Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posts recomendados

Update de firmware do PS3 retira compatibilidade com Linux

A próxima atualização de firmware do Playstation 3 acabará com a possibilidade de instalar outro sistema operacional no aparelho.

O System update v3.21 será disponibilizado no dia 1º de abril. A partir dessa data, quem instalar o upgrade não poderá mais rodar Linux no PS3, funcionalidade existente somente nos modelos anteriores ao Slim, lançado em setembro de 2009.

Conforme o blog oficial do Playstation, a medida foi tomada devido a preocupações relacionadas à segurança.

O Wired nota que a iniciativa pode afetar cientistas e pesquisadores que usam supercomputadores montados com o PS3. Vários laboratórios usam os consoles ligados em clusters, rodando Linux para realização de experiências e pesquisas. A Universidade de Massachusetts, por exemplo, mantém um guia sobre como montar clusters com o console e o sistema operacional de código aberto.

Usuários do sistema podem optar, simplesmente, por não instalar a atualização. Porém, a Sony lista uma série de restrições para quem não atualizar o console, como a impossibilidade de entrar na Playstation Network e usar os recursos online dos games.

Quem não instalar o update, também não poderá rodar discos blu-ray de vídeos ou games que exijam a versão 3.21. Porém, de acordo com o Wired, a falta desses recursos não deve ser algo preocupante para os pesquisadores.

A Sony alerta aos usuários que optarem por baixar o update que façam um backup dos dados contidos na partição usada pelo outro sistema, já que eles não poderão ser acessados posteriormente.

Fonte: Adrenaline

Isso significa o que o titulo sugere?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na verdade não. Não precisa instalar o Linux para rodar o F@H no PS3. Aqui mesmo está rodando e eu não instalei o Linux, foi só entrar em ''Life with Playstation'' nas opções de ''Redes'' e colocar o meu nick e time no F@H...

Compartilhar este post

Link para o post
Na verdade não. Não precisa instalar o Linux para rodar o F@H no PS3. Aqui mesmo está rodando e eu não instalei o Linux, foi só entrar em ''Life with Playstation'' nas opções de ''Redes'' e colocar o meu nick e time no F@H...

mas será que não virá à interferir, mesmo não precisando instalar o linux propriamente dito?

Compartilhar este post

Link para o post
mas será que não virá à interferir, mesmo não precisando instalar o linux propriamente dito?

Hmm, acho que não. Se isso ocorresse, o F@H iria perder um de seus maiores contribuidores (o ''time'' do PS3 tem quase 2 bilhões de pontos)...

Compartilhar este post

Link para o post
Cadê a fonte da notícia ?

O Jorno colocou como fonte o Adrenaline, mas não pôs o link. Que eu saiba o novo firmware (3.21) do PS3 ''somente'' irá tirar a opção de instalar um segundo SO no console, que é o Linux (inclusive saiu uma notícia de que o hacker que desbloqueou o iPhone e diz ter desbloqueado o PS3, iria lançar um custom firmware para manter a opção de instalar um segundo SO). Não vi em nenhum lugar que o 3.21 iria tirar o suporte ao F@H.

Compartilhar este post

Link para o post
O Jorno colocou como fonte o Adrenaline, mas não pôs o link. Que eu saiba o novo firmware (3.21) do PS3 ''somente'' irá tirar a opção de instalar um segundo SO no console, que é o Linux (inclusive saiu uma notícia de que o hacker que desbloqueou o iPhone e diz ter desbloqueado o PS3, iria lançar um custom firmware para manter a opção de instalar um segundo SO). Não vi em nenhum lugar que o 3.21 iria tirar o suporte ao F@H.

E eles pegaram de outro lugar, mas a tradução é deles e, copiar o texto aqui viola as leis de direitos autorais, o que não é nada bom ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Ufa fiquei triste quando li, mais n fais muito sentido, ja instalei folding num ps3 e n tem nada com Linux , bem agora que vou pega o play3, se for verdade sacanagem

Compartilhar este post

Link para o post

Isso foi apenas e meramente uma opção de segurança por parte da Sony, melhor tirar o suporte do que um "espertinho" tentar lançar algum tipo de quebra de DRM.

No geral, como atualmente os PS3 Slim já não possuem suporte ao OtherOS, para quem for comprar um PS3 novo (só o Slim é comercializado novo atualmente) a notícia é indiferente para estes usuários.

Quem ainda possui um PS3 Phat, pode rodar o F@H pelo cliente próprio desenvolvido pela Sony, que é super estável.

E quem possui PS3 para processamento em massa, como cientistas, etc não será obrigado a atualizar o PS3, pois o aparelho continuará a funcionar perfeitamente e estes usuários dificilmente se preocupam em perder suporte a PSN ou rodar alguns jogos.

Compartilhar este post

Link para o post

Mais o ps3 slim roda folding de boa então, fiquei meio confuso

Compartilhar este post

Link para o post

Compartilhar este post

Link para o post
Mais o ps3 slim roda folding de boa então, fiquei meio confuso

Sim, tanto o PS3 Phat quando o Slim possuem um cliente desenvolvido pela Sony pré-instalado no sistema, para rodar ele é só acessar o "Life with Playstation".

Compartilhar este post

Link para o post
Sim, tanto o PS3 Phat quando o Slim possuem um cliente desenvolvido pela Sony pré-instalado no sistema, para rodar ele é só acessar o "Life with Playstation".

Então está tudo tranquilo. :D

Compartilhar este post

Link para o post

Coitado do pobre pesquisador que despluga 1 PS3 do cluster para jogar seu GoW3

Compartilhar este post

Link para o post
Coitado do pobre pesquisador que despluga 1 PS3 do cluster para jogar seu GoW3

hehehhehe

Eu já não ligo para essa função de um segundo SO. Só uso o PS3 para jogar e, agora, foldar... :D

Mas tem um pessoal na Europa que está conseguindo devolver e reembolsar a grana da compra do PS3, pois o mesmo foi anunciado com uma função que a Sony está tirando agora.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: minicurso “Como ganhar dinheiro montando computadores”

Gabriel TorresGabriel Torres, fundador e editor executivo do Clube do Hardware, acaba de lançar um minicurso totalmente gratuito: "Como ganhar dinheiro montando computadores".

Você aprenderá sobre o quanto pode ganhar, como cobrar, como lidar com a concorrência, como se tornar um profissional altamente qualificado e muito mais!

Inscreva-se agora!