Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Leds para cada Resistor


tsimpsom

Posts recomendados

Bom, o correto é ligar no maximo uns 5 LEDs por resistor, não mais que isso

Hein?

Correto? Sob qual ponto de vista?

Ligar LEDs em paralelo é errado não importa qual o número deles... Agora, ligar em série não apresenta grandes problemas (exceto o fato de que se queima um LED, apagam todos os que estão ligados junto dele, na mesma série). Assim, vamos supor que você tenha uma fonte de alimentação (DC) de 50V. Vamos supor que cada LED demande 20mA de corrente e uma ddp de 3,3V para acender. Vamos supor que a aplicação não seja crítica... O que te impede de ligar 10 LEDs (com as mesmas características) em série e calcular um resistor para isso (17V / 20mA = 850 ohms)?

pois caso um LED queime acontecera o efeito cascata, até não sobrar nenhum LED, e se você ligar 50 LEDs em um único resistor, ai já viu...

Se os LEDs estão em série, não acontece efeito cascata nenhum.

Vamos supor que você queira ligar 50 LEDs iguais (e com as mesmas características elétricas que eu descrevi no exemplo acima). Assim, se a tua fonte de alimentação fornecer algo mais que 165V você pode ligar todos eles em série, num único resistor. Tirando o fato de que se queima um, todos os outros apagam (apagam, mas não queimam), qual o problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com o amigo, cabteixeira porém com uma tensão de 12v, você não vai conseguir ligar muitos leds em seqüencia, pois o consumo de cada led e a resistência que você vai utilizar, vão consumir a tensão de alimentação. E se o consumo for maior que o que é fornecido pela alimentação, não vai acender nada. Portanto verifique a quantidade de leds que você vai querer utilizar, a tensão de consumo e a corrente, e nos informe para que possamos ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Sim os LED's serão de auto brilho.

então eu terei que usar pra cada LED um fil com 12V?

Amigo. Ligar led's é muito simples. Se forem led's comuns a corrente deverá ser setada em torno de 20 mili Amperes. Desse modo se tem o cálculo do valor do resistor série:

Rsérie = (VCC - Somatório tensão dos led's)/ 0,020

A tensão de cada led vai depender bastante da cor do mesmo, podendo variar de 1,8 a 2,5 Volts..

O led vermelho geralmente tem a tensão característica de 1,8 Volts.

Desse modo, se eu quiser colocar 4 led's em série, com uma tensão de 12 Volts, teria um resistor de valor = Rsérie = (12 - (4x1,8))/0,02 = (12 - 7,2)/ 0,02 = 240 Ohms..

Poderia colocar 5 led's, veja ai o resistor Rserie = (12 - (5 x 1,8))/0,02 = (12 - 9)/0,02 = 150 ohms

Poderia colocar até 6 leds nessa condição, veja (12 - (6 x 1,8))/0,02 = (12 - 10,8)/ 0,02 = 60 ohms...

Quando é que não vou poder colocar mais led's?????

Evidente, quando o somatório da tensão dos leds ultrapassar o valor da tensão da fonte... Simples

Se os led's forem de alto brilho, provavelmente sua tensão característica estará em torno de 3,5 Volts e sua corrente perto de 100 mA.

Desse modo vejamos qual o valor do resistor para 2 led's

Rsérie = (12 - (2 x 3,5))/0,100 = (12 - 7)/0,100 = 5/0,100 = 50 ohms...

Nada como saberes a tensão e a corrente nominais de cada led, que se encontra em seu datasheet.. Para tal deves saber o código do led..

Se não souberes, e tiveres um multímetro, meça a tensão do led colocando-o individualmente e em série com um resistor somente, em 12 Volts e meça a tensão sobre o led. O resistor nesse caso, para medida deve ser tal que coloque no led uma corrente da ordem de 25 mA, ou seja... supõe-se a tensão do led em 2 Volts... Rsérie para teste = (12-2)/0,025 = 10/0,025 = 400 Ohms (use um de valor comercial de 390 Ohms)

Só isso......

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...