Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Core 2 Quad Q8200 com problema


Cl3dson

Posts recomendados

Resolvi postar porque pesquisei no site e não vi ainda uma solução pro meu problema.

há mais ou menos 4 dias atrás meu pc está com um grande problema,ele está com um desempenho pessimo pra configuração que tem:

  • Core 2 Quad Q8200 2.33GHz
  • 4GB de memoria DDR2 a 800MHz em dual channel
  • Geforce 8600Gt 512mb
  • Placa mãe Gigabyte GA-EP31-DS3L
  • HD SAMSUNG HD502HI (500GB)
  • Fonte generica Advanced 550W

O problema começa logo na inicialização,na tela de carregamento do sistema(windows 7 Ultimate 64bits),fica aproximadamente uns 5 minutos,depois a tela fica preta e só depois de mais uns 5 minutos é que aparece a tela de logon das contas de usuario e quando entro na minha conta fica mais uns 5 a 6 minutos pra poder fazer algo porque nesse tempo tá carregando e os itens aparecem lentamente.o pc continua muito lento durante todo o tempo que ele tá ligado,travando por qualquer coisa e pra desligar é a mesma demora, leva uns 4 minutos.

Observações:

  • Desde que esse problema surgiu percebi que o led do hd fica sempre aceso,sem piscar nem nada é acesso mesmo.
  • Vez ou outra,depois de algum tempo que o pc tá ligado,o led do hd volta ao normal e o sistema volta a ser como era antes,até o momento de desligar que demora de novo um bom tempo.
  • usei o everest pra checar as velocidades da memoria e conclui e o problema não são elas.
  • Testei usar um cd live do ubuntu para ver se era o windows ou o hd,e durante o teste não vi problema algum.
  • quando o sistema está lento faço o teste de classificação do windows 7 e dá a mesma nota de quando o pc era rápido,como se não tivesse nada de errado.
  • apesar da fonte ser generica acredito que não seja ela o problema,pois a tenho a mais de 1 ano e nunca me veio com problema.
  • tenho esse mesma configuração a 1 ano e ele sempre foi rápido, já usei windows vista 32bits durante 6 meses e sem problemas,windows 7 ultimate 32 bits durante 3 meses tambem sem problemas e nos ultimois 3 meses venho usando o 7 64bits.

o que já tentei:

  • Tirar todos os programas da inicialização.
  • Reparar o windows pelo cd,mas não dá em nada.
  • Verificar erros no disco antes do sistema iniciar mais tambem não sei no que deu pois depois do windows iniciar não veio nehum relatorio dizendo os resultados do teste.
  • limpar o registro do windows com o ccleaner.
  • trocar de processador e com isso veio alguma mudança.

Esse meu ultimo teste de trocar de processador foi o que me fez desconfiar do meu Q8200 porque troquei ele pelo meu antigo pentium 4 de 2.8Ghz e o sistema iniciou normal,carregou a tela de logon e minha conta normal (por isso não acho qu seja a fonte)e tá funcionando perfeitamente,claro que com a velocidade de um p4 mas o que importa é que tá normal e o led do hd também voltou ao normal.depois disso coloquei meu Q8200 de novo e a lentidão voltou.

depois de tudo isso acho que o meu core 2 quad tá com problema,e como a loja me deu 3 anos de garantia de fabrica por ele,to pensando em irpra ver como é que fica, mas antes de ir na loja gostaria de saber a opinião de vocês do Forum, se pode ser alguma outra coisa que não sei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, estranho isso.

- Já atualizou a BIOS?

- Selecione a opção "Load Optimal Defaults" no SETUP.

- Instalou os drivers da placa mãe para o Seven X64 baixados no site da Gigabyte? Tenho essa mesma placa mãe com um Q6600 e uso os drivers indicados (principalmente os drivers do CHIPSET). Os genéricos que são instalados junto com o Windows 7 as vezes dão problema.

Baixe os drivers aqui: http://www.gigabyte.com.tw/Support/Motherboard/Driver_Model.aspx?ProductID=2779&ost=windows+7+64bit#anchor_os

- Já verificou, no "Gerenciador de Dispositivos", se o HD está em modo Utra DMA ou em modo PIO?

- Teste com outro cabo SATA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O cara esse problema só pode ser uma coisa, HD vá na bios e abilite o SMART e veja se acusa algum erro na hora que liga a maquina, rode o programa HD Tach pra medir o desempenho do HD.

Abs Frederico

fiz o que falou,sobre o HD SMART não deu erro na hora de ligar,e o desempenho no hd tach me pareceu normal,no entanto fiz esse teste usando o pentium 4,vou testar de novo com o Q8200 e ver o que vai acontecer,valeu pela dica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verifique as temperaturas....

faço o que o amigo indicou "load optimal defaults"....

e desconfie sim da sua fonte, ainda mais pelo fato de você estar com ela a um ano sem dar problemas....pra uma fonte genérica, quanto maior o tempo de uso, maior sua chance de ter problemas....

e por fim, formataria o hd e reinstalava o W7, e utilizaria os drivers indicados pelo rodrigops...

abraço e boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, estranho isso.

- Já atualizou a BIOS?

- Selecione a opção "Load Optimal Defaults" no SETUP.

- Instalou os drivers da placa mãe para o Seven X64 baixados no site da Gigabyte? Tenho essa mesma placa mãe com um Q6600 e uso os drivers indicados (principalmente os drivers do CHIPSET). Os genéricos que são instalados junto com o Windows 7 as vezes dão problema.

Baixe os drivers aqui: http://www.gigabyte.com.tw/Support/Motherboard/Driver_Model.aspx?ProductID=2779&ost=windows+7+64bit#anchor_os

- Já verificou, no "Gerenciador de Dispositivos", se o HD está em modo Utra DMA ou em modo PIO?

- Teste com outro cabo SATA.

nunca tentei atualizar a bios,acho arriscado.

mas sua dica de carregar padrão otimizado e trocar de cabo sata parece que funcionou.o sistema carregou normalmente com o Q8200 e o led tá normal agora,não sei se foi devido a configuração otimizada ou ao cabo sata mas agora tá show de novo,vou poder voltar a jogar hehehe,para todos que participaram do topico,muito obrigado pelas dicas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...