Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema para aterrar

silviolqm

Posts recomendados

Pessoal, antes de mais nada gostaria de dizer que aprendi muito lendo os tópico criados aqui. Nunca teria descoberto na minha cidade os mitos sobre estabilizador e outras boas verdades que o pessoal desse forum expôs aqui.

Dito isso, vamos ao problema...

Moro em um apartamento em que não existe fio terra a não ser o que é ligado no choveiro elétrico. O pior é que por circustâncias que não vem ao caso mencionar, não posso puxar um fio aterrado do térreo do edifício direto para o meu apartamento. Possuo o filtro de linha Upsai 1200 já recomendado aqui nos tópicos (tensão por aqui é 220v), mas fico com medo de ligar meu equipamento sem aterramento.

Um colega me disse que não se deve puxar extensão de fio terra de choveiro elétrico para ligar outros equipamentos. Outro já disse que minha solução seria ligar o neutro no terra e fazer aquele aterramento 'gambiarra'.

Gostaria de pedir a ajuda de vocês para achar uma solução, ou não havendo, qual seria a melhor opção para mim mesmo que não ideal (ligar neutro no terra, ligar direto na tomada sem aterramento, puxar uma extensão do fio terra do choveiro etc.).

Agradeço a atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não faça esse tipo de gambiarra, amigo, sabe lá como tá esse terra do chuveiro.

Não há problema em existir um aterramento só pra casa inteira, e na verdade deve ser assim, mas a coisa deve ser feita direito e as ligações nos locais certos.

Há meios de se conseguir o terra a partir do quadro de distribuição, esquema TN-C-S de aterramento, mas só é seguro se o neutro for sobredimensionado, o seja, bitola de pelo menos 10mm2, e que ele esteja pelo menos aterrado lá no sub-solo do prédio e isso difiiclmente você vai saber. Esse aterramento você conseguiria separando o fio terra de cima do fio neutro principal do quadro de distribuição, esse esquema é previso e permitido pela ABNT NBR5410:2004, mas como não se sabe as condições gerais da fiação, melhor não mexer. Nesse caso o neutro principal não pode se romper de forma alguma, ou você poderá ter tensão aparecendo nas carcaças dos equipamentos.

Enfim, recomendo que mantenha o UPSAI e bons protetores nos seus equipamentos e pra dar uma proteção básica pras linhas de telefone e TV por exemplo, que você adquira o Clamper E-terra ou E-Clamper - www.clamper.com.br, tem a venda na loja virtual deles, e tb na Atera e WAZ - www.atera.com.br e www.waz.com.br Lembrando que esses produtos não substituem o fio terra, principalmente na sua função primordial, que é a proteção contra choque elétrico, eles apenas oferecem de forma segura, o uso do neutro pra escoar picos de tensão das linhas de telefonia e TV.

ATUALIZAÇÃO:

Nesses vídeos, da SIEMENS, mostra como atualizar um quadro antigo com recursos modernos, e nesse exemplo foi utilizado um esquema TN-C-S de aterramento. São dois vídeos:

http://www.siemens.com.br/templates/...x?channel=9939

Link para o comentário

Em se tratando se aterramento, é ruim não tê-lo, mas é muito pior te-lo feito sem critérios sérios. Então, utilize soluções que te permite usar seus equipamentos com relativa segurança, mesmo sem fio terra.

Correção do link

http://www.siemens.com.br/templates/v2/templates/TemplateB.Aspx?channel=9939

Link para o comentário

• 5 semanas depois...

Você continua com um aterramento inseguro, do tipo TT. No que tange proteção do equipamento, mantendo esse aterramento deveria adotar protetores que fazem a proteção das linhas neutro-terra. No que tange proteção contra choques elétricos, esse aterramento sozinho não é suficiente.

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!