Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cooler AMD com alta rotação e muito barulho.


claudio2

Posts recomendados

Dae pessoal, ha mais ou menos uns 20 dias comprei um processador AMD phenom II x4 955 box. Quando fui fazer a montagem do pc nao retirei o composto que vem na base do cooler e coloquei mais um monte de pasta termica, o pc tava funcionando normalmente, até que fui orientado que nao poderia utilizar o composto original do cooler e mais a pasta termica, e que seria melhor remover o quanto antes.

Hoje decidi abrir o pc e limpar o cooler e o processador e aplicar somente a pasta artic silver 5, acontece que depois disso a temperatura do processador até diminuiu de 53 Cº em media para 45 Cº, acontece que o cooler esta com uma rotaçao de 6308 RPM e fazendo um barulho imenso, gostaria da ajuda de vocês pra resolver esse problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nao sei te responder, faz tempo que tenho esse gabinete, é genérico.

A eficiencia do Cooler depende do Ar que o circunda, Ar quente prejudica e muito o seu desempenho.

Um gabinete bom começa pelo tamanho e em seguida os Fans, pelo menos dois de 120mm, um na frente e outro atras, com o fluxo de ar na mesma direção, ou seja, o frontal como ventilador e o trazeir como exaustor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu gabinete nao tem nenhum fan, mas antes de mexer no cooler e no processador hoje, ele tava funcionando normalmente, então nao acredito que o problema seja o fluxo de ar.

A quantidade de pasta térmica pode estar ligada ao problema ? pois botei bem pouca pasta desta vez.

a diferença de superficie entre o silicon do processador e a base do cooler é muito, mais muito pequena mesmo e a pasta serve só para fechar alguma imperfeição.

O flxo de ar é muito, muito importante mesmo, o dissipador aquece, o fan força a passagem de ar entre as aletas, o ar se espalha dentro do gabinete até que o gabinete vire um verdadeiro forno, se não há um fan forçando o ar par dentro dele e outro retirando o ar quente, ai fica AR quente sobre superficie quente, eficiencia de refrigeração muito comprometida.

Usando o conseito de que o AR quente é mais leve, retire a tampa do seu gabinete, ponha-u na posição horizontal e note como as temperaturas sofrerão uma queda, assim como a rotação do Fan do cooler do processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola pessoal! se alguem puder me ajudar, sou novo e ainda nao sei usar o forum direito!!

comprei faz pouco tempo um phenon X4 965 e o cooler box faz muito barulho, o gabinete é um thermaltake com 2 fans. alguem poderia indicar um cooler mais silencioso bom e barato?

obrigado

Bom, eficiente e barato: Coolermaster 212.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
ola pessoal! se alguem puder me ajudar, sou novo e ainda nao sei usar o forum direito!!

comprei faz pouco tempo um phenon X4 965 e o cooler box faz muito barulho, o gabinete é um thermaltake com 2 fans. alguem poderia indicar um cooler mais silencioso bom e barato?

obrigado

montei um ante ontem, é verifiquei que o cooler é muito potente, mas faz bastante barulho em rotação máxima, então prar resolver foi só colocar no setup da bios para outo, e ele ficou silencioso, so faz barulho quando realmente a temperatura aumenta.

Como dito pelo colega abaixo, o fluxo de ar dentro do gabinete é essencial para o bom funcionamento do cooler do processador, pois não adianta de nada um excelente cooler, sendo que ele ta usando ar quente para refrigerar o bloco do dissipador, o que gera aumento na rotacão da ventoinha do mesmo e aumento do barulho gerado, o conselho certo é gerir um fluxo de ar satisfatório dentro do gabinete, para que se chege o ar mais frio o possível para resfriar o processador, que pode ser através de dutos, organização de cabos, instalação de ventoinhas no gabinete, etc, pasta térmica não faz milagre, mas com um bom fluxo de ar ai sim faz diferença.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...