Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Habilitar/Desabilitar Célula com Lista de Opções - Excel 2007


PeHeBaCaSo

Posts recomendados

Salve salve galera :D :D :D !!!

Estou sumido do Fórum, mas é por causa da correria do serviço. Mas creio que agora terei mais disponibilidades de trocar mais idéias com todos.

Mas vamos ao que interessa.

Meu problema é de certa forma rídiculo, mas enche minha cabeça :mad:.

Tenho três hipóteses em minha planilha para que ela possa fazer os seus cálculos. Em cada hipótese eu tenho duas opções em comobobox de lista pré-definidos. No entanto necessito que a lista de opções 2 seja habilitada somente em determinados casos selecionados na opção 1.

Vamos ao exemplo:

Período - Opção 1 - Opção 2

Passado - Sim - Postecipado

Presente - Não - Antecipado

Futuro - Talvez - (Desabilitar lista de opções)

Inventei esse exemplo pois é uma planilha que contém dados de clientes e sem chances de ir pra net, :wacko: :wacko: :wacko:. Vamos ve se eu consigo explicar melhor.

:P :p :P ...

A lista da opção 1 sempre ficará habilitada, para as opções "Sim", Não" e "Talvez". Já a lista da opção 2, que tem "Postecipado" e "Antecipado" para escolha, só pode ser habilitada se na opção 1 da respectiva linha tiver selecionado "Sim" ou "Não". Se a opção 1 tiver "Talvez" a lista da opção 2 tem de ficar desabilitada ou tomar algum valor predefinido com "Não considerar" ou até mesmo a respectiva célula não ser mais habilitada para qualquer mudança.

Tento um código de VB. Mas não consigo reconhcer minha lista de opções pré-definidas.

Caso não fui muito claro é só pedir mais explicações.

Abs a todos e valeu.

Pedro Henrique Souza

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite pessoal,

a galera tá sem entender a descrição do que eu quero ou por que é mais chato do que eu imaginava essa questão?!?!?! :P!!!

Eu consegui criar a lista/menu suspenso condicionado, mas eu queria algo mais elaborado. :D!!!

Fiz o seguinte (tudo no Excel 2007):

Coloquei duas colunas com meus campos de opções 1 e 2 (colunas M e N, que serão ocultas depois), criei duas listas/menus suspensos.

Na célula em que deveria criar a lista/menu suspenso eu utilizei o comando de VALIDAÇÃO DE DADOS.

(selecione a célula, depois entre na guia DADOS, opção FERRAMENTAS DE DADOS e o item VALIDAÇÃO DE DADOS)

1ª Lista/Menu Suspenso:

Nas CONFIGURAÇÕES no item PERMITIR eu selecionei a opção LISTA e no item FONTE eu selecionei os dados descritos nas células $Microsoft12:$Microsoft14 (Sim, Não e Talvez).

2ª Lista/Menu Suspenso:

Nas CONFIGURAÇÕES no item PERMITIR eu selecionei novamente a opção LISTA e no item FONTE eu criei uma condição com a fórmula SE.

SE(D13="Talvez";"-";$N$12:$N$13)

Essa fórmula significa que toda vez em que a célula D13 estiver com a opção TALVEZ selecionada a lista/menu suspenso a aparecer será - em caso contrário (opções SIM e NÃO) terei uma lista/menu suspenso com as opções POSTECIPADO e ANTECIPADO.

Funciona que é uma beleza. No entanto como sou muito chato, :P, eu queria que ao selecionar a opção TALVEZ apague automaticamente a opção anteriormente selecionada.

Será que isso é possível?!?!?!

:huh:

Abraços e boa noite.

Pedro Henrique Souza

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...