilamente, já se aumentar a tensão, tipo colocando 20 pilhas D (Grandes) em serie, e botar o amperimetro em serie com todas elas, terá bem mais de 30W e o amperimetro provavelmente queimará (Talvez só o fusivel, talvez afete o circuito que mede a tensão, depende do circuito, multimetro mais barato é mais sensível).

E amperimetro analogico tem modus operandi similar mas são mais resistentes, não queimam tão fácil.

Por isso medir AC é mais complicado que DC, a dissipação dum resistor quando aplicamos AC não tem regularidade.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Corrente elétrica é análogo a corrente d'água. Se quiseres medir a quantidade de água que passa por uma canalização terás que interromper essa canalização e inserir, em série com o fluxo de água, um medidor...

Simples...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Porque para medir Corrente (A) com um Amperimetro devemos por este em série ? Obs: se colocarmos em paralelo com o circuito irá queimar o mesmo.

Bom concordo com o amigo faller. Porém cabe ressaltar que quando colocamos o amperímetro em paralelo com o circuito toda a tensão que está naquele ponto do circuito, passa a atuar sobre o amperímetro e como a resistência do mesmo é baixa o mesmo não suporta e como todos já sabem, "ele já era".

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×