Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Folding@Home com alto desempenho utilizando o HT e alta pontuação


Alrai

Posts recomendados

Tudo isso vale para QuadCore não fiz o teste com DualCore, pois a deadline é muito curta podendo perder a WU, e ainda nao fiz os testes para saber se realmente voce vai ganhar essa alta pontuação.,

Folding com alto desempenho utilizando HT e alta pontuação:

Quando comprei meu i7 com HT tinha uma pulga atrás da orelha, será que o HT pode ser usado para folding e ter uma alta pontuação? E fazendo minhas pesquisas achei a resposta:

-Sim é possivel utilizar o seu lindo HT desenvolvido por nossa querida Intel, e como nossa comunidade de folding esta crescendo a cada dia e muito mais esse tutorial ira ajudar a todos nos a ganhar uma pontuaçao maior e ajudar o Folding@Home a desenvolver melhor as Proteinas A3.

Lembrando que o Projeto A3 ou qualquer projeto pode ser feito sem a necessidade do HT. O HT ajuda o processo a ficar mais rápido e sua pontuaçao ser melhor.

Caso queiram fazer parte do projeto a3 você precisa rodar junto seu cliente –smp com atributo –bigadv e
voce
vai começar a fazer parte do projeto, com isso vejo que utilizar apenas –SMP acaba sendo desvantajoso para os quadcores. Mais abaixo vou explicar como
voce
pode ter o rendimento com seu processador HT utilizando Linux.

Cliente SMP Windows sem HT basta adicionar –smp –bigadv.

O projeto A3

Hoje final de março temos as Proteinas do projeto A3 para serem processadas:

6011 130.237.232.140 Deadline 1.00 Pontuação: 40.00 GRO-A3

6012 130.237.232.140 Deadline 6.00 Pontuação: 470.00 GRO-A3

6013 130.237.232.140 Deadline 3.00 Pontuação: 380.00 GRO-A3

6014 130.237.232.140 Deadline 6.00 Pontuação: 484.00 GRO-A3

6015 130.237.232.140 Deadline 6.00 Pontuação: 484.00 GRO-A3

6020 171.64.65.54 DeadLine 6.00 Pontuação: 467.00 100 GRO-A3

6021 171.64.65.54 DeadLine 6.00 Pontuação: 476.00 GRO-A3

6023 171.64.65.54 DeadLine 6.00 Pontuação: 475.00 GRO-A3

6024 171.64.65.54 DeadLine 6.00 Pontuação: 474.00 GRO-A3

6025 171.64.65.54 DeadLine 6.00 Pontuação: 483.00 GRO-A3

A onde 60xx é a WU do projeto.

xxx.xxx.xxx.xxx é o servidor.

Deadline é o tempo limite em dias para processar a WU.

A Pontuação:

Se todos verem a pontuação é muito baixa para cada WU, mas o Pande criou um sistema de pontuação especial para as WU’s projeto de A3, funciona da seguinte maneira.

- Você entrega 10 WUs apos essas 10 WUs você vai começar a receber uma pontuação mais alta por cada WU que você processar, o site para você efetuar o calculo é esse:

- 80% das WUs que
voce
entregar precisam estar dentro do tempo dela

- E
voce
precisa ter o passkey

Site para calcular a pontuçao do projeto A3:

http://www.linuxforge.net/bonuscalc2.php (creditos para o NícolasFH)

Se voce conseguir fazer cada % em 4 minutos do projeto 6020 seu PDD vai ser de 11049,97 Muito atraente não acham? (só processadores de alto desempenho para fazer isso) Lembrando que se o seu processador não for de alto desempenho não vai lhe trazer altos PPD ai acaba se igualando aos projetos padrões do smp.

Como fazer o HT funcionar:

Agora vamos para parte boa a pratica, é simples, você precisa ter um computador de alto rendimento pois a deadline é curta, de preferência ser um quadcore com HT, ainda não fiz testes com dual core, o SO precisa ser Linux 64bits para utilizar o HT, infelizmente os clientes SMP Windows não conseguem utilizar o HT.

Downloads Necessarios:

Já que o VMWare 3.0 Player tem suporte para processadores HT de 8 cores ou mais, a equipe do linux forge desenvolceu um kernel leve agora podemos utilizar nosso HT com um kernel 64 bits puro junto com o cliente do folding v6.29.

Lembrando que o tudo isso é experimental e pode dar problema por não rodar linux nativo e apenas em uma maquina virtual. ;) isso tudo é apenas para os aventureiros, e certifique que o seu sistema esta em perfeito estado, principalmente a temperatua dos cores, rodando bigadv no linux faz com que seu processador HT esquente muito, podendo danificar ele.

Onde Baixar a Imagem e o VMware Player 3.0:

A imagem disponibilizada é baseado no Slackware 64bits 13.0

VMware Linux Disk Image - v1.2

Zip || 7z

(Imagem ja com o client 6.29)

O imagem possui um disco virtual de 8gb, seu HD tem que ter 8gb disponivel para a imagem funcionar

VMWare 3.0 Player Software

VMWare 3.0

Lembrando que a versao 3.0.1 não suporta o HT, se o VMware player pedir para atualizar depois de instalar não atualize ele.

Instalação e Configuração:

1) Habilite o VT na BIOS e instale o VMware Player 3,0 e tenha certeza que você baixou o VMware Player 3.0.

2) Faça o Download da imagem acima e descompacte ela em uma pasta de sua preferência.

3) Execute o VMplayer 3.0.

4) Abra a imagem na pasta que voce baixou e descompactou:

simplesetup04.jpg

5) Clique em Edit Virtual Machine settings, e selecione a memoria que sua maquina virtual vai utilizar, Recomendo 1GB

setmemoryvmware.jpg

6) Depois de configurado a memoria voce precisa configurar sua placa de rede virtual, eu aqui utilizei como NAT, por ser 1 placa de rede e nela mesmo ser meu acesso a internet.

setnetworkvmware.jpg

7) Agora é só rodar a Imagem em Play Virtual Machine

simplesetup06.jpg

Se notarem vai aparecer um endereço de IP, você vai pegar o endereço de IP que aparecer e colocar no seu navegador de internet.

8) Agora o principal a configuração que é a do cliente folding, sigam os passos que estiver na imagem abaixo corretamente para o seu processador com 8 núcleos

configo.jpg

9) O log do cliente vai estar nessa pagina apos voce clicar em Submit

logfolding.jpg

Bom pessoal é isso, não detalhei a parte de gerenciamento mais a fundo nesse tutorial e a parte mais complexa de configuração como desabilitar o modo web etc.... o topico ira ficar muito extenso.

Informações retiradas do http://www.linuxforge.net/docs/crunching/fah-vmware.php

=) Lembrando galera qualquer duvida sobre ter uma maior gerencia sobre o cliente, apenas acesse o link que esta acima!

Obrigado,

Alrai

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente tutorial...essa é uma ótima maneira de tirar proveito de todo desempenho do processador e fazer muitos pontos...

Tem outra maneira de configurar para pegar as proteínas A3...Vou escrever um breve tutorial e posto aqui depois ;)

TUTORIAL:

1) Baixe o VMPlayer e o seguinte arquivo.

2) Descompacte o aquivo .zip, vai ter 2 arquivos, folding.vmdk e folding.vmx

3)Abra o VMPlayer e aperte na opção "Open a Virtual Machine", selecione o arquivo folding.vmx que descompactou no item 2.

4)Aperte na opção "Edit Virtual Machine Settings"

4.1)Na aba Memory, selecione a quantidade de memória que será disponibilizada para a máquina virtual. Recomendo uma quantidade superior a 1024MB, se possível.

4.2)Na aba Processors, selecione o número de processadores que irá usar para a máquina virtual, se tiver um i7, e for usar o HT, selecione 8.

4.3)Na aba CD/DVD desmarque a opção "Connect at power on"

4.4)Na aba Hard Drive, vá em Utilities e aperte em Map.

4.4.1)Desmarque a opção "Open file in read-mode only", aperte OK, aperte Sim.

4.4.2)Na janela que abriu, abra o arquivo syslinux com o WordPAD.

4.4.3)Faça as seguintes modificações:

>Aonde aparecer: Não dê espaço entre o "=" e o que for colocar, deixe tudo junto.

USER=notfred2630, coloque USER=seu username

TEAM=2630, coloque TEAM=148894

PASSKEY= , coloque PASSKEY=sua passkey

Salve e feche.

12803434.jpg

4.5)Feche a janela com o drive Z:

4.6)Voltando a janela Virtual machine settings, em utillities selecione Disconnect e, na janela que abrir (pode ser que não abra), Force Disconnect. Aperte OK.

4.7)Play Virtual Machine (Se abrir uma janela quando apertar em play, selecione "I copy it", ou algo semelhante.)

4.8)Espere carregar até chegar nessa janela:

26501219.jpg

4.9)Abra o FahMon:

Clients>Adicionar>coloque um nome que desejar

Na localização, coloque assim: \\fold-1B70\C\etc\folding\1\ -> Sendo o que está destacado em vemelho o Hostname (visto no item 4.8)

Marque "Client is on a Virtual Machine" -> OK.

Pronto, acho que é isso, qualquer coisa, sintam-se a vontade para perguntar.

Fonte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bingo!

Rodo o cliente smp no windows 7 64bit.

Botei o argumento -bigadv e incialmente achei que nada tinha mudado.

Mas quando ele terminou a WU, em seguida já baixou o core A3 e começou a foldar usando o processador em 100%, ou seja, reconhecendo o HT.

No Windows 7? :eek: , caracaaa =) eu nao tinha feito esse teste, nos foruns dos gringos eles falam que nao funciona, por isso montaram esse tutorial lol, eles não sabem de nada mesmo! =/ quantos minutos voce ta fazendo cada % ??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
No Windows 7? :eek: , caracaaa =) eu nao tinha feito esse teste, nos foruns dos gringos eles falam que nao funciona, por isso montaram esse tutorial lol, eles não sabem de nada mesmo! =/ quantos minutos voce ta fazendo cada % ??

Sem o argumento -bigadv, levava 9 minutos para cada %. Agora são em torno de 4 minutos.

Ah, rodo um i7 860 com overclock para 3,3 GHz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema do a3 para mim é o seguinte: meu smp fazia uns 1500 a 2000. Com o a3, vai fazer 2500 a 2700... só que essa pontuação alta vem só depois de 10 pacotes liberados, perdendo, em média, até lá, 1100 pontos por dia... então vai levar um tempão para o A3 "se pagar".

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom finalmente puxei uma WU do Core A3, P6015, fazendo 1% a cada 05m:30s. Processador rodando a 3.4Ghz.

Pela calculadora postada na primeira página, o meu PPD nesse projeto é pra ficar em 7278 PPD, em comparação, o SMP normal faria 2800 PPD com o P3064 que gera 1720 Pontos.

Atualmente, sem o tal bonus, o meu PPD no A3 está em 1220, com previsão de tempo para término da WU de 09h:20m.

Uma dúvida pro pessoal que tem Intel, o console dá indicação de utilização de alguma instrução SSE ao iniciar a WU? Pois aqui, diferente do SMP normal, esse Core A3 não utiliza nenhuma SSE.

EDIT: Outra dúvida, até agora já foi calculado 10% da WU e não apareceu nenhuma mensagem "writing local files", isso significa que se eu desligar o cliente perco tudo...ou não? Essas A3 são só assim??

EDIT 2: O FahMon não calcula o PPD do A3 já em conjunto com o Bônus, somente o PPD normal das WU's (sem completar as 10 iniciais).

Para ver o cálculo completo (mesmo que ainda não tenha completado as 10 WU's) utilizem o HFM.NET, muito bom também:

http://code.google.com/p/hfm-net/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom finalmente puxei uma WU do Core A3, P6015, fazendo 1% a cada 05m:30s. Processador rodando a 3.4Ghz.

Pela calculadora postada na primeira página, o meu PPD nesse projeto é pra ficar em 7278 PPD, em comparação, o SMP normal faria 2800 PPD com o P3064 que gera 1720 Pontos.

Atualmente, sem o tal bonus, o meu PPD no A3 está em 1220, com previsão de tempo para término da WU de 09h:20m.

Uma dúvida pro pessoal que tem Intel, o console dá indicação de utilização de alguma instrução SSE ao iniciar a WU? Pois aqui, diferente do SMP normal, esse Core A3 não utiliza nenhuma SSE.

EDIT: Outra dúvida, até agora já foi calculado 10% da WU e não apareceu nenhuma mensagem "writing local files", isso significa que se eu desligar o cliente perco tudo...ou não? Essas A3 são só assim??

EDIT 2: O FahMon não calcula o PPD do A3 já em conjunto com o Bônus, somente o PPD normal das WU's (sem completar as 10 iniciais).

Para ver o cálculo completo (mesmo que ainda não tenha completado as 10 WU's) utilizem o HFM.NET, muito bom também:

http://code.google.com/p/hfm-net/

o A3 é mais estável que os outros e ele não perde WU tão fácil

será que esse boost todo que todos vocês tiveram só acontece com quad-core? porque meu E7200 continua o mesmo PPD

só estou usando a flag -smp e -advmethods

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o A3 é mais estável que os outros e ele não perde WU tão fácil

será que esse boost todo que todos vocês tiveram só acontece com quad-core? porque meu E7200 continua o mesmo PPD

só estou usando a flag -smp e -advmethods

Mas você pegou os projetos do A3 só com o -advmethods? Aqui estou usando o -smp e o -bigadv (que une o Big WU com o Advmethods).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas você pegou os projetos do A3 só com o -advmethods? Aqui estou usando o -smp e o -bigadv (que une o Big WU com o Advmethods).

no forum do F@H diz que só precisa do -advmethod

eu postei isso tem um tempo lá no tópico de dúvidas.

pra testar aqui baixei WU do core A1 e demora 22 min e no A3 demora 15min no meu E7200, realmente até pros dual core o core A3 é mais legal! heaueah

as Big WU demora pra mais processar é?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

WOW! :eek:

O Kakao acabou de atualizar a lista de pontos, adivinhem quanto recebi pela A3 P6015...2787 pontos...isso em 8 horas! Antes com o SMP normal o meu PPD era esse valor.

Quem está rodando o SMP, mudem já para o A3! Show de bola. :lol:

Detalhe que eu já tinha 15 WU's do SMP padrão completas.

Acho que a contagem de 10 WU's para o bônus é global, ou seja, de todo o SMP e não somente das A3.

no forum do F@H diz que só precisa do -advmethod

eu postei isso tem um tempo lá no tópico de dúvidas.

pra testar aqui baixei WU do core A1 e demora 22 mim e no A3 demora 15mim no meu E7200' date=' realmente até pros dual core o core A3 é mais legal! heaueah

as Big WU demora pra mais processar é?

É pra ser, mas pelo tempo que a sua A3 está demorando, acho que deve ser Big também.

Qual projeto A3 você está rodando atualmente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

WOW! :eek:

O Kakao acabou de atualizar a lista de pontos, adivinhem quanto recebi pela A3 P6015...2787 pontos...isso em 8 horas! Antes com o SMP normal o meu PPD era esse valor.

Quem está rodando o SMP, mudem já para o A3! Show de bola. :lol:

Detalhe que eu já tinha 15 WU's do SMP padrão completas.

Acho que a contagem de 10 WU's para o bônus é global, ou seja, de todo o SMP e não somente das A3.

É pra ser, mas pelo tempo que a sua A3 está demorando, acho que deve ser Big também.

Qual projeto A3 você está rodando atualmente?

verdade o A3 é mais rápido. to no projeto 6014 e faço 1% a cada 16min

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...