Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recommended Posts

Ae pessoal, meu pc é um E2160 vulgo 1.800, placa-mãe Asus P5GC-MX/1333,

2gb de ram 667mhz, fonte de 500W reais, Cooler da Buffalo Evercool(não passa de 35º dentro de um quarto abafado *.*)..... estou começando a dar um over "gradual" estou aumentando o Bus Speed de 5 em 5, e estou acompanhando no CPU-Z e SpeedFan a temperatura, sou ainda muito iniciante nesse ramo de over, ele ja esta trabalhando a 1.890, 5% sim grande m**** mais estou com medo de testar, eu li alguns tópicos aqui no forum mais nada em especifico da minha placa ou sobre o processador. Se alguem puder dar uma dica sobre qual q seria o limite ou a recomendação eu agradeço =D

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

bom ninguem postou nada, decepcionante, mais vou falar ao menos minha experiencia de como estou fazendo, se alguem tiver algo para falar fico agradecido.

Bom meu E2160 @1.8Ghz ja esta a 2.1Ghz

a minha placa-mãe P5GC-MX/1333 não tem muita opção para overclock, tem q ser meio q no calculo, Bus Speed 235, e eu deixei para ajustar a memoria a frequencia dela automaticamente, e até agora temperatura nao alterou, nem nada mantem a 30º, em dias de frio 26.... E para evitar aquecimento interno, eu rasguei a um tempo atras a tampa do gabinete e soquei um cooler de 12x12 que esta ajudando a tirar o ar quente da placa de video bom mais sem fugir

estou fazendo as cegas, só gostaria de saber qual seria o limite do Over nessa Placa sem estragar o processador....

Compartilhar este post

Link para o post

Olá amigo!

Sua placa mãe não vai permitir over com FSB maior que 235MHz com estabilidade, a placa é limitada para esse fim.

Pode existir alguma peça (P5GC-MX) que permita over maior, mas normalmente a faixa de estabilidade é de 230MHz de FSB.

O over máximo "recomendado" e seguro para sua placa mãe é 220MHz de FSB, acima disso é arriscado danificar algum hardware com o tempo de uso, principalmente o HD.

Aconselho tentar overclock por BSEL-MOD (VEJA AQUI) para evitar problemas futuros.

Boa sorte.

Compartilhar este post

Link para o post

Ribeiro, então o BsellMod é um overclock "fisico" mexendo no processador, ok eu vou e coloco o papel aluminio só em 2 pontos do processador?

http://img269.imageshack.us/i/cpucrp.jpg/

Caso eu erre, o ponto ou se o papel aluminio pegue um pouco em outro pino, qual seria o estrago?

A minha mobo é tão fraca assim ou apenas limitada?

Fazendo isso(BsellMod) qual é a vantagem no lugar de um overclock alterando os valores da BIOS?

Considerando a minha mobo(P5GC-MX/1333) fazendo o BsellMod, quanto q eu consigo chegar de over?

Ate quantos FBS eu consigo chegar? Ou isso é uma coisa que eu que vou descobrir no metodo "tentativa-erro"?

(tenho inumeras duvidas =x )

Só deixar claro ql a config do pc (não sei se os componentes podem facilitar o over =P vai saber):

Placa-mãe: Asus P5GC-MX/1333

Memoria: 2gb acho que kingston(não lembro a marca pois ganhei de um parente que trabalhava na HP)

Processador: DualCore Intel Pentium E2160

Fonte: 500W reais(também nao lembro a marca =x)

Placa de Video: XFX GeForce 9500 GT - 1gb - 256bits

HD: 80gb da Samsung

Cooler do Proc: Buffalo Evercool(rodando o Orthos com 50min de teste @2.3Ghz - 45~47º em idle fica a 26~30°)

Compartilhar este post

Link para o post

Oi amigo!

Vou explicar alguns detalhes para você entender um pouco melhor.

Sua placa mãe é uma boa placa, mas não é uma placa para aplicar alto FSB tendo por base os 200MHz de seu processador.

O problema de sua placa é que ela altera a frequência PCI (não segura fixo o valor) quando sobe o FSB pelo bios e isso atrapalha a estabilidade com FSB (em média) pouco acima de 230MHz.

Fazendo o BSEL-MOD para um FSB direto, a frequência PCI não é alterada (como acontece quando é feito pelo bios), permitindo assim um over maior porque as características padrão da placa mãe permanecem inalteradas, com exceção os timings do NB.

Seu processador com MOD para 266MHz de FSB vai fazer a placa entender que é um processador com FSB original de 266MHz e as frequências "paralelas prejudiciais" não serão modificadas, nem mesmo a frequência para a memória é alterada.

O bsel-mod também vai ajudar a conseguir um FSB muito maior e dentro da margem de segurança.

Exemplo:

Se é seguro usar 220/230MHz de FSB para um CPU de FSB padrão de 200, será seguro usar um FSB de 300MHz para um CPU de FSB de 266MHz, seja esse original ou com bsel-mod. Um CPU com FSB padrão de 266MHz pode atingir 333MHz (1333QDR).

Quanto ao mod você não pode errar. Tem que ter atenção e visualizar muito bem o posicionamento do alumínio no local correto dos pontos; caso deixe em curto, pode queimar o processador, mas é fácil fazer o mod, basta ter atenção e boa visão.

O mod correto é esse da foto que você postou e se você fizer da mesma forma não tem erro.

Com esse MOD ai seu processador vai pular para 2.13GHz (266x8).

Pode acontecer de não funcionar por falta de vcore (vcore é a alimentação para o processador), mas tem que testar para saber. Caso não funcione, é só desfazer.

Um detalhe muito importante:

Se sua fonte de alimentação for fonte genérica não arrisque fazendo overclock.

Boa sorte.

Compartilhar este post

Link para o post

Opa, mais que beleza!

Ok, o limite da placa é 333Mhz?

Vai para 2.4Ghz (266*9).

E qual o material para fazer esse MOD? Papel Aluminio e superbonder? fita isolante na lateral do Proc?

Os pinos são apenas os 2 a baixo na direita ou os outros 2 de cima também??

besellmod.jpg

(Sei q pode até ser uma folga mais se pudesse fazer um tutorial, com umas fotos simples também poderia ser muito, mais muito interessante mesmo.):wub:

A fonte não é generica não é uma WiseCase/WSPC-500WR-TZD - 2*8 , Ao menos não parece ser generica =x

Hoje o Over esta em 28% 1.8Ghz @ 2.3Ghz / FBS a (256*9)

Ontem deixei o Orthos ligado para ver se mantem estavel, alem de deixar o Orthos eu fiquei mexendo normal, só que o peão aqui

acordou para ir para faculdade e bateu no botao de força e desligou entrei em modo furia pois nao vi se tinha dado algum erro. AHEUAHEUAH, do momento desse post até umas 19 vou deixar no Orthos testando para ver se da mais erros, estou achando interessante pois esta muito acima da frequencia que voce falou q seria estavel e nao esta acontecendo nada, também nao sei se é por causa do coolerfan q eu tenho e da fonte q é generosa. Mais estou muito a fim de fazer esse Bsell-Mod ;D

Compartilhar este post

Link para o post

taco o aluminio naqueles 2 pontos, dobro um pouco na lateral do proc e prendo com fita isolante?

Compartilhar este post

Link para o post

Aluminio mesmo? Pelo que eu li nos links que voce passou.. papel aluminio de marmitex q é firme né? Ou tem algum outro que voce recomenda?

e a fonte o que voce acha sobre ela? Na epoca que paguei achei em conta sendo que hj uma fonte dessa anda meio salgado o valor.

Compartilhar este post

Link para o post

Ae Ribeiro deixei o pc ligado desde as 13:00 de hj fazendo o teste, ja esta a mais de 6 horas direto e eu mexendo no pc, jogando, forçando mesmo os limites e olha como esta. Usei o Orthos, CPUID e SpeedFan para ver as temperaturas.

Nessa 1º imagem, fiquei usando ele direto ele ficou no max 47~49°

testef.jpg

Nessa 2º imagem, logo após o print de cima para ver como abaixou rápido a temperatura para 29°(isso porque estou usando a pasta termica que na minha opiniao é fraca da marca HardCooler e não a que veio no fan do Buffalo)

teste2g.jpg

Até que esta bem estavel, com o Bsell-Mod, ficaria ainda melhor que esses dados do post? ou parecido? Estou me empolgando AUHAHAUHA ;D

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais