Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Bom amplificador de montar, 4600W RMS


revelino

Posts recomendados

  • Membro VIP

Nem parei demais para pensar. Bastou olhar para ao dimensionamento dos diodos zener de 18 Volts 1 Watt, na fonte do CI, para saber que tem furo por ai..

Esse zener irá dissipar 18 x ((65-18)/470) o que vai dar 1,8 Watts e ele é de 1 Watt..

Como P= I ao quadrado x R

teremos

I = Raiz de P/R = Raiz de 4600/0,5 = raiz de 9200 = 95 Amperes

Agora me diga amigo, estás preparado para fazer uma fonte com +-65 Volts x 95 Amperes...

É uma fonte com mais de 10 mil Watts (dois chuveiros elétricos)

Mas para que queres um amplificador com tamanha potência???

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este esquema esta muito tempo por ai, é só colocar no google "4600w". Ajudaria muito eu e milhões de pessoas profissionais e pricipiante na area da eletronica, resolvendo o Problema. Eu vou tentar montar esse amplificador, talvez não de 4600W. entendo um pouco de formula e calculos. Não entendi muito a sua logica. o zener so estabiliza a voltagen. Alimenta o CI que por sua vez usaria 0.04W, de onde você tirou 95A, e está (posso estar enganado) etapa esta boa o Problema que no simulador não consigo os transistor tip 120 e 125. Estou usando o tip141.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Revelino,

O FALLER está certo.... não fiz os cálculos , mas de cara já sei que seriam necessários no mínimo uns 40 ampéres, se tivesse um rendimento de 100% ( que não existe... ) .

Supondo um rendimento máximo da ordem de 65%, eu chutaria uns 60 Amperes .... mas a dificuldade é a mesma se fosse 95 !!!!

Mas ainda duvido que com só 8 transistores de potência seja possível obter tudo isto, são cerca de 575 Watts por transistor ( isso só de áudio ), ou mais de 800W totais se levarmos em conta o rendimento. Ou seja, 225 Watts são dissipados em forma de calor !

Pode ser que eu esteja errado, pois faz muito tempo que trabalhei com isto, mas gostaria de saber COMO um transistor de no máximo 250 watts consegue dissipar 225 Watts se olhando a curva SOA ele aguenta no máximo 3A com 70 volts ...

Para mim, seriam necessários pelo menos umas 20 vezes mais transistores !!!

Agora, olhando bem o esquema, está informado que são 9600W PMPO .... em RMS seriam umas 8 vezes menor.

Na minha opinião, esse esquema forneceria uns 600 Watts RMS, usando a curva SOA dos MJ15003 e 15004 .

Alguém com conhecimento REAL pode informar melhor a todos nós ?

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se algum dia ele entregar 4600 Watts RMS, conforme prometido, sobre uma carga de 0,5 ohms fica facílimo de se obter a corrente de carga nessa hora..

P = I² x R

4600 = I² x 0,5

9200 = I²

I = Raiz de 9200 = 95,9 Amperes...

O chuveiro nem vai mais se achar o dono do pedaço em casa aonde o amplificador pede essa potência dai..

Alto falante então, coloca ai umas 10 caixas parrudas de 500 Watts cada uma..

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se esse esquema ai tem 4600 wlatts rms, meu amplificador que usa quase o mesmo tipo de esquema então tem 2300 watts rms, mais na caixa diz que tem 1000 watts 500x500 rms.

se procura por topico aumentar potencia, ira ver o meu topico

http://forum.clubedohardware.com.br/amplificador-ate-500w/674281?t=674281 se for olhando os posts vai mer as fotos do meu ampli

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba, Faller, não tinha percebido que a impedância de carga era de 0,5 ohms .... porisso que voce disse 95A ..... a coisa ficou ainda pior, pois se essa é a corrente média na carga, os picos podem ser ainda maiores !

Fico imaginando uma fonte dessas, 65+65 por 100A, são 13.000 watts .... mais do que 2 chuveiros juntos ! Já pensou a fiação da casa ??????

Haja diodo E capacitor eletrolítico na fonte para manter isso !

Com certeza, esse amplificador não fornece toda essa potência, procure por um outro cujas especificações sejam mais realistas !

Valeu pessoal !

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu deus........ qe amplificador é esse..... nossa senhora...... eu com um desses aqui em casa..... não ia fazer nem pra conta de luz....... 0.5 de carga ...... :

pelos calculos "Faller" tem toda a razão .... ai tem truta ....heheheeh

da uma analisada nesse esqema ai...

valeu abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem toda razão galera! este esquema tem furo grande, em primera vista achei bom analisar, pelo fato de ter os tip 120 e 125 Darlington, que da bom desempenho.

Estou testando ele, não sei se posso dizer que seja ele, pois mudei um pouco o esquema, e não passa dos 400w 8R com uma fonte de 70V.

Vou ter que abaixar a fonte porque os mj estão esquentando um bocado.

post-711256-13884955527501_thumb.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se eu me lembro bem, o limite de tensão desses transistores de potência é de 140 Volts, e voce está exatamente no limite !!!! ( +70v e -70v )

Isso não deve fazer os transistores esquentarem mais do que deveriam, apenas faz voce correr o risco de queimar eles fazendo entrar em curto por ruptura de tensão, independente de qualquer outra coisa... acho que o problema mesmo é dissipar todo o calor gerado nos transistores !

Eu abaixaria um pouco a tensão, para não ficar tanto no limite. Se a fonte não for do tipo estabilizada ( e com certeza não é ), caso a tensão da rede aumentar um pouco, por exemplo, de 110v para 120 Volts, seu amplificado vai queimar com certeza pois estará alimentado com uns 76 volts, dando um total de 152 volts e com certeza seus transistores vão pifar.

Claro que abaixando a tensão um pouco, por exemplo, para 65 volts, voce estará diminuindo a tensão pico a pico sobre a carga em 10 volts. Fazendo as contas :

ANTES - 70 VOLTS ALIM. - 400W -> TENSÃO NA CARGA DE +- 56 volts.

DEPOIS - 65 VOLTS ALIM. - TENSÃO NA CARGA DE +- 46 VOLTS -> 264 W

Esse seria o limite de seu amplificador, com a tensão original do projeto.

Cerca de 260 Watts em 8 ohms, mas pelo que eu ví ele foi projetado para trabalhar com impedâncias abaixo de 4 ohms.

Acredito que com uma carga de 4 ohms a potencia vai ser maior do que os 400 W , mesmo com a tensão reduzida para 65 volts, e os transistores vão aguentar, DESDE QUE exista uma excelente dissipação ( experimente fazer um dissipador ativo com alguns coolers ).

Um abraço.

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É isso ai amigos! vou dar mais um lidada nele, em primeiro lugar na fonte.

60% dele esta na matriz de contato, se ficar bom, passo ele pra solda

por enquanto ta sem o protetor de saida.

Vou tirar o CI e colocar transistor 2n2222 em ponte porque não tenho o TL071

Coloquei no lugar o 741. Ao colocar um onda senoidal na entr. deste, a saida do mesmo

satura a chegar nos 15V pico a pico

Vou Mudar o resitor de 680k para 100k.

Na pratica aos pouco ta fucionando, mas na simulaçao não tem jeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Dizia lá, desde o início, que a rede de polarização da alimentação dos CI estava erroneamente calculada e iria botar a ferver os dois diodos Zener e iria despedí-los dessa vida em menos de 2 segundos.

A nítida impressão é que alguém, que conhece tanto de eletrônica quanto o Papa de recuperação de guarda-chuvas, se meteu a aumentar a potência de um amplificador normal com alimentação simétrica de +-20 VCC e dai nasceu esse Frankenstein dai..

Uma adaptação em cima da outra, um remendo só... Um misto de moranguinho com jerimum...

No início era de 4.600 Watts RMS... Já se está aceitando que nem vai chegar aos 400 Watts.. Se esperarmos um pouco baixa ainda mais... Até o final do mês que vem ele vira um amplificador para fone de ouvidos..

Nem sei se é o caso, mas para lhe dar um conselho útil dê uma olhadinha nesse CI dai: http://www.national.com/ds/LM/LM3876.pdf

Com esse tipo de solução, um CI amplificador, vais ter um ótimo compromisso entre qualidade e custo. Claro, não são 4.600 Watts, nem tampouco 400 Watts, afinal o pessoal da National tem a cabeça no lugar..

Assim como se tem esse tipo de solução na National, muitos outros fabricantes a tem. Racionalize..

Procure no Google por Gainclone ou Chipamp

Se nem quiser se estressar, veja ai: http://www.nabucoeletronica.com.br/files/manual-kit.pdf

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem razão colega faller, he...he...he... os CI veio para facilitar dia-dia, praticidade em realizar montagens e poucos componentes e boas potencias, sem precisar de muito enjambre, até tenho um montado usando o STK4048. CI difícil de encontrar e sai +- 60REAIS. Consegui 200w com ele, mas já vi esquema com 250w. Já pensou usar em BTL. http://pdf1.alldatasheet.com/datasheet-pdf/view/41565/SANYO/STK4048.html

Enquanto isso vou aprendedo mais com meus enjanbre e dicas dos colegas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou tirar o CI e colocar transistor 2n2222 em ponte porque não tenho o TL071

Coloquei no lugar o 741. Ao colocar um onda senoidal na entr. deste, a saida do mesmo

satura a chegar nos 15V pico a pico

O ideal seria voce trocar o ampop TL071 por um dos modernos Rail-to-Rail, eles iriam saturar apenas a 0,5 volts da tensão de alimentação, se alimentar com + - 18v voce consegue obter cerca de 34 V p-p sem distorção visível.

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem lembrado, Bcpetronzio !

Eu estou estranhando a ligação do transistor que está ligado direto na saida do operacional... parece que é uma fonte de corrente constante, e pode ser que essa configuração acabe limitando a excursão do sinal AC do ampop, mas vale a pena tentar !

Se ocorrer essa limitação, experimente repolarizar esse transistor, pode ser que resolva ...

Revelino, verifique com um osciloscópio se essa limitação da excursão AC é simétrica, ou se ocorre em apenas um dos semi-ciclos da senóide, isso ajudaria a entender o mecanismo para podermos melhorar, ok ?

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 anos depois...

@Francisco Martins de Oliveira ,

 

Bem vindo ao Fórum, meu amigo !

 

Antes de responder algum tópico, veja qual foi a data da última postagem .... este tópico está inativo desde 2010, e é bem pouco provável que o autor ainda esteja por aqui, pois se passaram mais de 8 anos ....

 

Paulo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...