Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade até R$ 450


Posts recomendados

Bom pessoal, estava afim de comprar um Q9XXX, usado mesmo, mas estes estão bem difíceis de achar por um bom preço...

O Up será para a máquina abaixo e para jogos. E não abro mão de um quad core, afinal este é o motivo do up.

E5300 2.6 @ 3.6 GHz 1.23V / Gigabyte G31M-ES2C / 2x2GB Elpida 800MHz / Sapphire HD 5770 / 500GB Seagate 7200.12 / C3Tech 500R / A4Tech X7 G800 / Razer Abyssus / Razer Goliathus / LG 32LH30FR

Um amigo meu de fórum me deu a ideia de passar para AMD, coisa que não tenho desde a época dos Athlon XP...

Vim então pedir ajuda nos melhores custo/benefícios disponíveis hoje. Procurei na internet, mas nada muito concreto.

Meu objetivo é ter um bom processador de quatro núcleos.

As opções seriam:

1) Um Q9XXX mesmo.

2) Um Athlon II X4 por R$200 ( com a possibilidade de liberar cache L3)

3) Um Phenom II X2 555 por R$260 ( com possibilidade de liberar os outros dois núcleos)

4) Um Phenom II X4 955 por R$367

Então venho perguntar, hoje em dia tá fácil encontrar athlon's II X4 fáceis de liberar o cache L3 ? E sobre os PII 555 ?

Li no tópico do Lord Paladin que tem um jeito de ver na caixa do Athlon se ele é Deneb ou não, então me parece uma boa opção. Tem algo parecido para os PII X2 555 ?

E quanto ao desempenho de um 955 x 555 (núcleos liberados) x 620 (L3 liberado) ? A diferença entre eles acaba se resumindo a clock ? Não pude ver os teste do Paladin pois as SS não carregaram.

Supondo que a opção feita de processador acima seja AMD, temos que escolher a placa-mãe, e aí eu não tenho nem noção :S

Gostaria de uma placa boa, se possível, que me permitisse upar futuramente para os X6. Consequentemente, a não ser que a escolha seja o 955, elas tem que ter o SB e NB requeridos para desbloqueio.

Se possível uma placa com 2 pci-express (nunca é bom desprezar um futuro cross-fire). Se o preço subir muito com isso, também não precisa.

E vale a pena pegar mobo AM3 em vez de AM2 + ? Não sei muito sobre AMD, mas ao meu ver a grande sacada da AMD ao fazer seus processadores funcionarem em todos sockets, é incentivar clientes a fazerem up de cpu sem ter que trocar a mobo, mas pra quem vai comprar hardware novo pode parecer furada ir de AM2+, ou até AM2.

Sei que ficou longo pessoal, mas vocês salvarão minha vida com suas opiniões!

Grato!

OBS: O gasto de aproximadamente R$450 deve ser somado ao preço da peça usada. Por exemplo, se for a opção I, são R$450 + preço de revenda do atual E5300. Nas outras opções, são os R$450 + preço de revenda do kit mobo, cpu e memória. Claro que não é porque dá pra comprar que vou pegar um Q9650 em vez de um Q9400 por R$250 a mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu voto na opção 1.

Por 450 trocar a plataforma não é lá muito bom negócio, e os C2Q são ótimos processadores, pena que ainda custem caro..

Você já viu este tópico ?

http://forum.clubedohardware.com.br/promocoes-bons-precos/650162

Xita, obrigado pela opinião. Nunca tinha visto esse tópico não, mas a maioria dos preços que consigo são melhores, do www.boadica.com.br, e não tem custo de frete...

A questão, é que não ficou claro no tópico, vou até editar agora, é que nesse gasto do up eu vou incluir o que eu receberei da venda dos meus hardwares usados, entende ? Então é como se o gasto fosse lá pra uns R$750...

O que pesa às vezes é o fato da possibilidade de up pra X6... eu sempre gostei de muitos núcleos. Quando tive um E4400 e fui pra um Q6600 gostei muito, e pra um i7 meses depois também. E agora sinto falta quando voltei pro E5300. O problema é que realmente não sei até que ponto esses X6 serão interessantes...

Um X2 555 desbloqueado ou um 955 fica mais ou menos comparável a que cpu intel ? Achei várias coisas na internet, mas cada review dá um resultado mais ou menos diferente...

Ficaria na opção 1 também. Trocar apenas o processador.

Se for trocar para AM3 vai ter que pegar memórias DDR3 2x2GB = R$360

fora a nova MoBo.

Pois é, o gasto é maior realmente, mas será que o benefício também não é ?

E as memórias saem por R$250 no site acima (genéricas, óbvio, mas não da pra levar tudo high end de uma vez só). O fato de um 555 ser quase R$200 mais barato que um Q9400 onde eu vi, já é uma baita economia, da pra pegar R$100 e juntar nas minhas memos atuais e comprar DDR3 e R$100 na minha mobo atual e uma mobo nova, incluindo um pouco mais de dinheiro...

Obrigado pelas opiniões!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cadupradoo, também votaria por você fazer upgrade de processador, mas acho o Core2Quad Q9550 um exagero para sua placa-mãe. Fora que ele está muito caro, não irá caber no seu orçamento de 450 reais. Por esse preço (levando em consideração o preço de revenda do seu Core2Duo) a melhor opção que enxergo é o Core2Quad Q9400 (2.66GHz, FSB 1333MHz, 6MB cache L2), que é bem mais barato que o Q9550, tem desempenho pouca coisa inferior e oferece melhor relação de custo x benefício. Num futuro upgrade recomendo a troca dessa fonte aí também. Uma Corsair CMPSU-400CX ou uma OCZ 400W já daria conta do recado. Mas isso fica para depois, pois não cabe no seu orçamento agora.

Algumas lojas virtuais onde dá para comprar um Core2Quad Q9400:

Guerra Digital: https://www.guerradigital.net/processadores/intel/intel-core-2-quad-q400-slb6b.html

WAZ: http://www.waz.com.br/_produtos/?p=92993

Lembrando que eles estão cada vez mais raros de se achar e que a Intel parece não pretender abaixar seus preços (o Core2Quad Q9550 é mais caro que o Core i5 750, que é bem superior, por exemplo).

Outra boa opção de bom custo x benefício seria o Q8400 (2.66GHz, FSB 1333MHz, 4MB cache L2), caso não dê para você pegar o Q9400.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cadupradoo, também votaria por você fazer upgrade de processador, mas acho o Core2Quad Q9550 um exagero para sua placa-mãe. Fora que ele está muito caro, não irá caber no seu orçamento de 450 reais. Por esse preço (levando em consideração o preço de revenda do seu Core2Duo) a melhor opção que enxergo é o Core2Quad Q9400 (2.66GHz, FSB 1333MHz, 6MB cache L2), que é bem mais barato que o Q9550, tem desempenho pouca coisa inferior e oferece melhor relação de custo x benefício. Num futuro upgrade recomendo a troca dessa fonte aí também. Uma Corsair CMPSU-400CX ou uma OCZ 400W já daria conta do recado. Mas isso fica para depois, pois não cabe no seu orçamento agora.

Algumas lojas virtuais onde dá para comprar um Core2Quad Q9400:

Guerra Digital: https://www.guerradigital.net/processadores/intel/intel-core-2-quad-q400-slb6b.html

WAZ: http://www.waz.com.br/_produtos/?p=92993

Lembrando que eles estão cada vez mais raros de se achar e que a Intel parece não pretender abaixar seus preços (o Core2Quad Q9550 é mais caro que o Core i5 750, que é bem superior, por exemplo).

Outra boa opção de bom custo x benefício seria o Q8400 (2.66GHz, FSB 1333MHz, 4MB cache L2), caso não dê para você pegar o Q9400.

Sim sim, não pretendo um Q9550 ou um Q9650 devido aos preços.. Esse Q400 eu consigo por R$430 sem frete, aqui no Rio mesmo. Mas um X2 555 sai por R$250, por isso falo que com uma diferença de quase R$200 dá pra investir um pouco numa mobo. E mais um aperto numas memos DDR3 e aí fico pronto para um up pra um X6...

Ah, sobre a fonte, estava negocinado uma HX520 na troca dessa C3Tech + R$130 em outro fórum, mas ele saiu do ar há um tempo, to só esperando voltar para concretizar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, o X2 555 me parece uma ótima opção também. Considere também que com a sua mobo atual você não poderá fazer over num Q9xxx, já com o X2 555 em uma mobo que seja capaz de desbloquea-lo você sobe muito, até porque ele é BE. Outra coisa é que se você partir para AM3, terá que vender todo o seu conjunto, então, tem grana de sobra aí para investir em uma boa placa AM3 e memos DDR3.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, eu estou tendendo mais a essa opção russo, mas por enquanto ninguém a apoiou, hehe. Óbvio que se me convencerem que não é a melhor, vou mudar, afinal para isso criei o tópico.

Eu também tinha um E5200 + GA-G31M-ES2L + 2x2GB DDR2 800MHz aqui, e também estava querendo pular para um C2Q, mas pelo preço altíssimo deles e a morte batendo na porta do LGA775 e das DDR2 eu acabei foi vendendo meu combo e partindo para AM3 mesmo, meu gasto final foi de 180 pratas, olha quanto melhorou para pouco gasto! Mesmo que você pegue 2x2GB DDR3 ainda sairá dentro do orçamento, pularia para 3xx mangos.

Poderia ser assim, por exemplo:

X2 555BE - R$ 250,00 - Boadica

M4A785TD-V EVO - R$ 330,00 - Aztech

2GB DDR3 1333MHz Markvision - R$ 105,00 - Boadica

Quando o preço das memos estiver mais decente você pega memos mais tops, pelo menos eu acho que 400 mangos em 2x2GB de memos é muita coisa, se sentir que 2GB está segurando muito pega mais 2GB da Mark mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Xita, obrigado pela opinião. Nunca tinha visto esse tópico não, mas a maioria dos preços que consigo são melhores, do www.boadica.com.br, e não tem custo de frete...

Ops, não vi que o amigo é do RJ.

O problema é que realmente não sei até que ponto esses X6 serão interessantes...

Esta semana você vai saber. ;)

Um X2 555 desbloqueado ou um 955 fica mais ou menos comparável a que cpu intel ? Achei várias coisas na internet, mas cada review dá um resultado mais ou menos diferente...

Depende do aplicativo, mas em linhas gerais ele se equipara ao Q9550.

Pois é, o gasto é maior realmente, mas será que o benefício também não é ?

No meu ponto de vista, não. ;)

A não ser que você mexa na máquina a cada 6 meses.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiramente, muito obrigado a todos. Vocês estão sendo de grandíssima ajuda. Vamos lá:

Eu também tinha um E5200 + GA-G31M-ES2L + 2x2GB DDR2 800MHz aqui, e também estava querendo pular para um C2Q, mas pelo preço altíssimo deles e a morte batendo na porta do LGA775 e das DDR2 eu acabei foi vendendo meu combo e partindo para AM3 mesmo, meu gasto final foi de 180 pratas, olha quanto melhorou para pouco gasto! Mesmo que você pegue 2x2GB DDR3 ainda sairá dentro do orçamento, pularia para 3xx mangos.

Poderia ser assim, por exemplo:

X2 555BE - R$ 250,00 - Boadica

M4A785TD-V EVO - R$ 330,00 - Aztech

2GB DDR3 1333MHz Markvision - R$ 105,00 - Boadica

Quando o preço das memos estiver mais decente você pega memos mais tops, pelo menos eu acho que 400 mangos em 2x2GB de memos é muita coisa, se sentir que 2GB está segurando muito pega mais 2GB da Mark mesmo.

Mas por quanto você vendeu seu kit ? Pelo preço que você disse de diferença, deve ter vendido bem à beça...

Sobre as memórias, realmente a ideia é por enquanto levar 2x2 gb markvision mesmo por R$250 e garantia de 2 anos. É genérica, vai dar problema nesses 2 anos, mas pelo menos tenho a garantia perto de casa. É uma coisa que dá para "empurrar com a barriga" por um tempo.

Ops, não vi que o amigo é do RJ.

Esta semana você vai saber. ;)

Depende do aplicativo, mas em linhas gerais ele se equipara ao Q9550.

No meu ponto de vista, não. ;)

A não ser que você mexa na máquina a cada 6 meses.

Eu realmente não sou de fazer up a cada 2 anos... sempre gosto de quando sobra (realmente sobra) uma graninha por aqui eu dar uma melhorada, até por que quando isso acontece já teve tempo para saírem coisas interessantes em preços legais.

Acho que a questão do benefício em mudar para AMD seria partir para uma plataforma que não estivesse "morrendo" (LGA 775) sem passar muito do orçamento (i5) e tendo possibilidade de ups até para hexa-cores (AM3).

Além disso, teria memórias relativamente melhores e uma mobo mais parruda que a atual. Não seria só a questão CPU...

Russo, a sua placa aceita crossfire ? Não achei em lugar nenhum, nem no site da ASUS. Só fala sobre o Hybrid CFX.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah bom, hehe.

Andei olhando esta mobo da Biostar : TA790GX A3+ 5.x. TDP de 140 W e CFX. Vi que tem o ACC, mas não sei se essa placa vem desbloquenado bem os núcleos dos 555...

O ideal para mim realmente seria achar uma mobo com TDP de 140W, que suportasse os X6 e desbloqueasse os núcleos, o CFX seria "luxo"...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...