Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
Wesley Marcello

Gigabyte lança GA-H55M-UD2H

Recommended Posts

Com a chegada dos processadores Intel Core i3 e i5, os fabricantes de placas-mãe começam a trazer ao Brasil suas primeiras placas-mãe compatíveis com esses novos chips com vídeo integrado. É o caso da GA-H55M-UD2H, uma placa-mãe de uso geral baseada no chipset Intel H55, mas que esconde algumas surpresinhas que podem chamar a atenção até de alguns entusiastas.

Voltado para o segmento de entrada e integradores de PCs, a GA-H55M é dona de um visual simples e honesto que valoriza a qualidade dos componentes e o bom acabamento, abrindo mão de firulas tecnológicas às vezes mais fúteis do que úteis.

2.jpg

3.jpg

Por causa disso, nada de boot rápido com Linux, circuitos exóticos, entrada dupla de 12V, porta USB 3.0, interface SATA 600 etc. Mas isso não significa que essa placa não guarde algumas surpresinhas na sua lista de características técnicas. Talvez a que mais chame a atenção é sua capacidade de aceitar a instalação de até duas placas de vídeo PCI-e x16 da ATI com tecnologia CrossFire X (uia!), algo incomum numa placa tão pequena quanto uma micro-ATX (24,4 x 23,0 cm). Observe porém que apenas um deles é realmente um slot PCi-e x16 2.0 enquanto que o outro é um PCI-e x4.

5.jpg

Além disso, a placa também conta com o bom e velho recurso de Dual BIOS, onde a BIOS de backup (B_BIOS) pode entrar em ação caso a principal (M_BIOS) sofra algum tipo de dano ou perca os seus dados.

6.jpg

Os entusiastas também poderão apreciar o fato de a GA-H55M também vir com slots para até quatro pentes de memória (até 16 GB) DDR3 800 ~ 1800 MHz montados em dual channel. De fato, a empresa informa que é tecnicamente possível acelerar as memórias para até 2.200 MHz (ou mais) mas prara isso a Gigabyte recomenda o uso de um processador Core i5/i7 desabilitando o recurso de vídeo integrado, utilizando no seu lugar uma placa de vídeo discreta.

10.jpg

Também é bom saber que essa placa ainda oferece suporte para alguns dispositivos legados como unidades de disco flexivel (FDD), leitor de CD/DVD com porta EIDE, mas aqueles que pensam em usar essa placa para dar um tapa do PC velho vale a pena observar que essa placa já vem com o tradicional conector para fonte de 24 pinos.

De fato, ela até conta com uma saída serial (COM A), mas é necessário o uso de um conector externo para utilizá-la na parte de fora do computador. Observe também que tanto o conector do painel frontal quanto cada interface — três conectores USB 2.0 (totalizando seis portas) e uma firewire 1394 — possuem um selo de identificação no fundo do conector, o que facilita a sua montagem em especial dentro de um gabinete.

A GA-H55M também não economiza no número de discos oferecendo cinco portas SATA 300, porém sem suporte para RAID.

Mas por que cinco em vez de seis portas? Isso ocorre porque essa sexta porta está disponível no seu painel traseiro na forma de uma porta eSATA que faz companhia para outras conexões como seis portas USB 2.0, uma PS/2 para mouse ou teclado, saída S/PDIF (In/Out), uma Firewire/IEEE 1394, porta de rede Gigabit Ethernet (chipset Realtek RTL8111D) e som de alta definição 7.1 (Realtek ALC889).

8.jpg

Destaque para os conectores de vídeo para todos os gostos e usos: SVGA (D-Sub), DVI-D, HDMI e até DisplayPort (uia!), o que abre perpectivas interessantes de uso dessa placa em aplicações de Media Center.

Observe porém que algumas dessas saídas podem ser usadas ao mesmo tempo. Para simplificar as coisas, o manual descreve as seguintes combinações de uso:

12.jpg

Como muitos já devem saber, para tirar proveito dessas portas de vídeo é necessário a instalação e uso dos novos processadores Intel Core i3/i5 Clarkdale, já que a H55 não dispõe de aceleradora gráfica integrada.

Fonte: Tecnodica

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×