Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Trocar trafo 110 por 220


DeLuvisa

Posts recomendados

galera seguinte, meu sistema 5.1 foi pro pau porque foi ligado em 220 sendo que o aparelho funciona em 110. Minha dúvida é: Posso trocar o trafo original com entrada 110 por um que tenha entrada 220? A saída será a mesma? Esse trafo libera 14,6V para o aparelho.

Ou então, posso usar um transformador bivolt daqueles que vai direto na tomada e ligar os fios de saída dele direto na placa de circuito?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certo deixa ver se entendi, teu sistema de som usava uma fonte a parte (tipo eliminador de pilhas) com saida de 14vDC e entrada de 110vAC... e a fonte então queimou porque você ligou o danado em 220vAC.

Nesse caso se você usar uma segunda fonte com saída igual (polaridade igual) mas que tenha entrada de 220vAC pode usar sim sem problemas.

PS: Se você falar de trocar o transformador (componente) queimado dentro do aparelho, você só deve fazer o procedimento se você tiver conhecimento em eletrônica, o circuito de retificação para o novo transformador pode ser diferente do original do aparelho o que vai exigir que você realize algumas adaptações no circuito, nada complicado para quem entende de eletrônica com alguma profundidade, mas se você não tem conhecimento em eletrônica o melhor é consultar alguém que saiba fazer o procedimento.

Espero ter ajudado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O jorge pensou bem, de repente o trafo nem foi para o espaço mas sua proteção atuou, agora se tiver de trocar mesmo o trafo , você pode fazer sim, desde que:

- O secundário do trafo tenha tensão de saida compativel com o do trafo antigo;

- Que a corrente maxima do secundário seja igual ou maior que do trafo original.

espero que ajude.

abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é o seguinte...o trafo é dentro da caixa, porém fora do circuito, é parafusado na madeira mesmo. POssui 2 fios de entrada e 2 de saída, que vão direto pra placa de circuito. O que eu gostaria de fazer é pegar um daqueles transformadores bivolt (do tipo carregador de celular) com tensão de saída igual, e ligar direto na placa de circuito. Isso tem como fazer? Se não que outra maneira seria boa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cuidado com esse negócio de achar que fonte de celular é compativel com tudo!

Primeiro as fontes de celular são algo bem especifico pois possuem toda uma inteligência interna para se comportar como carregador.

E mais o que o amigo jorge disse deve se levar em conta, o trafinho de uma fonte de celular trabalha com frequencias absurdamente maior que esse teu trafo ai, sem contar que sua forma de funcionamento é outra.

Se quiser fazer a modificação faça direito, compre um transformador de primário 220 ou primário bivolt, com tensão de secundario equivalente ao da entrada da fonte e corrente no secundário igual ou maior que a corrente drenada pela fonte, não ira gastar mais do que 30,00 e ira fazer uma modificação simples, e menos arriscada a perder seu som por sair adapatando o que nao pode.

abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

galera acho q me expressei mal, não quis dizer de adaptar carregador de celular no som, mas sim de usar aqueles transformadores que vão direto na tomada, semelhantes ao de modem adsl, gostaria de saber se é possivel pegar um desses transformadores que tenha a tensão de saída correta, cortar os fios de saída e soldar direto na placa de circuito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Transformador que funcione com 100 a 240V não tem como, pra trafo ser bivolt tem que ter chave pra selecionar a tensão em 127 ou 220V.

O que é bivolt automatico são as fontes chaveadas, e fonte chaveada costuma ter ruído pra caramba, precisando uma ótima filtragem, além de serem muito mais caras que transformadores.

Um trafo de 15V 500mA deve estar uns R$ 12 a 15, e todo trafo a venda no brasil é bivolt, ou melhor, possui 2 enrolamentos, pra você selecionar se quer liga-lo em 110, ou em 220V. Você até pode ligar o trafo 220 em rede 110V, mas não teria 15V na saída, e sim cerca de 6V.

Você tem que decidir se quer chave pra selecionar a tensão, se quer ligar o trafo em apenas 220V, ou se quer fonte chaveada (100-240V) que dará um beeeelo ruído no seu som e custará uns R$ 35 (15V 0,5A).

Se quer usar uma fonte pronta, a base de trafo, pode sem problemas, seria só achar uma fonte de trafo de 15V, que não é lá muito comum. Trafo é trafo, fonte é fonte, no momento que você for comprar tenha isso em mente, fonte com trafo é diferente de fonte chaveada, e pra esse uso (Amplificador) não tem a mínima necessidade de fonte regulada (Fonte com trafo e regulador na saída).

O mais barato é trafo, pra colocar no lugar do trafo queimado. Fonte externa é um pouco mais cara.

(Na flysom.com.br tem trafo 15V mais em conta, comprei esses dias uns pares, fonte acho que na cinestec.com.br ou na blucolor.com.br tem, chaveada dessa tensão que ainda não ví)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...