Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Driver Win 7 Modem 3G integrado Netbook LG X130


Posts recomendados

Adonis,

Infelizmente o site coreano é quase 100% baseado em flash player, o que impede realizar tradução do texto ou ao menos seleciona o inglês como forma de ler o conteudo.

Mas de qualquer maneira... eu deixo o site onde você pode selecionar meio que "achismo" para ter os drivers. E não tem o driver de modem 3g. Alias nem o Smart On.

http://www.lge.co.kr/brand/xnote/support/pds_software.jsp?catid=ecat3832&model=XNOTE MINI 쿠키

EDIT: Só um detalhe, ele vai aparecer para selecionar dentre um monte de XNOTE o nosso note. Mas o ideal mesmo é ir nas opções que estão escritos em coreano e selecionar XNOTE e depois no outro selecionar o outro combo para selecionar o X130.

Se tiver dificuldade, eu tiro os print de como proceder.

Abraços

Edson

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Adonis,

EDIT: Só um detalhe, ele vai aparecer para selecionar dentre um monte de XNOTE o nosso note. Mas o ideal mesmo é ir nas opções que estão escritos em coreano e selecionar XNOTE e depois no outro selecionar o outro combo para selecionar o X130.

Se tiver dificuldade, eu tiro os print de como proceder.

Abraços

Edson

Exatamente, basta seguir as imagens com mini xnote, depois tem uma imagem de um cd (ou seja, baixar drivers). Como o colega disse, não tem driver pro 3G e o smarton eu encontrei em outro site. Mas eu tenho ele gravado no disco rígido caso alguém precise.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Edson,

Eu consegui entrar selecionando nas caixinhas, mas achei que é uma pobreza em termos de drivers. Os outros sites já postados aqui têm muito mais coisa.

Não há nada lá que não haja nos outros sites que já vimos aqui.

Valeu a intenção.

Adonis,

Alias, a impressão que dá é que a LG gosta apenas de "atualizar" a pagina inicial sempre colocando seus novos modelos de notebook, celular, TV e afins. Toda a parte de suporte é extremamente POBRE.

Se você por exemplo entrar no site da Malasia (que é em Inglês) verá que os drivers são duplicados. Você vê uma lista gigante com direito a duas paginas porque se repete drivers do Windows 7 e repete os drivers do Windows XP. O unico diferencial desse site é que os drivers do Windows XP postados ali servem também para o Windows Vista.

Ai eu me pergunto, se existe um trabalho de se adaptar a linguagem para determinado site, porque não existe uma padronização do que foi postado??? não seria mais fácil ter um site FTP com os arquivos e as escritas serem traduzidas para os seus respectivos paises? Será que só lá fora as pessoas querem o Smart On??? Será que só la fora elas utilizam o modem 3g??? essas coisas me deixam muito bravo.

Mas de qualquer forma desculpe novamente meu desabafo.

Abraços

Edson

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A LG deve estar confiando muito na solidez da marca e na qualidade do produto para dar tão pouca atenção ao SAC e aos sites de suporte. Só estão se esquecendo de que a percepção de qualidade que o consumidor tem não se limita à sua interação com produto em si, mas é formada também a partir da interação com a fabricante em todas as instâncias.

Quanto à qualidade do produto, é inegável que este netbook que adquirimos passa uma boa imagem. Agora, quanto ao restante, percebo que há diversos consumidores insatisfeitos com o pós-venda da LG (e digo isto não somente com relação à linha de informática). Basta dar uma olhada pela Internet e até no próprio blog da LG, para ver como estão pisando na bola.

No que diz respeito aos notebooks e netbooks, é nítido como o pessoal do SAC é despreparado e dá somente respostas lacônicas. Falo por experiência própria, nos contatos que já fiz.

Pelo que já foi postado aqui no fórum, as autorizadas também não foram prepararadas a tempo de prestar um suporte adequado aos produtos. Elas deveriam ter acesso completo a TODOS os drivers e ao software pré-instalado do equipamento, o que não está acontecendo.

Os sites de suporte visam suprir as necessidades dos consumidores que dizem respeito aos produtos comercializados localmente, e isto é compreensível. O que não é compreensível é um produto como o X130 ter sido lançado no Brasil há cerca de 6 meses e o site local de suporte só disponibilizar para download (só aconteceu muito recentemente) o manual do produto. Absolutamente nada referente a drivers está disponível no site.

O pacotão de software SMART que vem no equipamento é até bonitinho, mas não é imprescindível - pode-se sobreviver sem ele –, mas o consumidor pagou pelo produto e tudo que o compõe, inclusive TODOS os drivers e TODO o software. É um direito seu ter acesso a estes componentes originais de fábrica para reinstalá-los quando se fizer necessário.

Se a empresa pretende economizar não fornecendo os CDs dos programas, deveria ao menos disponibilizá-los para download no site. Mas o que não poderia JAMAIS faltar ao consumidor é o acesso a todos os drivers para o hardware, nem que fosse somente na versão para o sistema operacional que veio instalado de fábrica.

Chega deste papo, pois, de que há um backup na partição RECOVERY, porque ele não funcionará se o disco pifar (e defeitos acontecem), além do arquivo de imagem só ser reconhecido pelo programa SMART RECOVERY que também estava no disco que pifou. Levar na autorizada, na garantia ou não, nem sempre é a solução, em se tratando de informática, porque quando se depende de um equipamento para trabalho, tempo perdido é dinheiro perdido. E muita gente compra notebook ou netbook para suportar atividades de trabalho.

O SMART RECOVERY passa uma sensação de que se está protegido, mas na realidade esta sensação é falsa porque a LG só fornece este software pré-instalado. Se o disco pifar, ferrou! Pelo que já vimos aqui no fórum, nem a autorizada resolve. Qualquer backup feito usando este programa está perdido, mesmo que tenha sido salvo em um meio externo (neste caso seria inútil).

O único CD que acompanha o produto, e que deveria conter TODOS os drivers, simplesmente não contém o driver do modem 3G. É admissível isto por quem pagou mais caro para ter um produto mais completo?

Sei que muitas empresas mantém olheiros, bloggers, resenhistas e articulistas, na Internet, com propósitos diversos, como emitir opiniões favoráveis às mesmas, opiniões contra as concorrentes, escrever reviews e artigos, colher informações variadas sobre seus produtos e sobre a percepção da marca, etc.

A gente tem mais é que reclamar, então, na esperança de que o conteúdo que postamos, seja aqui neste fórum ou em outro site, sirva de feedback para subsidiar uma melhoria de qualidade no pós-venda, a qual está aquém da qualidade do produto, além de não ser compatível com uma empresa que tem uma marca tão presente e tão forte como a LG.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

.

Vejam só a msg que recebi da LG.

Acho que começamos a incomodar.

De repente surgiu um kit com as as mídias para comercialização.

=======================================================

----- Original Message -----

From: midia.social

To: adonismm@...

Sent: Monday, June 28, 2010 2:05 PM

Subject: [LG Responde] Contato Blog LG

Olá Adonis,

Recebemos seu contato através do Blog LG.

O Smart Recovery permite que seja feito o backup em uma mídia externa com um DVD, provendo assim uma cópia de segurança do conteúdo do HD, o manual do equipamento fornece mais informações de como realizar esse backup.

Além disso, o SAC da LG possui as mídias. Para isso, você deve verificar qual é o processo de venda desse kit.

Os telefones para contato são:

0800 707 5454

Para todo o Brasil exceto capitais e regiões metropolitanas.

chamadas originadas de telefone fixo

4004 5400

Para capitais e regiões metropolitanas.

Atenciosamente,

Equipe LG

[email protected]

http://www.lge.com.br

P Antes de imprimir, pense na sua responsabilidade com o Meio Ambiente.

=======================================================

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo,

Só tenho a agradecer o seu Post, pois resolveu o problema de driver no Netbook LG X130, é lamentável que a LG, não tenha isto disponível!!

Parabéns,são pessoas como você, que fazem a diferença neste mundo!!!

Abs

Netbook modelo

LG X130-G.BG12P1

Sistema Operacional

Windows 7 Starter (32 bits)

Intel Drivers:

Chiset da Placa Mãe (Mobile Intel Calistoga-GSE i945GSE)

Utilitário de atualização de INF

Versao:9.1.1.1025

http://downloadcenter.intel.com/Detail_Desc.aspx?agr=Y&DwnldID=18494&ProdId=2300〈=por

Adaptador gráfico (Mobile Intel® 945 Express Chipset Family (256 MB))

Driver do Intel® Graphics Media Accelerator para Windows* 7(exe)

Versao:15.12.75.4.1930

http://downloadcenter.intel.com/Detail_Desc.aspx?agr=Y&DwnldID=18223&ProdId=2300〈=por

Controlador IDE (Intel® ICH7M/MDH SATA AHCI Controller)

Tecnologia de Armazenamento em Matriz Intel®

Versao:9.6.0.1014

http://downloadcenter.intel.com/Detail_Desc.aspx?agr=Y&DwnldID=18859&ProdId=2300〈=por

Realtek Drivers:

Adaptador de Som (Realtek ALC272)

High Definition Audio Codecs

Versão: R2.49

http://www.realtek.com/downloads/downloadsView.aspx?Langid=1&PNid=14&PFid=24&Level=4&Conn=3&DownTypeID=3&GetDown=false

Adaptador de Rede (Realtek RTL8139/810x Fast Ethernet Adapter)

Win7 32/64 Auto Installation Program

Versão: 7.018

http://218.210.127.131/downloads/downloadsView.aspx?Langid=1&PNid=7&PFid=7&Level=5&Conn=4&DownTypeID=3&GetDown=false#RTL8100E/RTL8101E/RTL8102E-GR/RTL8103E(L)<br>RTL8102E(L)/RTL8101E/RTL8103T<br>RTL8401/RTL8401P

Leitor de Cartão (Realtek USB 2.0 Card Reader)

USB card reader driver for Win XP/Vista/Win7 Driver (32/64 bits)

Versão: V6.1.7600.30118

http://218.210.127.131/downloads/downloadsView.aspx?Langid=1&PNid=15&PFid=25&Level=4&Conn=3&DownTypeID=3&GetDown=false

Ralink Drivers:

Adaptador de Rede Wireless (Ralink RT3090 802.11n 1T/1R PCI-E Wireless Network Adapter)

PCI/mPCI/CB (RT2860 /RT2760 /RT2890 /RT2790 /RT306X /RT309X /RT35X2)

Versão:3.1.0.0

http://www.ralinktech.com/support.php?s=1

Broadcom Drive:

Rádios Bluetooth (Broadcom BCM2070 Bluetooth 2.1+EDR USB Device)

Bluetooth Software Download

Versão: (auto update)

http://www.broadcom.com/support/bluetooth/update.php

Ericson Drive: (não oficial)

Mobile-broadband module for HSPA/GPRS/EDGE (F3607gw Mobile Broadband Device)

ADAPTADOR 3G

Wireless Drivers

Versão: R2X04

Wireless Manager

versão: R2U04

http://aps2.toshiba-tro.de/wlan/?page=3gdownloads

Synaptics Driver:

Mouse e outros dispositivos apontadores (Synaptics PS/2 Port Compatible TouchPad)

Versão: 14.0.3

http://www.synaptics.com/support/drivers

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

.

Pessoal,

De tanto cobrar a LG por uma solução para o Smart Recovery e ver que "deste mato não sai coelho", resolvi brincar de arqueólogo e dar uma "fuçada" na pasta de instalação do produto (C:\Arquivos de Programas\LG Software\Smart Recovery\).

Percebi que o produto vem acompanhado do Windows PE que nada mais é que uma versão enxutíssima do Windows voltada a necessidades de instalação e recovery. Na opção de backup rápido do Smart Recovery, a máquina é reiniciada fazendo um boot muito provavelmente com este Windows PE para permitir carregar e executar somente o Smart Recovery, com exclusividade e sem a concorrência de outros programas consumidores de recursos. Também muito provavelmente, ao ser acionada a opção de Recovery para baixar a imagem completa do Drive C, isto também acontecerá.

Estou dizendo "muito provavelmente" porque não fiz nenhum teste, apenas tendo feito uma rapidíssima pesquisa sobre o Windows PE. Pelo que entendi, os CD's que são montados (OEM ou amadoristicamente) com a finalidade de Recovery baseiam-se neste Windows PE para fazer o boot e passar o controle ao programa de backup/recovery, disponibilizando a este as funcionalidades básicas do Windows necessárias para a sua execução.

Creio eu que , devido a esta característica de poder ser executado com um "boot limpo", o programa Smart Recovery instalado traz consigo todas DLL's de que precisa e não gera entradas no registro do Windows. Por enquanto isto é apenas achismo meu, pois não fiz nenhum teste.

Pois bem, fiquei com a forte impressão de que é possível montar um CD/DVD/Pendrive de recovery a partir da estruturas de pastas de instalação do Smart Recovery. Isto, em tese, resolveria o problema de quem formatou o Drive C para instalar outra versão do Windows que não a original, mantendo as partições de recovery da LG, e agora está querendo voltar atrás e baixar a imagem gravada da instalação original.

Na Internet, há farto material ensinando a montar um CD/DVD/Pendrive de Recovery, e o conteúdo da pasta de instalação original do Smart Recovery pode ser obtido com algum de nós (eu sou um) que tenha mantido o netbook com os programas originais de fábrica. Cabe facilmente em um CD.

Também fiquei com a forte impressão de que o produto LG Smart Recovery é, na realidade, uma versão OEM do software Cyberlink Power Recovery, feita sob encomenda para a LG. Há referências internas a este nome nos arquivos instalados, bem como um link para registro do produto junto à Cyberlink. Procurando no site da Cyberlink por este produto, verifica-se que ele não é normalmente comercializado via Internet e tem características funcionais bem parecidas com o LG Smart Recovery. Grande chance, acredito, de que o Cyberlink Power Recovery reconheça o formato dos arquivos de backup gerado pelo LG Smart Recovery, se alguém conseguir obter este software.

Como sobra-me pouco tempo para "fuçar" e pesquisar, resolvi dividir logo este conhecimento com vocês, na esperança de que um de nós, com conhecimento de Informática e maior disponibilidade de tempo, se disponha a elucidar de vez esta questão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Adonis, duas coisas:

A primeira e aquela que eu sempre te enchi o saco...rs

O Smart Recovery... se houver possibilidade, seria possivel gravar esse CD do programa? (com o Windows PE)

E a segunda, é... você tentou ligar para a LG sobre o programa? bem, nao encontrei referencias nem no site da Cyberlink sobre o Power Recovery. Poderia me passar um link para eu ver?

Abraços

Edson

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Adonis,

Para desencargo de consciência, eu enviei um email a Cyberlink solicitando como obter o programa e já perguntei se esses programas são criados para atender a uma marca. Vou aguardar o email para saber emlhor como funciona esse fornecimento.

Em relação aos telefones, já chegou a ligar e verificar a solicitação do CD conforme o email que você teve de resposta?

Em relação a criar um disco bootavel, eu até o momento consigo apenas de um instalador do zero. Vou procurar por algum Windows PE, pois os que encontrei foram em cima do windows Vista. E eu não sei até onde isso seria psosivel para realizar a instalação dos programas da LG além do Windows. (o que não faz sentido se pensarmos nisso, pois deveria ter um instalador simples e que a muquirana da LG nao nos repassa).

Abraços

Edson

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Edson,

Não, não liguei para a LG. Lidar com call center é um exercício de paciência e não deixa rastro. Gosto de gerar evidências destes contatos, de deixar documentado, por isto prefiro por escrito. Se você quiser ligar, sinta-se à vontade.

Eu respondi o e-mail deles pedindo mais esclarecimentos sobre o tal "kit de mídia", do que é composto e como obtê-lo. Isto, na realidade, tanto pode ser o que esperamos que seja (todos os drivers e software que vêm instalados de fábrica - o que duvido muito), como pode ser também outra coisa (o único CD de drivers que acompanha o produto, CD's virgens LG ou mesmo um drive externo de CD/DVD-RW LG). Este atendimento da LG é muito fraco e não foi treinado para resolver questões que minimamente transcendam o trivial simples.

Recebi um outro e-mail (não esclarecedor) da LG por conta de comentários que andei postando lá no blog deles http://bloglge.com.br/2009/11/30/notebooks-lg-com-funcao-smart/

Agora que fui lá no blog LG para confirmar o link, dei de cara com um post novo da Equipe LG, onde finalmente apareceu uma informação útil - a de que quando você faz um backup via SMART RECOVERY gravando em mídia externa, pode ser gerado um DVD de inicialização. Vá até lá e veja vocè mesmo. Enfim uma resposta não padronizada e de melhor nível.

No meu entender, acho que isto não se aplica a aquele backup inicial que é gerado na partição Recovery, na primeira utilização da máquina. Não me lembro bem, mas acho que não havia opção para gravar este primeiro backup em midia externa, somente para os outros backups posteriores. Não serviria para resolver o seu problema, uma vez que formatou o drive C sem ter gerado nenhum backup em midia externa. Depois vou averiguar melhor isto.

De qualquer forma, começo a perceber uma mudança positiva de atitude na LG, colocando alguém disposto a dialogar em melhor nível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite,

Alguém notou q aquele DVD q acompanha o net é bootavel?

Testei em outro note, + ele trava, acho q deve ser especifico p/ a LG, a assistência pediu ele, disse q era necessário p/ a instalação do windows, e estava instalado o recovery quando eles instalaram.

Se alguém possuir um drive de DVD usb poderia testa-lo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite,

Alguém notou q aquele DVD q acompanha o net é bootavel?

Testei em outro note, + ele trava, acho q deve ser especifico p/ a LG, a assistência pediu ele, disse q era necessário p/ a instalação do windows, e estava instalado o recovery quando eles instalaram.

Se alguém possuir um drive de DVD usb poderia testa-lo.

Não, não sabia, mas vou testar assim que tiver um tempinho.

Coisa estranha esta da assistência técnica pedir o seu CD. A LG não equipou e treinou as autorizadas?

O que confirmei sobre o SMART RECOVERY, baixando e lendo o manual do X130 do site da LG (onde foi disponibilizado recentemente), foi o seguinte:

(ao gerar um backup em mídia externa): "Se você escolher um dentre DVD, CD, HD DVD, Blu‐ray Disc, um disco de mídia será gerado, para propósito de restauração, e você poderá restaurar o sistema ao reinicializá‐lo com o disco de mídia."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite,

Alguém notou q aquele DVD q acompanha o net é bootavel?

Testei em outro note, + ele trava, acho q deve ser especifico p/ a LG, a assistência pediu ele, disse q era necessário p/ a instalação do windows, e estava instalado o recovery quando eles instalaram.

Se alguém possuir um drive de DVD usb poderia testa-lo.

Possari,

Estive checando a mídia do LG INTELIGENT UPDATE que acompanha o produto e realmente trata-se de um DVD, porém não é bootável.

Além dos drivers (exceto o driver do modem 3G que não foi incluído), este DVD contém alguns programas do pacote LG, mas não contém o SMART RECOVERY.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como eu estou no serviço, aproveitei um tempinho disponivel para procurar algumas coisas a respeito do meu assunto e achei esses links:

http://splashtop.uservoice.com/forums/23136-lg

Site da Splashtop voltado para notebooks e netbooks LG.

http://splashtop.uservoice.com/forums/23136-lg/suggestions/428351-skype

Atualização do Smart On para ter o recurso de Skype

http://www.lg.com/global/smartplus/viewer.html

Eu achei um programinha muito interessante. Esse programa pode pegar por exemplo o video do Youtube que está passando sem estar em tela inteira e selecionar apenas o video para mostrar em tela cheia. É diferente do modo de tela cheia, ele ajusta selecionando a area desejada na tela. Outro item de recurso desse programa é a possibilidade de mudar os formatos sem necessariamente "obrigar" a mudar o formato de video e fotos.

Pessoal,

Como eu e o Adonis estamos tentando uma solução para conseguirmos desenvolver uma maneira melhor de ter o Smart Recovery e consequentemente conseguirmos deixar o netbook na configuração de fabrica, procurei esses dados acima pois achei interessante.

O Smart On, nada mais é um programa da empresa chamada "Splashtop" e que fornece esse mesmo recurso para outras marcas apenas com uma "skin" (tema) diferente e nome do recurso diferente.

Exemplo:

Asus: Express Gate

Lenovo: Quick Start

Esse software é preparado para acessar internet, uns jogos online, alguns tipos de chat's e acesso a ataulizações do mesmo.

O maior problema, é que a LG lança o produto e não procura dar continuidade de suporte aos aplicativos. Com isso as atualizaçoes ocorridos no caso do Smart On não acontecem.

Conversando com o Adonis, de fabrica, o Smart On nao veio com suporte a Skype, portanto baixando o Smart On do site da LG não existe esse suporte também. Acima, há um link direto para baixar a atualização do Smart On que tem esse suporte e é a mais atualizada.

Vale lembrar que a propria Splashtop procura distribuir com as empresas que montam o produto seu software. Portanto essas atualizações são "um achado" e são somente postadas quando a empresa como a LG deixa de prover um bom suporte.

Ficamos refem de melhorias por culpa da LG, pois o equipamento é completinho e a LG se procurasse dar mais atenção poderia ter o melhor produto dentro da sua faixa de mercado, mas a mesma deixa a desejar e perde mercado por um atendimento pessimo/despreparado.

Espero que tenha conseguindo explicar e ao mesmo tempo ajudar.

Novidades do Smart Recovery acontecerão... mas certamente irei abrir um topico de review desse netbook e lá colocar as informaçoes "juntas" para todo mundo ter facilidade de resolver os problemas por culpa da falta do bom atendimento da LG.

Abraços

Edson

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

.

O Splashtop com o Skype embutido tem motivado a discussão de uma questão filosófica interessante: como é que um produto baseado em código aberto LINUX pode trazer encapsulado outro produto que não tem o mesmo tipo de licença do mundo LINUX? Há alguns puristas enfezados com isto por considerarem uma violação de princípios.

Não sei dizer até onde o SMART-ON, versão OEM do Splashtop para as máquinas LG, traz drivers específicos para o hardware da LG e se uma outra versão de Splastop não-LG funcionaria 100% neste hardware. Só testando mesmo para saber.

O Splashtop é baseado em uma versão enxutíssima de LINUX, todo trancadinho, e não aceita comandos via barra de endereços do browser, ou mesmo permite entrar com caminhos de pastas locais para se ter acesso ao conteúdo destas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

.

Pessoal, ontem me sobrou um tempinho e andei dando uma fuçada no X130 e descobrindo mais algumas coisas.

Usando o software "EASEUS Partition Master" (equivalente ao "Partition Magic"), consegui fazer um backup das particões ocultas RECOVERY e LG_RECOVERY para um drive externo, coisa que com o SMART RECOVERY eu não conseguiria.

Chamaram-me a atenção 2 fatos inusitados:

1) as 2 particões foram reconhecidas pelo "Partition Master" como NTFS, embora no gerenciador de discos do Windows elas apareçam como OEM.

2) ao fazer a cópia destas 2 partições, foram atribuídas as letras de unidades A e B para as cópias e o Windows passou a enxergá-las e a ter acesso aos arquivos.

A partição RECOVERY, com 3GB (HD de 320GB), contém uma estrutura de pastas do produto SMART RECOVERY, creio eu, que deve ser acionado pelo F11 do boot com a finalidade específica de recovery a partir da Smart Partition. Estão ocupados, se não me engano, uns 500 e poucos megabytes deste espaço.

A partição LG_RECOVERY (Smart Partition), com 10GB, contém 4 arquivos, sendo 2 de controle e 2 do backup propriamente dito, os quais ocupam pouco mais de 5GB na totalidade. Este backup é aquele que é feito no momento da primeira utilização da máquina e contém a imagem original de fábrica do drive C, com todo o software e drivers instalados, inclusive a instalação da parte do SMART RECOVERY que funciona sob o Windows 7.

Há uma aparente diferença de tamanho entre a partição RECOVERY de um netbook com HD de 160GB (1,5GB - conforme me relatou o Edson) e de outro com HD de 320GB (3GB), mas, em tese, o conteúdo de arquivos e pastas deve ser o mesmo. Não sei porquer fizeram isto, se já sobrava espaço nos 1,5GB desta partição em um HD menor.

Quanto à segunda partição, tem os mesmos 10GB nas duas versões de HD - 160 e 320GB.

Obviamente estas 2 partições da LG foram escondidas por razões de segurança. A menos que o incauto usuário tenha "passado a régua" no HD inteiro para fazer uma "instalação limpa" de outro SO (e só depois veio a perceber a besteira que havia feito), as partições ocultas estarão lá e garantirão a recuperação da configuiração de software e drivers que veio instalada de fábrica, caso isto seja necessário, fazendo uso da opção F11 ao dar o boot.

O método usado para esconder partições é simples e consiste em retirar a letra da unidade. Pode ser utilizado o próprio gerenciador de discos do Windows para isto. Só não funciona - e não teria sentido - se houver uma única partição no disco. Aqui neste link tem um tutorial ensinando como fazer:

http://todoespacoonline.com/post.php?id=93

Para tornar uma partição oculta em visível pelo Windows é só fazer o caminho inverso e atribuir uma letra de unidade à partição.

Uma cópia de partição só pode ser baixada em área livre do disco, cujo espaço não esteja alocado por nenhuma partição e seja suficiente para contê-la. É diferente de uma imagem de partição que, para ser baixada, exige uma partição receptora com espaço suficiente para conter os dados embutidos na imagem.

Para quem detonou todas as partições originais de fábrica, fez uma instalação de outro SO e agora está arrancando os cabelos de arrependimento e aporrinhação, bem como desejando ardentemente voltar à configuração original de fábrica, ainda há uma luz no fim do túnel.

Teoricamente, seria possível zerar novamente o HD inteiro do netbook detonando todas as partições deste e, a partir de cópias extraídas das 2 partições OEM da LG de uma outra máquina "original", restaurá-las no disco - a menor, de boot, sendo a primeira, e a maior, com o backup, sendo a última - utilizando um programa gerenciador de partições como o acima. A questão da diferença de tamanho para a primeira partição, conforme o tamanho do HD, caso se queira preservar a originalidade do produto, pode ser contornada ajustando-se o tamanho da partição após o processo de cópia. Por último, seria criada a partição para o Windows ocupando o restante do espaço livre no disco (ou 2 partições caso se deseje) e, ao reinicializar a máquina e acionar o F11 durante o boot, pronto: seria acionado o recovery da configuração de fábrica.

Para quem conseguiu recriar as partições LG mas perdeu seu conteúdo, a visibilidade destas 2 partições pelo Windows, segundo o método descrito acima, garante que os arquivos possam ser copiados de um lugar para outro, a partir de outra máquina. Neste caso, é recomendável que o Windows Explorer esteja configurado adequadamente para lidar com arquivos e pastas ocultos e/ou de sistema, para não deixar escapulir nada durante o processo de cópia.

Uma outra solução, a que vem sendo tentada pelo Edson, que detonou as partições ocultas da LG mas antes chegou a fazer um backup completo com o SMART RECOVERY em um HD externo, é tentar gerar um CD/DVD/Pendrive bootável com o Windows PE e, a partir deste, conseguir executar o SMART RECOVERY. A estrutura completa de pastas de instalação do SMART RECOVERY no drive C com todos os arquivos, ele já conseguiu. Agora só falta conseguir montar esta mídia externa.

Espero ter conseguido trazer um pouco de luz sobre este assunto muito mal documentado pela LG e pouco dominado pelo fraco suporte deles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

.

Pessoal, ontem me sobrou um tempinho e andei dando uma fuçada no X130 e descobrindo mais algumas coisas.

Usando o software "EASEUS Partition Master" (equivalente ao "Partition Magic"), consegui fazer um backup das particões ocultas RECOVERY e LG_RECOVERY para um drive externo, coisa que com o SMART RECOVERY eu não conseguiria.

Chamaram-me a atenção 2 fatos inusitados:

1) as 2 particões foram reconhecidas pelo "Partition Master" como NTFS, embora no gerenciador de discos do Windows elas apareçam como OEM.

2) ao fazer a cópia destas 2 partições, foram atribuídas as letras de unidades A e B para as cópias e o Windows passou a enxergá-las e a ter acesso aos arquivos.

A partição RECOVERY, com 3GB (HD de 320GB), contém uma estrutura de pastas do produto SMART RECOVERY, creio eu, que deve ser acionado pelo F11 do boot com a finalidade específica de recovery a partir da Smart Partition. Estão ocupados, se não me engano, uns 500 e poucos megabytes deste espaço.

A partição LG_RECOVERY (Smart Partition), com 10GB, contém 4 arquivos, sendo 2 de controle e 2 do backup propriamente dito, os quais ocupam pouco mais de 5GB na totalidade. Este backup é aquele que é feito no momento da primeira utilização da máquina e contém a imagem original de fábrica do drive C, com todo o software e drivers instalados, inclusive a instalação da parte do SMART RECOVERY que funciona sob o Windows 7.

Há uma aparente diferença de tamanho entre a partição RECOVERY de um netbook com HD de 160GB (1,5GB - conforme me relatou o Edson) e de outro com HD de 320GB (3GB), mas, em tese, o conteúdo de arquivos e pastas deve ser o mesmo. Não sei porquer fizeram isto, se já sobrava espaço nos 1,5GB desta partição em um HD menor.

Quanto à segunda partição, tem os mesmos 10GB nas duas versões de HD - 160 e 320GB.

Obviamente estas 2 partições da LG foram escondidas por razões de segurança. A menos que o incauto usuário tenha "passado a régua" no HD inteiro para fazer uma "instalação limpa" de outro SO (e só depois veio a perceber a besteira que havia feito), as partições ocultas estarão lá e garantirão a recuperação da configuiração de software e drivers que veio instalada de fábrica, caso isto seja necessário, fazendo uso da opção F11 ao dar o boot.

O método usado para esconder partições é simples e consiste em retirar a letra da unidade. Pode ser utilizado o próprio gerenciador de discos do Windows para isto. Só não funciona - e não teria sentido - se houver uma única partição no disco. Aqui neste link tem um tutorial ensinando como fazer:

http://todoespacoonline.com/post.php?id=93

Para tornar uma partição oculta em visível pelo Windows é só fazer o caminho inverso e atribuir uma letra de unidade à partição.

Uma cópia de partição só pode ser baixada em área livre do disco, cujo espaço não esteja alocado por nenhuma partição e seja suficiente para contê-la. É diferente de uma imagem de partição que, para ser baixada, exige uma partição receptora com espaço suficiente para conter os dados embutidos na imagem.

Para quem detonou todas as partições originais de fábrica, fez uma instalação de outro SO e agora está arrancando os cabelos de arrependimento e aporrinhação, bem como desejando ardentemente voltar à configuração original de fábrica, ainda há uma luz no fim do túnel.

Teoricamente, seria possível zerar novamente o HD inteiro do netbook detonando todas as partições deste e, a partir de cópias extraídas das 2 partições OEM da LG de uma outra máquina "original", restaurá-las no disco - a menor, de boot, sendo a primeira, e a maior, com o backup, sendo a última - utilizando um programa gerenciador de partições como o acima. A questão da diferença de tamanho para a primeira partição, conforme o tamanho do HD, caso se queira preservar a originalidade do produto, pode ser contornada ajustando-se o tamanho da partição após o processo de cópia. Por último, seria criada a partição para o Windows ocupando o restante do espaço livre no disco (ou 2 partições caso se deseje) e, ao reinicializar a máquina e acionar o F11 durante o boot, pronto: seria acionado o recovery da configuração de fábrica.

Para quem conseguiu recriar as partições LG mas perdeu seu conteúdo, a visibilidade destas 2 partições pelo Windows, segundo o método descrito acima, garante que os arquivos possam ser copiados de um lugar para outro, a partir de outra máquina. Neste caso, é recomendável que o Windows Explorer esteja configurado adequadamente para lidar com arquivos e pastas ocultos e/ou de sistema, para não deixar escapulir nada durante o processo de cópia.

Uma outra solução, a que vem sendo tentada pelo Edson, que detonou as partições ocultas da LG mas antes chegou a fazer um backup completo com o SMART RECOVERY em um HD externo, é tentar gerar um CD/DVD/Pendrive bootável com o Windows PE e, a partir deste, conseguir executar o SMART RECOVERY. A estrutura completa de pastas de instalação do SMART RECOVERY no drive C com todos os arquivos, ele já conseguiu. Agora só falta conseguir montar esta mídia externa.

Espero ter conseguido trazer um pouco de luz sobre este assunto muito mal documentado pela LG e pouco dominado pelo fraco suporte deles.

Adonis,

Creio que haja alguma referência na partição do Windows que direcione o Smart Recovery, pois no meu caso apaguei apenas essa partição (não apaguei as partições de recovery), e mesmo assim ao reiniciar não "aceitava" o comando F11... tentei por diversas vezes e nada...

Consegui fazer o backup das partições recovery através do Ubuntu-LiveCD (com um DVD externo)...

E alguém conseguiu instalar o modem 3G?? Quem puder me dar uma luz...rs

Valewww!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Possari,

Com certeza, e quero agradecer pelo seu empenho em ajudar a todos.

Apenas quis deixar registrado que também há como extrair os drivers instalados de um note ou netbook, seja para bakup individual ou para fornecer a algum colega. Não tenho dúvida que baixar os executáveis de instalação dos drivers é muito mais prático.

Só acho um absurdo a gente ter que ficar correndo atrás de drivers que a LG já deveria ter disponibilizado em seu site, juntamente com os demais programas do "pacote-brinde". Só muito recentemente é que disponibilizou apenas o manual para download.

A verdade é que a LG colocou apressadamente um produto no mercado sem se preparar adequadamente para suportá-lo.

[]s

Adonis

Pessoal,

Consegui, outro dia, baixar e utilizar um software freeware chamado DRIVER MAGICIAN LITE PORTABLE 3.63, e com ele fiz a extração dos drivers do netbook. O processo não é imediato e leva cerca de 1/2 hora para fazer a extração. Você, no final, fica com os arquivos sys, pdb, cat e inf de cada driver. Para instalar tem que ser pelo Gerenciador de Dispositivos do Windows, pois o extrator não produz um programa instalador do driver.

Para o caso do Bluetooth, são 4 drivers: Áudio Bluetooth, Bluetooth L2CAP Interface, Bluetooth Remote Control e Broadcom BCM2070 Bluetooth 2.1+EDR USB Device, que somados não chegam a 1 Megabyte.

Os drivers do modem 3G são estes 5: F3607gw Mobile Broadband Data Modem, F3607gw Mobile Broadband Device, F3607gw Mobile Broadband Device Management, F3607gw Mobile Broadband Driver e F3607gw Mobile Broadband USIM Port, devendo totalizar cerca de uns 3 Megabytes.

Se alguém ainda tiver interesse, mande-me uma msg privada com o seu endereço de e-mail para que eu remeta estes drivers originais (os mais problemáticos). Infelizmente disponho de pouco tempo para me dedicar a este assunto, por isto não fiz esta oferta antes.

Olá Adonis e todos do forum.

Estou postando no forum pra relatar uma "mancada", como todos fiz o procedimento de instalar um novo Win7-ultimate, tentei fazer só uma atualização, mas num deu, daí fiz por inteiro, apaguei somente a partição principal, preservei as outras, instalei sem problemas, mas daí os drives de 3G penaram até achar a ajuda de todos e finalmente reinstalei a maioria dos programas, ficou faltando só o "Smart On" q estou baixando agora pra depois tentar fazer a reinstalação.

Pois bem, mas estou com um pequeno probleminha no programa "Wireless Manager da Toshiba" indicado por vocês, o aplicativo em si tá funcinando navegnado e td mais, mas não está sendo visível a contagem de tempo da navegação 3G, o contador fica todo tempo zerado.

Algum de vocês passou por isso tambem? Ou está passando...

Não encontrei nada na configuração que estivesse desativado, meu link é Claro e funcionava 100% na versão original da Lg, alguem sabe como contornar esse problema?

Valeu e obrigado a todos pela ajuda, fico aguardando mais essa solução caso alguem saiba como contornar, pois num chega a atrapalhar a conexão, mas ajuda a controlar os gastos da conta.

SenaCE

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Adonis,

Creio que haja alguma referência na partição do Windows que direcione o Smart Recovery, pois no meu caso apaguei apenas essa partição (não apaguei as partições de recovery), e mesmo assim ao reiniciar não "aceitava" o comando F11... tentei por diversas vezes e nada...

Consegui fazer o backup das partições recovery através do Ubuntu-LiveCD (com um DVD externo)...

E alguém conseguiu instalar o modem 3G?? Quem puder me dar uma luz...rs

Valewww!!!

Gustavo, como citei a pouco, no meu caso deu certo usando os mesmos artifícios do Adonis e outros, usei os dois programinhas da Toshiba já citado anteriormente, mais mesmo assim os drivers não ativaram e tive que usar um outro também postado aqui se não me engano nas primeira páginas do forum e daí o programinha "Wireless Manager" foi mesmo o Toshiba, mas tô com probleminha no cotador de tempo dele que mantem zerado, não muda, apesar de navegar na rede normalmente. Apenas esse incômodo.

Qto ao "Smart On" esse tô baixando agora pra tentar instalar depois, vamos ver se dá certo.

Valeu.

SenaCE

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Baixei o "Smart On" e instalei, ficou perfeito, agora voltou a funcionalidade original, mas falta apenas a reativação da LG_Recovery, esse ainda não está disponível no boot (F11), como fazer pra reativar essa função, já que continuo com as duas partições originais do sistema, apenas instalei uma nova versão do W7 a Ultimate.

Valeu.

SenaCE

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Baixei o "Smart On" e instalei, ficou perfeito, agora voltou a funcionalidade original, mas falta apenas a reativação da LG_Recovery, esse ainda não está disponível no boot (F11), como fazer pra reativar essa função, já que continuo com as duas partições originais do sistema, apenas instalei uma nova versão do W7 a Ultimate.

Valeu.

SenaCE

Senace,

Valeu pelos relatos de sua experiência.

Eu tinha uma esperança de que a simples cópia do conteúdo das pastas de instalação do LG SMART RECOVERY para dentro de C:\Arquivos de Programas\LG Software resolvesse esta questão, mas eu e o Edson fizemos esta experiência e não foi suficiente. Arrumei pra ele o conteúdo destas pastas, ele fez a cópia, e depois me relatou que o "Tecle F11 para RECOVERY" continuou não aparecendo na hora do boot. Talvez isto exija a inclusão de alguma chave de registro e não pesquisamos isto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Adonis,

Creio que haja alguma referência na partição do Windows que direcione o Smart Recovery, pois no meu caso apaguei apenas essa partição (não apaguei as partições de recovery), e mesmo assim ao reiniciar não "aceitava" o comando F11... tentei por diversas vezes e nada...

Consegui fazer o backup das partições recovery através do Ubuntu-LiveCD (com um DVD externo)...

E alguém conseguiu instalar o modem 3G?? Quem puder me dar uma luz...rs

Valewww!!!

Gustavo,

Lembro-me de que, quando andei investigando os arquivos de instalação do LG SMART RECOVERY, tinha um deles em cujo conteúdo aparecia esta mensagem do F11 no boot.

Pelo que já relatei na resposta ao Senace, a simples cópia dos arquivos de instalação para os seus locais originais não resolve a falta do F11 no boot. Ainda tem uma caveira de bode enterrada e precisamos descobrir aonde. Seria uma chave faltante de registro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

LEIAM ESTA TROCA DE MENSAGENS DE BAIXO PARA CIMA.

A última mensagem foi postada hoje no blog da LG, nos comentários do post dobre Notebooks LG com a função SMART RECOVERY.

o link é: http://bloglge.com.br/2009/11/30/notebooks-lg-com-funcao-smart/

==========================================================

À Equipe LG,

Não concordo com este discurso de "deu problema, leva na autorizada", pelas seguintes razões:

1) SEGURANÇA - Qualquer computador com algum tempo de uso fica carregado de informações pessoais (arquivos, senhas, rastros de navegação, etc.). Não dá simplesmente para "passar a régua" e entregar em uma Autorizada. Muitas vezes nem há tempo hábil, ou ferramenta ou o conhecimento necessário para este tipo de procedimento. Um técnico com conhecimento pode esquadrinhar a máquina e ter acesso a muita informação, até a arquivos deletados. Se estiver motivado por segundas intenções, pode certamente causar algum tipo de prejuízo. Por quê não oferecer um serviço seguro como o da DELL, que em curto prazo conserta a máquina na presença do cliente, em sua casa, mesmo que cobre por este tipo de atendimento especial? Obviamente isto tem um preço e é cobrado de alguma forma, embutido no preço do serviço ou do produto (para o caso de garantia), mas se constitui como um diferencial de mercado.

2) PRAZO PARA CONSERTO - Para muitos, um note/netbook é adquirido com a finalidade de instrumento de trabalho. Neste caso, se acontecer um defeito, o prazo para conserto e entrega da máquina "funcionando com tudo o que tinha dentro" é crítico, porque tempo é dinheiro. Embora o consumidor normalmente tenha pressa em resolver o problema, geralmente esbarra em prazos longos, falta de partes, falta de conhecimento e burocracia.

3) AUTORIZADAS - Não são poucas as queixas, na Internet (e isto não é privilégio da LG), referentes a autorizadas mal treinadas, mal equipadas e com péssimo atendimento. Já foi relatado (Fórum Clube do Hardware) caso de um consumidor que levou seu produto LG, na garantia, a uma autorizada para trocar o disco rígido defeituoso e a oficina não conseguiu recuperar a configuração original do equipamento, com todos os drivers e programas que vieram instalados de fábrica. Vocês mesmo, em sua mensagem abaixo, estão garantindo somente que a autorizada recupere a instalação do Windows original. E o restante? Não estou falando dos arquivos particulares, mas de toda a parafernália de software e drivers que veio oriiginalmente instalada da fábrica.

4) FAÇA VOCÊ MESMO - Com a crescente divulgação e democratização via Internet dos conhecimentos de Informática e as facilidades da Internet, uma parte significativa dos usuários mexe no próprio equipamento de computação, seja para instalar, desinstalar e configurar ou até mesmo para acrescentar ou substituir partes. É muito diferente da postura do consumidor em relação a uma TV, ar condicionado ou lavadora. É claro que o "faça-você-mesmo" traz alguns problemas decorrentes de decisões intempestivas e da eventual falta de um nível de conhecimento adequado por parte do consumidor-usuário, mas entendo que este não pode ser abandonado à própria sorte pelo fabricante do equipamento, como vem acontecendo. A LG, no mínimo, deveria orientar os consumidores a não mexer na originalidade da instalação de fábrica, ou, se o fizerem, tomarem ANTES as devidas precauções. Seria muito recomendável também que soubessem responder a questões técnicas sobre o produto SMART RECOVERY, sua estrutura e funcionamento, sem apenas ficar repetindo o que o resumido manual diz.

5) ALTERNATIVAS - Disponibilizar software e drivers p/download, fornecer CD's/DVD's e documentação, bem como treinar melhor seu suporte, é mais do que obrigação da LG, se pretende consolidar sua marca no mercado de equipamentos de Informática. Se outros fabricantes, a exemplo da DELL, podem fazê-lo por quê a LG não pode? É preciso que haja alternativas para o consumidor: se não fornecem o software, então disponibilizam para download; se o cliente não quer perder muito tempo, que as autorizadas sejam ágeis; se o cliente quer ele mesmo meter a mão e fazer (até admitindo a perda da garantia) e se não há uma documentação técnica adequada, que o suporte saiba responder, com o devido conhecimento, as questões técnicas.

6) DIREITO DO CONSUMIDOR - O consumidor entende que a qualidade tem um preço. Não se importa de pagar mais caro, desde que, em contrapartida, a qualidade, nos diversos níveis, compense. O consumidor entende que pagou por um produto completo (hardware + software + documentação + atendimento de pós-venda). Como software é algo relativamente volátil, precisa da segurança de ter acesso a uma cópia instalável de cada driver e cada programa que veio com a máquina. È um direito seu, pelo qual pagou, o qual inclusive pode ser cobrado por via judicial, na falta de outra solução amigável.

7) RUÍDO - O ruído que acontece e se propaga muito rapidamente na Internet é muito negativo para a solidez da marca LG, empresa que pretende se firmar também como fornecedora de produtos de Informática. Nenhum consumidor, quando reclama, gosta de se sentir ignorado ou embromado. Basta procurar na Internet, nos fóruns, blogs e sites de reclamação para constatar o que estou falando: embora os produtos LG tenham uma qualidade aparente, o suporte da LG a seus produtos está deixando a desejar.

8) PERCEPÇÃO DA MARCA - A percepção que tenho é que a LG não enxergou que este tipo de produto, dadas as particularidades descritas acima, é propenso a gerar mais necessidades e questionamentos por parte dos consumidores. Tendo decidido a abocanhar mais um rico filão de mercado e rapidamente ofertando notebooks e netbooks com configuração e qualidade aparente atrativos, por outro lado, não se preparou adequadamente para a quantidade e natureza das questões que seriam levantadas pelos consumidores, deixando a desejar, em seu pós-venda, em todos os canais de relacionamento e passando uma imagem de lentidão, despreparo e até de descaso com o consumidor. Já tem gente berrando aos quatro cantos que "LG NUNCA MAIS!". Sinceramente, é isto o que vocês querem?

Atenciosamente,

Adonis Monassa Martins

----- Original Message -----

From: midia.social

To: [email protected]

Sent: Wednesday, July 07, 2010 10:10 AM

Subject: RE: [LG Responde] Contato Blog LG

Olá Adonis,

Através da sua dúvida, constatamos que a melhor solução é você enviar seu notebook à uma assistência técnica, assim eles irão avaliar o produto e reinstalar o software se necessário. Pois, quando o defeito é no próprio HD, substituímos o sistema operacional do produto em nossas Assistências Técnicas.

Cabe ressaltar que as demais informações contidas no notebook podem ser perdidas e isto não tem como a LG se responsabilizar.

Para saber qual assistência técnica é mais próxima de você, entre em contato com o SAC:

0800 707 5454

Para todo o Brasil exceto capitais e regiões metropolitanas.

chamadas originadas de telefone fixo

4004 5400

Para capitais e regiões metropolitanas.

Atenciosamente,

Equipe LG

[email protected]

http://www.lge.com.br

P Antes de imprimir, pense na sua responsabilidade com o Meio Ambiente.

From: Adonis Monassa Martins [mailto:[email protected]]

Sent: terça-feira, 29 de junho de 2010 10:46

To: [email protected]

Subject: Re: [LG Responde] Contato Blog LG

Prezados, bom dia.

O problema não é falta de conhecimento em utilizar o Smart Recovery.

O backup feito em mídia externa com o Smart Recovery será inútil em caso de defeito físico no HD porque a LG se recusa a fornecer este software em CD ou mesmo disponibilizá-lo para download. O formato dos arquivos de backup gerados com o Smart Recovery é proprietário e só pode ser lido com este software.

O único CD que acompanha o produto não contém o driver para o modem 3G, e a LG não disponibilzou até o momento nenhum driver ou software para download em seu site de suporte.

Favor esclarecer qual o conteúdo do kit com as mídias mencionado em sua mensagem as condições para obtê-lo.

Favor ler e acompanhar a discussão no fórum: http://forum.clubedohardware.com.br/driver-win-7/781298/

Aguardo nova resposta.

Atenciosamente,

ADONIS MONASSA MARTINS

=======================================================

----- Original Message -----

From: midia.social

To: [email protected]

Sent: Monday, June 28, 2010 2:05 PM

Subject: [LG Responde] Contato Blog LG

Olá Adonis,

Recebemos seu contato através do Blog LG.

O Smart Recovery permite que seja feito o backup em uma mídia externa com um DVD, provendo assim uma cópia de segurança do conteúdo do HD, o manual do equipamento fornece mais informações de como realizar esse backup.

Além disso, o SAC da LG possui as mídias. Para isso, você deve verificar qual é o processo de venda desse kit.

Os telefones para contato são:

0800 707 5454

Para todo o Brasil exceto capitais e regiões metropolitanas.

chamadas originadas de telefone fixo

4004 5400

Para capitais e regiões metropolitanas.

Atenciosamente,

Equipe LG

[email protected]

http://www.lge.com.br

P Antes de imprimir, pense na sua responsabilidade com o Meio Ambiente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...