Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Incômodo no Firefox para Linux


Aramaicus

Posts recomendados

Resolvido

Tenho usado o Linux há pouco tempo. Atualmente uso a distro openSuSe 11.2 com KDE 4.4. A experiência tem sido bastante agradável mas há um incômodo:

No Firefox (atualmente 3.6.3) percebo que a interface fica mais carregada no Linux do que no Windows (ícones maiores, fontes maiores, espaços maiores) e isso me é bastante incômodo (visto que adiciono vários botões à barra de botões e vários links (e principalmente pastas) à barra de favoritos.

Para deixar mais claro, vejam essa captura de tela que eu fiz usando o Firefox 3.6.3. O Firefox de cima é o do Linux e o de baixo, do Windos através do Wine (fica igual ao do Windows mesmo).

Veja a captura de tela comparativa aqui.

Percebam que a mesma quantidade de ícones ao lado da barra de endereço ocupa mais espaço no Linux que no Windows.

Reparem também que no Windows, na resolução que uso (1280x1024), cabem 11 "Nova pasta" no Linux enquanto no Windows, cabem 15 "Nova pasta" (Além da fonte ficar maior, esse pequeno triângulo ao lado de cada "Nova pasta" e esse espaçamento ocupam bastante espaço.

Modifiquei as fontes do Firefox no Linux (no menu Editar>Configurações>Conteúdo Fontes e cores>Avançado) para deixá-las iguais às do Windows mas isso não modificou as fontes na barra de favoritos (ainda que o fizesse, só seria soluão duma fração do problema).

Não quero voltar ao Windows. Não quero ter que usar o Firefox pelo Wine mas quero deixar a interface do meu Firefox (e do Thunderbid também, pois algo semelhante ocorre com ele) leve assim como fica no Windows.

P.S. o mesmo incômodo ocorre com o Ubuntu 9.10

Gostaria de diminuir as fontes na barra de menus (não tão necessário) e na barra de favoritos. Gostaria de retirar os pequenos trângulos após as pastas na barra de favoritos (e em alguns botões que adiciono à barra de ícones também) e diminuir os espaços entre os links na barra de favoritos e também na barra de ícones. Alguém sabe como fazê-lo?

Desde já, agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No Gnome você pode fazer isso:

Sistema > Preferências > Aparência

Na guia 'Fontes' você pode alterar as fontes em geral, inclusive a opção 'Fontes dos aplicativos' pode te ajudar com relação ao Firefox.

No KDE existe uma opção de fontes nas configurações do sistema, mas só aplica modificações à área de trabalho... Vou ficar te devendo cara.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No Gnome você pode fazer isso:

Sistema > Preferências > Aparência

Na guia 'Fontes' você pode alterar as fontes em geral, inclusive a opção 'Fontes dos aplicativos' pode te ajudar com relação ao Firefox.

No KDE existe uma opção de fontes nas configurações do sistema, mas só aplica modificações à área de trabalho... Vou ficar te devendo cara.

Não havia tentado modificar no Gnome. Agora que uso o openSuSe 11.2 com o Gnome 2.28, consegui minimizar esse incômodo reduzindo as "Fontes de aplicativos" de 10 para 8.

Não é toda a solução mas já permite manter 13 "Nova pasta" (como nas capturas de tela) em vez de 11 (no Windows é possível pôr 15).

Obrigado, Bruno Larini!

________________________________________________________________________________________________________________

Usando o tema para o Firefox "Classic 3.6 Theme For Future Firefox" é possível deixar praticamente igual ao Firefox do Windos (some-se a isso a redução do tamanho da fonte como citado acima).

As únicas mudanças que percebi claramente é que o texto da barra de título fica branca (no Windows é preto) e que cabem 14 "Nova pasta" (quase cabe a 15ª) em vez de 15 (mas isso é só um detalhe da fonte, que possivelmente pode ser sanado)

O único porém é que não dá pra usar personas sobre um tema. Mas isso é só um pequeno detalhe.

Aqui está a captura de tela com as três versões:

1ª Firefox no KDE

2ª Firefox do Windows emulado pelo Wine

3ª Firefox no Gnome com tema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...