Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Exercicio iniciante

Jen2010

Posts recomendados

Boa Noite!

Sou nova no forum e tb estou no primeiro modulo do Téc de Informática, estou com MUITAS dúvidas sobre algoritmos de repetição, entendi bem os comandos SE e SENÃO, mas comando PARA e enquanto não estou conseguindo resolver de jeito nenhum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou nova no forum e tb estou no primeiro modulo do Téc de Informática, estou com MUITAS dúvidas sobre algoritmos de repetição, entendi bem os comandos SE e SENÃO, mas comando PARA e enquanto não estou conseguindo resolver de jeito nenhum.

Uma explicação sobre comandos para e enquanto:

A estrutura enquanto (while) é uma "estrutura de controle de fluxo de execução que permite repetir diversas vezes um trecho do algoritmo, porém, sempre verificando ANTES de cada execução se é "permitido" executar o mesmo trecho." Segue a forma:

enquanto <condição> faça
comando1;
comando2;
.
.
.
comandon;
fimenquanto

Onde <condição> é uma expressão lógica que pode retornar um valor true ou false depedendo dos operadores e operandos usados e seus valores.

Essa condição a um momento deve retornar false pois senão teríamos um loop infinito.

A estrutura para (for) "repete a execução de um bloco predeterminado de vezes, pois ela não prevê uma condição e possui limites físicos." Essa estrutura usa uma variável de controle e segue a forma:

para V de vi até vf passo p faça
comando1;
comando2;
.
.
.
comandon;
fimpara

Onde V é a variável de controle, vi é o valor inicial de V, vf é o valor final de V e p é o valor do incremento ou decremento que é dado a variável V.

EXERCICIO

Cada espectador de um cinema respondeu a um questionário no qual contava a sua idade e sua opinião em relação ao filme: ótimo - 3, bom -2, regular - 1. Faça um programa que receba a idade e a opinião de 75 espectadores, calcule e mostre:

- a média das idades das pessoas que responderam ótimo;

- a quantidade de pessoas que responderam regular;

- a percentagem de pessoas que responderam bom, entre todos os espectadores analisados.

Uma forma que talvez seja mais fácil de entender é essa:

inicio
inteiro: idade, opiniao, MedIdOtimo, SomaIdOtimo,
ContOtimo, contRegular, contBom, PorBom;
SomaIdOtimo <- 0;
ContOtimo <- 0;
contRegular <- 0;
contBom <- 0;
para i de 1 até 75 passo 1 faça
escreva("Opinião: ", i, "Forneça sua idade");
leia(idade);
escreva("Forneça sua opinião (-3 Ótimo/ -2 Bom /-1 Regular)");
leia(opiniao);
se (opiniao = -3)
então
SomaIdOtimo <- SomaIdOtimo + idade;
ContOtimo <- ContOtimo + 1;
fimse
se (opiniao = -2)
então
ContBom <- ContBom + 1;
fimse
se (opiniao - -1)
então
ContRegular <- ContRegular + 1;
fimse
fimpara
MedIdOtimo <- SomaIdOtimo/ContOtimo;
PorBom <- (ContBom/75)*100;
escreva("A média das idades das pessoas que responderam ótimo é: ", MedIdOtimo);
escreva("A quantidade de pessoas que responderam regular é: ", ContRegular);
escreva("As pessoas que responderam bom representam: ", PorBom, " % do total");
fim

Fonte: Lógica de Programação: a contrução de algoritmos e estruturas de dados / André Luiz Villar Forbellone, Henri Frederico Eberspächer. - 3ª ed. - São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!