Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Filtro de linha para notebook PNOTEPROC8 é eficiente?


rafaelmeireles

Posts recomendados

Olá moçada,

seguinte estou comprando um notebook, mais precisamente um macbook pro de 13.3 e pesquisando hj sobre ligar na tomada ou no estabilizador para minha supresa pelo que li a turma nem indica estabilizador, um dos argumentos que lembro é que o ajuste do estabilizador é mais lento que o da fonte, isso de que notebook não precisar de estabilizador realmente procede com esses estabilizadores mais novos?

Procedendo a informação o ideal então seria filtro de linha mesmo? Uma vez que notebook por ter bateria não precisa de no-break?

Se for filtro de linha então gostaria de um modelo adequado e eficiente para notebook(macbook), poderiam sugerir algum?

Pelo que pesquisei vi comentarem sobre esses aqui:

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=PNOTEPRO

e

http://www.cyberpowersystems.com/products/surge-protectors/mobile-surge/cps500nbp.html

qual dos 2 seria mais indicado? Gostei muito do primeiro.

E por ultimo eles protegem contra picos de energia e contra energia de menos, ou seja, energia a menos que o necessario e a mais que o necessario?

Desde já agradeço a todos, e desculpa ai pela quantidade de duvidas mais é que quero proteger o investimento, hehe... Valeu!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, é um contra senso ter que ligar um notebook num nobreak para ter que protegê-lo. Você se imagina indo pra lá e pra cá com seu belo notebook da Apple com um trambolho pesado igual um estabilizador??? Isso não tem a mínima lógica!

Uma das razões é que fonte deles trabalham de 100-240V automaticamente e pode oscilar ai de 90-265V que não terá problema algum, porque está dentro da tolerância dessas fontes, então estabilizado aí é INÚTIL pra dizer o minimo!

Esse APC é eficiente, mas muito caro. Eu te indico o nosso nacional, olha aí o E-Clamper:

http://www.clamperlojavirtual.com.br/

Ou o E-terra caso encontre desse tb.

Se encontrar aquele da Cyberpower, parece ser bom tb.

Contra "energia de menos", nenhum desses aí protege, sua propria fonte vai operar bem dentro de 90-265V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fusivel queima com sobre corrente, quando a corrente (Amperes) consumido do lado da carga ou seja, do lado em que alimenta o notebook, for superior a X amperes, que agora não sei quanto que esse protetor suportar. O que protege contra picos de tensão se chama varistor, e ele protege contra elevações rapidas de tensão que ocorrem por diversas razões, a principal dela são chaveamentos (liga-desliga) de máquinas ou da própria rede elétrica em si. Todo liga e desliga de contatos, em determinadas condições, geram picos de tensão. Outra fonte de picos são raios.

Todos esses produtos aí citados protegem contra esse picos, é a função deles. Eles limitam a tensão entre 700-1500V - valor esse suportável por qualquer fonte eletrônica atual pelo tempo que costumeiramente dura um pico de tensão. Parece um valor elevado, mas não é pelo tempo que esses picos duram. Agora oscilações de tensão, aquelas que o valor útil da tensão da rede oscila de forma relativamente lenta, sua fonte suporta de 90 - 265V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, fusível não tem nada a ver com sobretensão, fusível protege contra sobrecorrente e curto-circuito, coisas totalmente distintas.

Primeiramente é muito difícil a tensão ir em 265V. Aí onde você mora é 220 ou 110V (127V)? Se for 110V o máximo que pode chegar em caso de falha na rede é 220-240V e nisso sua fonte tirará de letra. Se for 220V, na pior das hipóteses pode chegar em 380V. Não vou entrar em detalhes do porquê pode ocorrer isso porque você vai te confundir ainda mais, mas basicamente isso ocorre quando o neutro perde o referencial do centro estrela do transformador da rua, já deu pra confundir, né? :) Confundindo só mais um pouquinho, se o neutro tiver aterrado em diversos pontos antes do rompimento do cabo, o que geralmente está, esse problema é atenuado bastante.

Até aqui falamos de sobretensão, que é algo distinto de pico de tensão e filtros geralmente não protegem contra sobretensão, salvo alguns poucos casos.

A sobretensão basicamente é uma elevação constante no valor eficaz nominal da rede elétrica que se sustenta por segundos à horas.

Picos de tensão são elevações extremas do valor da tensão eficaz, mas que fura milésimos de segundos apenas, geralmente em torno de 1ms. Picos podem assumir diversos valores e sem duvida os mais danosos são os gerados por raios.

Os picos de tensão são os mais corriqueiros e acontecem muitas vezes diariamente e aos poucos vão cansando as fontes de alimentação até pifarem. Os filtros e protetores DPS são os responsáveis nessa proteção, mas vale lembrar que as próprias fontes de notebook costumam vir internamente com essa proteção, de menor capacidade, mas a maioria vem com fusível + varistor, capacitores e indutores de filtragem. Entretanto a adição de um protetor externo não faz mal algum.

Quais as chances de ocorrer uma sobretensão? Poucas e geralmente quando ocorre foi por alguma dessas causas:

1 - Rompimentro do condutor neutro principal da rede.

2 - Falha interna no transformador da rua.

3 - Acidente de carro que provocou a queda de um poste nas redondezas.

4 - Queda de uma linha de média/alta tensão na rede de baixa tensão da rua. Mas nesse caso como é uma sobretensão extrema, um filtro de linha pode conseguir proteger.

Quais as chances de ocorrer um pico de tensão? Muitas! As causas:

1 - Raios - os mais intensos e danosos que para proteger contra eles não basta apenas um filtro após a tomada quando o raio acha de cair nas proximidades. Se cair em cheio na edificação em si então...

2 - Chaveamento de contatos elétricos presente em ar-condicionado, refrigeradores, motores elétricos, desligamento de disjuntores, rompimento de fusiveis, chaveamento na rede de distribuição elétrica, como comutação entre uma linha e outra ou ativação de capacitores de correção de fator de potencia e chaveamento de relés.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...