Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Controle De Tensão E Da Corrente !

Visitante

Posts recomendados

O GALERA É O SEGUINTE , SOU ESTUDANTE DE ELETRÔNICA E GOSTARIA DE UMA AJUDINHA DE VOCÊS NA QUESTÃO DE CONTROLE DA CORRENTE OU DA TENSÃO , POIS QUERO SABER SE O CIRCUITO EM SÉRIE CONTROLA A TENSÃO E O CIRCUITO EM PARALELO CONTROLA A CORRENTE OU SE É EXATAMENTE O INVERSO DAS DUAS OBSERVAÇÕES ANTERIORES , OU SEJA , O CIRCUITO EM SÉRIE CONTROLA A CORRENTE E O CIRCUITO EM PARALELO CONTROLA A TENSÃO ?? ALIÁS !!! NÃO POSSO POSSO DEIXAR DE LEMBRAR QUE FIZ UMA EXPERIÊNCIA COM UM PROTOBOARD ONDE UTILIZEI UMA FONTE DE 12V DE 800mA ONDE AO FINAL DE UMA MONTAGEM DE UM CIRCUITO PARA ALIMENTAR UM LED DE POTÊNCIA DE 10mA , DIGO , ANTES DO LED COLOQUEI UM RESISTOR EM SÉRIE DE 1K2 OHMS E VERIFIQUEI QUE APÓS O RESISTOR HAVIA UMA CORRENTE DE 10mA E SENDO ASSIM , POR ESSE EXEMPLO EU QUERO DEIXAR AQUELE QUE SE PRONTIFICAR A ME AJUDAR NESTA DÚVIDA QUE ESTOU MEIO QUE CONFUSO JÁ QUE NESTA EXPERIÊNCIA QUE FIZ LOGICAMENTE UTILIZEI UM MULTÍMETRO E QUE O MAL É QUE JÁ ENTREI EM OUTRO FÓRUM E UM ME DIZ QUE O CIRCUITO EM SÉRIE CONTROLA A TENSÃO E O CIRCUITO EM PARALELO CONTROLA A CORRENTE OUTRA VEZ JÁ ME DISSERAM QUE É AO CONTRÁRIO !!!! QUER SABER ESTOU FICANDO ZURETA COM ISSO !!!! POR FAVOR ME TIREM ESSA DÚVIDA DE VEZ E SE NÃO FOR INCÔMODO ME PASSEM UMA EXPERIÊNCIA PARA QUE EU POSSA TIRAR PROVA DISSO !!!! AFINAL DE CONTAS PELO MENOS NA MINHA EXPERIÊNCIA COMO PUDI VIRIFICAR O CIRCUITO EM SÉRIE CONTROLA A CORRENTE !!!! CONTO COM A AJUDA DE TODOS QUE COLABORAREM COMIGO !!!!!! :bandeira::-BEER

OBRIGADASSOOOOOOO VALEU GALERAAAA!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também não sou expert em Eletrônica, mas, é a primeira vez que ouço estas expressões, ou seja, controlar a corrente ou tensão com circuitos em paralelo e em série.

Ligar um resistor em série a um circuito irá provocar uma redução da corrente e também da tensão na carga. Ou seja, influi nas duas grandezas.

Já ligar um resistor em paralelo não irá influir em nenhuma das duas, supondo uma fonte ideal (uma fonte real tem uma resistência interna em série).

Deixo aberto para a opinião dos experts do fórum...

Link para o comentário

Cara....você está mais enrolado do que bobina....he..he

É o seguinte.:

Os primórdios da Lei de OHM diz que:

A corrente em um circuito série é a mesma. ( Isso é fato )

Cara lhe dou uma dica.. Pega quatro resistores de qualquer valor e monte-os em um protoboard das duas maneiras série e paralelo ( uma vez de cada ) e alimenta eles com uma tensão de 12V ( sei-lá) e verifique as quedas de tensão em cada um nas duas montagens.. Lembre-se o multimetro apenas vai ajudar você a pensar.

Caso você pretenda trabalhar com eletrônica nas mais diversas aréas por ela aplicada lhe digo uma coisa: Meu delete uma frase muito utilizada por alunos de primeiro ano: Ahh nunca vou utilizar essa matéria mesmo!!!!!!

Bom na verdade você não tem um controle de corrente seja ela no cicuito série ou paralelo, você uma limitação da mesma.

Controle da grandeza envolvida só em uma fonte de corrente ou tensão..

Link para o comentário

Esta regra de controlar a corrente em série e tensão em paralelo não existe. Só para se ter uma ideia, se você colocar um motor cc ( daqueles de carrinho de brinquedo) na sua fonte de bancada e variar a tensão você vai variar a velocidade dele bem como sua corrente. Não vai por esta regra não que você se perde, o controle de tensão e corrente deve ser analisado, tendo como foco a carga a ser ligada ( um motor. um led, um alto falante...). Foque seus estudos nos tipos de carga ( resistiva,capacitiva ou indutiva ) e nos circuitos que eles são utilizados. Assim você vai entender o melhor método de controlar V e I deles.

Link para o comentário

Tipo

que eu siaba o circuito em serie, como já disse nosso colega, tem uma queda de tensão em cada componente , sendo possivel você calcula um valor pra determinado resistor pra obter um determinado valor de tensão aproveitando essa queda.

já no circuito em paralelo ha uma divisao da corrente , proporcional a resistencia

ou seja, se tiverem duas cargas em paralelo com a mesmo resistencia a corrente se dividira esatamente pela metade.

ahco q é isso

e não entendi bem o q você pergunto

mas é isso q eu osos te dize

falou aí, teh mais!

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!