Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

XP não dá boot


Ojii

Posts recomendados

Estou com o seguinte problema: ao ligar o micro, não dá boot. Não aparece tela azul, nem mensagem de ausência de disco, partição ou sistema operacional. Apenas, depois das telas de BIOS, descrição dos devices, etc., a tela fica preta indefinidamente.

Configuração: WinXP Professional SP2 (ou 3, não tenho certeza); HD SAMSUNG 80 GB, com apenas uma partição (C: ). Um pente de memória de 1 GB

Tentei reparar pela solução mais óbvia: restaurar a instalação do Windows pelo disco de instalação - que é SP2 (sem usar console de recuperação), mas não adiantou.

Depois passei um anti-virus (O ClamWin do Hiren's boot, o único que tinha para rodar em CD - o do CD de emergência do Avira Premium que eu tenho travou no meio da carga, nem deu pra começar o scan) que não encontrou nada.

Retirei o pente de memória e limpei os contatos, mas o problema continuou.

Então tentei soluções que encontrei aqui no forum: usar o console de recuperação, copiar o NTLDR e o NTDETECT.COM, depois usar o FIXMBR e o FIXBOOT. Não funcionou. Em seguida, usei, também no console, o BOOTCFG /Rebuild, 2 vezes (na primeira eu adicionei e o identificador ficou duplicado; então deletei o boot.ini e repeti o bootcfg). A duplicação serviu para eu perceber que o "boot" vai até a seleção do sistema operacional, ou seja, ele chega até a fase de ler o boot.ini. O problema ocorre depois.

Finalmente, eu tentei novamente a reparação da instalação (sem console). Depois de tantas mudanças poderia funcionar. Me pareceu que foi mais demorada que a primeira, mas, depois de reiniciar o micro, o problema persistiu.

Pesquisando um pouco, descobri as opções /bootlog e /sos do boot.ini. Com elas, descobri que o boot está parando no meio da carga de drivers. Os parecem ser o PCI.sys e o isapnp.sys, mas não sei se a ordem varia.

Retirei o HD da máquina e coloquei em outro micro. Passei o Anti-Virus (Avira Premium 9). Não houve resultado. Retornei o HD para a máquina original e não fiz mais nada.

Quero evitar reformatar, não apenas pelo trabalhão de reinstalar todos os programas, mas porque o dono do micro tem alguns programas que não possui mais o arquivo de instalação. Alguma sugestão?

Desde já agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde Ojii.

Não deixe de verificar o Setup da "BIOS" no que se refere as sequências de "BOOT", pois a configuração pode ter sido modificada rem relação ao "first boot" para "HD1", então o Windows não consegue efetuar o Boot, sendo que ele carrega se apção ""HD0" estiver presente na BIOS.

Pelo que voce expos, Parece que foi efetuado um "check disk" e durante o mesmo o PC pode ter sido resetado e ou desligado, então aparece a Tela preta com o cursor piscando ao alto.

Solução:

Dar boot pelo CD de instalção do Win XP SP2 ou SP3 e na primeira Tela pressione a Tecla "R", para acessar o console de recuperação, efetue a ecolha do teclado, digite qual a opção do Windos que você deseja acessar (deve ser 1), após digite a senha - geralmente é so fazer Entrar (enter), deverá aparecer C:\Windows>" ou "C:\Documents and Settings\FULANO\>", DIGITE: "chkdsk /R" (sem aspas) para efetuar a recuperação do disco e sistema consequentemente.

Não deixe de verificar, também, se os cabos flat e de energia, estão devidamente acoplados.

Abraço.

Leonam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela atenção, Leonam, e desculpe a demora em retornar.

Até onde sei, não houve Chkdsk interrompido. O micro foi utilizado normalmente na véspera do aparecimento do problema. Pensei na hipótese de desligamento brusco do micro, ou desligamento durante o encerramento do Windows, mas não tenho confirmação.

A BIOS é AMI de 2002 e só apresenta três dispositivos para boot: o CD, o disquete e um único HD (o outro HD não aparece como opção, evidentemente por estar como slave).

Já tinha tentado o procedimento com chkdsk pelo console de recuperação, antes de usar o FIXMBR e tal. Desculpe não ter mencionado (foi tão no começo que eu nem me lembrava mais quando escrevi a mensagem).

Acho que alguma coisa corrompeu os arquivos de inicialização usados a partir de um ponto, mas por algum motivo as ações de recuperação não restauram esses arquivos. Já tentei encontrar algo nesse sentido, mas sem sucesso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde Ojii.

1) Não deixe de entrar no setup da "BIOS" e verificar se as sequencias de boot estão nesta ordem:

First boot = CD\DVD-ROM

Second boot = HD0

Third Boot = Floppy

Try Other Boot Devices = Yes

Se nao estiver configure-as da maneira acima citada.

Proceda, novamente, o "chkdsk /R", através do console de recuperação do Win XP, não aborte de modo algum, aguarde a conclusão final.

2) Caso o procedimento acima nao resolva o problema, tente uma nova instalação do Win XP, pois na instalação o Windows vai procurar por versão anterior instalada na máquina, efetuando assim, a recuperação do sistema, isto se teu HD não "paulou".

Abraço.

Leonam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Caro Leonam,

A BIOS é antiga e não tem a opção para outros dispositivos, mas a configuração está exatamente assim: CD > HD > Floppy

O Chkdsk/R vai até o fim sem interrupções. O resultado não aponta nenhum reparo feito (provavelmente porque o que ele conseguia identificar/reparar foi consertado em alguma das tentativas anteriores)

Tentei nova instalação, conforme você disse. Vou explicar o processo, caso ajude:

1-Esperei o CD carregar os zilhões de drives até aparecer o menu. Escolhi a opção "Para instalar o Windows XP Professional agora, pressione ENTER";

2-Apareceu o contrato e selecionei a opção de aceitar;

3-Foi feita aquela verificação de instalação preexistente e surgiu o menu com duas opções:

a) "Para reparar a instalação do Windows XP selecionada pressione R"

B) "Para continuar a instalar uma nova cópia sem reparar, pressione ESC"

Escolhi a primeira ("R"), estando selecionada uma única opção, ou seja, C:/WINDOWS.

4-Foi exibida a mensagem:

"Já ocorreu uma tentativa anterior de atualização. A instalação tentará completar novamente a atualização.

"Para tentar novamente, pressione ENTER"

"Para continuar instalando nova cópia sem reparação, pressione ESC"

Escolhi a primeira (ENTER).

5-Apareceu então a barra de progresso, tudo foi evoluindo normalmente, então foi dado o aviso, dizendo que seria reiniciado e a instalação continuaria após o boot. Esperei o boot automático.

6-O sistema reiniciou e parou exatamente onde parava antes, no meio da carga dos drives (o boot-ini não foi alterado, então continuou com as opções /bootlog e /sos).

Não sei se o HD deu pau. Ele inicia o boot, logo não parece ter problema na trilha 0, ou MBR, ou coisa que o valha. Se subir o Windows por outro acesso, ou colocando o HD em outra máquina eu consigo lê-lo inteiro. Em outra máquina o Norton Disk Doctor não identifica problemas, como também acontece com o CHKDSK. Conhece algum software que possa avaliar melhor o funcionamento do HD (mais voltado para o hardware, talvez)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Ojii.

1) Primeiramente, voce tentou desinstalar o Floppy (retirando cabos de energia e Flat), e configure, na BIOS, como não instalado, para proceder a recuperação, pois o mesmo pode estar "contaminado";

2) Seu HD pode estar muito fragmentado (utilize no console de recuperação e verifique as opções no comando "defrag /?" (sem aspas);

3) Verifique se existe espaço, suficiente, para efetuar a desfragmentação e a após a "recuperação";

4) Caso estas opções não funcionarem, penso que você deva utilizar um CD ou DVD com Windows XP virtual rodando, para efetuar um "bkp", e posterior exclusão da partição, nova formatação e após, efetuar nova instalação do sistema.

Boa sorte.

Leonam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Agradeço muito a atenção, Leonam.

Fiz o que você disse, mas o problema permaneceu. Vou ter de formatar mesmo, o que eu queria evitar.

Só para esclarecer, não tinha defrag no console de recuperação. Mas eu usei um desfragmentador por um XP virtual.

Mas valeu a ajuda!

(A moderação pode fechar o tópico, eu creio)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...