Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problemas com a tensão da fonte


TodyTbl

Posts recomendados

Boa noite,

Estou com o seguinte problema:

A tensão +12v e +3,3v estão muito alteradas, em 9,86v e 2,59v respectivamente, e a vcore está entre 2 e 1,98(não sei qual seria o correto, porém o pc probe mostra entre 1,75 e 1,45 como o ideal)... e juntando com isso o processador resolveu superaquecer, chegando varias vezes a 120º(no momento está em 67º e o pc tem 7 coolers contando com o do cpu e da fonte e creio que o fan também está sofrendo, pois antes de iniciar o windows, na bios não passava de 1600 rpm e apenas com o windows ligado chegou a 2000 RPM) e consequentemente desligando o pc...

Pórem, aparentemente não é a fonte o problema, pois utilizo uma Thermaltake PurePower 2.0 600W e está apresentando o problema e testei com uma Corsair 750W que em outro pc funciona 100% e aqui também está dando diferença de tensão.

Segue relação de peças:

Asus P5N32-E / Striker / Striker Extreme

Core Quad Q6600

Cooler Box

VGA GF 8800 ULTRA

HD 160 GB

HD 1 TB

Gravador de DVD

4 GB de memória

Se alguém puder ter alguma ideia do que seja para me ajudar fico muito grato, pois não sei mais o que fazer para tentar resolver isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você pode usar um multímetro para testar a saída 12V e ver se está com problema, mas como você disse que acha que não é, deve ser sua placa mãe, que está distribuindo incorretamente a tensão. Só uma coisa, a 2V o processador acho que ele deveria ter queimado já o.o, tome cuidado amigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, o pc probe considera o possivel pariação do vcore em 20% e não da como um problema, porém a bios estava em 1,98 e considerava isso um problema...

Seguem dados do everest também(que não é confiavel, porém não tenho um multimetro em casa...)

Temperaturas

Placa mãe 14 °C (57 °F)

Processador 60 °C (140 °F)

CPU 1 / Núcleo 1 57 °C (135 °F)

CPU 1 / Núcleo 2 57 °C (135 °F)

CPU 1 / Núcleo 3 49 °C (120 °F)

CPU 1 / Núcleo 4 47 °C (117 °F)

SPP 64 °C (147 °F)

MCP 88 °C (190 °F)

GPU 45 °C (113 °F)

Diodo GPU 54 °C (129 °F)

Memória GPU 46 °C (115 °F)

Ambiente GPU 45 °C (113 °F)

Temperatura nº1 6 °C (43 °F)

Temperatura nº2 3 °C (37 °F)

Temperatura nº3 6 °C (43 °F)

MAXTOR STM31000333AS 33 °C (91 °F)

Seagate ST3160215AS 35 °C (95 °F)

Coolers

Processador 1979 RPM

Chassis 2027 RPM

Alimentação 1327 RPM

Valores de voltagens

Núcleo CPU 2.00 V

+3.3 V 2.59 V

+5 V 4.19 V

+12 V 9.92 V

No modo de espera +5 V 4.22 V

Bateria VBAT 2.58 V

FSB VTT 1.23 V

Núcleo "North Bridge" 1.23 V

Núcleo "South Bridge" 1.50 V

HyperTransport 1.23 V

DIMM 2.22 V

DIMM VTT 1.12 V

GPU Vcc 3.21 V

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, o pc probe considera o possivel pariação do vcore em 20% e não da como um problema, porém a bios estava em 1,98 e considerava isso um problema...

Seguem dados do everest também(que não é confiavel, porém não tenho um multimetro em casa...)

Temperaturas

Placa mãe 14 °C (57 °F)

Processador 60 °C (140 °F)

CPU 1 / Núcleo 1 57 °C (135 °F)

CPU 1 / Núcleo 2 57 °C (135 °F)

CPU 1 / Núcleo 3 49 °C (120 °F)

CPU 1 / Núcleo 4 47 °C (117 °F)

SPP 64 °C (147 °F)

MCP 88 °C (190 °F)

GPU 45 °C (113 °F)

Diodo GPU 54 °C (129 °F)

Memória GPU 46 °C (115 °F)

Ambiente GPU 45 °C (113 °F)

Temperatura nº1 6 °C (43 °F)

Temperatura nº2 3 °C (37 °F)

Temperatura nº3 6 °C (43 °F)

MAXTOR STM31000333AS 33 °C (91 °F)

Seagate ST3160215AS 35 °C (95 °F)

Coolers

Processador 1979 RPM

Chassis 2027 RPM

Alimentação 1327 RPM

Valores de voltagens

Núcleo CPU 2.00 V

+3.3 V 2.59 V

+5 V 4.19 V

+12 V 9.92 V

No modo de espera +5 V 4.22 V

Bateria VBAT 2.58 V

FSB VTT 1.23 V

Núcleo "North Bridge" 1.23 V

Núcleo "South Bridge" 1.50 V

HyperTransport 1.23 V

DIMM 2.22 V

DIMM VTT 1.12 V

GPU Vcc 3.21 V

Acho melhor você pegar uma outra versão do Everest, como ele está marcando 14ºC da placa mãe? Pegue outra versão mais recente e veja como está, poste novamente ok?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom mais enfim, o problema maior ainda é a tensão, pois a sobretensão no cpu que deve estar gerando o aumento de temperatura na CPU...

Será que é devido a algum defeito na placa mãe mesmo? Não há nada que se possa fazer? Dei uma olhada na mb e não tem nenhum capacitor estufado nem nada do genero...

Edit:

Tava dando uma olhada no site da intel http://processorfinder.intel.com/details.aspx?sSpec=SL9UM das especificações da CPU, que a tensão é entre 0,85 e 1,5v e a temperatura 62.2°C...

O Bus/Core Ratio ta correto, não foi alterado acidentalmente nem nda...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom mais enfim, o problema maior ainda é a tensão, pois a sobretensão no cpu que deve estar gerando o aumento de temperatura na CPU...

Será que é devido a algum defeito na placa mãe mesmo? Não há nada que se possa fazer? Dei uma olhada na mb e não tem nenhum capacitor estufado nem nada do genero...

Edit:

Tava dando uma olhada no site da intel http://processorfinder.intel.com/details.aspx?sSpec=SL9UM das especificações da CPU, que a tensão é entre 0,85 e 1,5v e a temperatura 62.2°C...

O Bus/Core Ratio ta correto, não foi alterado acidentalmente nem nda...

Vai na BIOS e muda o Vcore para algum mais baixo (ele deve estar em automático)

E ignore completamente as tensões mostradas por software, estão todas erradas (se estivessem assim seu pc nem ligaria)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

quando chegar em casa vou tentar resetar a BIOS e ver o que acontece... tem que habilitar alguma coisa pra poder mudar o vcore? aqui a tensão aparece cinza e as opções são ignorar ou enabled...

Os valores da BIOS estão similares ao everest e pc probe, muito próximos mesmo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não funcionou resetar a bios e alterar o vcore nela, a tensão no monitor de tensão não alterou...

Acho que algo foi pro pau mesmo... vocês acham que foi a mb ou o processador?

Coisas que tenho certeza que não estão funcionando adequadamente:

A leitura das voltagens e provavelmente das temperaturas.

Como eu ja disse, se estivesse tão errado assim seu computador nem daria sinal de vida.

Eu arrisco dizer que o problema é com o seu cooler ou com a ventilação no gabinete.

Na parte elétrica deve estar tudo ok, já que o problema persistiu com uma Corsair 750TX.

Abra um tópico aqui: https://www.clubedohardware.com.br/forums/forum/155-refrigera%C3%A7%C3%A3o-e-superaquecimento/

E poste considerando que o problema deve ser com a refrigeração.

E lembre-se de clicar no botão denunciar.gif e pedir para fecharem este tópico se você não tiver mais duvidas.

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jorno1994

Agradeço a ajuda, porém posso lhe dizer com certeza que o problema não é temperatura, pois o pc tem 8 coolers contando o do cpu e da fonte.

No momento acredito que são os cis reguladores de tensão, vou procurar substitutos para eles e tentar fazer a substituição(assim q conseguir colocar a bios de novo, tendo em vista que durante a atualização da mesma o pc resolveu desligar ¬¬)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
@Jorno1994

Agradeço a ajuda, porém posso lhe dizer com certeza que o problema não é temperatura, pois o pc tem 8 coolers contando o do cpu e da fonte.

No momento acredito que são os cis reguladores de tensão, vou procurar substitutos para eles e tentar fazer a substituição(assim q conseguir colocar a bios de novo, tendo em vista que durante a atualização da mesma o pc resolveu desligar ¬¬)

Não faça loucura... Com as tensões relatadas por você esse seu PC nem ligaria. Deixe de balela caro colega....

Até parece que não sabes que tensões lidas por SW são extremamente dependentes da interação dos CI´s amostradores, da placa-mãe com esse SW de leitura. Não é o SW que está errado nem tampouco os sensores. Acontece que inexiste qualquer normatização de como deve operar um sensor de temperatura ou tensão numa placa-mãe. Desse modo a indústria tem uma série de fabricantes fazendo esses CI's e dentre eles mais uma penca de modelos diferentes. Impossível dar certo.

A leitura de tensão num PC, via SW, no Asus Probe, no Everest, no Speed Fan ou qualquer outro que o valha estará errada sempre. É menos confiável que nota de R$3,00..

Desencane.. Se PC sequer ligaria com a tensão de 12 Volts abaixo de 11 volts...

Se quiseres tirar a prova dos nove, tome um multímetro emprestado e meça, num conector do chicote, as tensões... Pode até ser um multímetro de R$ 10,00

Nunca tome decisões em cima desse tipo de dado, de leitura ou de temperatura ou de tensão lida por SW..

Outra... Processadores não são capazes, em operação, a chegar na temperatura de 120º C.. É leitura bugada com certeza...

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Faller

Qual problema você acredita que poderia ser então?

Pois se a fonte envia os 12volts, a mb não poderia estar com curto em algum local e realmente chegando 9 volts no local da onde a amostragem é feita?

Pois a bios, o pc probe e o everest deram o mesmo resultado... e a bios e o pc probe são fornecidos pelo fabricante...

Ok, que não seja a tensão com problema, o que seria? super aquecimento? o cooler do proc está em cerca de 1600 rpm e tem outros 6 coolers de exaustão e insuflação no pc, além do cooler da fonte.

O que poderia ter ocasionado a falha generalizada de todas as leituras? Isso começou após eu ter retirado a hd5770 do pc e colocado a gf8800 ultra(pois a hd foi pro pc mais novo)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Faller

Qual problema você acredita que poderia ser então?

Pois se a fonte envia os 12volts, a mb não poderia estar com curto em algum local e realmente chegando 9 volts no local da onde a amostragem é feita?

Pois a bios, o pc probe e o everest deram o mesmo resultado... e a bios e o pc probe são fornecidos pelo fabricante...

Ok, que não seja a tensão com problema, o que seria? super aquecimento? o cooler do proc está em cerca de 1600 rpm e tem outros 6 coolers de exaustão e insuflação no pc, além do cooler da fonte.

O que poderia ter ocasionado a falha generalizada de todas as leituras? Isso começou após eu ter retirado a hd5770 do pc e colocado a gf8800 ultra(pois a hd foi pro pc mais novo)

Bem....

A 8800 utral aquece e consome bem mais do que a HD5770 :D

E sobre a bios e o pc probe... são tão confiareis como uma nota de 3 reais. Não é culpa do fabricante da placa-mãe nem do programador do software, mas sim que existem milhares de sensores diferentes no mercado( ou seja, não tem um "padrão"), ai fica difícil o software se dar bem com todos e saber qual está lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem....

A 8800 utral aquece e consome bem mais do que a HD5770 :D

E sobre a bios e o pc probe... são tão confiareis como uma nota de 3 reais. Não é culpa do fabricante da placa-mãe nem do programador do software, mas sim que existem milhares de sensores diferentes no mercado( ou seja, não tem um "padrão"), ai fica difícil o software se dar bem com todos e saber qual está lá.

Ok, a 8800 consome bem mais que a 5770, sei disso, porém antes de eu comprar a 5770 esse computador já usava a 8800, comprei a 5770 antes do resto do outro pc, por isso que usei ela por algum tempo nesse com o problema.

O que eu achei estranho em relação aos 3 programas é que os 3 deram leituras muito próximas e a BIOS e pc probe do fabricante estarem desregulados com a placa mãe... imagina-se que o fabricante saiba que sensor usa para calibrar o prog de acordo... não?

Mas enfim, se é problema de sensor, o que pode estar causando isso??? E por que agora?

No momento consertei a bios com o cd q vem junto da mb e atualizei a bios para a ais recente e o problema persiste =/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não faça loucura... Com as tensões relatadas por você esse seu PC nem ligaria. Deixe de balela caro colega....

Até parece que não sabes que tensões lidas por SW são extremamente dependentes da interação dos CI´s amostradores, da placa-mãe com esse SW de leitura. Não é o SW que está errado nem tampouco os sensores. Acontece que inexiste qualquer normatização de como deve operar um sensor de temperatura ou tensão numa placa-mãe.

Faller, você pelo que li é engenheiro elétrico... saberia dizer então se os componentes eletrônicos são apenas sensores de medição ou se há também reguladores de tensão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Faller, você pelo que li é engenheiro elétrico... saberia dizer então se os componentes eletrônicos são apenas sensores de medição ou se há também reguladores de tensão?

Essa sua pergunta não faz muito sentido mas mesmo assim vou respondê-la..

Sensores são sensores, reguladores são reguladores, e cada um faz o que deve ser feito no local apropriado aonde está, desde que esteja operando bem, sem defeito...

Imagine que o CI que contém os sensores de tensão/temperatura esteja semi/danificado ou até mesmo danificado...

Não seria de esperar que as medidas relatadas pelo Everest, pelo PC Probe, pelo Speed Fan, pela BIOS até, dessem como estão dando, a mesma leitura??? Claro que sim...

Quanto a BIOS, fazer o controle de distribuição/casamento dessas BIOS com a versão da placa, edição da mesma, é uma tarefa muito difícil. Muitas vezes o fabricante da placa se vê obrigado a trocar o CI amostrador dessas variáveis por uma opção de mercado. Tão logo ele faça isso, adeus leituras por SW, adeus leitura da BIOS..

A única solução para você sair desse enigma é a adoção de um voltímetro para medir as tensões dai.

Tome emprestado ou compre um... Não sai mais de R$ 15,00..

Esses equipamentos tem um CI interno que vem trimado de fábrica e que vai ler tão bem as tensões ai quanto um voltímetro de R$ 200 o faria.

Tai o exemplo da leitura da fonte do meu PC sendo feita por dois voltímetros prá lá de vagabundos (ambos dos extremos) e por dois voltímetros de primeira linha, um auto-range e outro True RMS, de alto valor. Vês diferença??? Muito não significativa... Da ordem de 0,3% somente...

Leiturados12volts.jpg

Compre um desses dai, num camelô de sua cidade ou no ML:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-138514569-multimetro-digital-bateria-inclusa-garantia-nota-fiscal-_JM

Para ler de modo correto as tensões de seu PC faça o que recomendo ai nesse post: http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=3454668&postcount=4

O resto é bobagem. É só para não te deixar dormir a noite... Verás que tudo está correto com tua fonte e com teu PC... Ou não..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa sua pergunta não faz muito sentido mas mesmo assim vou respondê-la..

Sensores são sensores, reguladores são reguladores, e cada um faz o que deve ser feito no local apropriado aonde está, desde que esteja operando bem, sem defeito...

Imagine que o CI que contém os sensores de tensão/temperatura esteja semi/danificado ou até mesmo danificado...

Não seria de esperar que as medidas relatadas pelo Everest, pelo PC Probe, pelo Speed Fan, pela BIOS até, dessem como estão dando, a mesma leitura??? Claro que sim...

Quanto a BIOS, fazer o controle de distribuição/casamento dessas BIOS com a versão da placa, edição da mesma, é uma tarefa muito difícil. Muitas vezes o fabricante da placa se vê obrigado a trocar o CI amostrador dessas variáveis por uma opção de mercado. Tão logo ele faça isso, adeus leituras por SW, adeus leitura da BIOS..

A única solução para você sair desse enigma é a adoção de um voltímetro para medir as tensões dai.

Tome emprestado ou compre um... Não sai mais de R$ 15,00..

Esses equipamentos tem um CI interno que vem trimado de fábrica e que vai ler tão bem as tensões ai quanto um voltímetro de R$ 200 o faria.

Tai o exemplo da leitura da fonte do meu PC sendo feita por dois voltímetros prá lá de vagabundos (ambos dos extremos) e por dois voltímetros de primeira linha, um auto-range e outro True RMS, de alto valor. Vês diferença??? Muito não significativa... Da ordem de 0,3% somente...

Leiturados12volts.jpg

Compre um desses dai, num camelô de sua cidade ou no ML:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-138514569-multimetro-digital-bateria-inclusa-garantia-nota-fiscal-_JM

Para ler de modo correto as tensões de seu PC faça o que recomendo ai nesse post: http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=3454668&postcount=4

O resto é bobagem. É só para não te deixar dormir a noite... Verás que tudo está correto com tua fonte e com teu PC... Ou não..

Minha dúvida é se um defeito nos reguladores de tensão não pode estar causando uma sobretensão(devido ao regulador defeituoso e não por fonte defeituosa) e assim estar causando um superaquecimento...?

Ok, então se as leituras que antes não tinham esse defeito agora estão erradas, digamos que o sensor tenha ido pro pau... tanto o de temperatura quanto o de tensão... ou os sensores...

O que deveria fazer? desligar o desligamento automatico da bios?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Minha dúvida é se um defeito nos reguladores de tensão não pode estar causando uma sobretensão(devido ao regulador defeituoso e não por fonte defeituosa) e assim estar causando um superaquecimento...?

Poucas coisas tem reguladores dentro de uma placa mãe. A maior parte da eletrônica se vale dos 3,3 Volts, dos 5 Volts e dos 12 Volts vindos da fonte...

Os conversores da tensão de Vcore sim é que tomam dos 12 Volts a energia para converter na tensão Vcore necessária para alimentar a CPU...

Ok, então se as leituras que antes não tinham esse defeito agora estão erradas, digamos que o sensor tenha ido pro pau... tanto o de temperatura quanto o de tensão... ou os sensores...

O que deveria fazer? desligar o desligamento automatico da bios?

- Sua BIOS permite essa operação???

- Em que valor de temperatura está ajustado o desligamento??

- Pela mão você sente que o calor é compatível com a leitura, no caso da temperatura??

Ou seja, sempre cairá no mesmo caso... Como você faz para acertar ou aferir se um relógio com a hora correta???? Você o desmonta???

Não seria consultando outro relógio??? Tendo uma segunda leitura???

Sinta com a mão se a temperatura da CPU é compatível com o mostrado...

Sinta com um multímetro se a tensão está correta...

E se mesmo assim quiseres sair trocando peças, troque a placa-mãe e nunca a fonte, ao meu ver a menos culpada dai...

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...