Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Substituir Transistor Amplificador !


Andre_ac

Posts recomendados

Galera é o seguinte !

montei um amplificador ! Esse aqui ( http://www.diyaudiotr.com/islecler/tammetin.php?metinid=6 )

é muito simples

nem tem proteção de nada ! mais pra min ta bao hauhauah

agora eu queria trocar os TIP142(NPN) e TIP147(PNP) !

andei pesquisando os datasheets de alguns outros TIP's

e achei os

TIP35(NPN) e TIP36 (PNP)

será que posso substituir sem ter que mudar nada no esquema ??

e o TIP41 ? vai ter que substituir ?

Vaaaleu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando se trata de substituir transistores, observe as caracteristicas dos mesmos e procure outros que sejam o mais proximo possivel.

Quanto ao TIP41, não vejo necessidade de alterá-lo se você achar substitutos aos originais de saída que sejam idênticos.

Pergunta: Porque você quer alterar os transistores de saída??

P.S.: Em se tratando de transistores darlington, procure o mais similar possível, principalmente no quesito hfe(ganho).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, so de trocar o transistor a potência do amplificador nao vai aumentar, se quiser um aumento poderá até usar a mesma topologia do amplificador mas tera de recalcular o projeto todo inclusive a polarização dos transistores claro se eles atenderema a potência desejada, caso contrario alem de aumentar o transistor, o calculo dos resistores tera de ser feito novamente.

abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, so de trocar o transistor a potência do amplificador nao vai aumentar, se quiser um aumento poderá até usar a mesma topologia do amplificador mas tera de recalcular o projeto todo inclusive a polarização dos transistores claro se eles atenderema a potência desejada, caso contrario alem de aumentar o transistor, o calculo dos resistores tera de ser feito novamente.

abs.

Todos os resistores ou só os da saida ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais potência como???? Me parece que com a alimentação designada este ampli entrega uns 80/100 Watts RMS !!

Se quer mais, construa mais unidades e faça-os trabalhar em modo bridge.

A propósito, o que você está usando para excitar esse ampli??? Tem nível de saída suficiente para levá-lo a entregar a potência máxima??? você não ligou ele direto na saída do PC não é ???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais potência como???? Me parece que com a alimentação designada este ampli entrega uns 80/100 Watts RMS !!

Se quer mais, construa mais unidades e faça-os trabalhar em modo bridge.

A propósito, o que você está usando para excitar esse ampli??? Tem nível de saída suficiente para levá-lo a entregar a potência máxima??? você não ligou ele direto na saída do PC não é ???

ou!

sou burro mais nem tanto hehehe

montei esse pré ( http://www.handmades.com.br/forum/index.php?action=dlattach;topic=303.0;attach=648 )

a mais acho que pra nao ter dor de cabeça o negocio é monta outro mesmo !

vou espera mais um mes por ai !

to pensando em monta um com CI LM3886 em bridge !

Vaaleu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não consegui ver o esquema do pré, mas qual a tensão de saída dele, esse amplificador não é lá muito sensível !!

O 3886 em bridge poderá te dar algo como uns 120/150 Watts RMS. Pode ser a soluão para tua solicitação de potência, mas se queres algo um pouco mais potente posso te enviar o link de um amplificadorzinho de 5000 Watts RMS... Será suficiente ?? Hehehe !!!

Qualquer coisa, podes tentar este aqui: http://sound.westhost.com/project68.htm

Abraços

Aqui tem algo que pode te servir : http://www.epanorama.net/pdf_redirect.php?url=http://www.national.com/appinfo/audio/files/BPA-200_Application_Note.pdf

Divirta-se ! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não consegui ver o esquema do pré, mas qual a tensão de saída dele, esse amplificador não é lá muito sensível !!

O 3886 em bridge poderá te dar algo como uns 120/150 Watts RMS. Pode ser a soluão para tua solicitação de potência, mas se queres algo um pouco mais potente posso te enviar o link de um amplificadorzinho de 5000 Watts RMS... Será suficiente ?? Hehehe !!!

Qualquer coisa, podes tentar este aqui: http://sound.westhost.com/project68.htm

Abraços

Hehehe

vaaaleu!

tava pensando, tem um cara na cidade vizinha...

ele faz placa com TDA7294 em bridge !

imgtyz.jpg

200wRms !

coisa profissional mesmo a placa ! tem anuncio no ML também !

montada ! R$96 !

achei barato !

é uma possibilidade também !

e sobre o LM3886 em bridge seria esse aqui

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?action=dlattach;topic=151.0;attach=718

Placa feita !

só que o meu gasto seria quase o mesmo de eu compra a com 2xtda7294 !

e eu ainda teria que passar pra placa, corroe, monta .....

acho que a melhor seria pegar feita ( é essa da imagem ) !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual a fonte de alimentação que você pretende usar nesse trem?

bom ....

pra 8Ω diz ele que tem que ser um trafo de 28+28v !

dai se quiser em 4Ω tem que ser uma tensão mais baixa !

dai se quiser usar um trafo pra poder usar em 4Ω ou 8Ω sem tem que troca o trafo e sobrecarrega o CI é um trafo de 24+24v !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 anos depois...
11 horas atrás, Gerson Sousa Sandro disse:

bom dia eu sou o gerson sou mocabicano tenho um amplificador da marca ice power ele leva trasistos TIP35C e TIP36C , o amplificadore de carro nas lojas nao tem a venda os transistor, posso subistituir com o que

?

2SC5200 e 2SA1943 também serve. 

Esses são bem comuns. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

48 minutos atrás, Matthwus disse:

Esses só tem que tomar cuidado com a falsificação que é bem grande, já passei raiva com isso hein...

Sim, inclusive até evito esses nos meus projetos. Tenho até um lote de C5200 que comprei baratinho sabendo que era falsificado, talvez sirva pra regulador de fonte. :lol:

E até mesmo TIP35/36 já vi falsificado, TIP142/147 também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Renato.88 disse:

Sim, inclusive até evito esses nos meus projetos. Tenho até um lote de C5200 que comprei baratinho sabendo que era falsificado, talvez sirva pra regulador de fonte. :lol:

E até mesmo TIP35/36 já vi falsificado, TIP142/147 também.

O problema é quando a tensão é bem alta, geralmente eles explodem tocando super baixo, com tensão mais baixa parece que funciona até bem os falsificados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Matthwus disse:

O problema é quando a tensão é bem alta, geralmente eles explodem tocando super baixo, com tensão mais baixa parece que funciona até bem os falsificados.

Sim, já aconteceu comigo quando comprei uns MJ13003 falsos, achei que não teria problemas porque meu amplificador era fraco, com apenas 48V (nem simétrico era). Passou da metade do volume e já estourou, sem contar o som de "caixa de abelha" que saiu.

Quando consegui uns 2N3055 originais, foi outro som e tá funcionando até hoje. Direto ponho no último volume.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...