Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
PeHeBaCaSo

Habilitar/Desabilitar Célula com Lista de Opções - Excel 2007

Recommended Posts

Salve salve galera :D :D :D !!!

Estou sumido do Fórum, mas é por causa da correria do serviço. Mas creio que agora terei mais disponibilidades de trocar mais idéias com todos.

Mas vamos ao que interessa.

Meu problema é de certa forma rídiculo, mas enche minha cabeça :mad:.

Tenho três hipóteses em minha planilha para que ela possa fazer os seus cálculos. Em cada hipótese eu tenho duas opções em comobobox de lista pré-definidos. No entanto necessito que a lista de opções 2 seja habilitada somente em determinados casos selecionados na opção 1.

Vamos ao exemplo:

Período - Opção 1 - Opção 2

Passado - Sim - Postecipado

Presente - Não - Antecipado

Futuro - Talvez - (Desabilitar lista de opções)

Inventei esse exemplo pois é uma planilha que contém dados de clientes e sem chances de ir pra net, :wacko: :wacko: :wacko:. Vamos ve se eu consigo explicar melhor.

:P :p :P ...

A lista da opção 1 sempre ficará habilitada, para as opções "Sim", Não" e "Talvez". Já a lista da opção 2, que tem "Postecipado" e "Antecipado" para escolha, só pode ser habilitada se na opção 1 da respectiva linha tiver selecionado "Sim" ou "Não". Se a opção 1 tiver "Talvez" a lista da opção 2 tem de ficar desabilitada ou tomar algum valor predefinido com "Não considerar" ou até mesmo a respectiva célula não ser mais habilitada para qualquer mudança.

Tento um código de VB. Mas não consigo reconhcer minha lista de opções pré-definidas.

Caso não fui muito claro é só pedir mais explicações.

Abs a todos e valeu.

Pedro Henrique Souza

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa noite pessoal,

a galera tá sem entender a descrição do que eu quero ou por que é mais chato do que eu imaginava essa questão?!?!?! :P!!!

Eu consegui criar a lista/menu suspenso condicionado, mas eu queria algo mais elaborado. :D!!!

Fiz o seguinte (tudo no Excel 2007):

Coloquei duas colunas com meus campos de opções 1 e 2 (colunas M e N, que serão ocultas depois), criei duas listas/menus suspensos.

Na célula em que deveria criar a lista/menu suspenso eu utilizei o comando de VALIDAÇÃO DE DADOS.

(selecione a célula, depois entre na guia DADOS, opção FERRAMENTAS DE DADOS e o item VALIDAÇÃO DE DADOS)

1ª Lista/Menu Suspenso:

Nas CONFIGURAÇÕES no item PERMITIR eu selecionei a opção LISTA e no item FONTE eu selecionei os dados descritos nas células $Microsoft12:$Microsoft14 (Sim, Não e Talvez).

2ª Lista/Menu Suspenso:

Nas CONFIGURAÇÕES no item PERMITIR eu selecionei novamente a opção LISTA e no item FONTE eu criei uma condição com a fórmula SE.

SE(D13="Talvez";"-";$N$12:$N$13)

Essa fórmula significa que toda vez em que a célula D13 estiver com a opção TALVEZ selecionada a lista/menu suspenso a aparecer será - em caso contrário (opções SIM e NÃO) terei uma lista/menu suspenso com as opções POSTECIPADO e ANTECIPADO.

Funciona que é uma beleza. No entanto como sou muito chato, :P, eu queria que ao selecionar a opção TALVEZ apague automaticamente a opção anteriormente selecionada.

Será que isso é possível?!?!?!

:huh:

Abraços e boa noite.

Pedro Henrique Souza

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais