Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte queimando fusiveis dos estabilizadores e filtros de linha


agl

Posts recomendados

Olá amigos!!

Ontem eu estava jogando no meu pc e do nada fez um barulho e veio um cheiro de queimado, o filtro de linha não estava ligando e tal.., Constatei q o fusivel tinha queimado, no mesmo instante peguei um estabilizadorpara testar se estava tudo ok com o computador, liguei tudo certim e na hora q eu liguei o estabilizador PUF, barulho e cheiro de queimado de novo.. outro fusivel foi embora,e depois desse susto desliguei a chave ON/OFF da minha fonte (Corsair CMPSU 620HX ) e assim eu medi a tensão da tomada com o aparelhinho aqui..(125v certim) e mesmo assim depois eu usei um outro filtro de linha para ligar o pc conectei as tomadas tudim e liguei, ate agora beleza o roteador ligo o monitor também., ai eu apertei o botao para ligar o computador, mas ele nao ligo ai eu lembrei q eu tinha desligado a chave ON/OFF quando eu liguei ela ,PUF de novo.... Alguem pode me ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Provavelmente sua fonte foi dessa para uma melhor. Desse modo o que ligares antes dela vai abrir seu fusível...

Uma boa alternativa para saber se é a fonte queimada ou o PC que em curto sobrecarrega a fonte que por sua vez faz romper o fusível (muito difícil) poderias ligar sua fonte, isolada do PC porém através de uma lâmpada série de 100 Watts.

Ponha "lâmpada série" no Google para saber como montar uma...

Se ao ligar a fonte, sem carga, a lâmpada acender, ela, a fonte, estará com defeito.

Para ligar as tensões de uma fonte fora do PC faça um curto entre os fios verde e preto (qualquer dos pretos) no conector ATX20+4 do chicote da fonte..

PartidafonteATX.jpg

Abraço..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas, teria um porque de ter acontecido isto??

Será q eu consigo trocar? ela ainda esta na garantia da loja..

E se não estivesse na garantia da loja, a corsair te da belos 7 Anos de garantia.

OBS: A 620HX não é mais fabricada, agora só tem a 650HX, ou seja, é capaz de você ganhar 30W na brincadeira :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faller, teve uma fonte nova que instalei num computador certa vez e a primeira coisa que ocorreu foi explodir o fusível do filtro de linha. Após substituir o fusível e ligar o computador, explodiu de novo. Liguei então direto na tomada e funcionou normalmente. Horas depois, voltei a ligar no filtro com novo fusível (o terceiro) e funcionou normalmente. Tenho a impressão de que o problema se resolveu sozinho após o carregamento dos capacitores de 1000uF. Outra explicação?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Faller, teve uma fonte nova que instalei num computador certa vez e a primeira coisa que ocorreu foi explodir o fusível do filtro de linha. Após substituir o fusível e ligar o computador, explodiu de novo. Liguei então direto na tomada e funcionou normalmente. Horas depois, voltei a ligar no filtro com novo fusível (o terceiro) e funcionou normalmente. Tenho a impressão de que o problema se resolveu sozinho após o carregamento dos capacitores de 1000uF. Outra explicação?

Isso pode ter a ver com o instante em que você alimenta a mesma e a tensão momentânea da rede naquele instante, mas não a questão de pré-carregar os eletrolíticos.... Desligada a alimentação eles voltam a tensão zero total de tensão sobre os mesmos em menos de um segundo...

Ou seja, se continuasses a fazer os mesmos procedimentos, dali um pouco voltaria a queimar fusível de novo. A rede elétrica direto, sem fusível, não tem nada para queimar e sobe os capacitores no tapa mesmo... Via fusível, conforme a tensão momentânea, o coice é maior..

Fontes com PFC ativo tem a propriedade de dar esse coice maior na pegada sim.. e, vamos considerar que 1.000uF é praticamente um curto na rede. Haja termistor para segurar essa corrente..

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Olá pessoal,

Este é exatamente o mesmo problema que passei: http://forum.clubedohardware.com.br/filtro-upsai-6amp/1014756

Porém como o autor do tópico resolveu seu problema gostaria da opinião da comunidade para a pergunta que ficou pendente:

1) como isso pode ter surgido?

2) como se previnir quanto a isso no futuro?

O Faller comentou que fontes com pfc ativo costumam dar esse pico no começo. A questão é como e que aparelhos tenho que ter pra dar conta deste pico?

Obrigado pela atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...