Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Mr Gigabyte

Escolha do curso superior

Recommended Posts

Olá, gostaria de saber o seguinte: eu já tenho o curso técnico de montagem e manutenção de micro e de redes básico (vou ter que revisar algumas coisas) eu sei que as empresas querem profissionais práticos e dinâmicos, para trabalhar e dá lucro ao patrão, eu estava pesquisando na net sobre os cursos que tem haver com manutenção de micro e redes, na minha situação se eu quiser mesmo trabalhar nessa área tenho que fazer um curso de nível técnico de redes completo e depois subir mais um degrau para nível superior fazendo o curso de tecnologia em redes de computadores e garantir a minha estabilidade? obrigado pela ajuda. :unsure:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se você já tem a formação em Técnico em Informática, já passe direto para uma graduação à sua escolha como esse de Tecnologia em Redes de Computadores, que é mais voltado para um determinado nicho de mercado e tem uma ênfase muito bem definida.

O diferencial fica por conta do seu domínio da língua inglesa -- ou pelo menos do "inglês técnico" --, da sua experiência profissional e, como não poderia deixar de ser do seu Q.I. (Quem Indica) ou se preferir sua networking, seus contatos que podem abrir-lhe caminhos.

Compartilhar este post

Link para o post

Olha, ter o curso técnico de montagem e manutenção de micro já pode ser considerado um técnico em informática, ou não tem nada a ver um coisa com a outra? :unsure:

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, já pode ser considerado curso de Técnico em Informática considerando a carga horária que, para qualquer curso que se intitula "Técnico" deve ser maior que 800 horas.

O fato é que as várias instituições que disponibilizam um curso de Técnico em Informática, às vezes os faz com uma ênfaze, ora mais voltada à desenvolvimento ou à hardware ou à redes, e ainda outros cursos que preferem não dar ênfaze em nada e aplicam em seus módulos todas as áreas comuns.

Então, se o seu curso de Técnico em Hardware e Redes tem mais de 800 horas de carga horária, então é considerado Curso de Graduação Média, ou Curso Técnico e dá direito à um diploma na conclusão do curso.

É o seu caso?

Compartilhar este post

Link para o post

Eita, esse curso que eu fiz foi no SENAI , e a duração dele foi de 1 mês o do curso básico de redes foi duas semanas, então tem menos de 800horas não é ?

Compartilhar este post

Link para o post

Esses cursos que você fez já são muito bons, são chamados Cursos Livres e dão uma boa noção do que é um curso de Técnico em Informática.

Se não me engano, o próprio Senai tem um curso Técnico em Informática, mas se não tiver devem existir outras instituições interessantes por aí em Recife de nível Técnico.

Avalie melhor as suas opções e a sua urgência no que toca o seu cotidiano no mercado de trabalho, seu ambiente de trabalho no dia-a-dia: se ainda você estiver começando na área de Informática o curso indicado à você creio ser o de Técnico em Informática mesmo, mas se você já tiver uma considerável bagagem profissional conquistada não em cursos mas no seu trabalho, aí creio o indicado seria a faculdade.

Analise a sua atual situação no mercado de trabalho, e escolha o tipo de curso que mais se encaixa no seu atual perfil profissional.

Abraços,

Spider :aranha:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tenho no meu currículum na parte de cursos, tem lá informatica básica e manutenção de micro, está escrito assim, desse jeito, se eu colocasse no currículum no lugar de manutenção de micro , técnico de manutenção de micro, iria ficar mais chamativo, até por que o mercado de trabalho hoje, só pede experiência de carteira assinada, é isso.:unsure:

Compartilhar este post

Link para o post
Eu tenho no meu currículum na parte de cursos, tem lá informatica básica e manutenção de micro, está escrito assim, desse jeito, se eu colocasse no currículum no lugar de manutenção de micro , técnico de manutenção de micro, iria ficar mais chamativo, até por que o mercado de trabalho hoje, só pede experiência de carteira assinada, é isso.:unsure:

caro qual é sua real experiência de mercado, independente de ter na carteira de trabalho?

Bb$,

Q

Compartilhar este post

Link para o post

Bom ! pela sua pergunta eu não tenho nenhuma experiência, assim a campo ou seja, prestar serviço indo nas casas de clientes , o que eu gostaria mesmo é de entrar numa empresa que eles ensinem o serviço, como eu disse antes, não tenho experiência nenhuma desse tipo sabe. :unsure:

Compartilhar este post

Link para o post

Como eu disse antes, sobre trabalho sem experiência de carteira, assim que eu terminei o ensino médio eu brinquei um pouco sabe, deixei pra lá esses cursos técnicos de 600h, aí pra me aventurar eu fiz esses cursos livres de manutenção de micro e redes básico, só agora com 28anos é que eu acordei e estou entendendo como é o mercado de trabalho, então assim, se tenho esses cursos livres que é uma introdução para técnico em informática, chegando numa empresa ou loja eles não vão aceitar o meu certificado por causa da carga horária do curso que foi de 80h e também por que não tenho experiência na carteira não é isso. :unsure:

Compartilhar este post

Link para o post
Bom ! pela sua pergunta eu não tenho nenhuma experiência, assim a campo ou seja, prestar serviço indo nas casas de clientes , o que eu gostaria mesmo é de entrar numa empresa que eles ensinem o serviço, como eu disse antes, não tenho experiência nenhuma desse tipo sabe. :unsure:

baseado nesta sua informação creio que você precisa mesmo e de um estagio nesta area

é a unica que vai te ensinar

Compartilhar este post

Link para o post

Pois, eu estou com 28anos só peguei um estágio de 9 meses nos correios quando eu era de menor, de lá pra cá assim, só fiquei fazendo cursos e mais cursos, o meu primeiro curso foi o de informatica básica aí fiz o de website básico em seguida o de manutenção de micro e o último foi o de redes básico e só, no de informatica básica eu não aprendi digitação por que foi um curso de uma empresa tercerizada daqui de Recife, mas assim, com o certificado na mão de todos esses cursos a minha chance de entrar no mercado de trabalho é pouca comparada com aqueles que tem experiência não é.

Editado por Mr Gigabyte

Compartilhar este post

Link para o post

então cara isso vai depender somente de você

na entrevista você pode dizer que nao tem esperiencia como empregado mas você pode mostrar que você entende do assunto e tudo que você aprendeu com os cursos ja feito

O meu emprego atual pede para que tenha curso completo de hardware, eu nao tenho o curso, mesmo assim participei da entrevista e consegui mostrar pra eles que mesmo sem o curso official e aprendi por minha conta propria, citei meus trabalhos que fazia por conta propria para manutenção e fui contratado

nesta mesma entrevista possuia pessoas ja formadas que nao passaram

Por isso eu digo, depende de você

Boa sorte

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é, fui comprar uma memória para o meu micro numa loja aqui no Recife e aproveitei que eu já estava lá e perguntei ao atendente da loja se estava recebendo curriculum aí fiz um monte de pergunta pra ele aí depois de eu fazer todas as minhas perguntas, ele disse que tinha que ser uma pessoa que lesse muito e tivesse o jeito, não entendi direito essa última palavra ter o jeito, ado não entendi direito essa última palavra sabe !:unsure:

Editado por Mr Gigabyte

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que ele quis dizer uma pessoa que tenha o dom, que tenha facilidade na area

Compartilhar este post

Link para o post

Esse negócio de uma pessoa ter dom pra isso ou pra quilo tem haver em aprender as coisas rápido numa determinada área? :unsure:

Editado por Mr Gigabyte

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que ele quis dizer que tem que ser uma pessoa que gosta do que faz e está sempre disposto à aprender mais, já que informática sempre muda. Acho que para isso, leia diariamente o Clube do Hardware e seus artigos já é um bom passo, ser "ativo" no fórum ajudando o povo e ao mesmo tempo praticando, também é outra coisa boa, mas sempre lembrando de acompanhar bem as novidades e tendências. (se der para acompanhar mais de um site seria bom)

Ai acho que também seria boa alguma complementação como por exemplo, sempre estar lendo algum livro da área (no portal tem indicação de bons livros).

Bem, essa é minha opinião, não sei se é só isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Olha, dizem que nessa área de informática se trabalha muito, para se ter um bom emprego a nível de 2º grau é preciso fazer um curso técnico de 2 anos na área de informática ou precisa prestar concurso público de qualquer área? :unsure:

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, vou citar o meu exemplo

Oo

Eu terminei meu curso técnico de 3 anos onde eu tive desde ADM até montagem, programação e redes.

Hoje eu tenho 17 anos e faço estágio com informática desde os meus 14 (primeiro ano do meu curso). Estou fazendo faculdade de Sistemas de Informação e estagiando em uma ong multinacional.

Eu trabalho pra caramba mais também sou recompensada no final. Tenho um salário considerado topo para área de estágio e estou feliz profissionalmente.

TIC é praticamente isso, sempre estar se informando, estudando, lendo e praticando.

Boa sorte

;*

Compartilhar este post

Link para o post

Olha, você é mulher nê, mas assim, você já tem experiência na área de informática tá estagiando e com 17 anos já tá perto de se estabilizar , quando você entrou nesse estágio foi pra ter experiência no curso que você já fez, digo isso, pra saber como está o mercado de trabalho sabe, as pessoais que eu conheço a maioria não trabalha com carteira assinada e algumas são concursadas, já eu vou começar a entrar no mercado de trabalho, fiz um estágio a vários anos atrás (1998) de lá pra cá brinquei muito gastei o dinheiro e só de uns anos pra cá que foi de 2008 até hoje foi que começei a pesquisar como anda o mercado de trabalho, a maioria das empresas aqui de Recife pede experiência de carta assinada, eu não tenho experiência nenhuma no mercado de trabalho, e eu soube que pra entrar numa empresa sem ter experiência vai ter que suar a camisa, se entregar mesmo ao serviço pra aprender, é isso espero mais opinião do povão aí, e finalizo esse tópico. :unsure:

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo na boa, você é novo e acho legal ja se preocupar com isso.

Agora como você falou antes, sabe o que acho legal, é você estudar firme para um concurso publico, o nivel dos candidatos acredite se quiser é muito fraco e dentro de um orgão publico você cresce rápido, tem estabalidade, é outro mundo amigo.

Mas não deixe de fazer um curso de ensino superior, isso conta demais hoje em dia e todos sabemos disso e na propria faculdade te abre uma infinidade de portas. Estagio na area de informatica então existe ao monte, eu por exemplo faço engenharia de computação, e no primeiro periodo so não fazia estagio quem queria e todos estavam recebendo relativamente bem e satisfeitos.

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é , muita gente fala da concorrência que tem um concurso público, assim, eu tô desempregado, estou só me preparando pra concurso público e só penso nisso, até pensei nesses dias em dá uma parada e procurar trabalho , mas outro problema as empresas daqui de Recife exige experiência , como eu disse antes eu não tenho nenhuma experiência sabe, é isso.:unsure:

Compartilhar este post

Link para o post

Continue se preparando amigo, concurso publico não é do dia para noite.

Compartilhar este post

Link para o post
Procure como trainee.

completando... trainee seria ótimo para a parte específica da prova de concurso público. Eles sempre costumam botar situações práticas do dia.

Além de conseguir uma boa experiencia e ter a chance de ser efetivado.

Boa sorte

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais