Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Temperatura Do Athlonxp 2800+

marcos_vargens

Posts recomendados

Galera, comprei um processador e placa mãe nova. O processador é um AthlonXP 2800 e a placa mãe é uma Asus a7N8X-X. Infelizmente o custo beneficio que achei no dia.

Mas o problema é o seguinte:

O ModPobre da Asus mostra 54ºC e o BIOS mostra 64ºC. So que estou com o PC todo aberto. Sim, porque no dia que liguei notei a temperatura meio alta. 45ºC com ele aberto.

Fiz um teste fechando ele e apesar de possuir um cooler frontal no gabinete a temperatura chegou a 71ºC e foi subindo. Dai desliguei e deixei ele aberto.

Eu acho que está alto. É a primeira vez que comprei um AMD após longos anos de Pentium. Confesso que estou assustado com a temperatura pois o PIII 933 que eu possuia ficava no maximo a 45ºC fechado mesmo nos dias quentes. Esse AMD fica no minimo nos 50ºC aberto.

Meu gabinete é Um ATX simples de 3 baias. Comprei uma fonte nova de 400Vats para não faltar energia para os 2 hds q tenho e a MSI GF4 TI4200 que tenho. Pois sei q ela tambem ajuda a esquentar. Só que essa fonte é gigante e cobre todo o processador.

Gostaria da ajuda de vocês para saber se:

É a fonte que está aquecendo o processador? pois a mesma se encontra praticamente em cima dele. :huh:

Será que os tecnicos que montaram colocaram pasta ou fizeram algo errado na instalação do Processador? :unsure:

Será que o AMD é quente mesmo e estou preocupado a toa? :zoio:

Alguem pode me ajudar? Qualquer relato de usuários de AthlonXP são bem vindos. valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um detalhe muito importante é se certificar de que o cooler foi instalado corretamente. Evite usar o elastomero e pasta termica em conjunto pois isso prejudica a tranferencia do calor para o dissipador. Use apenas um deles.

Verifique também se o dissipador está em contato com o DIE do processador. Se mal instalado o dissipador perde contato com o die provocando o aquecimento.

Apesar desses cuidados o melhor a fazer é comprar um gabinete maior com pelo menos 4 baias de 5 1/4 e que tenha locais adequados pra instalação de fans pra ajudar na regeração. Se a temperatura do processador diminuir só um pouco vale a pena você checar o seu cooler.

Link para o comentário

Pois é. Mas acho que o gabinete só não vai adiantar. Deixei o micro todo aberto e coloquei a fonte em cima do gabinete livrando o processador. E mesmo assim depois que joguei NFS ficou 57ºC. Acho que o problema é o cooler. Vou dar uma olhada mas gostaria de saber se removendo o cooler que provavelmente não usa pasta e sim aquela fita, eu posso colocar no mesmo lugar sem trocar essa fita? Ou instalou o cooler uma vez já era não pode tirar mais? porque está usando aquele que vem no Box da AMD. E segundo eles você não deve usar outro senão perde a garantia. E eu acho ele bem fraquinho....

:help:

Link para o comentário

cara, não confia nestes coolers que vêm com processador, a homologação destes coolers é baseado numa temperatura ambiente que aqui no Brasil é difícil de manter no verão mesmo com ar condicionado, não dá conta do recado, a solução seria trocar esse cooler por um porrada da Thermaltake tipo volcano 11 ou algum que tenha dissipador de cobre, ou ao menos base de cobre, eu tinha um athlon thunderbird e confesso que nunca vi um processador esquentar tanto, solução foi comprar um cooler "homologado para athlon xp 2400"´com base de cobre e a temperatura baixou para 35° 40° graus... :lol:

Link para o comentário

ok. Mas trocar o gabinete vai adiantar se ele todo aberto chega a 50ºC ? Duvido muito que um gabinete maior consiga diminuir a temperatura se aberto ele fica nisso. Gostaria de saber se alguem usa o cooler que veio com o Processador da AMD. porque o meu parece estar bichado. Mas roda a 3400 rpm

Link para o comentário

Cara o seu problema é somente o gabinete se você trocar seu problema estará resolvido para o processador amd é bom ter uma boa circulação de ar , que não haverá problema.

Todos aqui no forum que usam os processadores amd sabem disso veja só uma exemplo, o computador que uso ( xp 2000) processando jogos chega a meros 42 °c isso porque tenho uma boa circulação de ar.

Link para o comentário

Ok. Vamos ver se eu entendi? O gabinete fechado deve ficar mais frio do que quando ele está aberto e com a fonte longe do processador? É isso? Descupem a ignorância mas não entendo muito de hardware. Só quero saber se tenho que comprar um gabiente com espaço para ventoinhas porque duvido q um gabinete maior vai ficar mais frio do que o meu todo aberto funcionando a temperatura ambiente. Devo comprar algum em especial?

Link para o comentário

eu tenho um xp1700+@2400+ a 1.75v de tensão e não passa de 60ºC em full (dias quentes) e 45ºC normal. usando um cooler adaptado com ventilador de fonte, assim o barulho é menor, só que meu gabinete é de 4 baias

e olha q meu processador deve estar dissipado mais calor que o seu

lembrando que um xp2800+ dissipa 68W

enquanto um pentium 4 northwood 2.8 dissipa 70W

E UM PENTIUM 4 DE 2.8 COM núcleo PRESCOTT DISSIPA 89W

http://users.erols.com/chare/elec.htm

Pentium 4 esquenta D+

Link para o comentário

Postado Originalmente por edurm@09 fev 2004, 15:50

eu tenho um xp1700+@2400+ a 1.75v de tensão e não passa de 60ºC em full (dias quentes) e 45ºC normal. usando um cooler adaptado com ventilador de fonte, assim o barulho é menor, só que meu gabinete é de 4 baias

e olha q meu processador deve estar dissipado mais calor que o seu

lembrando que um xp2800+ dissipa 68W

enquanto um pentium 4 northwood 2.8 dissipa 70W

E UM PENTIUM 4 DE 2.8 COM núcleo PRESCOTT DISSIPA 89W

http://users.erols.com/chare/elec.htm

Pentium 4 esquenta D+

E depois dizem que os processaores AMD esquentam!!!!!!!!!!!!

Link para o comentário

E esquenta mesmo. Comparado ao PIII 933 q eu tinha nem da para comparar.

Agora estive pesquisando no site da AMD e achei esse documento. Ele não diz que temperatura é "normal". Mas diz que o ideal é que se mantenha entre 60º ou abaixo disso. Vou ter q comprar um gabinete com 6 ventanias para dar conta desse Athlon XP 2800 Barton, ou deixar meu micro aberto o q sai mais em conta =P. Mas eu particularmente acho que o AMD dispõe de um cooler muito podre. Não vi o Pentium 4 2.8 para falar, mas duvido que esquente tanto. Alguem pode dizer se o cooler dele é melhor?

http://www.amd.com/us-en/assets/content_ty...Q_Rev05_ENG.pdf

Link para o comentário

Bom galera. Pesquisei no forum e achei outras pessoas com o mesmo problema. Cheguei a uma conclusão que os admiradores do AMD não vão gostar. Mas vou postar porque aconteceu comigo. Acho que a série AthlonXP 2.6 para cima, talvez com o núcleo barton não saia tão em conta assim quanto parece perto de um pentium.

O processador da AMD é em média R$ 300 reais mais barato que o da Intel. No dia que fui comprar o meu foi essa a direfença que encontrei entre eles na Sta Efigênia - SP. Comprei o AMD por ter um custo beneficio bem melhor que o da intel. Mas ao por ele para funcionar me deparei com o problema de temperatura.

Uma das soluções apresentadas é a troca do gabinete R$ 70,00

Outra foi a troca do cooler (Um volcano 10+ custa R$90,00) que considero mais adequada, mas não unica. Acho que o preciso do gabinete assim mesmo.

Somando os dois temos 71,00 + 90,00 = 161,00

o processador saiu por R$ 610,00. Somando o gabinete e o cooler sai por R$ 716,00

Digamos que o P4 2.8 custe R$ 900,00 e o mesmo venha com um cooler decente q não te obrigue a trocar o gabinete nem o cooler. Juntando isso ao FSB que é de 800mhz e não os 333mhz do AthlonXP temos uma diferença de R$ 129,00.

Será que o Athlon vale tão a pena assim perto do Pentium? Não quero criar caso pois sei que o processador é muito bom e é meu primeiro AMD mas fazendo as contas estou começando a achar que não valeu a pena. Aguem que tenha um P4 2.8 pode falar sobre o assunto?

E gostaria de agradecer a todos pela ajuda pois vou ter mesmo que comprar um cooler e um gabinete para deixar essa birosca rodando a 40ºC e não derreter tudo dentro no pc, mas pelo menos agora sei disso. valeu

Link para o comentário

Não... você está equivocado.

Os gabinetes de 3 baias são projetados para processadores de cartucho e não de soquete. Você saiu de um processador de 933mhz para mais que o dobro de velocidade. Mesmo que você usasse um Pentium 4 nesse gabinete, ele iria ficar em 40º idle e 64º full. Pentium 4 esquenta tanto quanto Athlon XP, senão mais, principalmente o Prescott e os HT. Não é só questão de deixar o gabinete aberto, seu sistema está com um sistema de refirgeração errado.

Resolver problemas de temperatura é muito simples. Primeiro, compre um gabinete adequado de 4 baias. Compre mais 3 fan's (R$ 6 cada) e um cooler bom, como o Vcom 21B (R$ 25). Faça um sistema de ventilação adequado. Uma fan na frente como ventilação e duas atrás como exaustores. Limpe bem o processador e depois com uma pasta térmica boa, passe corretamente e pasta e depois instale o cooler. Só nisso, sua temperatura vai abaixar 7º fácil. Os coolers box dos intel não seguram coisa nenhuma. Em um teste do Prescott, usando o cooler box, o computador desligou várias vezes por atingir a temperatura limite, isso não é um cooler decente na minha opnião. Até mesmo usando coolers como Zalman 7000cu os Pentium 4 atingem 60~65º em full.

Talvez por falta de experiência você cometeu alguns erros na hora de fazer o sistema de refrigeração, nada que não possa ser reparado.

Aqui algumas palavras de uma review feita pelo Paulo Couto (Fórum Pc's) que é tão respeitado quanto o Gabriel Torres:

Muitas pessoas sempre associaram aos processadores Intel a modelos de baixa dissipação térmica ("frios"), e aos modelos AMD como "quentes", requerendo coolers mais sofisticados e caros.

Desde o ultimo lançamento na linha Pentium IV, com os processadores de FSB 800MHz e HyperThreading, isso não é mais verdade. Esses modelos operam em temperaturas elevadas e requerem soluções térmicas sofisticadas, especialmente os modelos acima de 2.8 GHz. Comparativamente, é mais fácil resfriar um Athlon XP 3000+ do que um Pentium IV 3.0GHz.

Review completa

Link para o comentário

Como eu disse não conheço o Pentium 4. Agradeço as suas informações pois para pessoas leigas por mais que leiam e se informem sempre falta alguma coisa. Concordo com a troca do gabinete pois ta tudo muito apertado la. Mas so isso não vai adiantar. A AMD disponibiliza um cooler relamente porco. As ventanias e um cooler decente parecem ser realmente necessários ao meu ver. E estou pensando em colocar um cooler no chipset que vem com dissipador tambem. Vou ate trocar o nome do meu comp para Consul. Ou ALASKA. Porque minha meta agora e fazer esse processador rodar a 20ºC. Isso aqui vai virar uma geladeira.

valeu a ajuda galera pois foi bem util.

Link para o comentário

cara vai com calma, como eu disse veu XP2800+ esquenta bem menos que qualquer pentium 4 de 2800MHZ, agradeça a deus por isso

basta você fazer como o amigo disse acima, comprar um vcon 21B de R$ 25,00 que é um cooler muito bom e pegar um gabinete de 4 baias, mais ou menos uns R$ 100,00 no mercado livre + 1 cooler de gabinete por R$ 5,00 só pra garantir

não precisa NADA mais que isso, nada mesmo

falou

Link para o comentário

Cara eu acho que as pessoas nunca vão quebrar aquele mito de que os processadores AMD são inferiores.

#####! O cara que o processado fique abaixo de 50 °C, com um gabinete de três baias.

Fala serio.

Eu duvido se ele vai ao menos conseguir colocar o Pentium 4 nesse gabinete, pois os coolers são enormes, e mais, eu acho que ele não vai trabalhar abaixo dos 60 °C nesse seu gabinete.

Você pode perguntar para qualquer tecnico, qual é o gabinete recomendado para qualquer processador acima de 2 ghz.

Eu do minha cara a tapa se ele não te responder que é um de 4 bais ou mais.

Só para começar, quase não encontramos mais gabinetes de 3 baias.

Se você quer um processador que trabalhe com uma temperatura baixa ompre um 486 !!!!!!!

:ph34r:

Link para o comentário

Opa não disse que queria que meu AMD rodasse com temperatura baixa em um Gabinete de 3 baias. Eu disse que ele está rodando a essa temperatura com o gabinete de 3 baias aberto e com a fonte longe do processador.

Em nenhum momento disse que a AMD tem obrigação de fabricar um processador com temperaturas menores que a do Intel. Disse que o cooler que ela disponibiliza no in box é um lixo. Até porque me recomendaram trocá-lo.

E em nenhum momento disse que o Pentium 2.8 esquenta menos que o ADM eu disse que ACHAVA e pedi para alguem com experiência postar aqui.

O mito do AMD ser quente é porque ele realmente esquentava mais que o Pentium. E com os processadores novos pegando fogo isso vai piorar. você viu alguem aqui perguntar sobre o superaquecimento do P4? Eu não. Pois é uma série de fatores influênciam esses mitos. E repito:

Não quero que meu AMD rode no gabinete de 3 baias com temperatura normal.

Só quero que ele rode a pelo menos 40ºC. E talvez esteja errado mas sem colocar refrigeração no gabinete de 4 baias não vou conseguir isso porque não entra na minha cabeça que um processador que esquente tanto com o micro aberto vá resfriar só com um cooler um pouco mais forte e uma ventoinha frontal que o gabinete de 3 baias já possui, mas tambem não serve de nada porque ele está ABERTO E COM A FONTE LONGE DO PROCESSADOR. Depois de jogar marco 60ºC. :zoio:

1- Vou trocar o Gabinete e fazer o teste com o cooler da ADM.

2 - Depois vou colocar a ventoinha frontal

3 - Depois vou colocar o cooler novo.

Se resolver venho aqui e posto que resolveu não se preocupem.

Se não resolver podem ter certeza q venho aqui e posto o q foi que resolveu.

Mais uma vez agradeço os dados tecnicos sobre o P4 que parece esquentar tanto quanto o AthlonXP mas a AMD parece fazer pouco caso desse mito, pois ela mesma não fornece recomendações sobre o gabinete. Azar o dela.

Link para o comentário

marcos_vargens

Somente to querendo dizer que com um gabinete de 3 baias você não consegue nem ao menos colocar o cooler P4 dentro porque ele é bem grande, tanto é que você não encontra mais lojas que vendam processadores de alto clock em gabinetes 3 baias, porque sabem que existe o problema do super aquecimento, eles não querem que o cliente chegue e diga que processador queimou, isso signica prejuizo para eles.

Meu amd mesmo com overclock (2000+ @ 2600+) da rodando aqui a uma média de 39/42 °C, e eu só tenho um cooler auxiliar! O cooler que uso é um VCOM.

Eu sei que não estava no seu planejamento comprar um gabinete, mas sempre que você faz um upgrad são necessarias melhorias para alojar os novos componentes.

Me desculpe se lhe disse alguma coisa que o ofendeu.

Michael lima. ;)

Link para o comentário

marcos_vargens

Somente to querendo dizer que com um gabinete de 3 baias você não consegue nem ao menos colocar o cooler P4 dentro porque ele é bem grande, tanto é que você não encontra mais lojas que vendam processadores de alto clock em gabinetes 3 baias, porque sabem que existe o problema do super aquecimento, eles não querem que o cliente chegue e diga que processador queimou, isso signica prejuizo para eles.

Meu amd mesmo com overclock (2000+ @ 2600+) da rodando aqui a uma média de 39/42 °C, e eu só tenho um cooler auxiliar! O cooler que uso é um VCOM.

Eu sei que não estava no seu planejamento comprar um gabinete, mas sempre que você faz um upgrad são necessarias melhorias para alojar os novos componentes.

Me desculpe se lhe disse alguma coisa que o ofendeu.

Michael lima. ;)

Link para o comentário

Não esquenta (digo você, não o meu processador). To put.o com a AMD e não com você. Cada vez que vejo esse cooler me da nos nervos. Mas o gabinete eu já pensava em trocar mais para a frente. Só que não vai adiantar cara. Ele esquenta muito muito mesmo. você num tem noção. A parte de traz do gabinete fica fervendo com a fonte pra fora do gabinete. Com esse cooler capenga é sem chance de conseguir 40ºC full e a AMD da um cooler desse. Ok nos paises frios ele funcionam bem. Papo, esse negocio esquenta até no alaska sem refrigeração. Tenho pena dos proprietarios do Intel se ele esquenta mais que isso. Mas agradeço a ajuda de todos e vou fazer esse negocio rodar a 30ºC porque pretendo fazer overcloke mais para a frente se der. Mesmo assim preferia ter abatido o preço desse cooler no preço. Mas não da. E ainda bem que tem 3 anos de garantia porque señ a AMD estava laskada mesmo.

E sem briga nem discução, só esclarecimentos quanto ao absurdo que esses processadores novos esquentam.

Link para o comentário

Postado Originalmente por marcos_vargens@09 fev 2004, 14:10

ok. Mas trocar o gabinete vai adiantar se ele todo aberto chega a 50ºC ? Duvido muito que um gabinete maior consiga diminuir a temperatura se aberto ele fica nisso. Gostaria de saber se alguem usa o cooler que veio com o Processador da AMD. porque o meu parece estar bichado. Mas roda a 3400 rpm

po ta na cara que o problema não é só gabinete pois aberto e com a fonte para fora continua a esquentar e esse coooler a 3400 rpm ta muito pouco

Link para o comentário

Ok nos paises frios ele funcionam bem. Papo, esse negocio esquenta até no alaska sem refrigeração.

desculpe a intromissao mas simplesmente fico boquiaberto quando vejo certas afirmacoes contra a amd e seu suposto seperaquecimento,

o meu barton 3000+ (cooler box)só chegou a 60oC no verao(36oc ambiente), jogando e com o gabinete fechado!lno mesmo dia troquei o cooler box por um aero7+

com a troka do cooler a temp simplesmente caiu pra 42 oC (com um over pra 2300mhz) em idle,

estou no japao e se você quiser te mando uns screens que você não vai acreditar do barton trabalhando a 37oC(cooler box) e o A64 a 9oC(ambos no inverno),portanto alguma coisa de errado ta acontecendo porae,

o cooler box do 3000+ trabalha a +- 3500 de rpm ,tenho um cooler pro barton 3200+ que roda a meros 2900 de rpm

e quanto aos cubes que estão fazendo agora imagine um amd 3200+ trabalhando numa caixa pouco maior que 2 caixas de sapato ,sera que estão fazendo um novo tipo de aquecedor?

bom cada um cada um se vocês quizerem queimar a amd que queimem ,eu não faria isso mesmo.

o problema pode ser outro.

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!