Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Memórias 1600(O.C) - Reduzindo latência/frequência para obter melhor desempenho


Lord Outland

Posts recomendados

Aumentar um pouco a frequência e abaixar um pouco as latências?

Como já fora dito, "quanto maior a frequência e mais baixo os tempos, melhor a performance".

Deixar a frequência em 1333, como o rodrigomalan, e atacar as latências?

Baixar os tempos exige do módulo tanto quanto subir frequência, muitas vezes é preciso ajustes de tensão para que ele funcione. A performance não deriva apenas das memórias, ainda há o IMC e o clock do CPU para o veredicto.

Meu foco é rodar BF Bad Company 2, então quanto mais desempenho melhor. Mas não gosto muito da ideia de lidar com altos riscos em OC...

Jogos se beneficiam primeiramente de VGA, em segundo plano Clock do CPU, memória é em terceiro plano, tanto que a diferencça de desempenho entre memória de alta performance vs genéricas é ínfima.

Outra coisa: já que está pinado, este tópico é o lugar ideal para pedir ajuda quando for fazer os ajustes na minha máquina ou eu devo criar outro?

Sendo sobre Memórias, creio que os moderadores nos deixará à vontade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Jogos se beneficiam primeiramente de VGA, em segundo plano Clock do CPU, memória é em terceiro plano, tanto que a diferencça de desempenho entre memória de alta performance vs genéricas é ínfima.

Eu não sei como está o overlock, hoje, mas tem gente conseguindo tirar quase 10 FPS de diferença ( o que já é bem bom ). No entanto, claro, eu vi um comparativo ( que está na seção testes e comparativos desta seção ) entre uma g.skill DDR3 1066 MHz e outra de 2000 MHz, o que é uma diferença absurda. ( quase 1 GB de diferença ).

Sendo sobre Memórias, creio que os moderadores nos deixará à vontade.

O tópico ficará restrito a somente dúvidas de como efetuar o ajuste das memórias DDR3, já que a grande maioria compra essas memórias customizadas e não sabe ajustar na BIOS. Além disso, benchmark são bem vindos aqui, para enriquecer o tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

É, em games a diferença é bem discutível. Nessas telas, onde a diferença chega a 20 fps ( o.O ), são jogos que precisam da memória principal do PC para apoiar a GPU. Já nos links, a diferença cai bastante.

Essas telas, foi tirada de qual bench ? Sabe a configuração da máquina ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, em games a diferença é bem discutível. Nessas telas, onde a diferença chega a 20 fps ( o.O ), são jogos que precisam da memória principal do PC para apoiar a GPU. Já nos links, a diferença cai bastante.

Essas telas, foi tirada de qual bench ? Sabe a configuração da máquina ?

é isso mesmo, basta aumentar a resolução, onde o jogo passa a depender bem mais da VGA que a história muda de cenário.

eis o rivew completo:

http://www.techreport.com/articles.x/15967/7

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jogos se beneficiam primeiramente de VGA, em segundo plano Clock do CPU, memória é em terceiro plano, tanto que a diferencça de desempenho entre memória de alta performance vs genéricas é ínfima.

Ó, que bom saber disso! Mesmo assim seria uma pena deixar os pentes funcionando aquém de sua capacidade, o PC certamente terá outros usos.

A propósito, muito bom (e convincente) o review.

Obrigado pelas respostas, assim que eu tiver tempo para trabalhar nisso eu posto aqui o andamento do processo, tentando achar um meio termo entre uma melhor performance e meu medo de OC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Graças ao jonny_br estou conhecendo este tópico.

Então, pelo que li você recomendou NB-Voltage a 1.20 ou foi 1.25 quando o overclock fica na casa ou um pouco superior a 30%, que é o que vou fazer assim que meu Cooler Zalman chegar.

Sobre as memórias em 1600 aqui não rodam, já desisti. O jeito é manter em 1333 com 8-8-8-20, não tentei menos, pode até ser que aguente. Mas seguem meus testes:

semttulovo.th.jpg

Uploaded with ImageShack.us

Estou com 1.8V na Memória por enquanto. Se eu colocasse 1.9 era pedir para queimar, certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Graças ao jonny_br estou conhecendo este tópico.

Então, pelo que li você recomendou NB-Voltage a 1.20 ou foi 1.25 quando o overclock fica na casa ou um pouco superior a 30%, que é o que vou fazer assim que meu Cooler Zalman chegar.

Sobre as memórias em 1600 aqui não rodam, já desisti. O jeito é manter em 1333 com 8-8-8-20, não tentei menos, pode até ser que aguente. Mas seguem meus testes:

ImageShack.us

Estou com 1.8V na Memória por enquanto. Se eu colocasse 1.9 era pedir para queimar, certo?

Se queres mais clock, primeiramente você libera os tempos, deixe-os em [Auto], depois suva o Divisor => [400, 533, 667, 800], deixe também a tensão em [auto], aos sinais de intabilidade você aplica um pouco mais de VDIMM, sempre em quantidades baixas até conseguir estabiliza-la, depois de conseguir um bom clock, adeque os tempos, seguindo a regra, "1 de cada vez, 1 por vez".

Quem limita as voltagens é o aquecimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ao tocar nos dissipadores com minhas memórias em 1.80V já percebo eles quentes.

então jonny_br, já coloquei em 1600 @1.8V e mesmo assim continua instável, o máximo que tentei foi 1.8375 e continuou instável, então já achei perigoso. E havia feito dois testes com latências padrão 9-9-9-24 do dividor 800 e com latências em [Auto] que ficam se não me engano 11-11-11.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ao tocar nos dissipadores com minhas memórias em 1.80V já percebo eles quentes.

então jonny_br, já coloquei em 1600 @1.8V e mesmo assim continua instável, o máximo que tentei foi 1.8375 e continuou instável, então já achei perigoso. E havia feito dois testes com latências padrão 9-9-9-24 do dividor 800 e com latências em [Auto] que ficam se não me engano 11-11-11.

Para você usar o divisor [800] o CPU deve está em stock, HTT [200], do contrário, com Over no CPU a memória não sobem tanto e começam os problemas de instabilidade que às vezes é mais sensato deixa-las num clock inferior e espremer os tempos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal ! Eai jonny !

Valeu pela dica deste tópico, mais já havia lido ele, porém, minha duvida é um pouco diferente

como o anjoed disse aqui pode postar duvidas relacionadas a configuração de memorias, então

segue meu relato e minhas duvidas, primeiramente já vou passar meu hardware, segue ele:

Memoria DDR3 1.600MHz 4GB (2x 2GB) G.Skill Ripjaws - F3-12800CL7D-4GBRH - Box

mobo = m4a89gtd / usb3

processador = phenom II x4 965

fonte = c3 tech 750w

*Tudo está na garantia, tudo foi comprado a menos de 3 semanas, então estou preparado

para chegar numa solução com a ajuda de vocês, há ! :P

Como dito minha dúvida é um pouco diferente... No meu caso o problema envolve a placa de

video onboard, como assim ?

Bom eu já deixei as memorias do modo que elas ficam da primeira vez que você espeta elas,

serial assim: 9-9-9-24-40 1t, porém quando eu ligo o computador logo na tela de "iniciando o windows"

fica tudo tremido, entrando normalmente no windows fica tudo normal, passando alguns minutos as

vezes horas, do nada fica tudo paralizado com artefatos rosa na tela, tendo que reinicializa a maquina manualmente.

Já tentei usar varias conbinaçoes de timming com varias voltagens, já aumentei a tensão do NB

e do HT, deixando elas em 2400MHz, única coisa que não fiz no caso foi OC no processador.

Bom falando assim parece ser problema na placa-video certo ? Sim...

porém depois de muita pesquisas em foruns vi que a a serie "785 evo" tambem estavam com o

problema só que no caso deles, era só por a para que o CHIP grafico usasse apenas a memoria

no caso "UMA" e não UMA+Sideport, e com isso não solucionou meu problema.

Aparentimente parece incompatibilidade entre memoria e chip grafico ou a memoria interna,

poriso quero ir matando hipoteses, começando pela memoria.

Poriso venho até esse topico, confirmar primeiramente se minhas memorias estão setadas

corretamente, tanto como NB, HT, timmings e tudo mais que posso influenciar, no modo correto delas,

Ajude-me Por favor !

abraço !

***Fotos da BIOS postarei anoite estou no trabalho agora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rente usar apenas o SidePort, as DDR3 em si causaria seta instabilidade no IGP, No modo UMA ele usa apenas a RAM do sistema, no modo UMA+Sideport ele usa o SidePort(memória dedicada ou IGP) somado à memória do sistema, nestes dois modos você conseguem dedicar mais MB de RAM ao IGP, eu indico usar a pena o SidePort (128MB) é mais que o suficiente para um IGP como esse de 64Bits.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, comprei uma Corsair CMP4GX3M2A1600C8

Especificada como 8-8-8-24 1.65v 2T

Eu NÃO quero fazer over nela.

Minhas duvidas são:

Se elas ficarem estáveis com uma tensão menor, melhor?

Ou deixa como ela ta especificada? 1.65v

Ela setou automaticamente em 1T, melhor assim?

Segue os resultados:

cachemembest.png

Uploaded with ImageShack.us

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, comprei uma Corsair CMP4GX3M2A1600C8

Especificada como 8-8-8-24 1.65v 2T

Eu NÃO quero fazer over nela.

Minhas duvidas são:

Se elas ficarem estáveis com uma tensão menor, melhor?

Ou deixa como ela ta especificada? 1.65v

Ela setou automaticamente em 1T, melhor assim?

Segue

Estão boas dentro da plataforma AM3, mexer na tensão não surte em melhor performance.

Quer algo melhor, baixe os tempos, mas ai contraria o citado "não pretendo fazer Over". Comprimir os tempos trazem os mesmo efeitos do Overclock.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rente usar apenas o SidePort, as DDR3 em si causaria seta instabilidade no IGP, No modo UMA ele usa apenas a RAM do sistema, no modo UMA+Sideport ele usa o SidePort(memória dedicada ou IGP) somado à memória do sistema, nestes dois modos você conseguem dedicar mais MB de RAM ao IGP, eu indico usar a pena o SidePort (128MB) é mais que o suficiente para um IGP como esse de 64Bits.

Então jonny, já tenei isso, pela logica deixando só a memoria acabaria com o problema, mais não é o que acontece, poriso estou achando que seja a

memoria em si... já entrei em contato com a WAZ, pra envio da memoria, porém tenho o resentimento de não ser ela, poriso queria ajuda na configuração, ainda estou no trabalho mais irei tirar fotos da bios para ajudar vocês a me ajudar. você já viu os problema que citei das 785 jonny ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então jonny, já tenei isso, pela logica deixando só a memoria acabaria com o problema, mais não é o que acontece, poriso estou achando que seja a

memoria em si... já entrei em contato com a WAZ, pra envio da memoria, porém tenho o resentimento de não ser ela, poriso queria ajuda na configuração, ainda estou no trabalho mais irei tirar fotos da bios para ajudar vocês a me ajudar. você já viu os problema que citei das 785 jonny ?

Já vi sim, principalmente no tópico oficial M4A785TD-V EVO, todos sanados com o Uso do SlidePort, que é uma memória anexo à Placa-Mãe e é destinada apenas ao IGP, quando você deixa ativado apenas o SlidePort o IGP não mais acessa a RAM do sistema, então se há algum problema ai não seria por conta da Memória.

Tente configurar melhor seu IGP....

Experimente somar +1 ou 2 ao TRCD, se não resolver com melhor configuração no IGP.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já vi sim, principalmente no tópico oficial M4A785TD-V EVO, todos sanados com o Uso do SlidePort, que é uma memória anexo à Placa-Mãe e é destinada apenas ao IGP, quando você deixa ativado apenas o SlidePort o IGP não mais acessa a RAM do sistema, então se há algum problema ai não seria por conta da Memória.

Tente configurar melhor seu IGP....

Experimente somar +1 ou 2 ao TRCD, se não resolver com melhor configuração no IGP.

É que expressei mal, sim já deixei apenas o slideport, mesmo assim dá crash, só me falta ser o video onbord.... não tentei colocando +1 ou +2 no TRCD, irei tentar quando chegar em casa, obrigado porinquanto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Eai pessoal !

Desculpa a demora pois mandei as memorias para RMA da WAZ, que me atenderam muito bem por sinal,

E veja minha primeira suspeita estava correta, acharam problema na memoria. Bom dai me sugeriram 3 modelos para troca segue os 3:

http://www.waz.com.br/_produtos/?p=97093

http://www.waz.com.br/_produtos/?p=95927

http://www.waz.com.br/_produtos/?p=96629

Eu pretendo pegar o 3 da lista acima, levando em conta as latencias, mais queria saber de vocês se

alguem conhece essas serie DOMINATOR da CORSAIR se ela tem bons resultados em OC, e tal qualquer

informações sobre as 3 ficarei grato, e claro a OPNIOES de vocês em relação as 3.

Abraço !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 e 3 são praticamente iguais, talvez seja somente o XMP a diferença.

Qualquer um dos dois será servido.

Realmente são identicas, e sobre o Nº 1, no caso a serie "DOMINATOR" que pelo

nome parece assustadora kkkk, i dissipador dela parece ser um pouco melhor..

Eai ? :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente são identicas, e sobre o Nº 1, no caso a serie "DOMINATOR" que pelo

nome parece assustadora kkkk, i dissipador dela parece ser um pouco melhor..

Eai ? :P

Estou achando esquisito, pois o 1º é Dominator, téoricamente deveria ser mais caro.

Corsair classifica basicamente assim:

1º Dominator GT

2º Dominator

3º DHX

4º XMP

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou achando esquisito, pois o 1º é Dominator, téoricamente deveria ser mais caro.

Corsair classifica basicamente assim:

1º Dominator GT

2º Dominator

3º DHX

4º XMP

entendi, interessante..

E se fosse comparar a Minha G.skill devolvida ficaria em que lugar nesse rank ai ?

Bom levando em conta o preço posso conversar com eles sobre essas duas

memorias também ambas de 2000MHZ.:

http://www.waz.com.br/_produtos/?p=96521

http://www.waz.com.br/_produtos/?p=95888

Pelo que deu pra entender só muda o dissipador é a categoria no caso de

Ripjaws pra Trindet, Isso muda em que afinal ? apenas marketing ?

Entre todas citadas, incluindo a minha devolvida e as de 2000Mhz, qual você

indicaria jonny.. :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...