Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
Visitante

Adaptação para fan

Recommended Posts

Visitante

Retirei um fan de uma fonte muito antiga, do primeiro pc daqui de casa(comprado em 1997 se não me engano), e queria colocar aqui no meu gabinete para ajudar na circulação do ar aqui na cpu, aqui na placa mãe tem entrada pra um fan extra, só que é de 3 pinos, e o fan que retirei da fonte tem um conector de 2 pinos, tem algum jeito de eu adaptar para colocar no meu gabinete? Tenho outro fan também retirado de uma fonte +ou- antiga, mas esse não tem nenhum conector, só tem um fio preto e vermelho, da pra adaptar esse também?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Funciona sim amigo, apenas lhe faltará o fio amarelo (sensor de RPM) nesse fan de 2 pinos, mas basta seguir a sequência normal dos fios vermelho e preto, adaptando-o num conector de 2 ou 3 pinos (neste último, ficará faltando um fio mesmo, normal). Mas veja se o trabalho de adaptar um fan usado desses compensa, considerando que nos fans baratos metade do preço é conector + fios, e a outra metade é o fan (dizendo isso chutando).

Pra adaptar o fan sem conector a um conector, imite a sequência dos fios vermelho e preto do fan que você já possui com conector aí, funcionará e só ficará sem sensor de RPM.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  •    0
    Visitante

eu também tinha pensado nisso, mas quando fui tentar conectar, não encaixa, tipo, o espaço entre os pinos são menores do espaço do conector. E queria saber quanto custa um fan para colocar atras da cpu(como exaustor) e quanto +ou- eles podem ajudar no resfriamento do pc

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  •    0
    Visitante

medindo aqui com a régua o tamanho do fan que eu retirei da fonte tem 8cm, então acho que um de 80x80 ta bom aqui

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo, sem querer se chato, o ideal é cortar essa gradezinha fora, porque ela aumenta muito o barulho a atrapalha muito a ventilação. E não caberia 92mm aí ao menos?

Porque o tamanho recomendável para ventoinhas são 12cm, ou seja 120x120mm, porque elas ventilam muuuuito mais e são muuuuito mais silenciosas que as de 8x8.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  •    0
    Visitante

acho que uma de 120x120 cabe aqui sim, porque a que eu tenho aqui é 80x80 e sobra espaço, tipo tem 8 lugares para parafuso, 4 de 80x80 e outros 4 maiores mas não sei se é 120x120. E que gradezinha que você está falando? a do gabinete na lateral?

Compartilhar este post

Link para o post

amigo, se voce nao quer gastar dinheiro, pega esses dois coolers e conecta diretamente no cabo da fonte, fio preto no preto e vermelho no amarelo da fonte, isola bem e pronto, á custo zero, agora se quer gastar diga se seu gabinete suporta cooler de 120mm, e compre uns.

a grelha citada é chapa furada do gabinete, que fica atras ou á frente do cooler, ai se voce cortar ela fora o cooler manda mais vento e menos ruidos.

valeu!

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  •    0
    Visitante

a ta valeu, vou ver direitinho, se não tiver nenhum risco eu faço essa gambiarra aqui com meus 2 coolers

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
    Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais