Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
faet

Reiniciar o pc muitas vezes estraga HD ou outro componente

Recommended Posts

Boa tarde galera!!!!

Olha só tenho uma Lan House, com 14 computadores, desde julho do ano passado venho investindo, por causa do Line Age II, venho montado pcs com 2 Giga de mem. DDR 2 667, processador Pentium D 820, placa de video 510 pci express, o que seria uma configuração bem aceitável, só que na verdade algumas "dão boas" outras não. A única coisa que eu não coloco novo é o bem dito do hd, pego sempre daqui e dali, com um com outro.

Sera que o problema pode ser o hd? Por um pc exatamente igual, tudo novo (menos hd) um ser bom o outro ruim!

E a outra pergunta que na verdade é a mais importante, uso DEEP FREEZZE então não tenho problam com virus, nem desfragmentar nem outros problemas com virus, arquivos etc., o que vem acontecendo é que na verdade os pcs com o tempo perdem desempenho, vou dar um exemplo, sem mudar nada nem de hardware nem de software, o pc vem perdendo desempenho, os Clientes logavam neste pc 4 janelas de Line Age II no Gracia Parte II, ae de repente sem fazer nada, nada mesmo o pc passou a não aceitar mais o mesmo uso, a unica coisa que mudou é que agora ao final de cada acessoos pcs reiniciam, ao invés de fazer logoff ou qualquer outra coisa.

Então na verdade o que eu quero saber é: REinicar um pc de forma correta segura, seguindo todos os passos, pelo menos uma 15 vezes por dia, pode prejudicar o pc, pode trazer dano a alguma peça do pc? Acredito que se algo acontecer srá com o hd!

Obs.: Antes que alguem me diga para trocar pasta térmica, desfragmentar, limpar o pc, tudo isso está em dia, até coloquei mais placa de video pra ver se voltava a velha forma e nada, troquei até a fonte. só não troquei o hd mesmo.

Aguardo resposta!!!

Editado por faet
Trocar titulo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Passa o ccleaner e limpa tudo que dá um up 90%. Fiz isso aqui uma vez e o pc voltou ao desempenho de antes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como o osmar.takashi disse, o CCleaner dá uma limpada geral no registro e tudo mais, é uma boa tentativa, testa em um só que está dando problemas pra ver. Creio que não seja o HD não por ser uma problema de velocidade tão perceptível assim do jeito que fala, além do mais também por acontecer em vários PC's.

Olha... não é a melhor alternativa por assim dizer ficar reiniciando o PC... cada vez que é ligado gera picos de tensão que "desgastam" os componetes... nada de absurrrdo também, mas não seria o mais indicado ficar fazendo isso entende?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

faet

Reiniciar o PC várias vezes no mesmo dia não é normal, e isso pode prejudicar se acontecer com muita freqüência, quando o PC reinicia muito o problema na maioria das vezes a culpa é da Fonte de Alimentação, dá uma olhada põe a mão em cima do Gabinete e vê se tá muito quente a onde fica a Fonte.

Deixa eu te perguntar todos os seus HD's são IDE ATA, SATA ou SATA 2 ?????

FALOU........................................................................................

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • faet

    PC reinicia muito o problema na maioria das vezes a culpa é da Fonte de Alimentação.

    Os pcs não reiniciam sozinhos, reiniciam porque eu configurei pra reiniciar, no fim de cada acesso, ao invés de fazer logoff ou outra coisa eles reinicam, assim fecha todos os progrmas que as pessoas usam, libera toda a memória, e os pcs ficam mais leves.

    faet

    Deixa eu te perguntar todos os seus HD's são IDE ATA, SATA ou SATA 2 ?????

    FALOU........................................................................................

    os hds são IDE ATa.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    faet

    Eu pensava que os PC's reiniciavam sozinhos, esse negócio de configurar pra reiniciar sozinho não deixa o computador mais leve.

    E quando você disse "os PC's vem perdendo desempenho com o tempo" que desempenho você quer dizer ??????

    E se todos os seus HD's são IDE ATA e a configuração dos 14 computadores são iguais, eles podem ter uma diferença minima de desempenho.

    FALOU............................................................................................

    Editado por O Economista

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Caro O Economista, uso esse sistema de reiniciar a cada acesso porque como aqui se joga muito e se tu joga 6 horas de Line Age II ae se tu não reiniciar o pc, o internet explorer nem abre, de tão pesado.

    Então faço isso pra liberar buffer do sistema, liberar memória e soltar o pc mesmo, entende.

    E perdendo desempenho é no sentido de assim, se hoje tu faz uma cosia e amanhã tu não consegue fazer mais, alguma coisa ta errada, uso um program chamado DEEP FREZZE, que pra quem não conhece congela o pc a partir de um ponto determinado pelo usuário, então a partir dae tudo que tu faz no pc a cada reinicio de sistema apaga, tudo mesmo e com ele os virus.

    Pois é mais ainda não sei se reiniciar o pc estraga o Hd, o dúvida cruel!!!!

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    faet, sabe o porque depois de jogar esse jogo ou qualquer outro jogo pesado demora pra abrir por exemplo o navegador ou um documento Word ????, porque falta memória RAM, eu curto muito jogos de computador, quando eu tinha 512MB de memória depois que eu jogava FARCRY por exemplo, demorava sem brincadeira uns 30 segundos pra abrir o Internet Explorer, e eu acho que é exatamente isso que está acontecendo nos seus computadores depois de uma jogatina.

    "Pois é mais ainda não sei se reiniciar o pc estraga o Hd, o dúvida cruel!!!! "

    Da maneira que você está fazendo NÃO ESTRAGA porque está reiniciando de uma forma segura, estragaria se desse muito RESET, porque quando você aperta o botão RESET o HD pára bruscamente e depois volta a funcionar.

    FALOU................................................................................................

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    sempre quis saber isso... o que acontece com o PC quando a gente vai em iniciar > reiniciar?

    ele "corta" a energia de todos os componentes do PC e liga os componentes de novo, ou apenas reinicia o S.O.?

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    amigo detalhe importante se o hd por algum motivo conter Bad Block ou problema na agulha tipo batento cabeça nao tenha duvidas que esta maquina jamais tera um otimo Desempenho. tente fazer isto pegue um hd de uma maquina que esta com perca de desempenho e passe o zero fil instale ela novamente observe o desempenho poste o resultado

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    A meu ver, o problema não seria o ato em si de reiniciar o pc - mas sim o Deep Freeze!

    Bem... Até onde sei, o Deep funciona como um restaurador de "imagens" (.iso ou similar) do disco. Obviamente, por isso já pode se dispensar a cogitação de desfragmentação, CCleaner, e todo o resto - só a verificação por badblocks (ScanDisk) continuaria sendo uma preocupação plausível.

    PORÉM... SE o Deep faz é "reimprimir" a imagem do disco TODA VEZ que o computador é reiniciado, e isso acontece numa faixa de 15x/dia, então olha só, cara: isso significa que TODO O DISCO é submetido à estresse nessas 15x/dia! Algo que, creio eu, nem armazenamentos corporativos de bancos de dados chegam a passar!

    Bem... Discos rígidos possuem uma vida-útil mais ou menos predefinida... Claro que, para um usuário "comum", isso é algo beeem grande - o máximo que acontece é uma areazinha aqui outra alí ficar comprometida com o tempo devido à uma quantidade de acessos/gravação maior (e sendo substituída pela própria controladora do disco); mas no geral um HD pode acabar sendo pra "vida inteira". Mas espero que você perceba que, com essa prática, você pode estar sobrecarregando o disco todo e por inteiro!

    Quanto a pergunta inicial do tópico, se reiniciar muito pode estragar algum componente, bem... Como já expuseram, o force-reset (no dedão) é capaz, sim, de estragar os componentes num curto prazo. Já o soft-reset não - na verdade, até estraga, mas menos que se você desligasse o pc "por completo" e religasse (o que já estragaria pouco, se fosse na média de 1x/dia que muitos fazem), então nem dá pra considerar.

    Mas somando-se ao DeepFreeze, acho que aí sim é algo mais problemático - então a dica do Adriano Jordão deveria ser posta em prática, nem que pra desencargo de consciência!

    E... Na pior das hipóteses - e mesmo que você já tenha providenciado isso - dá uma olhadinha na FONTE dos computadores problemáticos!

    Muita gente esquece desse componente, achando que ela só atrapalha "quando não liga mais", mas mesmo funcionando ela pode ser uma beeeeeeela duma dor-de-cabeça! (Além do que, foi o mais importante item que NÃO VI nos seus relatos!)

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Não concordei que o problema poderia ser o "deep freeze", e digo o por que. Tenho 3 pcs com o deep freeze instalado, enfim ja tem + de 1 ano e eles estão lá firme e forte!

    Minha tese é a seguinte, o deep freeze nao trabalha com arquivos *.iso, isto por que, pra você "zerar" o seu hd TODA vez que INICIA e restaurar aquela IMAGEM supostamente CRIADA pelo deep freeze demoraria mais de 8 minutos no minimo e dependendo da máquina! E o boot de modo geral com o deep instalado na maquina é o mesmo tempo que ele sem estar instalado na máquina, então o deepfreeze nao causa desgaste algum ou melhor, "estresse" as peças de sua máquina. Ao meu ver é o material que seja de má qualidade, materia ESTE "A FONTE" de alimentação que querenod ou não é ela que é responsavel pela qualidade de energia consequentemente a alimentação de suas peças! Então como um amigo lá em cima disse, seu hd pode ter sim um bad block aqui ou ali, mes passado eu tive este desprazer de me deparar com um bad block em minha máquina! Meu pc era uma lentidao tremenda, então fui eliminando algumas coisas, primeira a memoria ram com o memtest86, depois peguei o hdtune e fiz um "scan" no disco rigido e PIMBA! Tava ali o bad block! Na minha humilde opinião, pegue seus pcs deem uma limmpezinha interna, se possivel coloque FAN filter, assim nao ira entrar poeira, ficara bem limpinho seu gabinete e suas peças ficaram sempre "novinhas", execute os testes com programas e veja se esta td OK!

    Boa sorte!

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
    Não concordei que o problema poderia ser o "deep freeze", e digo o por que. Tenho 3 pcs com o deep freeze instalado, enfim ja tem + de 1 ano e eles estão lá firme e forte!

    Minha tese é a seguinte, o deep freeze nao trabalha com arquivos *.iso, isto por que, pra você "zerar" o seu hd TODA vez que INICIA e restaurar aquela IMAGEM supostamente CRIADA pelo deep freeze demoraria mais de 8 minutos no minimo e dependendo da máquina! E o boot de modo geral com o deep instalado na maquina é o mesmo tempo que ele sem estar instalado na máquina, então o deepfreeze nao causa desgaste algum ou melhor, "estresse" as peças de sua máquina.

    Sim! Foi por este motivo que coloquei as condições que me levaram à conclusão de que podia ser o Deep (SE ele trabalhasse com imagens, aí haveria a possibilidade). Outro fator a se considerar é: se o Deep desfaz constantemente alterações em determinado ponto do disco, aquela região em particular já poderia apresentar algum desgaste, a ponto de gerar até badblocks.

    Mas enfim. Coloquei minha análise de uma perspectiva pessoal; e também não sou especialista no assunto Deep Freeze, como deve ter sido notável no meu post anterior. Além disso, tentei abordar o problema de todas as perspectivas possíveis (até mesmo as mais "cabulosas") para que não haja nenhuma brecha sendo esquecida. ;)

    PS/Off-Topic: Estou ficando curioso sobre a forma aprofundada como trabalha o Deep Freeze (o conceito é fácil entender - gostaria é de saber como ele faz o que faz). Se alguém aí tiver algum link ou datasheet pra me apresentar, ainda que por MP, agradeço!^_^

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário






    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×