Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Rodrigo Belote

Como blindar um circuito contra EMI

Recommended Posts

Ola,

Montei um interruptor sônico,na qual possue um relé que acende uma lâmpada, mas ele sofre interferencia quando acendo luzes fluorescentes em minha casa, então gostaria de saber como posso blindar o circuito contra essa interferencia? Será que eu trocando os fios paralelos por fios blindados e utilizando um tinta condutora na caixa de plástico resolveria?

Atenciosamente,

Rodrigo Belote.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa noite,

 

Estou com um problema muito parecido. Tenho um circuito temporizador e as vezes o mesmo dispara quando conecto alguma coisa na rede. Gostaria de saber o poderia usar para resolver isso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pode começar verificando se muito próximos aos integrados tem o capacitor de 100nF na alimentação, 1 para cada integrado. Caso isso não resolva, faça como os produtores de celular: envolva os circuitos sensíveis com uma latinha aterrada. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Sérgio Lembo obrigado pelas dicas,

O circuito é bem simples, apenas um temporizador com o CI 555. Estou alimentando o mesmo com uma fonte de bancada com 5V, já estou usando um capacitor de 100nF de poliester junto ao CI e na alimentação entrada de 5V enrolei 3 voltas de cada cabo (positivo e negativo) em um anel de ferrite, mas ainda não resolveu.

Vi que algumas minuterias antigas usam esse CI como temporizador. 

Gostaria saber se há outras soluções menos drásticas... hehe.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

São tantas as alternativas com o 555. Se disse um temporizador acredito ser um monoestavel com o capacitor conectado apenas ao TH e o TR recebendo o pulso negativo com um resistor fixo de pull-up. Caso tenha utilizado um resistor de pull-up muito elevado e a trilha + comprimento do fio que vai até o botão seja muito comprido vai ter uma antena. Diminua o valor do resistor de pull-up para tornar a entrada do Trigger menos sensível a ruídos. Se postar o circuito que montou com os valores utilizados fica mais fácil, bola de cristal anda falhando aqui tb.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Sérgio Lembo Gostaria de agradecer pela ajuda.

Acho que sua bola de cristal esta funcionando muito bem kkk, o circuito é esse mesmo. Realmente estava com um valor de resistor bem alto (47K) como pull-up no TH, e usando fio um pouco longo. Troquei o resistor por um de 2k2 e diminui o tamanho do fio já foi suficiente acredito que tenha parado.

OBS: A interferência eletromagnética irradiada no ambiente é muito interessante, depois que fiz as modificações acima no circuito, coloquei um pedaço de fio (+-20cm) espetado no pino TH e voltou a sofrer as interferências.

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo faça um circuito RC em série e coloca-lo em paralelo com o relé. Seu problema estará resolvido. Infelizmente, quando trabalhamos com um relé em corrente alternada, no momento do "switch" cria-se um arco elétrico e causa interferência. Por isso o ciruito RC serve de supressor, ou amaciador da interferencia.

 

Coloque 2 resistores de 150ohms 5w cada em série com um capacitor 470nF (de preferência os tipos x1 mas pode ser o de poliéster também) e ligue nos contatos do relé, deste modo: 

 

Na foto está com carga indutiva mas serve perfeitamente para cargas resistivas, no caso das lâmpadas.

 

 

 

 

io25.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×