Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock em Plataforma LGA 1156 - Informações Gerais


J.Junior2

Posts recomendados

Overclock em Plataforma LGA 1156 - Informações Gerais

Pessoal, com o intuito de ajudar a todos que desejam fazer overclock na plataforma 1156, vamos reunir aqui todas as experiências e overclocks feitos nesta plataforma!

--------------------------------------------------

Conjunto Atual:

Primeiramente meu conjunto:

Proc. Intel Core i7 860 coolerbox;

Mb. Gigabyte GA-P55A-UD3P - Full ATX;

Mem. DDR3 1333MHz 1.5v;

Fonte C3 PSH750V de 750wattts;

--------------------------------------------------

Stock - Cooler Box Intel

#1- 2800GHz (com TurboBoost)

Clock Base: 133MHz Stock

Multiplicador: 21 Stock

PCi Express: 100MHz Stock

Multiplicador Memória: 10x Stock

TurboCache: Enable

vCore: 1,15v Stock

vDimm: 1,5v Stock

vQPI: 1,10v Stock

Temperaturas

Teste com o CoreTemp e Prime95 x64 extressando os 8 threads por aproximadamente 10 minutos.

Idle

Core0: 40º

Core1: 38º

Core2: 39º

Core3: 39º

Full Load

Core0: 86º

Core1: 86º

Core2: 84º

Core3: 87º

OCCT - Full Load

2010051723h06cpu4.png

2010051723h06cpu3.png

2010051723h06cpu2.png

2010051723h06cpu1.png

--------------------------------------------------

Overclock - Cooler Box Intel

#1- 3800GHz (sem TurboBoost)

Com um novo processador LGA1156 i7 860, foi possível manter esta frequência estável! O ruim foram as altas temperaturas do processador em Full Load que chegaram em 97ºC em 30 segundos de teste com o Prime95 x64. Em Idle, a temperatura média é de 50ºC.

Clock Base: 173MHz

Multiplicador: 22

PCi Express: 100MHz

Multiplicador Memória: 8x

TurboCache: Disable

vCore: 1,23v

vDimm: 1,5v

vQPI: 1,15v

Recursos avançados de economia de energia (Ex. C1E): Disable

Resultado: OPERACIONAL*

* Funciona sem erros no Orthos em mais de 1 hora de teste mas as temps em Full Load são extremamente altas. Recomendo um cooler de melhor qualidade!

Temperaturas - Cooler Box Intel

Idle

Core0: 50º

Core1: 49º

Core2: 49º

Core3: 49º

Full Load

Core0: 96º

Core1: 97º

Core2: 97º

Core3: 95º

Isso com teste de 30 segundos do Prime95 x64 que extressa todos os núcleos e threads!

OCCT - Full Load

2010051723h31cpu4.png

2010051723h31cpu3.png

2010051723h31cpu2.png

2010051723h31cpu1.png

As temperaturas no geral ficaram 10º maiores que o processador Stock.

Agora a meta é estabilizar as temperaturas e talvez subir mais o overclock!!!

--------------------------------------------------

"Brinquedos recém comprados para auxílio ao combate a alta temperatura":

Cooler Master TX3 - não é o melhor cooler mas é melhor que o box e foi o que deu para comprar agora!

Cooler%2520Master%2520Hyper%2520TX3%252001.jpg

Pasta Térmica Arctic Cooling MX-3 - ótima pasta térmica para colocar com o cooler safado!

ARCTIC_MX-3_pic_300.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá J.Junior2! Beleza?

Eu não testei nenhum i5, mas realizei praticamente o mesmo teste que você em um i7 920 que tem o mesmo multiplicador que o seu.

Resultado: Com turbo ativado resultou em um inteiro a mais no multiplicador, chegando em 21X.

Se a pessoa for realizar o overclock, levando em conta o multiplicador padrão para o cálculo, é melhor desativar o tubo para melhor acerto.

Vamos esperar respostas sobre over no i5.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

já fiz bem parecido com o junior, mas mantive o turbo boost ligado. não fiz teste de estabilidade mas usei a máquina por bastante tempo, incluindo jogando. e nenhum problema, nenhum reset nem nada.

setei o clock de base em 166mhz, diminui o clock da memoria p 8x, e o turbo ligado. ou seja. quando 3 ou 4 núcleos usados o clock fica em 3,2ghz. e quando 1 ou 2 vai pra 3,8ghz!! e o vcore ficou automatico. pelo cpuz vi achegar na casa de 1,3v e como vocês sabem variantes.

dps vou fazer o teste de estabilidade com o prime95 e posto os resultados!

abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 3.20GHz sem TB não deu nenhum erro e total estabilidade além do processador fica muito frio (35º em idle e máxima de 42º em full load).

Vou subir mais de 100Mhz em 100Mhz até achar o teto máximo com estabilidade, temperaturas ideais com coolerbox e sem TB.

--------------------------------------------------

Fiz os testes aqui de estabilidade com o Orthos e nenhum erro.

O programa CoreTemp registrou uma máxima de 79º em um dos núcleos! Observei que a rotação do cooler do processador só está subindo quando chega em torno de 78º. O ruim é apenas que este cooler faz muito barulho quando em rotação mais alta mas sem aumentar a rotação não vou conseguir ir além dos 3.20GHz com o coolerbox!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nos meus testes aqui o núcleo chegou a 81ºC usando o teste de estabildade do everest. e realmente o ruido incomoda bastante quando o cooler ta numa rotação alta.

e a diferença de temp de 79 no seu pc pra 81 no meu se deve pelo clima da regiao, to bem no semi-arido!! quente pra dedeu! :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vei..difícil de explicar. mas no basicão seria assim:

core 2 duo tem 2 núcleos.

i3 e alguns i5 também.

o i5 750 tem 4 núcleos, assim como os i7. q tem o i7 980x q tem 6 núcleos.

e entre os modelos deles há diferença de cache, de threads, clock e tal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente esta diferença dos 2º deve ser pela região. Porém, temperatura de 79~81º para o i5 750 está ruim pois a máxima seria de 73º (arredondando).

vei..difícil de explicar. mas no basicão seria assim:

core 2 duo tem 2 núcleos.

i3 e alguns i5 também.

o i5 750 tem 4 núcleos, assim como os i7. q tem o i7 980x q tem 6 núcleos.

e entre os modelos deles há diferença de cache, de threads, clock e tal.

Completando a resposta da pergunta de nosso amigo segue:

Socket 775: Core 2 Duo possui 2 núcleos físicos e é de uma arquitetura mais antiga usando com memórias DDR2 ou DDR3 dependendo do chipset. Este processador precisa do chipset para comunicar com os periféricos e memória pois não tem comunicação direta. A frequência da memória, tipo e a quantidade de canais (como o dual channel) depende do chipset.

Socket 1156: Processadores Core i3, i5 e i7. Estes são os mais novos processadores da Intel destinados aos PCs potentes intermediários. Os Core i3 possuem 2 núcleos físicos e simulam mais dois virtuais (HT) fazendo o sistema operacional "enxergar 4 núcleos". Estes tem desempenho semelhante aos C2D. Os Core i5 possuem 2 e 4 núcleos sendo que os de 2 núcleos simulam mais dois núcleos (HT) sendo reconhecidos como 4 núcleos pelo OS. O i5 de 4 núcleos não possui núcleos virtuais (HT). Os Core i7 possuem 4 núcleos e simulam mais quatro (HT) sendo reconhecidos no OS como tendo 8 núcleos. Todos os processadores do socket 1156 possuem comunicação direta com a placa de vídeo e com a memória. Usa o chipset somente para comunicar com os demais periféricos. Utiliza memória de dois canais de 128bits DDR3 até 1333MHz.

Socket 1366:Processadores Core i7. Esta linha é a mais "potente" da Intel destinada aos computadores de alto desempenho. Este processadores comunicam diretamente com a memória mas não com a placa de vídeo. Pode acessar a memória em até três canais de 192bits e frequência de 1066MHz DDR3 somente.

Ou seja, para quem tem "bala na agulha" ($$$$) o Core i7 socket 1366 é a melhor opção. Para quem quer uma máquina boa mas não está com muito dinheiro, os Core i5 e i7 socket 1156 é uma boa opção. Quem quer um PC novo mas barato, o Core i3 é uma boa opção.

agb15, qual o máximo até agora de overclock estável que você conseguiu com o Core i5 750??? Gostaria, se possível, que você testasse o seu processador em stok e em over com o Sissoft Sandra 2010 e postasse aqui! Vou fazer o mesmo quando eu chegar de viagem no sábado!

valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

alguem me ajuda por favor

meu computador é igual ao do meu amigo..só muda a placa de video..as configuracoes do setup estão todas iguais

mas o meu ta ficando assim

93555358.jpg

e o dele fica normal..1.2 e 9x..quando ele entra em algum jogo vai pra 3.2 e 24x

testeyb.jpg

to com medo de o meu processador estar com algum problema

nao sei porque ta ficando em 3.2 e 24x o tempo todo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente agb15, habilitei os recursos de economia aqui e realmente fica o multiplicador em 9x e a frequência em 1.200MHz!

leo, procure no setup de sua máquina que vai encontrar os recursos de economia de energia como C1E e outros que automaticamente irá reduzir o multiplicador do processador para economizar energia!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje eu troquei a placa mãe pois estava meio receioso de fazer um over mais forte na placa da Intel modelo DP55WG. Apesar de ser uma placa com recursos interessantes, tinha um regulador de tensão de "apenas" quatro fases e não tinha dissipadores nos Mosfet.

Peguei a Gigabyte GA-P55A-UD3P que possui 12 fases para o processador. As duas desvantágens sobre a DP55WG é a falta do suporte para o SLi e que o segundo slot PCi-Express trabalha a x4 (e não x8 como o convencional). Mas ela tem USB 3.0 e Sata3.

Fiz um over nela só pra esquentar mesmo e consegui 3.36GHz sem forçar a barra e estável. Rodei o Orthos por quase 1 hora e nenhum erro (sei que preciso de mais tempo de teste).

O único incoveniente foi a temperatura que chegou aos 83º no Core Temp mas apenas 1 dos núcleos. Os demais atingiram máximas de 79º, 79º e 75º.

Vou rodar assim por alguns dias e fazer uns testes maiores para ver se não apresenta nenhuma falha. Se tudo ocorrer bem, sábado dou mais uma subida pois ainda tenho como impeditivo de subir mais o meu cooler que é o original da Intel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Melhorei o overclock aqui e consegui temperaturas mais baixas!!!

Core i5 750 @ 3.400MHz (CoolerBox) vcore 1.315v

Clock Base: 170MHz

PCi Express: 100MHz

QPI: 5.440MHz voltágem 1.15v

Memórias: 1.360MHz vdimm 1.5v

Temperaturas em Full Load (Othos 1 hora):

1º Core: 73ºC

2º Core: 71ºC

3º Core: 71ºC

4º Core: 69ºC

Consegui melhorar as temps pois o cooler do processador não estava rodando a 100%! Configurei no Setup e pronto! 100%!!! Temperaturas menores!

Comprei uma nova pasta térmica para ver se reduz um pouco. Peguei uma Arct Cooler MX2 pois tive de remover o cooler do processador e coloquei daquelas pastas térmicas "simples" (brancas) nele!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Troquei meu Core i5 750 em um Core i7 860 e por este motivo não terei como continuar os testes de Overclock do i5!

Agradeço aos que contribuíram para este tópico e encerro aqui as minhas atividades com o Core i5 750!

Bem vindo i7 860!!!

Mas porque você não pode continuar o tópico? O i7 860 é idêntico ao i5 750, o que muda é a presença do HT (que pode ser desativado) e o multiplicador maior, 21x. Você pode muito bem simular o overclock do i5 750 usando o i7, bastando para isso desativar o Turbo Boost (não daria para simular o i5 com o Turbo Boost ativado uma vez que essa tecnologia necessita que o CPU Ratio esteja configurado para AUTO; caso seja setado um valor fixo, como 15x, 18x, etc., o TB será desativado automaticamente).

Mudando um pouco de assunto, qual foi o motivo que te levou a trocar o i5 750 pelo i7 860?

Falouws :cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas porque você não pode continuar o tópico? O i7 860 é idêntico ao i5 750, o que muda é a presença do HT (que pode ser desativado) e o multiplicador maior, 21x. Você pode muito bem simular o overclock do i5 750 usando o i7, bastando para isso desativar o Turbo Boost (não daria para simular o i5 com o Turbo Boost ativado uma vez que essa tecnologia necessita que o CPU Ratio esteja configurado para AUTO; caso seja setado um valor fixo, como 15x, 18x, etc., o TB será desativado automaticamente).

Mudando um pouco de assunto, qual foi o motivo que te levou a trocar o i5 750 pelo i7 860?

Falouws :cool:

Na realidade vou fazer alguns testes aqui pois são processadores parecidos mas diferentes!

Mesmo o i7 860 não tendo um custo/benefício, ou melhor colocando, um custo/desempenho como o i5 750, estava querendo (preferência) um i7 desde quando comprei o i5.

Para falar a verdade, o pessoal da loja que comprei me emprestaram um i5 até chegar o i7 860. Só a placa mãe que troquei pois depois de ler inúmeros fóruns e reviews, ví que a Intel DP55DG não era uma boa placa para o que eu queria!

Ainda não fiz over no i7 mas creio eu que será melhor abrir um tópico exclusivo de over do i7 para mais detalhes.

Assim, postarei em breve o link do tópico pro pessoal acompanhar!!!

:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na realidade vou fazer alguns testes aqui pois são processadores parecidos mas diferentes!

Mesmo o i7 860 não tendo um custo/benefício, ou melhor colocando, um custo/desempenho como o i5 750, estava querendo (preferência) um i7 desde quando comprei o i5.

Para falar a verdade, o pessoal da loja que comprei me emprestaram um i5 até chegar o i7 860. Só a placa mãe que troquei pois depois de ler inúmeros fóruns e reviews, ví que a Intel DP55DG não era uma boa placa para o que eu queria!

Ainda não fiz over no i7 mas creio eu que será melhor abrir um tópico exclusivo de over do i7 para mais detalhes.

Assim, postarei em breve o link do tópico pro pessoal acompanhar!!!

:D

Não precisa abrir outro tópico. Pode falar nesse aqui mesmo. A única coisa que poderia se fazer era modificar o título para adequar à realidade: overclock da plataforma LGA 1156. O procedimento é idêntico para ambos os casos, o que vai mudar é a diferença de multiplicador entre ambos (tanto da CPU quanto da memória, já que o i7 possui multi até 12x, contra os 10x do i5/i3). A capacidade de overclock será praticamente a mesma entre as CPUs (caso seja testada no mesmo maquinário), mas pode variar de usuário a usuário já que ela depende de vários fatores como refrigeração, placa-mãe, fonte de alimentação, etc.

Falouws :cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sugiro que peça para o Ribeiro editar o título de i5 750 para Lynnfield, assim a referência continua válida e ampla.

Mas ai os Clarkdale ficariam fora da jogada e acredito que o método para overclocar estas CPUS é idêntico ao dos demais integrantes da plataforma LGA 1156, mesmo levando em consideração a questão do vídeo integrado.

Falouws :cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com a galera!!!

Vou solicitar ao Ribeiro para modificar o título!!!

Fiz um teste aqui no i7 860 e não sei o porquê mas ele conseguiu se manter em 3.80GHz em 30 minutos de teste de stress (Orthos) e as temperaturas ficaram mais frias que o i5 750 no mesmo teste mas com clock de 3.40GHz!

Segue uma screen do teste que acabei de fazer:

intelcorei7860280380ghz.jpg

Lembro que isso com cooler box. Vejam as temps no CoreTemp que o núcleo 0 "bateu" em 93º mas isso com muita graça aqui!

-----------------------------

Off Topic:

O engraçado desta mobo da Gigabyte GA-P55A-UD3P é que no Setup tem opção de escolher o multiplicador. Até aí tudo bem! O estranho é que ela permite escolher 1x a mais que o multiplicador máximo do processador.

Exemplos:

Core i5 750 2.66GHz tem multiplicador de 20x mas eu podia escolher 21x;

Core i7 860 2.80GHz tem multiplicador de 21x mas eu posso escolher 22x;

Isso eu não podia fazer na mobo Intel DP55DG que me limitava o multiplicador no valor máximo padrão!

Atualizei a BIOS da mobo da versão F5 para a F10 (mais nova) e continuou do mesmo jeito!

Outra coisa estranha da mobo é que mesmo com o Turbo Boost ativo, ele não sobe o multiplicador a mais que 1x!

Alguém sabe o porquê???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com a galera!!!

Vou solicitar ao Ribeiro para modificar o título!!!

Fiz um teste aqui no i7 860 e não sei o porquê mas ele conseguiu se manter em 3.80GHz em 30 minutos de teste de stress (Orthos) e as temperaturas ficaram mais frias que o i5 750 no mesmo teste mas com clock de 3.40GHz!

Segue uma screen do teste que acabei de fazer:

intelcorei7860280380ghz.jpg

Lembro que isso com cooler box. Vejam as temps no CoreTemp que o núcleo 0 "bateu" em 93º mas isso com muita graça aqui!

-----------------------------

Off Topic:

O engraçado desta mobo da Gigabyte GA-P55A-UD3P é que no Setup tem opção de escolher o multiplicador. Até aí tudo bem! O estranho é que ela permite escolher 1x a mais que o multiplicador máximo do processador.

Exemplos:

Core i5 750 2.66GHz tem multiplicador de 20x mas eu podia escolher 21x;

Core i7 860 2.80GHz tem multiplicador de 21x mas eu posso escolher 22x;

Isso eu não podia fazer na mobo Intel DP55DG que me limitava o multiplicador no valor máximo padrão!

Atualizei a BIOS da mobo da versão F5 para a F10 (mais nova) e continuou do mesmo jeito!

Outra coisa estranha da mobo é que mesmo com o Turbo Boost ativo, ele não sobe o multiplicador a mais que 1x!

Alguém sabe o porquê???

A screen reflete as temperaturas tanto em idle quanto em full? No Orthos, você mandou ele estressar 8 threads?

Para mim, essas temperaturas estão horríveis... 58ºC em idle 93ºC em full load?? Nunca que eu deixaria que meu i5 chegasse a uma temperatura dessas :wacko:

Você está arriscando demais a vida útil desse seu i7, ainda mais porque ele ainda usa o cooler BOX, onde o overclock máximo que recomendam é 3.4GHz (eu nem recomendaria 3.4 e sim 3.2GHz como máximo).

Talvez o i7 tenha ficado mais frio devido ao menor vcore que ele utilizou em comparação com o i5, que chegou a usar mais de 1.3V. Outra coisa, o Orthos não vai estressar seu i7 como ele realmente poderia ser... Se você pegar o OCCT (teste CPU:Linpack) ou o LinX, você verá que a temperatura máxima alcançada vai ser superior à atingida pelo Orthos... Na verdade, eu jamais recomendaria que você utilizasse qualquer um desses programas com o clock da CPU em 3.8GHz: com certeza a proteção de overtemp da CPU entraria em ação e o clock do mesmo seria reduzido para refrigerá-lo mais rapidamente. Meu i5, a 3.2GHz e com undervolt de 1.04V já atingiu 80ºC usando o LinX e com cooler BOX a 3000RPM; daí você pode imaginar a que temperatura seu i7 chegaria se o mesmo teste fosse feito, mas com 3.8GHz e vcore de 1.2xV...

Se quiser continuar os testes de overclock, é bom pensar em comprar um cooler novo ^_^

Edit off-topic: lembro de ter lido isso em algum lugar, mas não me recordo agora o motivo desse fato acontecer :( Eu só sei que isso acontece com a minha Asus também e acredito que deva acontecer com qualquer mobo de respeito. Na verdade, essa possibilidade de utilizar um multi acima do padrão da CPU não é um problema e sim uma vantagem, já que o principal vilão do overclock da plataforma LGA 1156 é o próprio BCLK. Para alcançar valores acima de 200MHz se faz necessário muitos ajustes minuciosos e boa vontade da mobo em cooperar com o over e nem sempre isso acontece. Se o BCLK não subir legal, você dependerá do multi da CPU para fazê-lo. Com relação ao Turbo Boost, ele entra em funcionamento automaticamente, dependendo do nível de processamento exigido. Se a aplicação for single threaded, o aumento do clock será maior, porém, se a aplicação fizer uso de múltiplos núcleos, esse aumento será inferior. No caso do i5 750, o clock sobe até 2.8GHz com 3-4 núcleos sendo utilizados e a 3.2GHz quando apenas 1 ou 2 núcleos estão sendo usados. A mudança do clock às vezes ocorre tão rapidamente que não é possível notá-la com facilidade (o CPU-Z por exemplo não altera os clocks "in real time"). Vale ressaltar que o Turbo Boost só funciona quando o multiplicador da CPU encontra-se com valor em AUTO. Se você setar manualmente qualquer valor, ele será desativado por padrão.

Falouws :cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A screen reflete as temperaturas tanto em idle quanto em full? No Orthos, você mandou ele estressar 8 threads?

Para mim, essas temperaturas estão horríveis... 58ºC em idle 93ºC em full load?? Nunca que eu deixaria que meu i5 chegasse a uma temperatura dessas :wacko:

Você está arriscando demais a vida útil desse seu i7, ainda mais porque ele ainda usa o cooler BOX, onde o overclock máximo que recomendam é 3.4GHz (eu nem recomendaria 3.4 e sim 3.2GHz como máximo).

Talvez o i7 tenha ficado mais frio devido ao menor vcore que ele utilizou em comparação com o i5, que chegou a usar mais de 1.3V. Outra coisa, o Orthos não vai estressar seu i7 como ele realmente poderia ser... Se você pegar o OCCT (teste CPU:Linpack) ou o LinX, você verá que a temperatura máxima alcançada vai ser superior à atingida pelo Orthos... Na verdade, eu jamais recomendaria que você utilizasse qualquer um desses programas com o clock da CPU em 3.8GHz: com certeza a proteção de overtemp da CPU entraria em ação e o clock do mesmo seria reduzido para refrigerá-lo mais rapidamente. Meu i5, a 3.2GHz e com undervolt de 1.04V já atingiu 80ºC usando o LinX e com cooler BOX a 3000RPM; daí você pode imaginar a que temperatura seu i7 chegaria se o mesmo teste fosse feito, mas com 3.8GHz e vcore de 1.2xV...

Se quiser continuar os testes de overclock, é bom pensar em comprar um cooler novo ^_^

Falouws :cool:

Quanto ao cooler já pensei! Vou pegar um Prima Boss II mas só mês que vem pois a cota do PC deste mês acabou! Já gastei de mais montando esta configuração!!!

Agora, neste exato momento em Idle as temps estão assim:

Core0: 50º

Core1: 49º

Core2: 49º

Core3: 49º

O Orthos não consegue "estressar" os 8 threads, somente 2!

Creio eu que com outro programa de stress que realmente use os 8 threads as temps vão para a "casa do chapéu"!!!

Fiz este over só pra ver se ele suportaria e isso somente com incremento de 0,125v no vCore!

No Core i5 750 tive que colocar 1,35v para segurar 3.60GHz mas as temps ficaram extremamente altas!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto ao cooler já pensei! Vou pegar um Prima Boss II mas só mês que vem pois a cota do PC deste mês acabou! Já gastei de mais montando esta configuração!!!

Agora, neste exato momento em Idle as temps estão assim:

Core0: 50º

Core1: 49º

Core2: 49º

Core3: 49º

O Orthos não consegue "estressar" os 8 threads, somente 2!

Creio eu que com outro programa de stress que realmente use os 8 threads as temps vão para a "casa do chapéu"!!!

Fiz este over só pra ver se ele suportaria e isso somente com incremento de 0,125v no vCore!

No Core i5 750 tive que colocar 1,35v para segurar 3.60GHz mas as temps ficaram extremamente altas!!!

O Orthos só vai estressar 8 threads se você abrir 8 instâncias do programa e mandar que cada uma delas execute o teste. Logicamente não recomendo fazer isso, nessa frequência e utilizando cooler BOX... Uma outra alternativa ao Orthos é o próprio Prime95. As versões mais recentes permitem que você escolha a quantidade de threads que serão usadas para estressar a CPU. Agora, se você realmente quiser testar se a CPU está mesmo estável, só mesmo usando o OCCT e o LinX que citei anteriormente; não precisa de muita coisa, basta 10-20min para comprovar qualquer instabilidade.

Quanto à diferença de overclock, isso é bem relativo... Você pode ter pego um Core i5 que precisa de muita tensão para subir o clock e isso pode acontecer com qualquer CPU... Meu i5, por exemplo, funciona muito bem com 1.04V de tensão a 3.2GHz e, nesse estado, ele esquenta e consome menos energia que se tivesse em seu estado padrão. Acredito que em 3.8GHz eu não precisarei mais que 1.25V (já botei ele para funcionar a 3.7GHz nessa tensão, mediante overclock automático da BIOS, mas tive que tirar devido às altas temperaturas alcançadas).

Falouws :cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...