Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Você já viu seu filtro de linha por dentro? Não? Entre e veja!


Posts recomendados

Tem uns Clone já com tomadas na nova norma, que parecem ser melhor que a média, inclusive possui proteção térmica no varistor.

https://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:02:22:49:36

É melhor ligar num desses do que direto na tomada.

Legal, legal. Na loja aqui perto me recomendaram o ForceLine, com as tomadas na nova norma. Não sei dizer que modelo era, mas no geral eles são "bons"?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Clobe melhorou marginalmente, pelo menos lendo a especificação, um de seus filtros dentro da nova norma de tomadas, talvez a forceline tenha se tocado tb... A Clone tb tava no teste do Inmetro, se não me engano.

A ABNT tá demorando soltar uma norma, espero que decente, para filtros de linha. Prometeu no final do ano passado que essa norma sairía em 2010... Na verdade falaram de inicio de 2010, mas já tamos na metade...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Tentando encontrar algumas boas soluções para proteção do meu PC, comprei essa há alguns meses, e brochei quando abri para ver o que tinha dentro. É um filtro da ECP.

Gostaria de saber do _rau_ ou do faller, nesta ultima foto, o que é aquilo circulado de vermelho?? Que ***** é aquela?? Aquilo ali não é onde deveria estar ligado o neutro?? e no entanto ele está ali do lado paradão!!

Peço desculpas pelas fotos pois é a 1ª vez que eu posto fotos aqui.

post-683170-13884956483689_thumb.jpg

post-683170-13884956484517_thumb.jpg

post-683170-13884956485272_thumb.jpg

post-683170-13884956485991_thumb.jpg

post-683170-1388495648671_thumb.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pedindo licença para usar de sua foto na crítica do filtro, o que se vê ai é o que segue...

CriticadofiltroECP.jpg

- Veja ai que somente entram no Filtro dois fios, o aterramento fica de fora...

- O que se vê ai na direita é uma chave liga/desliga, com uma lâmpada neon interna a mesma..

- O neutro é que está sendo desligado e não o fase, o que claramente é uma operação errada.. Isso de acordo com a correta distribuição da energia nas tomadas, que também pode estar invertida. Somente um teste de correspondência do pino do plug com a cor do fio pode nos dizer isso..

- O filtro parece ter ou um capacitor ou um varistor entre fase e neutro. Desse modo ou ele tem a característica de filtro (se capacitor) ou tem a característica de proteção (se varistor) mas de qualquer modo ambas muito pobres.. ( a visão do código do componente pode decidir essa questão)

- Note que inexiste contato algum no borne de aterramento da tomada, o que reforça a ideia do fabricante de não processar esse sinal de aterramento desde a entrada com somente dois fios.. Pena as fotos não mostrarem o plug de entrada. Aposto que é de 2 Pinos + Terra, para enganar bobo...

Fugiria dessa coisa dai como o diabo foge da cruz..

Abraço..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu faller,

Eu é que sou bobo mesmo. o pino da tomada tem só F-N, ele não é do tipo 2P+T. Acho que esse filtro é mais um adaptador. Aquilo amarelinho lá é um varistor pois quando comprei "isso" falava que tinha proteção contra surtos e não falava de atenuação de frequencia RFI/EMI.

voce disse que o neutro está sendo desligado e não o fase. Como eu faço para consertar isso. Puxo o fio branco para o lugar daquela "perninha" circulada de vermelho?? Como eu dou uma alterada nisso?? Aqui em casa não tem aterramento.

Não pretendo jogar ele fora pois li um tópico seu em outro forum no qual voce melhorou (apenas forma de dizer já que não tinha nada de bom naquele filtro) um filtro de linha vagabundo sem precisar colocar uma placa de circuito impresso. Obrigado faller. Peço desculpas pela minha ignorância no assunto mas vou fazer um curso de eletronica e estudar alguns materias pela net para ter pelo menos uma base para não passar vergonha.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente tópico!

Muito obrigado!

PS: To querendo comprar esse belkin do ebay, depois posto aqui pra contar se deu tudo certo, abs.

Galera, só pra falar, comprei o Belkin indicado pelo Faller no mesmo vendedor que ele comprou e deu tudo certo, chegou aqui no Rio direitinho e foi o mesmo preço... Demorou 29 dias pra chegar, mas chegou, estou muito satisfeito.

Abs.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Faller, _rau_ então? para consertar o neutro eu devo puxar e soldar o fio branco onde está circulado de vermelho??

Vamos lá... Na verdade o correto seria o fio fase entrar no fusível e do fusível sair para a chave liga/desliga e depois disso ir para a posição correta nos bornes das tomadas.

As informações que colocaste não são suficientes para se saber quem é o fio fase no cabo de entrada.. A dedução que tomei foi olhando para trás a partitr das tomadas da proteção, na posição aonde deveria estar o fio fase, mas não posso garantir que ele lá esteja. Teria que saber a cor de fio correspondente do fio fase na entrada.

Tá complicado te dar essa informação sem os dados todos...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos lá... Na verdade o correto seria o fio fase entrar no fusível e do fusível sair para a chave liga/desliga e depois disso ir para a posição correta nos bornes das tomadas.

As informações que colocaste não são suficientes para se saber quem é o fio fase no cabo de entrada.. A dedução que tomei foi olhando para trás a partitr das tomadas da proteção, na posição aonde deveria estar o fio fase, mas não posso garantir que ele lá esteja. Teria que saber a cor de fio correspondente do fio fase na entrada.

Tá complicado te dar essa informação sem os dados todos...

Então posso utilizar um multimetro para descobrir isso?? Onde a corrente estiver em 127V ou perto disso, esse será o fase. Correto??

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Então posso utilizar um multimetro para descobrir isso?? Onde a corrente estiver em 127V ou perto disso, esse será o fase. Correto??

Usar o multímetro na função ohms, com o filtro fora da tomada e verificar se há continuidade entre o fase na tomada da proteção e no plug AC. Assim :

Testandoacorretaligaodofiofase.jpg

Nessa condição dai o multímetro terá que mostrar a condução, aproximando a medida do ZERO...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Faller, boa noite!

Fiz o pedido daquele DPS da Belkin com aquele vendedor do eBay.

Você teve que confirmar seu endereço para o envio do produto?

Como eu faria pra adicionar a tal bobina indutora que você incluiu no filtro? Tem alguma especificação?

Aguardo um retorno...

Abraço

Luciano

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Faller, boa noite!

Fiz o pedido daquele DPS da Belkin com aquele vendedor do eBay.

Você teve que confirmar seu endereço para o envio do produto?

Como eu faria pra adicionar a tal bobina indutora que você incluiu no filtro? Tem alguma especificação?

Aguardo um retorno...

Abraço

Luciano

Não lembro de ter de confirmar endereço... O melhor modo sempre é montar o seu endereço no padrão americano. Depois que adotei isso dai nunca mais tive problemas.

Me explico..

Se seu endereço for:

Fulano de Tal

Rua Borges de Medeiros, 127/302

CEP 90777-321

Cidade de Porto Alegre, por exemplo

Declare-o desse modo:

Fulano de Tal

127/302, Rua Borges de Medeiros

Porto Alegre, RS, 90777-321

Brazil

Para fazer a bobina escolha um núcleo que caiba no local (mais ou menos do tamanho do seu desenho no lay-out no impresso) e enrole o quanto couber de fio cabinho simples diâmetro 0,5 mm², em bobinado duplo..

Abraço...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faller, do seu tutórial para melhorar uma régua >> http://www.forumpcs.com.br/comunidade/viewtopic.php?t=232831 eu só achei aqui a venda estes componentes:

Capacitores 4,7 nanoFarads por 2KiloVolts e um capacitor de 330NFarads por 630 Volts.

Varistor de 20 milímetros, de alta energia, com capacidade de ruptura de até 10KAmperes (8/20usegundos) modelo 20D271K

(foi isto aqui que o vendedor me deu na loja aqui)

p1030302v.jpg

Gostaria de saber onde posso encontrar os outro materiais a venda na Net se for possível, e como eu posso fazer esse "indutor duplo com uma indutância de 3,4 miliHenries" da qual é impossível de se achar com estas especificações aqui onde moro!

(Você não tem desas peças aí não? da qual posso lhe comprar?)

Minha régua esta na pagina dois(02) deste tópico.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Para fazer um indutor duplo um dos modos é o que segue:

Fazendoindutor01.jpg

Fazendoindutor02.jpg

Vantagem: Como o cabinho flexível tem uma isolação boa podes sobrepor as espiras umas sobre as outra sem nenhuma preocupação com a isolação. Isso não é tão aconselhável assim se o fio fosse aquele de cobre envernizado... (principalmente quando no cruzamento de fios com fase e neutro)

Desvantagem: Perda de espaço e consequentemente de espiras em função da espessura da capa plástica.

Para iniciantes no processo recomendo fazer com cabinho flexível isolado

Quanto aos núcleos, tenho adotado a série NT da Thornton

Se for o caso entre em contato com eles via e-mail e pergunte onde comprar a varejo esses núcleos.

Alguns bons núcleos da Thornton para fazer esses indutores são:

NT-23/14/8-1700-IP6 IP6

NT-27/16/12-2700-IP6 IP6

NT-35/22/15-3000-IP6 IP6

Abraço...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Amigos teria algum Filtro de linha pra 220V no ebay pra indicar.. aqui em Natal/RN, não se encontra nada que preste.. e a energia aqui é uma maravilha :( normalmente varia de 195 a 240V.. to utilizando uma fonte com PFC ativo mas preciso de um filtro bom pra melhorar a proteção..

Valeu

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos teria algum Filtro de linha pra 220V no ebay pra indicar.. aqui em Natal/RN, não se encontra nada que preste.. e a energia aqui é uma maravilha :( normalmente varia de 195 a 240V.. to utilizando uma fonte com PFC ativo mas preciso de um filtro bom pra melhorar a proteção..

Valeu

No e-bay não vai ter pois lá nos EUA só existe linha 110v em todos os estados/cidades.

Na loja Videosonic, aqui mesmo no brasil, tem o Upsai FHT-1200 que é um protetor muito bom também.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá.

Como não encontrei o famoso FHT-1200, comprei um filtro "meia-boca" (como o ser humano pré-conceitua as coisas com facilidade :P) para apagar o incêndio, e depois eu vejo se acho o bom.

Enquanto isso, gostaria de saber se o que eu comprei serve para alguma coisa além de extensão. Espero queimar a "língua" (dedos na verdade) após as observações dos experts na área.

Dentre os diversos produtos disponíveis nas gôndolas do mercado, com base no que eu já li aqui no CdH sobre filtros, tentei escolher o melhorzinho, com custo baixo e que oferecesse, pelo menos na embalagem, algum tipo de proteção.

Seguem imagens do produto adquirido.

Marca: MarGirius

Modelo: AKT 2110

Site do fabricante com informações extras: http://www.margirius.com.br/prod2.aspx?p=akt2110.inc&r=filtroprot

PDF com informações do produto: http://www.margirius.com.br/p/104_105.pdf

Custo: R$ 24,52

dsc03762resized.th.jpg

dsc03763resized.th.jpg

dsc03764resized.th.jpg

dsc03766resized.th.jpg

dsc03768resized.th.jpg

dsc03770resized.th.jpg

dsc03771resized.th.jpg

dsc03772resized.th.jpg

dsc03773resized.th.jpg

Obrigado.

[]'s

Post original: http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=4541176&postcount=50

Esse ai parece ser uma grata surpresa, concordam?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Esse ai parece ser uma grata surpresa, concordam?

É, parece que a indústria nacional se acorda aos poucos para esse mercado..

Dos primeiros filtros relativamente baratos que oferecem proteção F-N, N-T e F-T. Só faltaria que eles colocassem varistores de 20 mm e fusível térmico que deduzo não existir. Bom filtro/proteção sim...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa! Fico contente em saber que pelo menos consegui entender alguma coisa dos tópicos de filtros aqui e que com isso consegui distinguir a "extensão" do "filtro".

Tentei desmontar inteiro para ter as fotos mais detalhadas da parte interna do filtro, porém não consegui desmontá-lo pois acho que o compartimento do fusível estava impedindo.

Tive a impressão que os contatos do compartimento são soldados na placa de circuito depois de montado, aí forma-se um negativo para a remoção.

Obrigado pelas informações.

[]'s

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...