Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Acionamento Motor DC - Avanço e Retorno


LTurazza

Posts recomendados

Olá pessoal,

Estou com um probleminha no acionamento de um motor dc de 12V.

Na verdade já estou com o circuito pronto, e o meu maior problema é a lógica do avanço e retorno, pois o circuito deverá funcionar da seguinte maneira:

1° Aciono um botão que manda um pulso para o avanço do mesmo;

2° O motor encontra um fim de curso (micro switch) fazendo com que o motor retorne;

3° Motor encontra o fim de curso inicial e para;

4° Aguarda o acionamento novamente do botão.

Estou com o circuito tudo OK, porém não consigo encontrar uma lógica onde possa fazer com que apenas UM PULSO do botão faça com que o mesmo possa avançar e retornar a posição inicial e parar.

Preciso de ajuda!!!:eek::eek::eek::wacko::D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal,

Estou com um probleminha no acionamento de um motor dc de 12V.

Na verdade já estou com o circuito pronto, e o meu maior problema é a lógica do avanço e retorno, pois o circuito deverá funcionar da seguinte maneira:

1° Aciono um botão que manda um pulso para o avanço do mesmo;

2° O motor encontra um fim de curso (micro switch) fazendo com que o motor retorne;

3° Motor encontra o fim de curso inicial e para;

4° Aguarda o acionamento novamente do botão.

Estou com o circuito tudo OK, porém não consigo encontrar uma lógica onde possa fazer com que apenas UM PULSO do botão faça com que o mesmo possa avançar e retornar a posição inicial e parar.

Preciso de ajuda!!!:eek::eek::eek::wacko::D

Esse seu motor DC quando polarizado reversamente gira no sentido contrário?

Se sim, use o circuito da PONTE H.

http://www.maxwellbohr.com.br/downloads/Tutorial%20Eletronica%20-%20Montagem%20de%20uma%20Ponte%20H.pdf

A lógica de acionamento tem que ser analógica ou digital?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a Lógica de acionamento é digital 5V do botão e com sensores para controlar a parada do avanço e a reversão....

A ponte H já está feita num sisteminha com 2 relês 2NA... é o mesmo esquema da ponte H, onde para inversão precisa que um sinal seja interrompido e o outro acione, senão o motor trava (igual no tutorial de ponte H do Davidalain).

Meu problema é como controlar esses sinais.... ??? :wacko:

(Estou sem o esquema elétrico aqui pra vocês entenderem.... mas eu acho que é muito parecido com o esquema do tutorial) depois eu posto...

Pessoal!!! Consegui um circuito parecido com o meu. Deem uma olhada no circuito abaixo:

ponte_h.gif

http://1.bp.blogspot.com/_CLEC2H2yRso/Scj-ThW8v2I/AAAAAAAAACM/GMPn2g2GsNE/s1600-h/ponte_h.gif

1° Quando A for acionado (Apenas um pulso) deverá fazer com que o motor gire em um sentido num atuador linear;

2° Quando encontrar o fim de curso final deverá fazer a inversão do sentido (não sei como, se apenas com um pulso ou com um sinal contínuo);

3° Quando encontrar o fim de curso inicial deverá parar o motor e aguardar o sinal de A novamente, apenas com um pulso.

Não sei se devo adicionar algum chip, contato de selo, Porta lógicas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

bom, vi que existe este tópico, e o problema do amigo, é o mesmo, exatamente do meu. a ponte H realmente faz o motor voltar ao ponto inicial/

tipo.. ele está parado, aciona, faz 3 voltas para esquerda, é bloqueado. (limite de curso dele) então volta sozinho ou desfaz as 3 voltas. voltando ao ponto 0

-3 -2 -1 0 +1 +2 +3

como fazer o motor reconhercer estes pontos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom, vi que existe este tópico, e o problema do amigo, é o mesmo, exatamente do meu. a ponte H realmente faz o motor voltar ao ponto inicial/

tipo.. ele está parado, aciona, faz 3 voltas para esquerda, é bloqueado. (limite de curso dele) então volta sozinho ou desfaz as 3 voltas. voltando ao ponto 0

-3 -2 -1 0 +1 +2 +3

como fazer o motor reconhercer estes pontos?

Esse problema que você descreveu é mais fácil de resolver usando motor de passos.

Contar giros em motor DC, só se o mesmo já tiver o contador embutido.

Tem uns motores DC que tem um fio pra contagem de giros.

E motor de passos você pode controlar quantas voltas ele vai dar de forma relativamente simples.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse aqui ó:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-193262688-motor-de-passo-23km-astrosyn-3-pecas-por-r-9000-_JM

Suficiente.

Terá que fazer um circuito para controlá-lo.

No caso do DC, você pode estimar a posiçao dele pelo tempo que ele leva. E mesmo assim cvai depender da carga que ele estive empurrando...

fle

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...