Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
JAQUIM

IML de HD

Recommended Posts

Meus preclaros, clamo às vossas ajudas.

Eis o enígma:

Minha máquina: CPU Dual Core 2.2 - MOBO GA-31ES2C - 4GB RAM Kingstone.

O problema: Repetidas (e põe repetidas nisto) panes de HD, um total de 7 (eu disse SETE) HD's em cerca de um ano.

Estavam instalados dois HD na máquina, um para o SO e programas fins e outro para filmes, fotos, músicas e arquivos vários (todos arquivados em pastas distintas).

Freqüentemente procedo a desfragmentação e limpeza de lixo e aí - na desfragmentação - é que noto o surgimento dos primeiros problemas: ao proceder a desfragmentação (e tanto faz se com a ferramenta do XP ou outro programa) surge a mensagem que há setores e arquivos que não puderam ser desframentados. Após um ou dois meses sai o HD batendo as azinhas serelepemente, levando além da minha grana vários arquivos importantes.

Agora instalei um Caviar-Blue de 500GB e só tenho dúvidas.

Ei-las:

Possível curto no gabinete?

MOBO em curto?

Tomada da casa, onde ligo o PC, com alguma anomalia de oscilação e fluxo de corrente?

Um azar "duca"?

Como uma das medidas - infrutífera por sinal - retirei o PC do estabilizador e liguei diretamente a um filtro de linha. E puerras! Mais um HD se foi. O interessante é que este, o mais antigo que eu tinha e resistia bravamente, deu o seguinte defeito: o PC iniciava e parava na tela de início de abertura do XP, depois bootava e seguia para a tela onde se pode escolher se queremos iniciá-lo normalmente ou no modo de segurança. Ocorre que as setas de escolha não funcionavam. Tentei fazer uma instalação de recuperação sobre o XP, mas ainda que conseguindo bootar pelo CD-ROM o sistema seguia para a tela acima descrita.

Em minha região há freqüente interrupção de energia e oscilações, só que emminha casa, além do meu PC, há mais dois dos meus filhos (que estão ligados em rede com o meu), e os deles passam incógnitos por isto.

Precisa dizer que estou pu..., digo, desesperado e pedindo ajuda?

Me desculpem o relato laudatório, mas quis oferecer o máximo de informações possíveis.

Grato desde já por qualquer ajuda.

Jaquim:wacko:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

heheheh... 7 em um ano é um recorde!!!!

A primeira coisa que eu iria checar é a fonte. Pode ser de má qualidade ou estar com algum problema. Passa o modelo e marca dela, está na etiqueta na lateral da fonte. Ela tem chavinha pra selecionar 110/200V?

A sua tomada é aterrada? E a dos seus filhos?

Fim de rua, ou rua sem saída é onde oscila mais a tensão, pois é o ponto final da linha, está mais longe do transformador da rede. Mas as fontes melhores aguentam um range bem grande de oscilação.

Dos 2 HD's que você disse que tinha no começo, os 2 foram pro espaço? Porque daí descarta os cabos e a porta. Ou isso acontece com uma porta específica?

Procurei no Google essa tua placa mãe (porque nunca tinha ouvido falar) e só aparece o teu post (hehehe) e mais 3 links em chinês, japonês, sei lá... verifica com um software que se chama Everest o modelo dela.

Quanto ao curto que você falou, acho difícil, porque só afeta teu HD. A placa lógica dela (a parte debaixo dela) está encostando em algum metal, o que não acho que é o caso né? Nào descarto totalmente a mobo.

Problemas com esta tomada específica acho difícil também. Só se neste mesmo circuito dessa tomada houvesse alguma coisa que jogasse muito ruído.

Compartilhar este post

Link para o post

Renf, primeiramente grato pelo seu pronto conteste.

A MOBo é uma Gigabyte (GA-31M-ES2C), que estou trocando pela, também "Giga", G41M-ES2L.

A fonte é uma "poderosa" Seventeam, "xing-ling" de declarados, mas nunca provados, 450W.

Nenhuma das minhas tomadas aqui são aterradas, coisa que quero sanar usando um artifício sugerido pelo meu eletricista de confiança. Ele me sugeriu ligar o "terra" ao vergalhão de uma das vigas da casa. Isto, segundo ele, dará o mesmo resultado de que um aterramento convencional, pois minha casa foi feita sobre estacas. Quer dizer, além de evitar o prejuízo de ter de quebrar piso e fazer um buraco profundo, terei bem menos trabalho.

Quanto a posição de minha casa, para o fator alimentação da rede externa, posso dizer que não estou em nenhum dos extremos. Porém, a tensão aqui tem oscilado muito. Inclusive, este mesmo eletricista, me sugeriu acionar à LIGTH, aventando a possibilidade de um cabo-fase estar com a ligação frouxa no poste (já houve casos relatados disto no condomínio).

Contudo, esta última hipótese só se aplica nomeu PC? Pois os dos meus filhos seguem serelepes e faceiros.

Adqüiri um Wester Digital (WV500AVVS) de 500GB e será o 8º (não ria por favor)

Ainda não troquei a placa e o PC está como em uma mesa de necrópsia, completamente desmontado com a MOBO fora e o HD sobre a mesa.

A propósito: por sugestão de um amigo adqüiri uma fonte que ele disse muito boa e estável (C3Tech de 500W). Será que ela é isto tudo mesmo, será que resolverá meu problema, será que me fará ganhar na mega-sena?:D

Se eu não queimar este nesta semana eu aviso.

Fte abç.

Compartilhar este post

Link para o post

Jaquim, FOGE desta fonte!!!!!!!! Não usa ela. C3Tech tem fontes muito ruins. Assim como Clone, Leadership, MTek e outras.

Procura marcas mais confiáveis como Corsair, OCZ, Seventeam etc. Mas procura aqui no forum o modelo que você escolher pra se informar sobre ela. Nem todas serão boas. Não há um fabricante em que todas as fontes são boas, mas esses que te falei a maioria é. Mas como disse, nem todas.

Ia te dizer pra testar com outra fonte mesmo. Há uma boa probabilidade de ser ela. Mas como o problema demora um tanto pra acontecer, você terá que ficar usando essa pra teste muito tempo, então já compra uma, porque pelo visto, se o cara quer te empurrar uma C3Tech, a que você já tem é pior!!!

Com fonte ruim você pode queimar placa mãe, placa de vídeo etc.

Se quiser, passa tua config que a gente te ajuda a escolher uma com a potência adequada. Também informe mais ou menos quanto quer gastar (ou já diga que o mínimo possível hehehe).

Fiquei curioso... qual modelo essa tua Seventeam?

Compartilhar este post

Link para o post

Tô lascado! A fonte eu já comprei, no Balão da Informática. Li um teste de uma fonte da mesma marca, aqui no site, e fui no embalo. O problema, como você citou, é que a fonte testada era de um modelo de maior potência.

Minha configuração atual é:

MOBO: GA-31M-ES2C - Entrando em um sensacional upgrade a GA-41M-ES2L

CPU: Pentium E2200 Dual Core 2.2ghz - Pretendendo instalar um 2QUAD ou Core 2 Duo (o que você acha? Melhora? porque tá meio lento)

RAM: 2 "pentes" de 2gb Kingston cada.

HD atual: Western Digital, WD5000AVVS SATA

Placa gráfica: A estonteante GeForce GF6600 256mb DDR2

Nada mais liga no PC

Eu o deixo muito tempo ligado, baixando filmes etc.

Ele está em rede, roteado com os dos meus filhos.

A fonte Seventeam abriu o bico mesmo e a propeli no espaço, só cortei os cabos para uma necessidade qualquer (como me enforcar, por exemplo, se mais um HD der pau:D).

Agora estou usando uma verdadeira aceleradora de partículas atômicas, marca WISE: WSNG-500-P4B2S-SK

Esta fica até a chegada da C3Tech: modelo DSA 5060V, que "morri" com R$ 155,00

Para evitar mais aporrinhação eu pagaria algo em torno de R$ 300,00

Existe algo bom nesta faixa?

Grato mais uma vez a você.

Editado por JAQUIM
Complementação de dados.

Compartilhar este post

Link para o post

Putz... que azar.

Existe fonte sim. Mais barato ainda que isso.

Pra te ajudar, dei uma olhada no site da Balão pra ver se você consegue trocar. O problema é que eles estão com quase nada de fontes. Tem aqueles Corsair, mas Corsair sempre é caríssimo em relação a outras marcas, mas de qualidade inquestionável. Mas essas que tem lá tem muiiita potência pra um PC simples como o seu. A única que eu pensei na possibildade de trocar, é esta:

https://www.balaodainformatica.com.br/site/index.asp?prod_id=12952

Ninguém chegou a testar esta especificamente, mas as "irmãs" dela testaram e eram muito boas. Essa fonte tem o selo 80 plus. Que já é um ótimo sinal. Tem PFC ativo (correção do fator de potência, que além de ajudar a rede, te economiza um pouco de energia) e como toda fonte moderna não precisa ficar selecionando na chavinha a tensão, é bi-volt automático. No site do 80 plus:

http://www.80plus.org/manu/psu/psu_detail.aspx?id=23&type=2

ou o PDF

http://www.80plus.org/manu/psu/psu_reports/SP636_COOLERMASTER_RS-400-ASAA-D3_ATX_400W_Report.pdf

O 80 plus já é um indicativo muito forte de uma fonte ser potencialmente boa.

Vi relatos aqui no forum dela sempre muito positivos.

Nem abre essa C3Tech e ve se eles trocam. Mesmo você pagando o Sedex de ida e volta, pelo menos não sai tudo no prejuízo.

Teu PC não consome tudo isso de potência dessas fontes, mas já fica pra um upgrade da placa de vídeo e processador. hehe

Se não conseguir trocar ou não quiser essa tem uma no Kabum, é muito boa. É uma Zalman. Boa fonte.

Segue o link:

https://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/site/listagem.cgi?dep=01&sec=10&cat=599

Se ainda não gostar dessa, tem essa OCZ:

http://www.hardstore.com.br/?view=detalhes.produto&cat=1&c_produto=4148

Não precisa ser necessariamente nesta lojas, é que foram as primeiras que achei em lojas conhecidas. Só pra mostrar o modelo e preço mesmo.

Pode até ter gente que fala que esse modelo de C3Tech que você comprou aguenta e tudo mais... mas pra mim uma marca que nem rotula certo o que vende tentando te enganar já não espera muita coisa.

Acho que a melhor escolha, e seria o que eu faria, era tentar trocar essa tua no Balão por aquela Cooler Master.

Todas as fontes que passei estão na faixa de duzentos e poucos reais, e são fontes muito melhores que esta C3Tech.

Quanto ao processador, depende pra que você usa. Se usa programas gráficos ou jogos, primeiro com certeza trocaria a placa de vídeo ao invés do processador. Se não quer gastar tanto com a placa de vídeo, pega uma Geforce 9600GT, na faixa de 270 reais. Já dá um up legal no PC. Ou se quiser gastar um pouquinho mais, pega um ATI HD4770, muito boa. É lógico, tem placa até de 2000 mil, mas essa primeira aí já vai dar uma diferença legal em desempenho. Se escolher a 9600GT, só repara na hora da compra nas especificações, se a memória dela é DDR3 ou DDR2, foge da DDR2.

Se for trocar o processador, já pega um Quad. A diferença de preço já não está tão grande assim, e cada vez mais os programas vão dando suporte a mais de dois núcleos. Procura pegar um com pelo menos 2,5Ghz aproximadamente. E quanto mais memória cache nele melhor, mas daí vai muito do teu bolso e quanto quer pagar. Mas iria de Quad sim. Memória RAM você está bem servido com 4GB.

Achei estranho esta tua troca de placa mãe, foi quase trocar 6 por meia dúzia.

Abraços

Editado por renf

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais