Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tempo de vida de uma fonte ATX

Mr Gigabyte

Posts recomendados

• Membro VIP
Olá, gostaria de saber o seguinte: tenho uma fonte ATX de 450W nominal, ela foi comprada no ano passado (2009) eu uso o computador quase todos dias, então como fico sabendo o tempo de vida da minha fonte já que não uso o computador duas ou três vezes por semana. :unsure:

Tente fazer a mesma pergunta a você mesmo, trocando a fonte por automóvel..

Ai podes ter um Corolla por exemplo que se comparado com um fiat Uno vai durar bem mais..

Assim são as fontes..

Fonte de 450 Watts tem muitas....

Algumas uma preciosidade, como a Corsair VX450 por exemplo;

Outras uma vergonha, como a Clone de 450 Watts que consegue entregar, se muito, a metade disso dai. Sem contar a qualidade abaixo do ridículo.

Elas não vão durar o mesmo tempo, e isso é de fácil compreensão...

Desse modo para saber ou minimamente prever quanto vai durar sua fonte, sem ao menos saber da marca e modelo da mesma, seria equivalente a um médico diagnosticar um paciente, à distância, pela descrição do cheiro de seu peido....:D

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, pela resposta do amigo Root, o computador que tenho aqui já foi atualizado sabe, só troquei a placa mãe , os outros componentes ficaram, tirando a fonte que também foi trocada, mas, assim, eu soube por um colega de curso técnico que o tempo de vida de um computador é de 5 a 7 anos, então se a fonte instalada no computador não for de qualidade ela não pode durar até os 5 anos ou mais nê? :unsure:

Link para o comentário

Olá, pela resposta do amigo Root, o computador que tenho aqui já foi atualizado sabe, só troquei a placa mãe , os outros componentes ficaram, tirando a fonte que também foi trocada, mas, assim, eu soube por um colega de curso técnico que o tempo de vida de um computador é de 5 a 7 anos, então se a fonte instalada no computador não for de qualidade ela não pode durar até os 5 anos ou mais nê? :unsure:

Uma fonte ruim pode condenar todas as peças de um computador em 1 segundo ou em 1 dia, 1 semana, 1 mês, 1 ano....

normalmente elas não passam dos 6 meses ~1 ano e meio.

Link para o comentário

Olá, gostaria de saber o seguinte: tenho uma fonte ATX de 450W nominal, ela foi comprada no ano passado (2009) eu uso o computador quase todos dias, então como fico sabendo o tempo de vida da minha fonte já que não uso o computador duas ou três vezes por semana. :unsure:

Depende muito da fonte que você utiliza. A maioria dos fabricantes fontes de qualidade informa o MTBF dos seus produtos. O MTBF é o parâmetro que você está procurando. Ele Indica o tempo médio de falha (Mean Time Between Fails) do produto, baseando-se em cálculos feitos em cima da qualidade dos componentes.

Embora o MTBF seja expressado em "horas de uso", existem vários fatores que podem fazer com que sua fonte dure menos ou até mais que o indicado pelo fabricante.

Link para o comentário

• Membro VIP
Ok! já tô começando a entender, mas, eu tava dando uma pesquisada na rede e descobri que existem fontes ATX com pfc ativo (fator de correção de potência), esse pfc ativo instalado na fonte pode proteger o computador e ao mesmo tempo economizar energia? :unsure:

Economizar energia não é a função do PFC ativo...

Leia: Correção do Fator de Potência (PFC) – Uma visão clara

Senão todo o texto, ao final da introdução do tópico estão arroladas 4 principais vantagens do PFC ativo...

Abraço..

Link para o comentário

Olha, a que está instalada no meu micro é de potencia nominal 450W eu ligo o micro quase todos os dias, ela foi comprada no ano passado e até agora não deu problema , mas se a minha fonte não tem potencia real e nem o pfc ativo que é tudo que eu sei sobre fontes ATX, ela pode durar uns 5anos pra frente? :unsure:

Link para o comentário

Olha, a que está instalada no meu micro é de potencia nominal 450W eu ligo o micro quase todos os dias, ela foi comprada no ano passado e até agora não deu problema , mas se a minha fonte não tem potencia real e nem o pfc ativo que é tudo que eu sei sobre fontes ATX, ela pode durar uns 5anos pra frente? :unsure:

Depende da marca, componentes utilizados...

Algumas marcas já sabemos que não prestam. outras só abrindo a fonte para saber.

Link para o comentário

É uma fonte bomba. Eu tenho visto fontes durarem 6 ou 7 anos, inclusive fontes genéricas quando não são sobrecarregadas. A lan house cá do bairro, fundada em 2004, tem ainda algumas fontes da época da inauguração. Alguns computadores que montei por volta de 2003 com fontes Huntkey estão também vivos até hoje com a mesma fonte. Mas tais casos são exceções, de um modo geral é mais realista esperar de 3 a 5 anos. Há uma série de fatores que irão influenciar na maior ou menor durabilidade, inclusive temperatura. E quando o uso do computador é mais rotineiro, sem programas e jogos pesados, a tendência é que a fonte dure mais. A Corsair está dando 7 anos de garantia em seus novos modelos AX, o que pressupõe que elas devam ter uma durabilidade maior, talvez até de 10 anos.

Link para o comentário

Nossa, eu era muito encanado com essas coisas de vida útil, mas deixei isso pra lá! Tinha vez que eu ia pra cama pensando como é a melhor forma de manter um monitor de LCD entre ligado e desligado durante o dia pra melhorar a vida útil da lâmpada de retro-iluminação dele. Parei com isso, porque percebi por si só que não adianta saber disso porque enquanto to preocupado com um componente, a vida útil de todo aparelho será tão longa quanto o componente mais fraco do produto e essa fraqueza pode estar em qualquer componente, podendo ser inerente de algum componente mal escolhido pelo fabricante ou uma falha de fabricação, algum erro de montagem ou várias outras variáveis desde ambientais ao próprio tempo de uso que podem condenar um componente em poucos dias de uso ou meses. Outra coisa, na maioria da vezes trocamos coisas antes delas de fato acabarem sua vida útil, então desencanei de vez com métodos mirabolantes pra aumentar vida útil, ficar pesquisando o tempo que algo dura... são tantos os fatores que influenciam nisso que não vale a pena ficar esquentando a cabeça, basta ser sensato.

Outra coisa que eu tinha mania era reclamar com o povo de casa que liga e desliga as lâmpadas fluorescentes compactas toda hora, é sabido que isso diminui a vida útil delas, mas com o tempo fui percebendo que mesmo da forma que o pessoal aqui em casa usava essas lâmpadas, elas duram um tempo relativamente longo e desencanei com isso, tem coisa muito mais importante... Quem inventem lâmpadas melhores e esse não é problema meu! :)

Link para o comentário

Exatamente. A neura geralmente vem quando o sujeito adquire, com certo sacrifício, um objeto sonho de consumo. Mas esse objeto daí a alguns anos já não vale nada e vai ser dado, jogado num canto ou vendido a preço de banana. Que vale hoje aquele PS1 ou aquela TV-tubão de 29", que já foi o sonho de tanta gente? Meu K6 II que custou 1.600 reais eu dei de presente pros outros faz tanto tempo e talvez funcione até hoje. Fontes de alimentação são trocadas muitas e muitas vezes sem ser por defeito ou queima.

Link para o comentário

Eu uso o computador pra ler e-mails digitar documentos e navegar na web usando essa fonte de baixa qualidade pode interferir no funcionamento do sistema? assim, eu não jogo no micro não uso programas pesados e processador que uso é um Pentium 4 de 3.2Ghz cache L1 de 16kb e cache L2 de 2MB, essa fonte Link do Brasil só fornece menos de 220w como você falou nê, no meu micro eu uso uma multifuncional hp que não sei quantos watts ela tem mas mesmo assim a fonte usada no meu micro pode danificar os componentes do micro? :unsure:

Link para o comentário

Como dito, sim, pode, mas isso é uma variável.

Vai depender do pior componente usado na fonte.

Pode ser que um simples capacitor, uma bobina ou qualquer outra coisa seja responsável pela queima da fonte, ou mesmo que esta dure vários anos, porém, vá matando alguns componentes de seu pc vez ou outra "por vingança", digamos assim.

O que é valho dizer é que, fonte genérica, é coisa complicada.

Te aconselho para poder deixar de preocupações, pedir uma recomendação de fonte de alimentação, dentro da faixa de preço que podes pagar. Aí sim teria seu pc seguro, dentro da tranquilidade de saber quem nem a fonte, nem os componentes de seu pc estão trabalhando sob algum risco ou falha.

Vê-se hoje fontes boas na faixa dos 120 reais para cima; É caro? Sim é; mas pense comigo: não é muito melhor gastar 120~200 reais em uma coisa decente agora, e não ter que se preocupar no futuro, com seu pc ter algo queimado por causa de uma fonte ruim? Pense nisso

Abraço!

Link para o comentário

Eu uso o computador pra ler e-mails digitar documentos e navegar na web usando essa fonte de baixa qualidade pode interferir no funcionamento do sistema? assim, eu não jogo no micro não uso programas pesados e processador que uso é um Pentium 4 de 3.2Ghz cache L1 de 16kb e cache L2 de 2MB, essa fonte Link do Brasil só fornece menos de 220w como você falou nê, no meu micro eu uso uma multifuncional hp que não sei quantos watts ela tem mas mesmo assim a fonte usada no meu micro pode danificar os componentes do micro? :unsure:

Fonte genérica é perigosa em qualquer tipo de computador, independente do consumo ou função.

Link para o comentário

Eu havia ligado pra uma loja de informática pra saber sobre preços de fontes ATX aí eu perguntei sobre a qualidade das fontes ATX se dura mais de dois anos ou mais sabe, aí a atendente me disse que as fontes ATX pode durar muito tempo e ela disse também que precisa usar um bom estabilizador pra garantir o funcionamento da fonte ela explicou que quando a rede eletrica oscila muito pode queimar a fonte, isso é verdade?

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!