Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Avaliação de Configuração - Computador Básico


Posts recomendados

Me foi passada a tarefa de montar um computador básico para as minhas primas. Ele seria utilizado principalmente para MSN, Orkut, Facebook e trabalhos de escola (nessa ordem). A princípio escolhi a seguinte configuração:

ASUS P5KPL-AM

Intel Core 2 Duo E5300

Kingston 2GB DDR2 800

Fonte Zalman 360B-APS

HD Seagate 500GB 7200.11

Gravador de DVD LG

Gabinete: o que for mais simples e barato

A configuração está apropriada para as tarefas descritas? Tenho algumas dúvidas específicas:

1) O vídeo on-board da ASUS P5KPL-AM é decente? Seria melhor comprar uma placa de vídeo off board? Caso seja, qual seria a melhor opção? Gostaria que o computador rodasse filmes em alta definição, mas se isso encarecer demais a máquina, deixa para lá.

2) Só 2GB está de bom tamanho? A maior parte das máquinas hoje em dia vem com pelo menos 3GB, mas como estou pensando em instalar Windows XP mesmo, não sei se vale o investimento em mais RAM.

3) Existe alguma opção de fonte mais barata? Minha primeira opção foi a OCZ 400w Stealthxstream por R$ 188,00 na MegaMamute, mas o produto encontra-se esgotado. Sei que a 360B-APS é uma fonte excelente e até overkill para essa configuração, mas não quero levar uma fonte vagabunda. Existe alguma opção por menos de R$ 200,00?

4) O processador está de bom tamanho? Será que eu deveria partir para um E7500?

Grato a todos pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

1) O vídeo on-board da ASUS P5KPL-AM é decente? Seria melhor comprar uma placa de vídeo off board? Caso seja, qual seria a melhor opção? Gostaria que o computador rodasse filmes em alta definição, mas se isso encarecer demais a máquina, deixa para lá.

Sim está, mas se quer vídeo HD eu recomendo trocar o sistema para AMD e usar o vídeo onboard deles.

2) Só 2GB está de bom tamanho? A maior parte das máquinas hoje em dia vem com pelo menos 3GB, mas como estou pensando em instalar Windows XP mesmo, não sei se vale o investimento em mais RAM.

Pro XP está beleza !

3) Existe alguma opção de fonte mais barata? Minha primeira opção foi a OCZ 400w Stealthxstream por R$ 188,00 na MegaMamute, mas o produto encontra-se esgotado. Sei que a 360B-APS é uma fonte excelente e até overkill para essa configuração, mas não quero levar uma fonte vagabunda. Existe alguma opção por menos de R$ 200,00?

Olha, teve bastante gente reclamando de Zalman depois de uns anos de uso e a OCZ cai bem sendo até mais barata.

Outra fonte boa nessa faixa de preço eu não conheço, talvez a C3tech "600" que pra esta máquina vai ser boa.

Uma dica é olhar este tópico:

http://forum.clubedohardware.com.br/promocoes-bons-precos/650162

4) O processador está de bom tamanho? Será que eu deveria partir para um E7500?

Vai comprar Porsche pra ir na padaria da esquina ? ^_^

Eu faço o que você quer e muito mais em um single core de 2005, o E5300 vai sobrar. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Xita ja disse tudo praticamente.

só venho apresentar outras opções para fonte:

3R System iCEAGE 450W

Akasa 350W (meio antiga, mas parece ser de qualidade. aguenta essa config até com uma VGA de pequeno-médio porte. se ficar na duvida, o teste dela deve sair aqui no CDH nos próximos dias)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pela ajuda, colegas. Assistência realmente de primeira linha, sanou todas as minhas dúvidas.

Conforme sugestão pretendo comprar a 3R System iCEAGE 450W (já li a resenha da fonte aqui no Clube do Hardware) na SmartDATA.

_L_A_E_R_T_E_, eu tentei comprar essa fonte na GuerraDigital há algumas semanas mas tive alguns problemas. O sistema utilizado (PagSeguro, cartão de crédito) ficava recusando o cartão, não sei por quê.

Nessa altura do campeonato não estou cogitando trocar de Intel para AMD. Se no futuro os donos do computador resolverem que querem passar filmes em HD é só comprar uma placa baratinha (HD 4650 ou sei lá qual outra).

Novamente muito obrigado pela assistência, colegas. O tópico pode ser fechado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Requisitei que o tópico fosse reaberto porque houve um imprevisto. Depois de realizar a compra no MercadoLivre o vendedor me informou por e-mail que a placa mãe não é a P5KPL-AM mas sim a P5QPL-AM. A mudança parece pequena, mas como foi feita de forma suspeita (parecia que o vendedor queria que isso passasse despercebido) resolvi perguntar aqui qual é a diferença entre as duas placas.

Comparei as especificações e percebi que o chipset é G41 na Q e G31 na K. Além disso o video on-board da Q é X4500 e o da K é X3100. Recentemente comprei um laptop para minha mãe e me familiarizei com esses modelos de placa de vídeo da Intel. Aqui também (desktops) a GMA 4500 é superior à X3100?

Enfim, posso levar a P5Q tranqüilo ou devo exigir a P5K?

Agradeço a todos com antecedência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Requisitei que o tópico fosse reaberto porque houve um imprevisto. Depois de realizar a compra no MercadoLivre o vendedor me informou por e-mail que a placa mãe não é a P5KPL-AM mas sim a P5QPL-AM. A mudança parece pequena, mas como foi feita de forma suspeita (parecia que o vendedor queria que isso passasse despercebido) resolvi perguntar aqui qual é a diferença entre as duas placas.

Comparei as especificações e percebi que o chipset é G41 na Q e G31 na K. Além disso o video on-board da Q é X4500 e o da K é X3100. Recentemente comprei um laptop para minha mãe e me familiarizei com esses modelos de placa de vídeo da Intel. Aqui também (desktops) a GMA 4500 é superior à X3100?

Enfim, posso levar a P5Q tranqüilo ou devo exigir a P5K?

Agradeço a todos com antecedência.

Acredito que a troca seria vantajosa, mas veja se ele mantém o preço :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...