Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Proteção contra surtos

_Light_

Posts recomendados

Então galera, eu vou comprar daqui a pouco ( umas 2 horas ) a minha nova placa-mãe pois minha antiga queimou ( vou comprar uma Asus Rampage II Extreme ), então, quis aproveitar para pegar uma proteção melhor para o meu PC que me saiu bem caro e acredito que a minha placa antiga ( Asus Rampage II GENE ) tenha queimado por algum surto, pois antes de ela queimar definitivamente, a sua entrada LAN já havia queimado... Eu tenho aqui em casa um Filtro de linha genérico Leadership que é o que eu utilizava no meu PC, mas perdi a confiança nele ( não é pra menos, filtro vagabundo )...

Então, fiquei na dúvida de qual comprar ( lembrando que minha casa não tem aterramento e a tensão é de 127 V ) :

Achei este APC : http://www.waz.com.br/_produtos/?p=94291

E o famoso DPS Clamper Computer Protector Pro : http://www.waz.com.br/_produtos/?p=96191

O DPS é 32 reais mais caro que o APC ( Mesmo assim até achei barato R$84,00 ), queria saber qual vai me oferecer mais proteção mesmo contra os surtos. Pensei em comprar também o DPS Clamper E-Terra Uno, porém, após ler um tópico do _rau_ com comentários do faller sobre este produto, fiquei na dúvida se ele realmente seria funcional. ( Lembrando que caso eu comprasse o DPS Clamper E-Terra, eu ainda sim compraria um dos filtros de linha acima para usar junto ao E-Terra )

Gostaria de saber então qual Filtro de Linha dos 2 citados acima ou qual combinação ( Filtro de Linha + E-Terra ) iria proteger melhor o meu PC contra os famigerados surtos... E queria saber também se vale o preço que vou estar pagando que não é muito barato ;D

Muito Obrigado desde já !

Abraços.

EDIT---------

Agora que vi, todas as opções estão indisponíveis no site ¬¬", se puderem então me recomendar em outro site que esteja disponível, eu agradeço ;D

Achei pra venda na JustShop o Modelo da APC que citei acima... O E-Terra tem pra venda na atera. Apenas o Computer Protector que não achei outra loja vendendo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se a LAN queimou o surto veio pela LAN e nenhum desses protetores elétricos vão te ajudar. Você precisaria tanto de um aterramento elétrico adequado como um protetor para a rede LAN.

Picos elétricos vindo pela tomada de energia não costumam queimar placas mãe, geralmente a fonte é quem queima, mas não é impossível de acontercer algum problema com fontes ruins.

O E-terra Uno é bem simples, tem apenas um varistor que jogará os picos de tensão no neutro, não tem novidade nenhuma nele, um filtro barato com varistor daria a mesma proteção, o unico diferencial dele é que tem um fusivel térmico que tem a função apenas de não deixar o varistor pegar fogo.

O APC te dará o mesmo tipo de proteção que o E-terra com a vantagem de ser uma proteção com maior capacidade e possui um fusivel, no caso um disjuntor, que protege contra sobrecargas, e tb possui proteção térmica pros varistores, além de uma filtragem de ruido basica. Sem aterramento entretanto as proteções ficarão reduzidas, ao nivel do E-terra, principalmente na parte telefônica.

Não há necessidade de usar essa combinação de E-terra + APC ou Clamper Computer Protector PRO, seria algo redundante fazer isso.

O preço dos filtros é esses aí, vale a pena. Mas o APC tá esgotado na WAZ viu e duvido que chegará tão cedo.

O Clamper Computer Protector PRO eu tenho minhas ressalvas a fazer pra quem não tem fio terra. a carcaça do PC poderá a vir dar uns choques mais fortes devido projeto um tanto quanto errado do produto na parte de filtragem de linha, no caso eles usam capacitores incorretos para a função de filtragem que joga no fio terra. Eu já notifiquei-os quanto a isso, mas não parecem ter dado muito a mínima.

Link para o comentário

Entendi... Então, o da APC realmente na WAZ está esgotado, mas achei na JustShop então acho que vou nele mesmo... é, o e-terra nao resolve muita coisa ;D vou ficar só com o filtro da APC mesmo... O que não entendi, é que a LAN queimou antes da placa parar de funcionar de vez, mesmo assim um novo surto poderia queimar a placa por total através da entrada LAN queimada ?

Link para o comentário

Tudo pode acontecer, mas LAN queimar já vi muito e todas eram devido algum problema de surto elétrico vindo pelo cabo de rede, geralmente com lances muito longos e PC's em salas diferentes. Em certos casos aterrar todos equipamentos da rede eliminou os problemas, aterramento feito de forma criteriosa, claro.

Dependendo de onde passa o cabo de rede, ele pode captar alguns induções magnética que vão parar na entrada LAN, queimando-a, daí nesses locais é necessário aterramento correto + protetores pra redes LAN.

Sim, pode acontecer dela queimar e algum componente mais à frente ficar comprometido, "estressado", vindo a falhar algum tempo depois.

Link para o comentário

Pois bem, fui deixar para comprar hoje, agora nem na JustShop tem mais... Não sei o que fazer, não sei o que comprar pois da APC não acho mais em lugar nenhum. E o único que achei vendendo foi o Computer Protector Pro por nada amigáveis R$120,00. Ainda mais que não tenho aterramento aqui em casa... Realmente, estou perdido...

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!