Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Memórias 1600(O.C) - Reduzindo latência/frequência para obter melhor desempenho


Lord Outland

Posts recomendados

Nossa! De uma uma dúvida surgiu um TUTORIAL!!!

Realmente, o tópico merece ser pinado, pois é uma aula de ajustes e overclock em AM3! 5 estrelas é pouco!

Add aos favoritos porque usarei este GUIA em breve :P

Parabéns jonny_br, Lord Outland, anjoed e chanago. É este tipo de discussão que eleva o nivel do forum ainda mais!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O memtest é feito offline, ou seja, é via CD de boot. Pode ser x86 ou 64, qualquer um.

Pessoal desculpa eu estar ausente esse tempo, pois tive uns problemas com a faculdade e não tive tempo para concluir o meu teste.

Ja baixei o memtest e essa madrugada vou deixar ele rodar o teste maximo.

Mas eu queria saber uma coisinha, existe algum programa que testa memórias e te da "pontos" como um 3DMarks?

Assim eu posso ver quantos pontos eu faço com a memória como está e como ficará.

:D

EDIT -

Acabei de reiniciar e aproveitei e fiz o teste...

Deixei como o jonny falou e ficou com esses pontos no everest:

teste2o.jpg

Mudou muita coisa, deu pra perceber algo errado?

Algo a dizer? :unsure:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Pessoal desculpa eu estar ausente esse tempo, pois tive uns problemas com a faculdade e não tive tempo para concluir o meu teste.

Ja baixei o memtest e essa madrugada vou deixar ele rodar o teste maximo.

Mas eu queria saber uma coisinha, existe algum programa que testa memórias e te da "pontos" como um 3DMarks?

Assim eu posso ver quantos pontos eu faço com a memória como está e como ficará.

:D

EDIT -

Acabei de reiniciar e aproveitei e fiz o teste...

Deixei como o jonny falou e ficou com esses pontos no everest:

teste2o.jpg

Mudou muita coisa, deu pra perceber algo errado?

Algo a dizer? :unsure:

programas para teste e monitoramento: http://forum.clubedohardware.com.br/programas-torture-test/300519

Eu estou achando baixo esses valores de leitura/escrita/cópia. Alguém confirma esses valores ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estou achando baixo esses valores de leitura/escrita/cópia. Alguém confirma esses valores ?

Estão dento do normal para CL8, e HTT em stock, creio que com o ajuste que sugeri ele volte com melhores taxas, com CL7 creio que ele bata a casa dos 10.000MB/s mesmo como o processador em stock.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara tomei um susto agora!

Fui fazer o que voce tinha falado e o PC nao queria mais reiniciar... tive que desligar da tomada 2x e então ele carregou a bios e disse overlock failure :(

Nao deu certo, coloquei como cpu rat 14x5 e 221 de fsb

poderia me explicar por que colocar isso, como eu faço para nao dar errado?

Algum outro valor? Dica?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara tomei um susto agora!

Fui fazer o que voce tinha falado e o PC nao queria mais reiniciar... tive que desligar da tomada 2x e então ele carregou a bios e disse overlock failure :(

Nao deu certo, coloquei como cpu rat 14x5 e 221 de fsb

poderia me explicar por que colocar isso, como eu faço para nao dar errado?

Algum outro valor? Dica?

calma colega, foi só pra fazer um pequeno teste de resistência do chip, para ver se ele aguenta maior frequência. Quando isso acontece basta desligar e ligar novamente de forma rápida e a placa entra em C.P.R.(CPU Parameter Recall) ai é só prossionar F1 e reconfigurar.

Às vezes um pouco mais de mV já resolve o problema.

Tente o mesmo procedimento mas agora baixe o DRAM Frequency para [1333MHz], caso dê certo, poste uma SS do Everest Memory bench.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpem-me pelas demoras, mas como estou em semana de provas, e engenharia da computação no começo é um saco... por isso peço que tenham paciência pois estou aumentando os valores aos poucos.

Já mudei:

CPU Ratio: 14x5 (por que não 15?)

FSB Frequency: 203 (vou aumentando de 3 em 3 todos os dias até chegar a um valor desejável)

DRAM Rate: 1333Mhz (mas com FSB no 203 fica a 1353Mhz aproximadamente)

E abaixei o time de 24 para 22 ficando 8-9-8-22

Benchmark:

memorybenchmark.jpg

Vendo o benchmark ta tudo certo?

PS: Por que o CPU-Z mostra a memória como SINGLE se ela está como dual channel na placa mãe? Como faço para ter certeza de que ela está trabalhando no modo dual channel?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já mudei:

CPU Ratio: 14x5 (por que não 15?)

FSB Frequency: 203 (vou aumentando de 3 em 3 todos os dias até chegar a um valor desejável)

DRAM Rate: 1333Mhz (mas com FSB no 203 fica a 1353Mhz aproximadamente)

E abaixei o time de 24 para 22 ficando 8-9-8-22

Agora você esta liberado para trabalhar o FSB, ponha em 210 faça testes e veja se estão tudo OK, caso algum erro, coloque o TRAS em 24ns.

Vendo o benchmark ta tudo certo?

Por enquento teve umas perdas em relação ao bench em stock, porém um taxa muito importante já somou ganho, a de escrita.

PS: Por que o CPU-Z mostra a memória como SINGLE se ela está como dual channel na placa mãe? Como faço para ter certeza de que ela está trabalhando no modo dual channel?

Certifique-se de que estejam nos slots de mesma cor.

Só pra estimulo, observe as taxas de Leitura, Escrita, Cópia e Latencia:

39Ghz.jpg

Com um Processador mais próximo do seu em Stock:

3dmark038600gt4x.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom descobri o que estava acontecendo!

A memória estava trabalhando em single channel!! O vendedor disse que deixou ela em dual channel mas não estava, com isso, eu estava perdendo mais do que 2 mil pontos no 'copy'...

Agora como podem ver parece que o desempenho aumentou bastante :D

94919773.jpg

Uploaded with ImageShack.us

A primeira imagem (esquerda) são as leituras em single channel e a imagem (esquerda) ja está trabalhando em dual channel.

Voltei o tras pra 24 apesar de nao ter percebido "erros" e nem deu nenhuma das blue screen até agora...

E agora, como continuamos melhorando isso?

Recomenda um overlock leve nesse processador, pois com o cooler padrão (AIR Cooling) será que chega nos 3,5ghz?

Como identificar o erro, após ter mudado as configuração da memória, se está acontecendo algo de errado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E agora, como continuamos melhorando isso?

Você ainda tem margem para subir o HTT até 222.

Recomenda um overlock leve nesse processador, pois com o cooler padrão (AIR Cooling) será que chega nos 3,5ghz?

Acho que devemos nos ater apens às memórias, certo?

Como identificar o erro, após ter mudado as configuração da memória, se está acontecendo algo de errado?

Use um programinha como sugerido no link que o anjoed postou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Você ainda tem margem para subir o HTT até 222.

Acho que devemos nos ater apens às memórias, certo?

Concordo ^_^

Até porque essa parte de overclock é com o Ribeiro, na seção overclock.

Deixa uma imagem com os testes realizados com os programas, certo ?

Ah, tem como deixar um comparativo entre a memória no stock e esse último overclock ? Vai ser bem útil para nós. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atendendo ao pedido o anjoed, serei o primeiro a postar comparativos de desempenho e gostaria que os demais leitores também usassem este veículo para divulgar seus resultados.

Material:

................Software .................................................. Hardware.....................

...........O.S x64 Windows 7.....................................Asus M4A785TD-V EVO...............

..................Everest........................................G. Skill ECO 1600MHz CL7 1,35V.........

................Imageshack.......................................AMD Athlon II x3 430 2,9GHz..........

Everest foi escolhido apesar de muitos dizerem X e outros dizerem Y, para mim é o mais completo e prático software para medir desempenho desse tipo de componentes.

Quem voltar ao início do tópico verá a diferença entre XMP e JEDEC, voltarei a postar essa imagem para que fique bem claro a diferença entre "Stock" vs "XMP".

xmpy.jpg

A palavra STOCK ficará designada para relatar que os componentes não sofreram qualquer ajuste, que estão dentro das configurações padrão dos seus fabricantes.

stockzu.jpg

Segundo fabricante do módulo, este obteve certificação para operar com freqüência acima das determinadas pelas normas internacionais, este certificado é de responsabilidade da Intel, recebe o nome de eXtreme Memory Profile, Perfil Extremo para as Memórias ou XMP. Este perfil no caso da plataforma AM3 e Nehalem não é preciso necessariamente um Over no clock do processador, mas para isso a placa-mãe deve oferecer "divisor" compatível para o clock máximo da memória, ou seja: (Clock nominal da memória / pelo clock base), para Nehalem clock base =133, AM3=200. Partindo disso as memórias usadas são 1600MHz / 200 = x8, na bios da M4A785TD-V esse divisor é mascarado pelo valor 800, ou seja o Clock DDR3 Real, isso muda de bios para bios. Geralmente este perfil vem escrito no rótulo do módulo (7-8-7-24 => CAS 7, TRCD 8, TRP 7 e TRAS 24) basta setar esse valores direto na Bios via setup da placa-mãe.

Resultado:

xmp.jpg

Usando técnicas de Overclock/Overvolt, tentei extrair o máximo de clock deste módulo.

Porém me deparei com o seguinte, "como overclocar as memórias sem levar consigo o clock do processador? usei do seguinte, como o divisor máximo desta placa para este módulo é 8, então eu teria que conseguir um clock base multiplicado 8 vezes e como este sistema permite baixar o multiplicador de clock para o processador, foi possível atingir este clock para a memória com o processador dentro do clock denominado pelo fabricante.

Resultado:

clockmximo.jpg

Na busca de melhores rendimentos as memórias ainda permitem um outro tipo de ajuste, seria comprimir os tempos. Esse tipo de ajuste é tão ou até mais eficiente quanto obter grandes clocks.

A Freqüência está relacionada a temperatura em que o dado leva para chegar do processador à memória e da memórias ao processador, os "Timings" estão relacionados ao temperatura em que a memória leva para executar uma ação, portanto quão rápida ela seja neste sentido vs a freqüência, mais desempenho ela obterá. Baseado nisto tentei obter um clock considerável sobe tempos bem estreitos, vejamos o resultado:

timingsbaixos.jpg

grfico.jpg

Considerando as perdas decorrentes de maior tensão e, conseqüentemente maiores temperaturas, podemos verificar uma margem:

grfganhos.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resposta/Pergunta:

Postado Originalmente por Lord Outland

Recomenda um overlock leve nesse processador? Pois com o cooler padrão (AIR Cooling) acho que chega nos 3,5ghz...

Acho que devemos nos ater apens às memórias, certo?

  1. Mas meu processador de 3,2Ghz está a 2,9, por isso gostaria de saber se voltar ele aos 3,2 ou mais, afetará algo em relação a memória (CPU Rátio CERTO?)
  2. Quanto ao multiplicador de clock da minha placa, seria 8 também, se não, quanto?
  3. Qual programa você usou para fazer os gráficos comparativos?

Material:

|______Software________________________________ Hardware__________________________|

|______O.S x64 Windows 7________________________Asus M4A79T-Deluxe_________________|

|______Everest_________________________________G. Skill F312800 1600MHz CL8 1,64V_____|

|______Imageshack______________________________AMD Phenom II x4 950 3,2GHz_________|

Em STOCK

memorybenchmark.jpg

Com OVERCLOCK

56071854.jpg

E agora, qual seria o próximo passo? ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tente algo mais agressívo.

FSB [230]

CPU Ratio [x14]

se preciso1,7V ou mis nas memórias.

1,2V no CPU-NB.

  1. Mas meu processador de 3,2Ghz está a 2,9, por isso gostaria de saber se voltar ele aos 3,2 ou mais, afetará algo em relação a memória (CPU Rátio CERTO?)
  2. Quanto ao multiplicador de clock da minha placa, seria 8 também, se não, quanto?
  3. Qual programa você usou para fazer os gráficos comparativos?

Mas os resultados estão satisfatórios?

PS: jaja eu posto mais benchmark de outros programas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  1. Mas meu processador de 3,2Ghz está a 2,9, por isso gostaria de saber se voltar ele aos 3,2 ou mais, afetará algo em relação a memória (CPU Rátio CERTO?)
    230x14=3220MHz.
  2. Quanto ao multiplicador de clock da minha placa, seria 8 também, se não, quanto?
é interessante isso, mas é mais comum chamar de divisor, no caso de sua placa-mãe como em toda High-tech da Asus o divisor e mascarado pelo clock nominal das memórias '1600MHz'.
Qual programa você usou para fazer os gráficos comparativos?
Excel
Mas os resultados estão satisfatórios?
Está melhorando, mas é possível conseguir melhores taxas.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

230x14=3220MHz.

é interessante isso, mas é mais comum chamar de divisor, no caso de sua placa-mãe como em toda High-tech da Asus o divisor e mascarado pelo clock nominal das memórias '1600MHz'.

Excel

Está melhorando, mas é possível conseguir melhores taxas.

Ok, quando eu atingir a meta ou pelo menos parte dela, eu ja posto resultados comparativos com graficos do exel.

Quanto aos resultados, já que é possivel obter melhores resultados sem riscos vamos continuar! ^_^

Logo logo eu posto os resultados pois vou aumentando de 3 em 3...

PS: Quando for necessario passar o memtest, me avisa ok? Dai eu ja faço o boot pelo CD.

@edit -

Quanto a temperatura e a tensão da corrente, eu vi que é possivel ter bons overlocks com baixa corrente... Depois da pra reduzir isso?

Quanto a temperatura da memória, a minh série ripjaws da g.skill vem com um dissipador, não preciso me preocupar com a temperatura das memórias então?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto a temperatura e a tensão da corrente, eu vi que é possível ter bons overlocks com baixa corrente... Depois dar para reduzir isso?

Quem determina isso são os componentes, não adianta ter tensão baixa se não tem estabilidade.

Quanto a temperatura da memória, a minha série ripjaws da G.Skill vem com um dissipador, não preciso me preocupar com a temperatura das memórias então?

Mantê-las bem próximo da temperatura ambiente faz bem para a vida útil do equipamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cheguei a 230...

No entanto, no everest, quando estava aos 225 (mostrava 3.150Ghz processador) mas o sistema operacional e a ferramenta de diagnostico de directX mostrava 2,8Ghz! por que isso?

Agora que está aos 230 de FSB, como saber se vou precisar aumentar a tensão da memória e do CPU NB?

:confused:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cheguei a 230...

No entanto, no everest, quando estava aos 225 (mostrava 3.150Ghz processador) mas o sistema operacional e a ferramenta de diagnostico de directX mostrava 2,8Ghz! por que isso?

2800/230 = x12, se subir para x13 o Clock ratio a CPU volta a ficar próximo do seu clock original.

Agora que está aos 230 de FSB, como saber se vou precisar aumentar a tensão da memória e do CPU NB?

:confused:

Até 250 de "FSB" ele não precisa de incrementos de voltagens, até 1,25V pode ficar tranquilo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2800/230 = x12, se subir para x13 o Clock ratio a CPU volta a ficar próximo do seu clock original.

Até 250 de "FSB" ele não precisa de incrementos de voltagens, até 1,25V pode ficar tranquilo.

Sim, mas o Clock Ratio esta a 14x como voce pediu... Deve ser erro de leitura do windows mesmo..

Quanto as voltagens vou deixar no automatico então...

__________________________________________________________________

Testes realizados, cheguei aos:

FSB [230]

CPU Ratio [14]

TRAS [22] - Até agora nenhuma blue screen, está estavel ao que me parece...

Tive um reiniciamento inesperado do windows (creio que foi blue screen)quando liguei a tela do PC e fiquei inativo por muito tempo... E agora pouco tomei uma blue screen, nada de mais, eu espero.

Benchmark

benchmarkmemocpu.jpg

PS: Da próxima vez que postar vou dar o resultado de outros programas também...

E agora? ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...